desde que a mclaren voltou a fazer carros de rua em 2011 com o mp4 12c todos eles tem um elemento em comum o motor v8 biturbo a unidade de 3 8 litros do 12c foi aproveitada em diversos modelos do 650s ao p1 e em 2017 foi substituida por um motor de quatro litros o motor do 720s do senna e do mclaren gt ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora em 2021 isto mudou foi apresentado nesta semana o mclaren artura primeiro modelo da marca a empregar um motor v6 biturbo que nao bastasse tambem e um hibrido plug in o ja citado mclaren p1 lançado em 2013 tambem era um hibrido plug in claro mas estava em outro patamar era um hipercarro hibrido que custava mais de us$ 1 milhao na epoca do lançamento e tinha produçao limitadissima de apenas 375 exemplares o artura custa uma fraçao do preço sera produzido em serie e tem desempenho muito proximo do p1 mesmo com 200 cv a menos it s evolution baby oito anos de evoluçao o mclaren artura vem para sinalizar o futuro da mclaren que ate agora nao parece muito disposta a abrir mao da combustao interna nao agora em setembro do ano passado mike fleet ceo da mclaren desde 2013 disse que os supercarros ainda nao estao prontos para migrar completamente para a eletricidade flewitt acredita que o processo pode ocorrer gradualmente mas em um prazo de dez anos ou mais e bastante tempo sera toda uma era de mclaren hibridos e o artura e o primeiro representante desta nova era [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281765 281764 ] como tal ele e o primeiro mclaren totalmente novo ate agora todos os carros feitos pela empresa eram derivados da mesma plataforma e a mesma arquitetura basica embora o monocoque de fibra de carbono tenha tido sua parcela de evoluçoes o artura por sua vez e construido sobre a plataforma mcla mclaren carbon lightweight architecture que promete ser mais rigida e mais leve que a anterior e ja foi criada com o powertrain hibrido em mente https //www youtube com/watch v=gzgoz6sir40 como resultado o mclaren artura pesa 1 498 kg em ordem de marcha nada diferente de qualquer superesportivo nao hibrido o novo 911 gt3 por exemplo pesa seus 1 440 kg mesmo com os componentes de aluminio da carroceria o metal compoe quase tudo o que se ve por fora enquanto o composito e reservado ao miolo estrutural isto nao e novidade mas o fato de a estrutura abrigar as estruturas de deformaçao programada duas celulas de proteçao uma para os ocupantes e outra para a bateria logo atras deles sim e mesmo com tudo isto os engenheiros da mclaren conseguiram ficar abaixo do limite de 1 500 kg proposto no inicio do trabalho de desenvolvimento isto se deve em parte ao baixo peso do conjunto hibrido apenas 130 kg sendo 88 kg das baterias 15 kg do motor eletrico e o restante correspondente aos componentes agregados mas o proprio motor v6 de tres litros tambem faz sua parte com dois cilindros a menos ele tambem e mais 40 kg mais leve e mais compacto os turbos agora sao alojados no vao entre as bancadas de cilindros configuraçao hot vee que sao separadas por um angulo de 120° e com isto o v6 e 220 mm mais estreito que o v8 mesmo que este tivesse um angulo mais fechado de 90° desta forma o v6 fica posicionado mais baixo no monocoque o que ajuda a deixar o centro de gravidade mais perto do chao o motor v6 entrega 585 cv e 59 6 kgfm de torque mas nao trabalha sozinho o restante da força e gerada pelo motor eletrico de 95 cv ee 22 9 kgfm chega se assim a 680 cv e 73 4 kgfm de torque o motor eletrico fica alojado junto a transmissao de dupla embreagem e oito marchas um detalhe curioso e que este cambio nao possui marcha a re para manobrar o artura utiliza exclusivamente o motor eletrico ele simplesmente gira ao contrario para que o carro ande para tras falando nisso a autonomia no modo eletrico e de 30 km com uma carga o bastante para ir e voltar do trabalho caso alguem decida colocar seu artura no transito com velocidade maxima de 130 km/h a bateria de 7 4 kwh leva 2h30 para chegar a 80% da capacidade com um cabo comum mas tambem e possivel carrega la usando o proprio motor a combustao ao selecionar o modo adequado tudo isto soa de acordo com o que se espera de um superesportivo hibrido em 2021 mas como primogenito de um novo tempo