ah o mullet o corte de cabelo masculino que define os anos 1980 como nenhum outro angus macgyver criava bombas atomicas usando penicilina coca cola e chiclete usando os poderes do cabelinho louro que era comprido somente atras do pescoço bono ficou famoso com um mullet gigantesco atras das orelhas enquanto cantava sunday bloody sunday ate sir paul mccartney resolveu aderir ao estranho chumaço de cabelo pendurado a partir da nuca naquela epoca o mullet e os anos 1980 sao indivisiveis mas com o tempo caiu rapidamente de moda apesar de nunca deixar de ser usado se tornou na verdade um simbolo uma prova de que alguem parou no tempo em 1986 e nunca mais saiu de la um estereotipo para o americano loiro e pobre conhecido como white trash este estereotipo repetido milhoes de vezes no cinema de hollywood como um tipo desprezivel de pessoa invariavelmente mora num daqueles parques de trailers estaticos que povoam a america e dirige um carro acima de todos os outros um camaro de terceira geraçao de preferencia um iroc z que como o seu dono fora de seu tempo tem nas laterais o lema deste tipo de pessoa imaginaria i rock eu sou o maximo numa traduçao livre nao vamos aqui entrar na celeuma da estereotipagem tao querida pela midia cinematografica; mas temos que falar um pouco sobre o carro cuja imagem para sempre foi ligada a ela o camaro de 1982 a 1992 parece hoje um simbolo tao completo do homem dos anos 1980 quanto um belo tufo de cabelo atras do pescoço e a musica do van halen tocando na fita k7 parece que se entrarmos em um deles o cabelo começa a crescer atras da nuca imediatamente feito uma estranha reaçao alergica o camaro de terceira geraçao e um carro vestindo mullet uma prova maior de que o automovel e um reflexo nao somente do que e como carro mas tambem de seu publico preço e posiçao social um carro eminentemente masculino barato mas com alto desempenho e americano nao podia ser amado num mundo como o de hoje; representa tudo que a sociedade repudia este camaro tem fama de ser como seu dono estereotipo nada sofisticado bruto sem finesse ultrapassado e mal passado demais para o consumo humano uma imagem dificil de se apagar mas mesmo assim equivocada de qualquer forma um jornalista certa vez disse que fosse o camaro iroc z europeu vendido a preços estratosfericos e em pouca quantidade seria um classico reverenciado dificil imaginar um europeu fazendo algo tao bom como o v8 chevrolet de bloco pequeno mas tirando isso uma verdade inquestionavel muito se fala sobre a natureza simploria e sem sofisticaçao do camaro mas na verdade nos anos 1980 era uma lufada de ar fresco em um mundo pobre de opçoes de real desempenho e era algo importante o primeiro camaro que podia fazer curvas tao bem quanto podia andar em linha reta a terceira geraçao nos vamos colocar o romance de volta nesse sofrido negocio de automovel tom zimmer engenheiro chefe da terceira geraçao do camaro os anos 1970 foram tempos estranhos para a industria ate 1966 existiam poucas regras estatais que regiam a construçao de um automovel basicamente podia se fazer qualquer coisa e o unico regulador era o mercado se vendia estava bom se nao vendia nao por isso segurança veicular era negligenciada por completo simplesmente porque nao era o que o publico comprava um exemplo famoso e de quando a ford faz um carro mais seguro em 1956 e o propagandeia o fracasso desta campanha cria o ditado que segurança nao vende quem se preocupava com segurança na verdade comprava os baratos volvos e os caros mercedes benz — uma parcela minima da populaçao entao ate hoje permanece este paradigma gente rica quer segurança o resto na verdade nao liga porque mais coisa no carro significa preço maior mas a partir dos anos 1970 existiam leis para nos proteger de nossas escolhas irresponsaveis [caption id= attachment_286372 align= aligncenter width= 570 ] safety does not sell [/caption] alem da segurança passiva