na manha de 18 de março de 1977 o embraer sertanejo pt ehr decolou do campo de marte em sao paulo com destino a araraquara no oeste do estado a bordo do pequeno monomotor brasileiro estavam marivaldo fernandes e seu amigo jose carlos pace juntamente do piloto do aviao carlos roberto de oliveira poucos minutos depois quando sobrevoava a serra da cantareira a chuva que começou a cair no momento da decolagem havia se transformado em uma violenta tempestade a pequena aeronave instavel e com pouca visibilidade bateu em uma arvore na regiao de mairipora e caiu os tres ocupantes morreram na hora foi o tragico fim da trajetoria de jose carlos pace para as geraçoes mais novas que aprenderam a gostar de formula 1 com piquet senna rubinho massa e — por que nao — hamilton e verstappen o tal moco como era chamado e apenas um dos pilotos bons de braço do qual nossos pais e avos falam quando lembram dos bons tempos da f1 pace conquistou somente uma pole position e teve apenas uma vitoria na categoria mas praticamente todos que o viram correr dizem que ele tinha chances de ganhar o titulo mundial de f1 caso nao tivesse embarcado em um aviao naquela manha ha exatos 45 anos jose carlos pace começou a correr de kart nos anos 1960 junto com seus amigos da vizinhança que por acaso eram emerson e wilson fittipaldi e jan balder mas sua carreira nas pistas começou mesmo quando ele foi chamado por anisio campos e seus socios para disputar o ii premio aniversario do automovel clube do estado de sao paulo com um dkw preparado por eles naquela corrida pace conseguiu tempos excelentes que chamaram a atençao de luis greco da equipe willys que o convidou para integrar o time ao lado de bird clemente wilsinho fittipaldi e luis pereira bueno nos dois anos em que defendeu a lendaria equipe brasileira 1965 e 1966 pace conquistou um terceiro lugar nos 500 km de interlagos um segundo lugar nos 500 km da guanabara a vitoria geral das seis horas de curitiba e o primeiro lugar na classe ate 850 cm³ das tres horas de interlagos em 1967 pace foi para a equipe dacon onde se tornou o principal piloto do time ao volante de um fusca com motor 2 0 da porsche e mais tarde dos iconicos karmann ghia/porsche que fizeram sucesso nas pistas no fim dos anos 1960 na dacon pace conseguiu um segundo lugar nos 1000 km da guanabara e a vitoria de ponta a ponta nos 1000 km de brasilia em 1967 para o azar ou sorte de pace naquele ano a equipe dacon foi desativada e ele foi para a equipe jolly onde correu com um alfa romeo p33 — sim aquele com motor v8 de dois litros — com o qual venceu as tres horas do rio de janeiro de 1969 e os 500 quilometros de salvador dividindo o volante com marivaldo fernandes a dupla ainda venceria os 1000 quilometros de brasilia dividindo um alfa gta no ano seguinte 1970 pace foi para a europa seguindo o caminho trilhado por emerson fittipaldi em 1969 la ele se estabeleceu em attleborough proximo a escola de pilotagem de jim russell foi na equipe de russell a bordo de um lotus que pace estreou na formula 3 inglesa e conquistou o campeonato forward trust depois do titulo ele foi convidado por frank williams que ainda tinha sua primeira equipe a frank williams racing cars para pilotar seus carros na formula 2 [caption id= attachment_310596 align= aligncenter width= 912 ] o cafe da manha dos campeoes segundo frank williams[/caption] na f2 pace nao pontuou mas frank williams botou fe no brasileiro e o convidou para pilotar um march 711 da equipe na formula 1 a estreia de jose carlos pace foi no gp da africa do sul de 1972 corrida que terminou em 16º lugar na prova seguinte o gp da espanha pace terminou em sexto marcando seus primeiros pontos na f1 era apenas sua segunda corrida e somente os seis primeiros pontuavam um feito e tanto [caption id= attachment_310601 align= aligncenter width= 1194 ] emerson wilsinho e pace os tres brasileiros na f1 em 1972[/caption] pace ainda pontuou no gp da belgica chegando em quinto lugar mas no restante da temporada nao conseguiu resultados expressivos e terminou em 18º lugar no mundial em 1973 ele foi convidado para pilotar na estreante surtees a equipe formada pelo campeao john surtees que tornara se amigo de pace ele pontou novamente em apenas duas corridas mas conquistou o primeiro dos seis podios de sua carreira com um terceiro lugar no gp da austria pace tambem conseguiu um quarto lugar em nurburgring corrida na qual cravou sua primeira volta mais rapida com um tempo de 7 11 4 naquele ano de 1973 pace tambem disputou tres corridas de f2 pela surtees e o world sportscar championship pela ferrari dividindo uma 312pb com arturo merzario com o italiano pace conquistou o segundo lugar nos 1000 km de nurburgring e nas 24 horas de le mans — o que fez dele o primeiro brasileiro no podio da maior corrida do planeta dizem que enzo ferrari convidou pace para correr pela scuderia na formula 1 mas o convite foi recusado por fidelidade a surtees [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 310599 310598 ] contudo no ano seguinte pace deixou a fidelidade de lado em nome de um passo maior para sua carreira ele fora convidado por bernie ecclestone para formar a dupla de pilotos da brabham com carlos reutemann e topou na hora terminando a temporada de 1974 pela nova equipe foi na brabham que pace fez a melhor temporada de sua curta carreira com o novo