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Car Culture

Novo Nissan Z é revelado com V6 de 405 cv e câmbio manual, Grande Prêmio do Japão é cancelado, as diferenças entre o Toyota GR86 e o Subaru BRZ e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Nissan Z é revelado com V6 biturbo de 405 cv e câmbio manual de seis marchas

 

A espera acabou! A Nissan enfim apresentou o novo Z – e não 400Z, como já desconfiávamos – para suceder o longevo 370Z no posto de esportivo old school da marca. E ele, pelo visto, cumprirá muito bem essa função.

Antes, vamos dar uma olhada em como a versão de produção ficou. Em relação ao conceito Z Proto, mudou pouca coisa – os faróis ganharam elementos internos menos conceituais (obviamente), a grade recebeu um padrão interno com aspecto mais finalizado (uma espiada no Z Proto deixa claro o que estou dizendo) e… basicamente é isso.

As referências à heritage dos Z-cars seguem imaculadas: o capô longo e os faróis arredondados lá na ponta rementem ao clássico 240Z (S30), assim como a silhueta do perfil; e a traseira traz clara inspiração no 300ZX (Z32) no que diz respeito ao desenho das lanternas horizontais e o acabamento em preto brilhante.

Eis o melhor ângulo do carro, na visão deste humilde jornalista

Em tempo: o interior também não mudou praticamente nada em relação ao Z Proto, com exceção do console central levemente remodelado. Novamente, a essa altura o carro sequer precisava ser bonito.

Na verdade, o o Nissan Z é o tipo de carro 1. de que se aprende a gostar quanto mais se olha e 2. que basicamente poderia ser ainda mais feio, pois o que importa é o fato de ser um carro entusiasta.

 

Começando pelo conjunto mecânico (termo que está fadado a desaparecer nos próximos anos, no que depender de governos e fabricantes), composto previsivelmente por um V6 biturbo de 405 cv a 6.400 rpm e 48,4 kgfm a baixas 1.600 rpm. O motor usa como base o motor de três litros da Infiniti, com turbocompressores menores e dotados de sensores de velocidade eletrônicos – com eles, a capacidade máxima do sistema é explorada por mais tempo.

O motor pode ser acoplado a uma caixa manual de seis marchas (hell yeah!) com rev matching (o famoso “punta-tacco eletrônico”, que mantém as rotações do motor no ponto ideal para as trocas), mas também pode vir com câmbio automático de nove marchas. Quem ficar com o manual também poderá optar pelo diferencial traseiro de deslizamento limitado – o que torna a decisão bem fácil, a nosso ver. O novo Nissan Z também traz suspensão dianteira por braços triangulares sobrepostos e eixo traseiro multilink.

O esportivo será vendido em duas versões: Sport e Performance. De série, a versão Sport vem com central multimídia com tela de oito polegadas, cruise control adaptativo, ar-condicionado automático, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, abertura e partida sem chave, monitoramento de pontos cegos, sistemas semiautônomos de segurança (como frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa). Já a versão Performance troca a central multimídia por outra de nove polegadas, navegador por GPS, som Bose, Wi-Fi, diferencial autoblocante de série (com o câmbio manual, apenas), rodas RAYS de 19 polegadas, freios melhores e ponteira de escape dupla.

Fora estas duas, ainda há a versão especial Proto-Spec, limitada a 240 unidades e pintada na cor amarela do Z Proto.

O que falta saber: preços (não que isso vá ter tanta relevância aos brasileiros, infelizmente) e dados de desempenho. O que a Nissan diz é que o novo Z é 15% mais rápido em aceleração que o 370Z antigo – o que, fazendo uma conta grosseira, nos deixa com um zero a 100 km/h na casa dos 4,5 segundos.

Os datalhes faltantes devem ser revelados mais perto da chegada do Nissan Z às lojas, prevista para meados de 2022 já como modelo 2023.

 

Grande Prêmio do Japão é cancelado pela segunda vez

A organização da Fórmula 1 confirmou na manhã de hoje (18) que a edição de 2021 do GP do Japão foi cancelada, citando “problemas contínuos” por conta da pandemia de Covid-19.

A corrida também fora cancelada no ano passado por causa do coronavirus. O evento estava marcado para o meio de outubro, na semana seguinte ao Grande Prêmio da Turquia. A Fórmula 1 agora discute a reorganização do calendário de provas, e diz que nas próximas semanas fará um anúncio a respeito da corrida que tomará o lugar da etapa em Suzuka.

 

Toyota explica as diferenças entre o novo GR86 e o Subaru BRZ

A segunda geração dos gêmeos Toyobaru foi revelada há alguns meses, e a Toyota decidiu explicar ao mundo no que seu GR86 difere do Subaru BRZ – além do para-choque dianteiro, claro.

De acordo com o engenheiro Yasunori Suewaza, as diferenças entre os dois carros são bem mais que estéticas e fazem a diferença na condução – e que, ao longo do desenvolvimento dos dois carros, mais e mais aspectos distintos entre ambos foram incorporados.

“No começo, tentamos criar um caráter distinto para os dois carros alterando as especificações dos amortecedores e o acerto da direção assistida. Contudo, eventualmente acabamos expandindo as mudanças – pontas de eixo dianteiras, molas, barras estabilizadoras, buchas e o software da ECU [são diferentes entre os dois carros].”