emissoes de poluentes e ruidos agora eram regulados por orgaos publicos mundo afora demorou para a industria se adaptar principalmente nos eua onde elas vieram antes e mais forte como consequencia os anos 1970 foram um clima de fim de festa danado menos desempenho carros cada vez menores e menos interessantes equipamentos antipoluiçao arcaicos que nao funcionavam direito acreditava se no fim proximo do automovel particular ou de pelo menos tudo que era bom neles dentro da gm o camaro e seu irmao gemeo pontiac firebird estavam em maus lençois seus v8 com taxa de compressao baixa e amordaçados para passar nas novas legislaçoes antipoluiçao eram pifios em desempenho mas ainda assim bebiam como um v8 o antigo pony car o carro pequeno e esportivo a americana se tornara um mastodonte lerdo e beberrao em 1975 começa um projeto para substitui lo em 1980 e a ideia era a em voga entao traçao dianteira baseado nos x car que tinham um novo v6 pequeno de 2 8 litros [caption id= attachment_286371 align= aligncenter width= 999 ] o z28 1978 passo na direçao certa [/caption] mas a turma que cuidava do camaro nao deixou isso acontecer a cada ano o velho camaro ficava progressivamente mais veloz e bonito numa epoca em que os carros americanos so pioravam as vendas começam a subir batendo recorde a cada ano em 1977 volta o z/28 ainda com desempenho timido mas ja um passo na direçao certa em 1978 para choques integrados fazem do z/28 um carro bonito e com 185 hp capaz de fazer o 0 100 km/h em menos de oito segundos um sucesso completo de publico e critica no mesmo ano depois de anos de discussoes e brigas internas morre o projeto do carro de traçao dianteira o novo camaro teria traçao traseira o mundo de hoje e fixado no passado quando se desenha algo novo; em 1980 o futuro ainda parecia um lugar legal para se visitar o novo camaro/firebird era muito diferente do anterior em tudo apesar de manter o esquema tradicional de v8 e traçao traseira alem de menor o novo carro seria mais baixo e mais esportivo um desenho internacional desempenho em curvas era agora imprescindivel para o mercado americano tambem depois que os japoneses e os europeus ensinaram o publico de suas vantagens na esteira da crise do petroleo apesar disso os objetivos de preço final eram baixos e sagrados a gm gostava mesmo de volume alto a preço baixo o projeto foi realizado a toque de caixa pois nascera atrasado 1982 era agora o objetivo de lançamento nao 1980 o desenho final e original e belissimo uma cunha baixa e moderna com proporçoes perfeitas tamanho de rodas exato e limpeza de linhas exemplar poderia ser um carro de qualquer marca no planeta; todas teriam orgulho desta forma o fato de que seria um carro barato e de desempenho excelente garante seu sucesso ja de cara a tampa traseira era a maior mais cara e complexa peça de vidro ja criada para a industria ate entao era tambem a tampa do enorme porta malas traseiro hatchback os bancos traseiros eram individuais e rebativeis como os porsche mas nele cabiam adultos com duas pernas normais o painel era moderno e simples sem a influencia digital de caças a jato do corvette instrumentos analogicos um console alto no meio posiçao de dirigir perfeita o tecido dos bancos do z28 eram um show a parte diziam camaro repetidas vezes emulando os entao populares recaro europeus com bom humor e beleza incomparaveis o carro era um monobloco em aço estampado claro mas pela primeira vez nao tinha o enorme subchassi dianteiro que caracterizou as duas primeiras geraçoes do carro suspensao dianteira e motor eram montados diretamente ao monobloco coxins apenas localizados em cada componente separado o motivo aqui e duplo primeiro fazer um carro mais barato e segundo menos um grau de liberdade para a suspensao o objetivo era um carro que fosse tao bom quanto ferrari e porsche 308gtb e 924/928 entao em curvas e o subframe com seus coxins podiam ser mais