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Zero a 300

Novo Nissan Z aparece em versão de produção, VW sinaliza fim dos motores a combustão, o ronco do V16 BRM renascido e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Nissan Z aparece na versão de produção (e é quase igual ao conceito)

Enquanto a Nissan prepara o lançamento de seu novo Z-car, sucessor do 370Z, novas imagens da versão de produção circulam pela Internet. E, conforme esperado, o que se vê é um carro parecidíssimo com o conceito, porém com alguns elementos mais refinados que, se nos permitem, são muito bem vindos.

Chamado provisoriamente de 400Z (ainda não há confirmação oficial quanto ao nome), o carro foi fotografado e filmado em um depósito no Japão. Aparentemente é um exemplar de especificação americana, pois há indicadores na cor âmbar nos faróis dianteiros e refletores laterais vermelhos na traseira.

Em relação ao conceito, nota-se que os faróis ficaram maiores e ligeiramente mais arredondados, e que o para-choque dianteiro ganhou um spoiler integrado mais robusto e marcado – duas mudanças que ajudam a tornar o design mais harmônico e agradável. Além disso, há mudanças esperadas como retrovisores maiores e a adoção de um bocal de combustível no para-lama traseiro direito.

 

O interior também ficou muito parecido com o que se vê no protótipo – o desenho do painel é o mesmo, mas a qualidade ruim das imagens não permite que se tenha muita noção do material usado.

Feito sobre uma versão atualizada da plataforma do 370Z, o novo Nissan Z deverá ser revelado na segunda metade de 2021, chegando às lojas no ano seguinte.

 

Volkswagen diz que não terá novos motores a combustão

Depois da Audi, foi a vez de a Volkswagen anunciar que encerrou o desenvolvimento de novos motores a combustão. Os projetos atuais continuarão recebendo atualizações, mas não haverá propulsores a combustão inéditos a partir de agora.

O comunicado alinha-se com a chegada iminente do programa Euro 7, que reduzirá ainda mais a tolerância a emissões de poluentes. Contudo, a VW diz que em 2030 espera que metade de seus carros novos vendidos na Europa tenham motores elétricos – e não todos eles, como se tem ouvido muito nos últimos tempos.

Isto quer dizer que a VW ainda produzirá carros com motores a combustão por pelo menos mais dez anos. Não apenas para abastecer a Europa, mas também para a venda em países onde a eletrificação andará em um ritmo mais lento. Que é o caso do Brasil.

 

Motor V16 da BRM volta à vida (e mostra seu ronco matador)

Falando em novos motores a combustão em meio à onda eletrificada, a BRM – sim, a clássica equipe e construtora de Fórmula 1 – decidiu trazer de volta o clássico Type 15, seu monoposto que competiu em 1950 e 1951. E isto inclui seu absurdo motor V16 1.5 supercharged, que acaba de ficar pronto e passar pelo primeiro teste em bancada. Prepare os ouvidos!

Com 600 cv e capacidade para girar a 12.000 rpm, o motor V16 será o coração de uma série limitada do Type 15. O carro, de acordo com a BRM, será feito com a ajuda de uma série de blueprints originais da época – algo diferente de outras continuações, que na maior parte das vezes dependem bastante da interpretação de fotos da época. A BRM faz questão de deixar isto claro, e diz que seu novo Type 15 “não será uma interpretação moderna – será exatamente o mesmo que era na época”.

Serão feitos três novos exemplars, todos eles respeitando a sequência dos números de chassi. A BRM não diz quanto o Type 15 renascido custará, mas estamos falando de um projeto tão exclusivo e feito com tanto capricho – e tudo de forma oficial – que provavelmente ficará na casa dos milhões de euros.

 

Porsche confirma sucessor do 918 Spyder – e ele provavelmente será elétrico

A Porsche confirmou nesta semana que sim, há um sucessor para o hipercarro 918 Spyder em desenvolvimento. Contudo, o CEO da fabricante, Oliver Blume, diz que ele ainda vai demorar para chegar porque, no momento, um novo hipercarro não é a maior prioridade para a Porsche.

De acordo com Blume, não devemos esperar novidades antes de 2025, e olhe lá. Isto porque a Porsche está trabalhando em uma série de outros projetos mais urgentes – novas versões para o Taycan (sedã e Cross Turismo), o recém-revelado 911 GT3 992 e sua futura versão RS, além de uma versão eletrificada para o bem sucedido SUV Macan – que tem potencial para vender ainda mais.

Considerando o prazo informado por Blume, é possível que a Porsche esteja contando com a Rimac, fabricante de esportivos elétricos da qual os alemães agora são donos de 24%. Assim, é possível que ambas trabalhem juntas no desenvolvimento do novo hipercarro com powertrain elétrico, aproveitando a experiência adquirida com o Taycan e com o Rimac C_Two. Ainda é cedo para tirar conclusões, porém.

 

BMW 530e Dark Edition começa a ser vendido pelo Instagram

A BMW anda apostando em plataformas alternativas para vender seus carros mais exclusivos. Depois de colocar o BMW X7 na plataforma Farfetch, voltada para artigos de luxo, agora é a fabricante coloca o sedã híbrido 530e Dark Edition à venda no Instagram – embora ele também possa ser encomendado no site da BMW.

Custando R$ 425.950, o sedã vem pintado de preto, com rodas, grade dianteira e outros elementos externos na mesma cor. As pinças de freio são azuis.

O powertrain híbrido plug-in é o mesmo, composto pelo conhecido 2.0 turbo de 184 cv da BMW, mais um motor elétrico para entregar um total de 292 cv e 42,9 kgfm. No modo totalmente elétrico, a autonomia é de 56 km. Com câmbio automático de oito marchas, o 530e vai de zero a 100 km/h em 6,2 segundos, com máxima de 235 km/h.