FlatOut!
Image default
Zero a 300

Novo Twingo | Novo Camry | Lia Block e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Conheça o novo Renault Twingo

Eu suponho que é inevitável hoje em dia. Todo carro remotamente famoso e amado do passado está condenado a ser “reinterpretado em um contexto moderno”, seja em forma de um restomod, seja virando um novo carro elétrico. É o caso do originalíssimo Renault Twingo de primeira geração.

A Renault revelou na quarta-feira um protótipo com intenção de produção: é o novo Twingo elétrico, com lançamento previsto para 2026. Esquece o atual Twingo III de motor traseiro, e presta homenagem estilística ao clássico de 1993, filhote da cabeça do famoso designer Patrick Le Quément. O cara que também desenhou, quando na Ford, o carro que conhecemos como Ford Corcel II. Que por uma estranha coincidência, é derivado de Renault. As voltas que o mundo dá…

Renault Twingo: tudo o que você precisa saber antes de comprar | Guia de Compra FlatOut

A Renault ainda não divulgou nenhuma especificação do próximo Twingo, mas promete uma eficiência incrível de até 10 km por kWh. Como referência, um Hyundai Ioniq 6 faz 6,8 km por kWh. Mercadologicamente, estará abaixo do R5 elétrico, outro antigo renascido eletrificado. Usa a mesma arquitetura modular “AmpR Small”, e os dois carros serão na verdade produtos da nova divisão de carros elétricos da empresa, chamada Ampere.

A Renault diz que o novo Twingo terá um preço inicial “abaixo de € 20.000”, ou cerca de R$ 105.400 na Europa, o que é realmente barato hoje em dia. Se se mostrar real no lançamento, ainda pelo menos dois anos no futuro. (MAO)

 

Toyota Camry chega à nona geração

A Toyota lançou nos EUA uma nova geração do Camry, a nona. Estranhamente, é ano/modelo 2025, e não 2024 como se poderia esperar. Está disponível exclusivamente como híbrido e os compradores podem escolher entre configurações de tração dianteira ou integral, bem como níveis de acabamento LE, SE, XLE e XSE. O V6 de 300 cv, uma das melhores partes do carro atual (e usado pela Lotus com supercharger) infelizmente não é mais oferecido, bem como a versão esportiva TRD.

Agora o trem de força híbrido combina um motor de quatro cilindros de 2,5 litros com motores elétricos. A variante de tração dianteira recebe dois motores elétricos e produz um total de 225 cv; a versão AWD adiciona um terceiro motor-gerador ao eixo traseiro, aumentando a potência total para 232 cv.

Ambos utilizam uma transmissão CVT controlada eletronicamente (eCVT). O sistema híbrido usa uma bateria de íons de lítio, mas a Toyota não divulgou sua capacidade. Não é um carro totalmente novo, porém: é uma extensa atualização do carro atual.

O modelo 2025 utiliza a mesma plataforma TNGA-K que estava por baixo do modelo de oitava geração. No entanto, há uma suspensão com novos amortecedores e acerto refeito. Vem com um painel de instrumentos digitais de 7,0 polegadas e uma tela de infoentretenimento de 8,0 polegadas, ou opcionalmente duas telas de 12,3 polegadas. A tecnologia inclui suporte para Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de possuir uma base de carregamento sem fio. As versões de nível superior também oferecem um display heads-up de 10,0 polegadas. Há também um estéreo JBL de nove alto-falantes disponível.

Muitas marcas abandonaram os sedãs nos EUA, mas as vendas do Camry continuam boas; em 2022, o Camry foi o quinto veículo mais vendido nos Estados Unidos, com 295.201 unidades vendidas. O novo Camry chega aos revendedores na primavera de 2024. Os novos preços ainda não foram divulgados. (MAO)

 

O automático mais barato do Brasil

Não há dúvida que o cidadão que mora em grandes centros urbanos brasileiros, com seu trânsito ridiculamente entupido e um calor infernal, prefere seus carros bem invisíveis debaixo de si: automático, ar-condicionado, e totalmente transparente em seu comportamento. Mas na faixa mais barata é raro automático: por mais que se ignore isso, o fato é que o câmbio manual ainda é mais barato, mais leve, e mais eficiente.

Mas a Stellantis continua inteligente em suas leituras de mercado: agora lançou um carro que promete ser o mais barato automático zero km disponível hoje: o Citroën C3 Live Pack 1.6 AT. Tem preço sugerido de R$ 93.990.

Sim, continua muito dinheiro, mas “o mais barato” é um apelo irresistível. Baseado no modelo Live Pack 1.0 MT, este vem com, além do motor 1.6 aspirado e o cãmbio automático, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, central multimídia com tela de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio, direção elétrica, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa. Além disso, há rodas de liga-leve de 15”, alarme e bancos dianteiros com encosto de cabeça ajustáveis.

O motor é o conhecido 1.6 flex de 113/120 cv e 15,4/15,7 mkgf, e o câmbio automático é de 6 velocidades. Pelo Inmetro, faz 7,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol, além de 10,3 km/l e 12,4 km/l, com gasolina.  E pasme: acelera de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, ou melhor que qualquer Opala seis cilindros original. Não é incrível? (MAO)

 

Lia Block assina com a Williams

A Williams Racing anunciou na terça-feira que contratou Lia Block para representar a equipe no campeonato F1 Academy de 2024. Block planeja participar de uma temporada completa com a equipe ART Grand Prix.

A piloto americana de 17 anos, que, claro, é filha do late, great Ken Block, começou a correr em karts aos 11 anos, antes de competir em rally, rallycross, Extreme E e no Pikes Peak International Hillclimb. No início deste ano, ela conquistou a vitória no campeonato na sua classe do American Rally Association.

A notícia da assinatura de Block com a Williams chega quase um ano depois que seu pai morreu em um acidente de snowmobile. Desde então, Block fez inúmeras aparições em eventos automobilísticos ao volante dos veículos de seu falecido pai, e parece ser a herdeira de facto de Ken Block nas pistas e na mídia.

Block vai participar em todas as sete rodadas da série de apoio da Fórmula 1, com eventos na Arábia Saudita, Miami, Barcelona, Zandvoort, Cingapura, Catar e Abu Dhabi. (MAO)