como sempre e a parte profundamente humana da historia que nos move as vezes esquecemos que porsche e mais que apenas um nome de carro; e uma dinastia de engenheiros e pessoas que definitivamente mudaram o mundo em que viveram uma familia com todas as alegrias brigas e disputas comuns em qualquer familia o que torna o nome ainda mais humano e de alguma forma mas facil de se relacionar a nossa propria realidade ferrari e obra de uma so pessoa mas a porsche porsche e uma familia [caption id= attachment_282830 align= aligncenter width= 594 ] da frente para tras ferry e butzi porsche michael e ferdinand piech[/caption] dr ing hc ferdinand porsche criador da vw e genio da engenharia nos primeiros 50 anos da historia do automovel e o fundador desta dinastia foi so o inicio depois dele vieram seu filho ferry que criou a marca de automoveis com seu nome e sua filha louise piech antes porsche que com mao de ferro manteve ela funcionando e prospera o filho de louise e ferdinand piech uma pessoa que dispensa introduçoes que mudou o mundo do automovel de forma tao completa e em tantas companhias diferentes que parece hoje tao grande quanto seu avo mesmo gente que fez menos nesta familia e um gigante ferdinand butzi porsche iii filho de ferry e o desenhista industrial responsavel pelo imortal desenho do porsche 911 original [caption id= attachment_282831 align= aligncenter width= 1000 ] o dr ing hc ferdinand porsche com seus netos que depois fariam o 911 butzi porsche e ferdinand piech[/caption] a historia desta familia como em qualquer outra principalmente as com algum dinheiro para dividir e uma de conflitos tambem a terceira geraçao a de wolfgang peter gerhard e butzi porsche mas tambem de ernst louise ferdinand e hans michel piech inevitavelmente vao trabalhar na empresa familiar e todos eles mostram talento mas tanto primo e irmao numa companhia inevitavelmente da confusao com facçoes e sentimentos pessoais entrando no meio de decisoes de negocio ferdinand e hans michael piech e butzi porsche brigam serio para o direito de suceder ferry na presidencia no fim tanta briga acaba em 1972 as familias porsche e piech se reunem na casa de ferry a fazenda de schuttgut na pequena e idilica zell am see nos alpes austriacos nao muito longe da propriedade em gmund onde foram feitos os primeiros porsche e decidem que nenhum membro da familia trabalharia mais na empresa pondo fim nos conflitos autodestrutivos dentro dela [caption id= attachment_282849 align= aligncenter width= 999 ] schuttgut zel am see austria a capela a esquerda guarda os tumulos da familia porsche[/caption] mas a historia de hoje nao e desta briga; e de um dos raros momentos em que ela arrefeceu como acontece sempre em familia o amor pelo laço ancestral que unem estas pessoas permite uma pausa para momentos inesqueciveis de alegria o momento neste caso e o aniversario de 60 anos de ferry porsche a 19 de setembro de 1969 ferry nao sabia mas seus filhos e sobrinhos tinham dado uma rara tregua em suas picuinhas para parar um momento e celebrar nao so a data de aniversario de seu chefe mas tambem o quao longe o legado da familia chegara ate ali e tudo como nao podia deixar de ser com essa turma girava em volta de um carro especial era na verdade um presente de aniversario conjunto deles para ferry; todos sabemos que e dificil presentear quem tem de tudo e pior pode ter tudo que quiser mas nem ferry porsche pensaria em algo tao especial quanto o que receberia ali numa bela manha em sua idilica propriedade nos alpes [caption id= attachment_282843 align= aligncenter width= 640 ] ferry recebe o seu presente de ferdinand piech 1969 a placa denuncia o deslocamento deste 914 especial [/caption] fora uma ideia ao que tudo indica de peter porsche executada pelo chefe da engenharia experimental e competiçao ferdinand piech mas mantido em segredo de ferry ate seu aniversario era a primeira vista um porsche 914 recem lançado com motores de 70 e 120 cv quatro e seis cilindros mas em detalhe era algo muito mas muito diferente na frente do eixo traseiro estava montado um bravissimo motor do 908 de competiçao um oito cilindros contraposto de tres litros e 260 cv porsche recebia algo que nem ele sabia ate ali ser possivel um 914/8 o 914 ganha motor de 908 todos conhecem a complexa historia do 914 mas para relembrar a vw e a porsche criam uma joint venture para ao mesmo tempo dar um substituto para o karmann ghia para a vw e um novo porsche de entrada para substituir o caro 912 um 911 com motor quatro cilindros de 356 quase tao caro para a porsche quanto um 911 projetado pela porsche usando componentes vw e porsche era um carro de