o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o mundo de hoje e muito mais profissional e logico do que jamais foi principalmente o corporativo este se desdobra com eufemismo e explicaçoes diversas acreditando que o discurso e mais importante que a realidade se voce nao entende isso veja o que disse dottore orazio satta puliga o chefe da engenharia da alfa romeo do pos guerra ate 1974 no lançamento do novo seda giulia ti em 1962 aqui esta um seda familiar com capacidade para seis lugares graças a alavanca na coluna de direçao com o motor certo esta e a forma que proporcionara uma experiencia de direçao sem esforço e uma velocidade bem razoavel voce tera que aprender a gostar da aparencia o grifo e meu um carro esporte turismo de apelo internacional ti turismo internacional incrivel nao um executivo nunca diria isso hoje; estaria na rua no dia seguinte mas era a mais pura verdade; beleza era um atributo que apareceria com o tempo nos gt e gtv e no spider de dois lugares que depois derivaram do giulia; o grande satta so estava falando a verdade hoje est sentimento se perdeu no tempo; hoje qualquer carro por ai tem motor de aluminio dohc cinco marchas e freios a disco nas quatro rodas mas os alfa romeo de orazio satta trouxeram tudo isso para o mundo dos carros de preço medio atributos antes exotico presentes somente em ferrari e maserati a preços impossiveis acessiveis ao homem comum satta e o criador da alfa que conhecemos ate hoje; antes dele e da segunda guerra mundial os alfa romeo eram tambem sensacionais claro mas eram outra coisa basicamente eram o que no pos guerra se tornou a ferrari carros de competiçao principalmente de rua em segundo lugar para financiar corrida satta filosoficamente acreditava que nao precisava competir com a ferrari nem perder a incrivel sofisticaçao mecanica da marca por isso juntou os dois a sanha por carros mais acessiveis para seus pares com a sofisticaçao e excelencia da marca onde mais isso aconteceu tao brilhantemente o primeiro desses carros da nova alfa criada por ele foi o ancestral do nosso fnm jk que evoluiu para o 2300 o 1900 de 1950 duplo comando de valvulas em um carro monobloco de alta produçao parecia inacreditavel mas a alfa repetiu o milagre com o giulietta e depois atingiu o que se mostraria o apice no giulia tipo 105 de 1962 um carro criado para ser maior que o giulietta mas que acaba por substitui la satta nao parou ai claro para substituir a familia giulia depois jogou tudo fora para criar a alfetta em 1972 com seu cambio transeixo em cima do eixo traseiro e suspensao de dion quer dizer jogou tudo fora menos o motor dohc de aluminio que ainda era modernissimo e sem par mesmo vinte anos depois de ser concebido este motor obra de giuseppe busso debaixo de satta duraria modificado ate os anos 1990 ate hoje experimentar um e ficar surpreso nao so com suas caracteristicas tecnicas mas com sua visivel alma ao funcionar arte mecanica pura mais que a soma de seus dados tecnicos satta e o heroi da historia da alfa; todas as tentativas que vieram depois empalidecem debaixo de suas criaçoes e sao dele e seu espirito e suas ideias que sao expressas nesses carros que ate hoje permanecem incriveis objetos de adoraçao para todos com grande experiencia ao volante muitos dos grandes criadores eram pessoas horriveis bem de perto; genios terriveis pouca paciencia desprezo pelo resto da humanidade e so lembrar que porsche era amigo de coraçao de um certo adolf e impossivel de se manter empregado em lugar nenhum dai seu escritorio free lance e seu neto piech que embora tenha incrivel influencia na historia do automovel ganhou o apelido de evil doktor piech nao a toa nao a surpresa aqui e descobrir que satta era muito como seus carros nada de poder desenfreado nada de marretas; bom comportamento e se fossem ferramentas seriam delicados mas precisos bisturis disse borgeson de satta era um homem esguio de estatura mediana olhos e pele morena tinha maos muito finas e fortes como se supoe que os escultores tenham o cabelo preto de sua juventude tornou se branco aos cinquenta anos ele tinha um carater calmo e tranquilo e era conhecido