A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo Honda Civic ganha primeira foto oficial, Audi Q4 e-tron é lançado, o novo trailer de Velozes e Furiosos 9 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Honda Civic aparece em sua primeira foto oficial e ganha data de estreia

A Honda vai apresentar a nova geração do Honda Civic, a 11ª desde a década de 1970, no próximo dia 28 de abril. A data foi revelada junto com a primeira foto oficial da versão de produção, que nos deixa ver melhor as diferenças em relação ao protótipo mostrado em novembro.

Não são tantas diferenças assim – a carroceria, vista de frente, é idêntica, e fica ainda mais evidente que o novo Civic adotou um estilo mais sóbrio e minimalista que o modelo antigo, e também é fortemente inspirado no Accord. Comparado ao protótipo, ele perdeu o acabamento preto para os retrovisores e ganhou faróis de neblina no para-choque. O carro da foto também tem teto solar, algo que o protótipo não tinha.

A Honda não divulgou imagens da traseira, mas dificilmente ela se afastará mais do que se viu em novembro – horizontais, com lente escurecida e recortadas na divisão da carroceria com a tampa do porta-malas. Já o interior deve se alinhar com a projeção divulgada recentemente, trazendo a mesma pegada minimalista de lançamentos recentes como o Honda Fit e o elétrico Honda e.

A chegada do carro ao Brasil, por enquanto, ainda não é certa. Há relatos de que a produção nacional do Civic será encerrada em 2022, dando lugar ao novo Honda City – que deverá ficar um pouco mais carro na nova geração. Restaria, então, importar o Civic para cá, mas a fabricante se nega comentar a respeito. Agora é aguardar.

 

Audi Q4 e-tron: novo SUV elétrico é lançado

Não muito tempo depois de mostra o Q4 e-tron camuflado, a Audi apresentou ontem (14) seu novo SUV elétrico por completo.

A missão do Q4 e-tron é importante: ser o carro elétrico mais acessível da Audi. Ele é feito sobre a plataforma MEB da Volkswagen, a mesma do ID.4, e será vendido como SUV tradicional ou SUV-cupê – este último com o sobrenome Sportback.

Ambas têm identidade visual bem agressiva, com faróis de LED afilados, uma enorme grade (que é quase decorativa, já que não há radiador) e linha de cintura bem alta, tanto no Sportback quanto no modelo “normal”. Os dois têm capô e balanços mais curtos e excelente coeficiente aerodinâmico: 0,28 para o Q4 e-tron e 0,26 para o Sportback. Em carros elétricos, o coeficiente de arrasto é importante porque ajuda a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, melhorar a autonomia.

Por dentro, a dupla traz o que se espera de qualquer carro elétrico recém-lançado: design experimental, quase conceitual, telas em profusão e quase nenhum botão físico. O quadro de instrumentos é completamente digital e traz HUD com realidade aumentada; já central multimídia tem uma tela de 11,1 polegadas.

A Audi vai vender o Q4 e-tron em três níveis de potência: 170 cv, 204 cv e 299 cv – as duas primeiras com um motor elétrico e tração traseira, e a última com tração nas quatro rodas. A versão de 299 cv, segundo a Audi, vai acelerar de zero a 100 km/h em 6,2 segundos com máxima de 180 km/h.

O Q4 e-tron estreia na Europa em junho de 2021. Por ora a Audi não fala em trazê-lo para o Brasil mas, se formos apostar, não deve demorar muito mais.

 

“Velozes e Furiosos 9” vai ao espaço em novo trailer

Após sucessivos adiamentos, “Velozes e Furiosos 9” vai estrear, enfim, em 25 de junho nos Estados Unidos. A estreia no Brasil está prevista para 22 de julho, mas ainda pode ser adiada. Até lá, porém, há um novo trailer, divulgado ontem (14). Confira:

Embora comece mostrando os carros e a “família” de Dom Toretto envoltos em uma vibe nostálgica, o trailer mostra que, definitivamente, não há mais limites para a saga. Manobras absurdas, piadas em momentos tensos e um carro-foguete conduzido por Tej e Roman em trajes espaciais são alguns exemplos. E, agora, conhecemos o irmão de Dom, Jakob Toretto, representado por John Cena.

Se você quer um filme sobre carros, provavelmente não vai ter – como acontece desde “Velozes e Furiosos 4”, o foco aqui é mesmo a ação ininterrupta com algumas pitadas de fan service. Deve ser bom para uma sessão de cinema descompromissada.

 

Ford Mustang foi o esportivo mais vendido do mundo em 2020

A Ford comemorou nesta semana o desempenho do Mustang em vendas: ele foi o esportivo mais vendido do mundo em 2020 – o segundo ano consecutivo. De acordo com a agência IHS Markit, que contabiliza vendas de carros no mundo todo, as vendas globais do Mustang chegaram a 80.577 exemplares em 2020. Entre os cupês esportivos, o número representa uma fatia de 15,1%, crescimento de 0,3% em relação aos 14,8% de 2019, quando o Mustang também foi o esportivo mais vendido no mundo.

Os dados globais contabilizam todas as versões do Mustang – incluindo, além das variantes comuns, a versão Bullitt e os modelos Shelby GT350, GT350R e GT500.

No Brasil, o Mustang fica com a segunda posição – por aqui o Porsche 911 vendeu mais em 2020: 768 exemplares contra 350 do Mustang. Nesse caso, são 26% para o Porsche 911 e 12% para o Mustang.

 

Sandero Stepway 2022 recebe duas estrelas em teste de colisão

A nova geração do Dacia/Renault Sandero, revelada há alguns meses, foi mal nos testes de colisão do EuroNCAP: a versão Stepway, com pegada aventureira, ficou com apenas duas estrelas na pontuação geral. A marca surpreendeu a Dacia, que esperava conseguir ao menos três estrelas com o hatchback.

Levando em conta que o carro usa a mesma plataforma do Clio europeu, ainda que simplificada (a chamada CMF-B), o resultado é mesmo curioso e, em um primeiro momento, preocupante. Mas, por aqui, o contexto também importa bastante.

O EuroNCAP ficou bem mais rígido após revisar seus protocolos para os testes de colisão. Assim, embora o Sandero 2022 tenha atingido 70% na proteção para adultos e 72% na proteção para crianças no banco traseiro – o que equivale a uma pontuação de quatro estrelas, vale frisar – a ausência de reconhecimento de pedestres e ciclistas no sistema de frenagem automática (que está presente no carro) é passível de punição pelo órgão regulamentador. Com isto, sua pontuação foi cortada pela metade. Ou seja: a nota baixa, na prática, não significa que o carro é pouco seguro aos ocupantes em caso de acidente.

A questão é que, para detectar pedestres e ciclistas, o sistema precisa de uma câmera na dianteira, algo que não condiz com a proposta de baixo custo do Sandero. Chama a atenção o comentário do secretário geral do EuroNCAP,  Michiel van Ratinger: para ele, a ausência de uma câmera frontal no Sandero e no Logan, mesmo nas versões mais caras, é “decepcionante” – mesmo que isto tornasse o veículo mais caro. Será mesmo?

Matérias relacionadas

Mustang e Fiesta ST no Brasil, os carros mais vendidos em janeiro, uma nova Ferrari a caminho…

Leonardo Contesini

Ford Indigo: o clássico de Need for Speed II que emprestou seu motor V12 para a Aston Martin

Dalmo Hernandes

Bolsonaro quer o fim dos radares móveis, BMW X2 M35i a venda no Brasil, McLaren na Indy em 2020 e mais!