quando alguem perguntava a carroll shelby qual era seu shelby favorito ele sempre respondia o proximo uma forma de dizer que sempre havia espaço para melhorias como e o proprio espirito do automobilismo shelby nos deixou em 2012 mas a tradiçao continua e hoje a ford apresentou no salao de detroit o novo mustang shelby gt500 o proximo shelby por assim dizer o novo gt500 honra o passado da sigla ao trazer o conjunto mais extremo da linha se o shelby gt500 de quinta geraçao ja era um carro violento a sexta geraçao leva isto a um novo patamar ao adotar um novo motor v8 supercharged de mais de 700 cv potencia similar aos carros da nascar ainda que estes sejam aspirados e pela primeira vez no segmento dos muscle cars cambio de dupla embreagem ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] repetindo o que ocorreu nos anos 1960 o gt500 de sexta geraçao chegou alguns anos depois do gt350 o primeiro shelby gt350 foi apresentado em 1965 enquanto o gt500 chegou em 1967 dois anos depois ja o gt350 atual foi lançado em 2015 como modelo 2016 e o gt500 foi apresentado quase quatro anos depois em janeiro de 2019 e assim como ocorreu ha cinco decadas o gt500 serve como um passo alem do gt350 que lhe serviu como ponto de partida para começar o gt500 e um carro claramente diferente do gt350 em abordagem o gt350 com motor naturalmente aspirado e virabrequim de plano simples e um pony car refinado com certa inspiraçao europeia o novo gt500 e um carro mais selvagem bruto e potente e mais ou menos o que separa guardadas as devidas proporçoes o camaro zl1 do camaro z28 por exemplo por esta razao em vez do motor voodoo do gt350 o shelby gt500 recebeu uma evoluçao diferente do motor coyote que ainda nao tem nome tambem com 5 2 litros de deslocamento e comando duplo nos cabeçotes porem com virabrequim de plano cruzado e mais importante um supercharger do tipo roots de 2 65 litros o supercharger foi instalado entre as duas bancadas de cilindros e teve seu posicionamento invertido com o intercooler ficando abaixo dele o que ajuda a colocar o centro de gravidade mais perto do chao uma tendencia ja vista em outros esportivos com supercharger como o dodge challenger srt demon havia quem esperasse por um v8 biturbo no gt500 mas a ford decidiu seguir a cartilha mais tradicional e adotar o supercharger mesmo que ele consuma mais energia do proprio motor pela entrega de torque instantanea e pela reaçao mais fidedigna ao pedal do acelerador assim como no shelby gt350 o motor e todo feito de aluminio com camisas de cilindro em aço carbono pulverizadas em plasma diretamente nas paredes dos cilindros uma forma de reduzir seu peso e de ganhar um pouco mais de diametro nos cilindros pois essa camada e extremamente fina tambem possui cabeçotes de alto fluxo bielas forjadas mais robustas e melhorias no sistema de arrefecimento o sistema de lubrificaçao ganhou dutos redimensionados e o carter nao e apenas um reservatorio de oleo ele tambem ajuda a estruturar a parte inferior do bloco na area dos mancais a peça possui ainda um sistema de comportas ativas para manter o pescador de oleo sempre alimentado seja para aplicaçao em track days seja em provas de arrancada com vht na pista https //www youtube com/watch v=mxgpkyhrfom a ford limitou se a dizer que o novo motor passou por um retrabalho para entregar mais de 700 cv sem dar numeros exatos existem contudo especulaçoes que vao de 720 cv a mais de 750 cv de todo modo uma coisa e certa a ford diz que o shelby gt500 e seu mais potente modelo produzido em serie em toda a historia de forma inedita a ford decidiu dar ao shelby gt500 um cambio de dupla embreagem de sete marchas fornecido pela tremec e a primeira vez na historia que um muscle/pony car utiliza este tipo de cambio a decisao mostra que a ford busca aproximar o desempenho do shelby gt500 de modelos mais exoticos e nao nos espantaremos caso futuramente as geraçoes seguintes do chevrolet camaro e do dodge challenger optem por soluçoes parecidas em suas versoes mais nervosas a caixa ligada ao diferencial traseiro por um carda de fibra de carbono e capaz de fazer trocas ascendentes em menos de 100 milissegundos e possui diferentes modos de conduçao entre eles normal weather sport drag e track