por nunca ter levantado a voz com raiva falava rapido e eloquentemente tinha um bom dominio nao so da lingua inglesa mas tambem do frances e alemao e nao existia livro tecnico em nenhuma lingua que nao conhecesse era uma pessoa de culta amplamente admirado por suas qualidades humanas e por sua habilidade como mediador era justo e totalmente despretensioso satta tinha um grande interesse por todos aqueles que trabalhavam com ele todos os quais ele conhecia pelo primeiro nome ele parecia buscar e inspirar confiança e amizade em todas as suas relaçoes humanas por tudo isso muitos o chamavam de fraco; mas era tudo menos isso aos 63 anos de idade em 1973 teve que se aposentar ao descobrir um terrivel cancer no cerebro que o levaria embora um ano depois a alfa romeo literalmente nunca mais foi a mesma aracnologia mas divago; o tema hoje nao e satta mas uma de suas mais longevas criaçoes o alfa romeo spider derivado do giulia tipo 105 um carro que quando todos os seus pares dos anos 1960 todos os carros esporte baratos como o mgb e o fiat 124 sport spider ja tinham partido dessa para melhor continuou impassivel na verdade continuou tanto tempo em produçao que quando a mazda reviveu este conceito de carro esporte em 1989 ainda estava a venda e nao banido para algum pais de terceiro mundo ainda em produçao pela alfa romeo e a venda em paises como os eua e toda a europa o spider original permaneceu em produçao de 1966 ate 1993 so foi descontinuado com o aparecimento do novo spider de traçao dianteira que foi ate importado aqui para o brasil em alguma quantidade sim mudou muito nesse tempo mas era basicamente o mesmo carro e o mesmo motor mas ao apresentar este carro de hoje vale um pouco de tipologia da especie o giulietta que veio antes do giulia em 1954 era um pouco menor e tinha um spider tambem lançado em 1955 era o giulietta spider este carro originalmente com o motor de 1 3 litros da giulietta recebe o motor 1600 do giulia em 1964 e vira o giulia spider mas o alfa romeo spider de 1966 era outro bicho desenhado por pininfarina para substituir o giulia spider era um carro altamente avançado para seu tempo nao so mecanicamente mas tambem em estilo foi lançado no salao automovel de genebra em 1966 e juntamente com o giulia sprint gt veloce o cupe de quatro lugares de giugiaro na bertone que conhecemos hoje como gtv foi decidido que o nome do novo carro deveria ser tambem novo; para isso a alfa romeo anunciou um concurso publico oferecendo como premio um exemplar do novo carro foram enviadas mais de 100 000 sugestoes e o vencedor foi um certo guidobaldo trionfi de brescia que propos o nome duetto infelizmente o nome nao pode ser adotado oficialmente a fabricante de doces pavesi tinha lançado e registrado em 1965 um snack de chocolate com este nome o nome acabou se repetindo ainda que sem o giulia alfa romeo spider 1600 mas duetto como fusca permaneceu na boca do povo e ate hoje evoca exatamente este carro e o que e o alfa spider basicamente e o giulia mas na versao carro esporte aberto de dois lugares e um monobloco de aço estampado com o entre eixos reduzido de 2510 mm no seda para 2250 mm no spider pesava 978 kg em 1966 e era sempre conversivel de dois lugares somente a suspensao independente por duplo a sobreposto na frente e atras um eixo rigido genial leve com carcaça central em aluminio molas helicoidais e em braço inferior de cada lado no centro o diferencial ia preso em um braço triangular para segurar reaçao a torque e movimento lateral; cintas limitadoras de curso com batentes de borracha e barra estabilizadora terminavam o desenho a direçao e setor e sem fim; apesar de tecnicamente inferior ao pinhao e cremalheira aqui e uma caixa primorosa um dos pontos altos do carro os freios eram a disco nas quatro rodas rarissimos entao e os pneus radiais pirelli o motor e o famoso twin cam de aluminio quatro cilindros em linha dohc oito valvulas e dois carburadores duplos deitados era acoplado a um cambio de cinco marchas altamente exotico em 1966 com carcaça tambem em aluminio todo spider ate 1993 segue a especificaçao acima; e diferença e de detalhes apenas no lançamento a