motor central traseiro originalmente em duas versoes quatro cilindros 1 7 litros e 70 cv do vw type 4 vw 411 e seis cilindros porsche dois litros e 120 cv [caption id= attachment_282832 align= aligncenter width= 999 ] o porsche 914 normal 4 cilindros [/caption] na europa o carro de quatro cilindros era um vw porsche vendido pela vw e somente o seis cilindros era porsche vendido pela porsche no resto do mundo ambos eram porsche o carro de seis cilindros tem vida curta porque tinha preço muito proximo do 911 um carro sem o estigma de ser um vw apesar do 914 ser um carro de varias grandes qualidades nunca foi o sucesso esperado para as duas empresas que o conceberam em uma torrida noite de amor provocando uma separaçao dolorosa e litigiosa e fazendo a sua prole 914 ter uma vida indecisa e nunca tao brilhante quanto podia ter sido e substituido pelo 924 outro projeto em conjunto iniciado quando o casal ainda tinha o impeto para procriar mas lançado apenas pela porsche que o adotou como seu dali em diante [caption id= attachment_282848 align= aligncenter width= 580 ] piech seu tio e o motor do 911 que projetou [/caption] mas isto tudo ainda estava no futuro; no inicio era um novo futuro de motor central para a porsche ferdinand piech era um dos fas mais entusiasmados da configuraçao seus carros de corrida a muito tempo usavam exclusivamente esta configuraçao que ele sabia por experiencia pratica portanto ser melhor bem cedo piech pensa em usar motores maiores para testar a capacidade do novo 914 [caption id= attachment_282854 align= aligncenter width= 999 ] seçao do motor 911 dohc igual ao do 908 [/caption] e sabia exatamente que motor ficaria bom ali o 908 de competiçao lançado em 1968 trazia um novo motor oito cilindros contraposto refrigerado a ar de tres litros que aposentara o anterior motor de competiçao tipo 771 este era um motor que nascera para a formula um e portanto ia ate 2 2 litros apenas o novo oito cilindros era um motor derivado da arquitetura do seis cilindros do 911 mas na versao dohc de competiçao chamada de tipo 916 os cabeçotes individuais eram exatamente os mesmos e o motor era basicamente um 911 com mais dois cilindros adicionados mas era um motor de corrida de qualquer forma cabeçotes individuais de aluminio cilindros de aluminio com superficies do cilindro cromadas bielas de titanio presas com parafusos tambem de titanio valvulas recheadas de sodio para refrigeraçao tampas externas todas em magnesio o virabrequim de aço forjado tinha uma manivela separada para cada cilindro e recebia pressao de oleo bem maior que qualquer outro motor porsche ate entao 100 psi 30 psi mais que o 911 de corrida algo necessario para um motor tao comprido e que giraria ate 9000rpm em corridas a refrigeraçao era por um ventilador vertical como do 911 aparato que consumia apenas 12cv na rotaçao maxima medindo 84 x 66 mm de diametro e curso dava com oito cilindros 2926 cm3 e pesava 179 5 kg com taxa de 10 3 1 fornecia nada menos que 350 cv a 8500rpm e um berro francamente aterrorizador piech nao perde tempo em montar este motor apenas com um escapamento menos barulhento em um dos prototipos do 914 que davam sopa em weissach sim o 914/8 de ferry seria o segundo deles o primeiro e de piech achar espaço para o oito no carro foi para surpresa de todos facil a parede corta fogo traseira atras dos bancos do 914 teve que ser ligeiramente modificada apenas nao para dar espaço para o ventilador mas sim para dar espaço para o ar chegar nele novos coxins tiveram que ser criados claro nao so para o motor mas tambem para a transmissao do 908 com cinco marchas o motor de corrida nao tinha radiador de oleo integrado e portanto este tinha que ser montado na frente como nos carros de corrida da marca piech cria um para choque diferente sem nenhum elemento de iluminaçao e nele bem no centro esconde uma entrada de ar e o radiador de oleo aproveita para modificar a frente um pouco mais a seu gosto os farois escamoteaveis sao duplos menores na altura mas mais largos que o 914 original um detalhe realmente que o deixa mais bonito as aberturas de roda eram sutilmente alargadas para receberem as mais largas rodas fuchs entao disponiveis para o 911 este carro pintado de vermelho entra entao em testes no uso o acesso a placas de teste de fabricante permite que piech o use regularmente como se fosse seu veiculo de uso diario embora nunca tenha sido oficialmente registrado para uso na rua o carro foi uma visao bastante comum na autobahn a8 entre munique e stuttgart um trecho de aproximadamente 230 km que era tambem o trajeto diario de piech e lembrem; o carro tinha o motor de competiçao intacto