em alguns dos modos os dois ultimos presumivelmente e possivel utilizar o sistema line lock e o controle de largada o primeiro freia apenas as rodas dianteiras para facilitar os burnouts de aquecimento dos pneus; enquanto o segundo como bem sabemos controla a aceleraçao do motor de modo a aproveitar ao maximo torque potencia e traçao na arrancada vale observar que ha forte possibilidade de que a transmissao utilizada pela ford no gt500 a tremec tr 9007 que e capaz de suportar ate 92 mkgf de torque seja empregada tambem pelo novo chevrolet corvette 2020 que tambem ficara mais proximo do que nunca dos superesportivos mais exoticos adotando a configuraçao de motor central traseiro de acordo com a road and track que conversou com engenheiros envolvidos no projeto a tremec encomendou em 2017 o ferramental para produzir a tr 9007 para a ford e para a general motors a publicaçao norte americana observa ainda que embora o gt500 inicialmente seja oferecido apenas com o cambio de dupla embreagem a ford nao descarta a possibilidade de dar ao super mustang uma caixa manual com tres pedais e tudo o mais para tal porem e preciso que haja demanda suficiente para justificar o investimento na linha de produçao a ford tambem se recusou a dar os dados de desempenho exatos do shelby gt500 limitando se a dizer que o carro sera capaz de ir de zero a 100 km/h na casa dos tres segundos e meio e de cumprir o quarto de milha abaixo dos 11 segundos a ford colocou no gt500 os maiores discos de freios utilizados em um cupe esportivo nos eua com 420 mm de diametro na dianteira ventilados e mordidos por pinças brembo de seis pistoes na traseira sao 370 mm e pinças de quatro pistoes tambem da brembo de acordo com a ford a area dos discos dianteiros e 20% maior do que no gt350 o que da aos freios do gt500 uma massa termal 30% maior ou seja mais capacidade de trocar calor visualmente o shelby gt500 tambem corresponde a expectativa com um pacote estetico bem mais agressivo de acordo com a ford porem todas as modificaçoes em relaçao ao shelby gt350 sao funcionais o que inclui uma abertura frontal 50% maior o que permite que mais ar frio seja soprado sobre o sistema de arrefecimento que conta com seis radiadores atras da grade que por sua vez e inspirada nos avioes de caça o scoop no capo com 78x71 cm possui entradas de ar do tipo persiana e uma bandeja de aluminio removivel que quando instalada melhora a extraçao de ar quente de dentro do cofre e ainda contribui par aumentar a downforce o shelby gt500 ainda possui rodas de aluminio de 20x11 polegadas na frente e 20x11 5 polegadas atras calçadas com pneus de medidas 305/30 na dianteira e 315/30 na traseira com o pacote opcional carbon fiber track package elas sao substituidas por rodas de fibra de carbono com tala 0 5 polegada mais larga fabricadas pela carbon revolution o pacote inclui tambem uma asa traseira de fibra de carbono ajustavel feita nos moldes do ford mustang gt4 de competiçao e um splitter frontal tambem de fibra de carbono alem de acompanhar a remoçao do banco traseiro para reduzir peso outro pacote o handling package oferece suportes ajustaveis para as torres dos amortecedores camber plates e spoiler traseiro com um gurney flap o shelby gt500 vem equipado de fabrica com bancos recaro firmes e de bom suporte porem confortaveis para longos periodos dentro do carro; revestimento de suede nas portas painel digital com tela de 12 polegadas e central multimidia com touchscreen de 8 polegadas alem de oferecer como opcional um sistema de som bang & olufsen com 12 alto falantes de alta fidelidade o gt500 tambem pode ser adquirido com bancos recaro de competiçao preços ainda nao foram revelados mas o shelby gt500 ja tem data para chegar as concessionarias dos states o segundo semestre de 2019 ainda nao foram discutidos planos para o brasil e isto nem deve acontecer tanto o gt500 quanto o gt350 sao modelos de nicho mesmo em seu mercado de origem e o investimento necessario para homologaçao do modelo mais a capacitaçao da rede de concessionarias ja torna o custo inviavel para que possamos acelerar o gt500 no brasil o jeito vai ser esperar pelas inevitaveis importaçoes independentes elby
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