traseira acabava como um barco comprida e seguindo o desenho do resto do carro foi controverso e nao sobreviveu tres anos depois do lançamento a traseira coda tronca aparece um corte abrupto e reto da traseira a alfa romeo dizia na epoca que era por causa de aerodinamica; mas nunca deu detalhes basicamente e mudança estetica [caption id= attachment_351896 align= aligncenter width= 999 ] com uma serie 3 e uma tipo 916 dos anos 1990[/caption] o exemplar das fotos e um serie 2 de 1974 esta e justamente a serie que começou com a traseira cortada quatro series distintas de spider existem a primeira serie com cauda longa começou com o motor 1600 1570 cm³ e 109 cv em 1967 o serie 1 ganha o motor 1750 1779 cm³ e 118 132 cv dependendo do mercado tambem aparece nessa epoca a spider junior com 1300 cm³ e 89 cv mais barata o serie 2 começa no ano/modelo 1970 e vai ate 1983 inicialmente com os motores 1750 e 1300 como a serie anterior as mudanças esteticas alem da coda tronca eram sutis como uma grade ligeiramente diferente novas maçanetas para brisa mais inclinado pedais pivotando do painel e nao do assoalho como antes e acabamento interno diferente em 1971 aparece o motor que esta no carro das fotos o 2000 na verdade 1962 cm³ com saudaveis 132 cv a 5800 rpm e 18 1 mkgf a 3700 rpm o carro pesava 1007 kg e usava pneus pirelli cinturatto 165 hr 14 chegava a mais de 190 km/h e fazia o 0 100 km/h em 8 9 segundos neste ano tambem a versao junior ganha o motor 1600 aposentando o 1300 definitivamente no spider os dois motores permaneceriam ate o fim mas alterados em detalhes e/ou mercados o spider serie 3 estreou no ano modelo de 1982 com um face lift que incluia um spoiler traseiro e na frente scudetto integrado ao para choque preto de plastico nos eua vem com a injeçao eletronica de combustivel bosch no motor dois litros o serie 4 e um extenso face lift que modernizou o carro por dentro e por fora incluindo ate airbags em 1990 praticamente um opala diplomata 1992 em forma de carro esporte italiano embora ainda interessante e o que e um carro dos anos 1960 tentando se passar por moderno em 1990 a spider 2000 do fernando benghi o fernando bengui tem esta spider vermelha das fotos desde 1994 praticamente comprada quando o carro deixava de ser fabricada na italia nessa epoca nao podia ser chamada de moderna ja mas ainda era um carro de caracteristicas e tecnologia francamente sem par por aqui na verdade pense bem que outro roadster com um bravo dohc de aluminio e suspensao decente existe aqui so os miatas e os alemaes que vieram depois como o z3 e o slk mas entre eles somente o miata chega perto em puro prazer ao dirigir imagine entao em 1994 quando ainda se vendia gol quadrado mais que qualquer outro carro o fernando diz que o carro comprado pelo seu pai na verdade em 1994 por insistencia sua foi o seu maior companheiro sobre rodas ate hoje praticamente aprendi a dirigir nela ia para a faculdade com ela praia me acompanhou a vida inteira ate hoje mesmo sendo um carro antigo ja em 1994 era muito avançada meu pai tinha uma parati 1992 comprada zero mas nao tinha nem comparaçao com a alfa e andava muito mais que os carros da epoca [gallery ids= 351850 351873 351872 351879 351878 351853 ] foi nesta spider que o fernando aprendeu mecanica e se entusiasmou por carro antigo; especialmente alfa romeo hoje tem tambem um 145 e um gtv tambem vermelhos que compartilham a garagem com a spider alem disso tem uma giulietta sprint e outra gtv em processo de restauro aprendi mecanica com ela tambem faço eu mesmo tudo regulo faço manutençao ja desmontei e montei ela umas cinco vezes este final de semana inclusive desmontei o cabeçote antes do pai do fernando comprar o carro e uma gtv ficaram a venda numa loja perto da casa deles por bastante tempo o que causou a insistencia do fernando com o pai para comprar antes dela tinham um fnm jk azul que acabara de ser vendido; parece que nao conseguiam ficar longe das alfa por muito tempo e ate hoje e o maior companheiro que ele tem em algum lugar metafisico certamente ao ver isso orazio satta sorri mais uma vez
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