No final, diz Suezawa, as modificações fazem com que o Toyota GR86 tenha mais foco nas respostas do motor, enquanto o Subaru BRZ tem um caráter mais relaxado, voltado ao conforto. Por outro lado, as mudanças não afetaram a dinâmica, que é excelente em ambos. E, claro, o Toyobaru continua receptivo a modificações – esse, afinal, é seu mote.

A Toyota aproveitou para anunciar a linha de acessórios Gazoo Racing para o GR86, que inclui uma série de itens para o exterior e o interior do carro: escapamento, cold-air intake, filtro de ar de alto desempenho, strut bar, barras estabilizadoras, sistema quick-shift, pastilhas de freio mais eficientes, rodas de 17 polegadas com pintura bronze e rodas pretas forjadas de 18 polegadas. E o “and more!” no fim da lista é animador – tem mais coisa por vir.

Fique ligado porque ainda hoje faremos um apanhado com as impressões do pessoal lá fora – só para passar vontade…

 

Gunther Werks revela seu Porsche 993 Speedster Remastered

Seguindo a tendência dos restomods, a Gunther Werk revelou nesta semana seu 993 Speedster Remastered, cuja proposta é trazer a experiência ao volante proporcionada pelo clássico, porém com mais potência, menos peso e tecnologia atual.

Para começar, temos a carroceria, que foi completamente reconstruída em fibra de carbono e modificada com elementos modernos de design, como para-lamas alargados, faróis e lanternas de LED feitos sob medida e santo-antônios que não ficariam deslocados nem mesmo no Porsche 911 992.

Detalhe para o vidro dianteiro, que utiliza a moldura do Porsche 964 Speedster e reforços de fibra de carbono. Originalmente a Porsche produziu apenas dois exemplares do 993 Speedster, e por isso a Gunther Werks teve de ser criativa para criar um conjunto visualmente coeso que não comprometesse a rigidez da estrutura.

O mesmo vale para o interior, que manteve a arquitetura do original, porém com materiais e elementos estéticos atualizados, incluindo peças de metal feitas exclusivamente para o projeto.

O motor do carro é um flat-six de quatro litros preparado pela Rothsport Racing, capaz de entregar 441 cv e 46,3 kgfm de torque. Serão feitos 25 exemplares, com preço estimado em pelo menos US$ 535.000 (o que dá por volta de R$ 2,9 milhões em conversão direta (agosto de 2021).

 

Documentário sobra Ari Rocha, criador do primeiro carro conceito do Brasil, estreia nesta semana

Estreia na próxima quinta-feira o minidocumentário Ari Rocha: o Arquiteto da Mobilidade. Trata-se de um filme dedicado à carreira de Ari Rocha, que sonhava em construir automóveis mas, por não encontrar especialização na área em nosso país, acabou seguindo a carreira de arquiteto. Ainda assim, Ari Rocha foi responsável pelo Aruanda, que ficou famoso como o primeiro carro conceito do Brasil, nos anos 1960.

A produção é do Alfa Romeo Clube do Brasil, que está organizando a estreia no Youtube, às 20h, no canal do clube. Segue o comunicado oficial:

Sempre com o compromisso de preservar a história do automobilismo, o Alfa Romeo Clube do Brasil (ARCB) lança novo minidocumentário, desta vez sobre o arquiteto e construtor Ari Rocha.

Duas ideias fizeram com que seu nome ficasse escrito na história: aprimeira é a construção do Aruanda, na década de 60, consistindo no primeiro carro conceito do Brasil que, com seu design compacto,ganhou repercussão internacional. A segunda, ligada à primeira, foifruto da sua tese de doutorado, que na década de 70 já propunha atransformação do sistema de transporte em São Paulo, defendendo ouso compartilhado de veículos, priorizando a vida e as pessoas noespaço urbano.

Apesar de curta, cada segundo da filmagem merece ser visto comatenção porque comprova que, quando o assunto é carro, o Brasil produziu não só pilotos, mas outros apaixonados por tudo aquilo que faz a máquina movimentar, com paixão…

Você pode acompanhar a estreia de Ari Rocha: o Arquiteto da Mobilidade neste link.

 

Volkswagen vai parar de fabricar salsichas

Como você sabe se lê o FlatOut, o modelo com maior volume de produção da Volkswagen não é nenhum carro – é a salsicha currywurst, que além de fazer parte do cardápio dos funcionários em Wolfsburg, também é muito popular entre entusiastas, tanto dos carros quanto dos embutidos. Todos os anos, mais de 600.000 kg de salsichas são fabricados.

Mas isso pode acabar: a Volkswagen sinalizou que pode encerrar a fabricação das salsichas para oferecer, em seu lugar, alternativas vegetarianas e veganas. Segundo relatos da imprensa europeia, um memorando foi divulgado aos funcionários nesta semana, dizendo que a mudança tem a ver com duas coisas: demanda dos próprios funcionários, e o impacto ambiental das salsichas de carne.

A fabricação das salsichas da Volkswagen será encerrada no próximo dia 20 de agosto.