com injeçao mecanica kugelfischer oito borboletas e tudo apenas o escapamento mais civilizado reduzia potencia aqui eram 300 cv a 7500 rpm segundo karl ludvigsen os testes de piech acabam por criar uma modificaçao importante o teto targa foi soldado na estrutura para fazer um carro bem mais rigido que pode ter acerto melhor de suspensao por isso mas no mais era uma coisa demais de interessante um carro que parecia um 914 saudavel apenas a primeira vista mas um com o inigualavel rugido feroz de giro facil dos 908 de corrida acima de 7000rpm o som desse motor parecem as trombetas do inferno sendo todas acionadas juntas devia ser algo simplesmente sensacional nas estradas alemas de seu tempo ainda cheias de fuscas sofrendo para passar de 100 km/h o desempenho e ate hoje de impressionar 0 100km ao redor de 5 segundos e se nao sabemos a velocidade final estimada ao redor de 250 km/h sabemos as velocidades nas marchas a 8400rpm o limite de giro 80 km/h em primeira 128 em segunda 169 em terceira e 209km/h em quarta o segundo 914/8 e neste ponto durante o ano de 1969 que peter porsche combina com os primos e irmaos o presente inusitado para o pai a construçao do segundo carro fica a cargo claro do criador do primeiro ferdinand piech seria bem diferente do primeiro por dois motivos primeiro teria todas as melhorias ja feitas no carro de piech ja desde o inicio e segundo seria um carro bem mais civilizado bem proximo de algo de produçao seriada um dos motivos era obvio ferry gostava mesmo de conforto e sofisticaçao em seus porsche e nao aceitaria um carro de corrida para as ruas totalmente espartano o segundo era mais secreto o 914/8 de ferry seria um cavalo de troia um projeto desses dificilmente seria bem recebido numa mesa de reuniao do conselho mas se ferry usasse o carro e gostasse dele de verdade o caminho para torna lo algo de produçao estaria aberto [caption id= attachment_282821 align= aligncenter width= 927 ] o segundo 914/8 o carro de ferry[/caption] o segundo carro foi entao cuidadosamente modificado para ser algo mais palatavel ao sofisticado gosto do patriarca da familia primeiro o motor foi amansado para se tornar tratavel e usavel no dia a dia a taxa foi ligeiramente reduzida para 10 2 1 as sedes de valvulas foram trabalhadas para reduzir o consumo de oleo notavel nos motores de corrida e comandos de valvula bem menos agressivos foram desenvolvidos para ele no lugar da injeçao de competiçao quatro carburadores weber duplos de 46mm foram usados com filtros de ar que nao so realmente filtravam bem o ar reduziam tambem o feroz barulho de admissao com um escapamento completo e relativamente silencioso ainda assim o oito cilindros dava saudaveis 260 cv a 7700rpm e um torque maximo de 26 5 mkgf a 6200rpm nada menos que 65% mais que o do 914/6 de serie o carro era bem mais sofisticado que o primeiro pintado de prata tinha o teto rigido como parte da estrutura e carroceria e nao apenas soldado inclusive com um teto solar no meio a frente era ainda mais parecida com o 914 normal com o grupo otico totalmente original por dentro era tambem mais luxuoso e com mais revestimento termoacustico ferry o recebe surpreso em schuttgut no dia do seu aniversario e as fotos do evento relativamente famosas sao realmente interessantes piech ainda na casa dos 20 ferry um senhor ainda ativo a famosa propriedade cheia de 911 e numa das fotos pode se ver a frente de uma kombi ao fundo quem estuda a historia desta empresa entende o significado profundo ali mesmo na propriedade estao o tumulo do dr ferdinand porsche e a esposa e de anton piech; em tempo receberia os de louise e ferry ferry porsche usa o 914/8 por dois anos e 10 mil km e depois o carro vai junto com o prototipo de piech direto para o museu da marca o 914 ja nao era mais o futuro da empresa focada agora que estava em carros de motor dianteiro refrigerados a agua e cambio traseiro que seriam lançados em 1976 924 e 1977 928 ferry de qualquer forma achou o carro bravo demais para o uso de um senhor distinto como ele; volta a usar os 911 targa e depois conversiveis sua familia agora se espalhava por todo canto de qualquer forma longe do dia a dia de sua companhia; butzi iniciava sua companhia independente de desenho industrial piech iniciava como chefe da engenharia na audi trampolim para se tornar no fim da vida o chefe supremo da vw uma era na porsche acabava outra começava uma que ainda usa o 911 como seu amuleto principal paradoxalmente o ultimo carro que butzi e piech criaram juntos ainda e clara ate hoje a influencia da familia que criou a empresa e a fez grande
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