sofisticados mas um grau de liberdade a mais para lidar na perseguiçao de desempenho maximo em curvas a suspensao dianteira e original funciona como um mcpherson com um amortecedor como coluna superior e girando com a direçao em rolamento de esferas no topo mas a mola para um capo mais baixo e melhor distribuiçao de carga mcpherson tradicional exige carroceria parruda no topo da coluna mcpherson estava embaixo diretamente montada na larga bandeja inferior provisao existia para barra estabilizadora na frente e atras claro a barra e um metodo infalivel de se acertar desempenho dinamico facilmente entao toda engenharia e viciada nelas na traseira nada de suspensao independente um eixo rigido e muito bom para desempenho em curvas e o projeto ja determinava um compromisso em conforto seria mais rigido do que confortavel e era mais barato tambem claro principalmente por usar um eixo comprado existente mas tinha todos seus movimentos controlados de forma inteligente e barata era na verdade um chevettao o diferencial era fixo a transmissao por um braço para evitar rotaçao do eixo no chevette funçao realizada pelo tubo de torque dois braços inferiores mola helicoidal e barra panhard transversal freios eram discos ventilados na frente e atras nas versoes v8 tambor atras nas outras unica coisa antiga do sistema todo era a direçao ainda usava braço pitman e caixa de esferas recirculantes inerentemente menos direto que um pinhao e cremalheira pneus radiais claro 195/70 r14 no carro basico 215/65 r15 nos z/28 e trans am motor e cambio eram pre existentes o carro basico vinha com um quatro cilindros iron duke o duque de ferro da pontiac parecido com nosso quatro cilindros do opala ohv 2 474 cm³ mas com injeçao monoponto e 90 hp a 4 000 rpm acima dele o novo v6 pequeno a 60° da chevrolet com 2 835 cm³ em sua primeira apariçao em carro de traçao traseira ainda com carburador duplo tinha pifios 102 hp os v8 eram dois ainda amordaçados e de taxa baixa como tudo entao mas ao menos eram mais interessantes ambos eram versoes do conhecido v8 chevrolet de bloco pequeno na versao 305 pol³ quase exatamente cinco litros 4 998 cm³ a primeira versao disponivel com cambio manual de quatro marchas ou automatico de tres tinha carburador rochester quadrajet de corpo quadruplo e taxa de 8 6 1 para 145 hp o mais potente era somente automatico injeçao de duplo corpo de borboleta crossfire taxa de 9 5 1 e 165 hp [caption id= attachment_286380 align= aligncenter width= 999 ] berlinetta o camaro de luxo [/caption] montados em um carro que nao era particularmente leve ao redor dos 1450 1500kg dependendo da versao apenas os v8 tinham desempenho decente o v8 manual de 145 hp e o automatico de 165 hp faziam 0 100km/h na casa dos 9 segundos o que apesar de lerdo visto de hoje na epoca era muito bom e nao demoraria a melhorar muito e rapidamente os criadores do camaro queriam trazer de volta alta performance para o povo objetivo nobilissimo e que foi alcançado mais adiante o que ele era desde o inicio era um carro delicioso para diversao em estradas sinuosas exatamente o que amantes de carros esporte gostam e longe do estereotipo white trash que seria imposto a ele desde o inicio o z28 o basico e o berlinetta tinham acerto para conforto e nao performance era um carro duro e focado brilhava mesmo em curvas onde com torque do v8 e um chassi que esquecia a tradiçao americana de subesterço inicial em favor de uma frente plantada e uma traseira comandada por acelerador brilhavam fortemente a revista car and driver americana em 1984 fez tres testes um verdadeiro campeonato o melhor carro americano em curvas o melhor importado e comparando os dois vencedores o melhor do mundo o camaro vence facilmente todos os americanos inclusive o corvette perde para o porsche 944 o titulo de melhor do mundo mas por uma margem pequena era uma revelaçao um camaro totalmente diferente e ao contrario do neutro