o mclaren artura tambem precisa demonstrar que anda como um supercarro de fato ele consegue ir de zero a 100 km/h em tres segundos cravados apenas 0 2s mais lento que o mclaren p1 o quarto de milha e cumprido em 10 7 segundos e a velocidade maxima fica em 330 km/h o p1 chega aos 350 km/h mas nem so de aceleraçao em linha reta se vive assim pela primeira vez a mclaren emprega um diferencial com autoblocante eletronico no eixo traseiro multilink para garantir que cada uma das rodas receba a quantidade exata de força necessaria a todo momento mas tambem permitir derrapagens controladas caso desejado a suspensao alias e totalmente nova com amortecedores adaptativos braços triangulares inferiores segmentados e agora ajuste de convergencia com isto e possivel realizar acertos mais finos no sistema de suspensao e ganha se em precisao e feedback falando nisto mclaren manteve a direçao hidraulica em vez de adotar assistencia eletrica tambem em nome do feedback [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281767 281768 ] as rodas tem 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira e sao equipadas com pneus pirelli p zero com tecnologia cyber tyre medidas 235/35 na frente e 295/35 atras equipados com chips e sensores estes pneus comunicam se diretamente e em tempo real com as assistencias eletronicas do artura alertando os sistemas sobre as condiçoes de rodagem como temperatura e aderancia entao o carro se ajusta de acordo sob as rodas o novo mclaren abriga freios de carbono ceramica com discos de 390 mm na dianteira e 380 mm na traseira mordidos por pinças de seis e quatro pistoes respectivamente em proporçoes e dimensoes o mclaren artura nao se afasta muito dos outros mclaren tem 4 54 m de comprimento 1 91 m de largura 1 19 m de altura e entre eixos de 2 64 m 3 cm a menos que o 720s em visual a mclaren optou por nao se afastar muito do que se oferece no momento o carro nem parece totalmente novo por baixo da carroceria que traz elementos inspirados pelo mclaren 720s nos farois e no mclaren gt o desenho das lanternas traseiras contudo olhando com atençao percebe se que a cabine e ainda mais avançada em direçao ao eixo dianteiro e que a linha do teto em direçao a traseira e traçada de forma mais suave o mclaren artura abre mao de elementos aerodinamicos agressivos e opta por superficies limpas e linhas suaves mas nao menos eficazes rob melville diretor de design da mclaren chamou seu trabalho de escultura tecnica uma forma de dizer que o visual e a funcionalidade receberam igual atençao diversos elementos espalhados pelo carro ajudam a moldar o fluxo de ar a seu redor os respiros nos para lamas dianteiros a la porsche rs as cavidades ocultas nas portas para canalizar o ar em direçao aos arcobotantes ao lado do vidro traseiro e as entradas de ar nas laterais que receberam um desenho mais discreto e organico sem perder a eficacia um detalhe interessante nenhum destes elementos e ativo todas as peças foram feitas para entregar eficacia maxima a qualquer momento em qualquer situaçao como o conjunto traseiro composto pelo spoiler integrado e pelo difusor no para choque capazes de gerar 50 kg de downforce em alta velocidade curiosamente e por dentro que o artura se afasta mais dos outros mclaren o estilo do painel e elegante e limpo com saidas de ar centralizadas e uma tela flutuante vertical abaixo delas a tela de oito polegadas pode ser sincronizada com smartphones atraves dos sistemas apple carplay e android auto e tambem traz gps com rastreador e um sistema de telemetria inteligente a principio talvez o mclaren artura pareça conservador demais para a importancia que ele tem da para entender seu visual nao traz nada muito radical se comparado aos mclaren que ja rodam por ai o combo v6 + turbos + motor eletrico nao e algo exatamente revolucionario e todas as maiores novidades so podem ser realmente aproveitadas por quem tiver a oportunidade de dirigir um deles contudo e preciso lembrar que o artura e so o primeiro tal como o mclaren 12c ha dez anos ele sera a pedra fundamental de uma nova linha de modelos que deve se estender por outros dez anos pelo menos ha de se deixar espaço para melhorias nao e mesmo
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