e serio porsche divertidissimo e alegre traseira frequentemente para fora da curva rapidamente os motores melhoram exponencialmente em 1985 a chevrolet fecha contrato para fornecer camaros de competiçao para a iroc international race of champions uma corrida de pilotos famosos em carros iguais que antes usava porsche 911 aparece o famoso iroc z nas ruas com 190 hp ainda um rochester quadrajet e cambio manual de cinco marchas e 215 hp com cambio automatico agora de quatro marchas e injeçao multiponto ambos faziam 0 100km/h na casa dos 7 segundos em chegavam a 225 km/h [caption id= attachment_286374 align= aligncenter width= 999 ] tuned port injection injeçao eletronica multiponto e a chave para desempenho e baixa emissao [/caption] em 1987 o motor de cinco litros injetado podia vir com cambio manual e o automatico agora era o motor do corvette 5 7 litros e 220 hp o zero a cem agora acontecia ao redor de seis segundos cravados e a velocidade maxima chegava a 230 km/h freios e pneus cresciam com o desempenho agora eram 245/50 vr16 da goodyear em 1988 o v8 de cinco litros chega a 220 hp e o 5 7 a 230 hp o carro com cambio manual em alguns testes faz o zero a cem na casa dos cinco segundos algo respeitavel ate hoje em 1990 acaba o contrato com a iroc e o topo de linha volta a ser o z28; um facelift ocorre em 1991 um ano antes dos ultimos carros serem fabricados em 1992 o facelift traz mais potencia 245 hp no 5 7 litros/auto e 230hp no 5 0 litros/manual a gm passava por mais uma de suas crises ciclicas entao o que fez um substituto demorar a aparecer o camaro de terceira geraçao sempre vendeu muito bem e por isso acaba por viabilizar uma nova geraçao mesmo no meio de uma crise em 1993 finalmente ela aparece o fim do camaro a geraçao seguinte que aparece em 1993 e uma evoluçao do anterior mecanicamente o motor era o novo lt1 lançado no corvette e eventualmente receberia os primeiros ls tambem mas o carro nunca repetiu o sucesso da terceira geraçao [caption id= attachment_286367 align= aligncenter width= 999 ] quata geraçao menos feliz [/caption] existem muitas teorias a este respeito mas a mais obvia parece ser o desenho era claramente pouco inspirado derivativo e feito sem vontade o entre eixos parecia totalmente fora de posiçao e desproporcional ao resto do carro bem como as rodas agora aparentemente pequenas e para dentro da carroceria o desenho parecia um camaro inchado as belas linhas do anterior estufadas como um balao o interior era emblematico da gm de entao feio e com cara de artigo de segunda linha numa loja de brinquedos chineses talvez existam muitos outros motivos mas este e o mais claro apesar do desempenho continuar subindo era um carro apenas rapido e barato agora o anterior era obviamente o fruto de um time interessado em subir a barra em fazer de seu carro algo internacionalmente aclamado por algum tempo quase conseguiu; nao se pode controlar quem compra seus carros e a imagem que podem transferir a ele o fato e que a quarta geraçao e um fracasso tao claro que a gm desiste o camaro morre em 2002 nasceria novamente em 2010 baseado em nostalgia; mas isso e outra historia fica para outro dia o terceiro camaro e entao a ultima vez que o camaro foi reinventado olhando para frente e nao ao passado com o aparentemente esgotado poço de nostalgia dos anos 1960 que o atual representa sera que nao e a hora da gm fazer um novo camaro 1982 nostalgia por nostalgia a maioria das pessoas nao se lembra mais de 1966 ano do primeiro camaro que inspira o atual na verdade nem o avo delas se lembra mais o mais jovem comprador de um camaro em 1966 hoje tem 80 anos; uma nostalgia que a cada dia fica menos popular ate falando em nostalgia evoluir e preciso e so de pensar nisso faz o cabelo da nuca começar a crescer involuntariamente o que pode ser estranho mas e bem mais interessante que indiferença
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