bt44 projetado por gordon murray ele chegou em quinto no gp da italia com a melhor volta da corrida em monza e em segundo lugar no gp dos eua em watkins glen tambem com a volta mais rapida um fato curioso e que na vespera do gp dos eua pace contou que sonhara com seu falecido pai pace usava um capacete com uma seta apontada para baixo logo no topo da viseira seu pai no sonho lhe disse a flecha apontada para baixo pesa muito meu filho livre se desse peso pelo jeito seu pai estava certo em 1975 veio a consagraçao depois de abandonar a corrida inaugural da temporada na argentina devido a um problema no motor cosworth dfv pace chegou ao brasil com um carro equilibrado e bem acertado para a corrida em interlagos e faturou sua primeira e unica vitoria da carreira chegando a frente de emerson fittipaldi na primeira dobradinha brasileira na formula 1 a vitoria no brasil o dia era 26 de janeiro o ano ainda estava em sua terceira semana mas a formula 1 ja estava em sua segunda etapa com os 23 carros classificados alinhados no grid do autodromo de interlagos depois da abertura da temporada na argentina a formula 1 chegou ao brasil tendo emerson fittipaldi como favorito a vitoria ele ja havia vencido a prova hermana tinha um carro de ponta e afinal estava em casa mas apesar de ter tudo ao seu favor a sorte nao estava ao seu lado naquele fim de semana nos treinos de classificaçao o unico carro que nao mostrou nenhuma instabilidade sobre o ondulado asfalto brasileiro foi o shadow de jean pierre jarier que conquistou a pole position nos treinos extra oficiais no domingo de manha emerson fittipaldi testou o mclaren m23 com os tanques cheios e viu um carro perfeito para a corrida em seguida ele testou um jogo de pneus mais duros mas nao gostou do comportamento do carro e voltou aos boxes para troca los foi quando ele descobriu que um dos pneus traseiros estava furado e precisaria encontrar um par nas poucas horas que separavam o treino da largada por sorte mark donohue da penske decidiu correr com pneus mais duros e cedeu seu par a emerson na largada jarier alinhou no primeiro colchete ao lado de emerson na segunda fila estavam carlos reutemann e niki lauda seguidos por clay regazzoni e jose carlos pace na largada reutemann saltou a frente de jarier emerson se distraiu e foi pego pela bandeirada sem giro suficiente para arrancar forte largou mal e caiu para setimo enquanto pace ganhou tres posiçoes e foi para terceiro atras de jarier na quinta volta jarier passou reutemann para assumir a ponta e passou a imprimir um ritmo muito rapido na volta seguinte ele ja abria dois segundos de vantagem em relaçao ao argentino — em parte por que reutemann havia diminuido seu ritmo de corrida aparentemente por conta dos pneus dianteiros escolhidos so que apesar da velocidade baixa entre a ferradura e a junçao reutemann nao deu chances de ultrapassagem o que acabou segurando o pelotao atras dele foi somente na 13ª volta que pace conseguiu passar o argentino apos ganhar uma freada na curva 3 sem ninguem para amarra lo ele começou a abrir distancia de seu companheiro da brabham mas sem muitas chances de alcançar jarier que abrira mais de 30 segundos de vantagem enquanto isso emerson ganhou a posiçao de jody scheckter que abandonou a prova com problemas mecanicos e chegou em lauda a sua frente clay regazzoni passou carlos reuteman cada vez mais lento assumindo a terceira posiçao na 19ª volta emerson venceu a freada com lauda na entrada da curva do sargento e assumiu a quinta posiçao atras de reutemann em duas voltas emerson entrou no vacuo do argentino que percebeu que seria ultrapassado na curva 3 e nao defendeu a posiçao aquela altura jarier e seu shadow mantinham a vantagem arrasadora para os demais carros pace tambem estava bem a frente de regazzoni que por sua vez era mais rapido que fittipaldi nas retas — diferentemente de lauda por isso emerson decidiu poupar o carro e tentar uma ultrapassagem surpresa na curva do laranja na 28ª volta ele saiu do vacuo do suiço da ferrari entrou na curva pelo lado de dentro e o passou para assumir a terceira posiçao mais de dez segundos atras de pace emerson sabia que seria dificil mas tentou diminuir a diferença para seu amigo e rival jarier estava 24 segundos a frente de pace que imprimia um ritmo constante e cauteloso quando o motor de seu shadow começou a apresentar problemas em menos de duas voltas no giro 33 o frances abandonou a prova deixando a dianteira livre para pace que so precisaria continuar ali por oito voltas para levantar o caneco emerson ainda tentou alcançar pace mas seu mclaren começou a escapar de traseira de forma anormal lembram dos pneus doados por donohue e o bicampeao achou mais prudente se manter em segundo e garantir mais seis pontos para a contagem do campeonato pace contou a revista quatro rodas de fevereiro de 1975 que nunca ficou tao emocionado quando viu a shadow preta encostada na curva do sol nao poderia ser diferente mais de 100 000 pessoas lotavam o circuito de interlagos e vibravam com a passagem dos brasileiros pela reta principal com cuidado e concentraçao pace cruzou a linha de chegada em primeiro seguido por emerson finalmente ele chegava ao topo finalmente o brasil tinha dois de seus pilotos no podio da formula 1 https //youtu be/jlikzci1o5s os ultimos anos a temporada de 1975 toda foi muito boa para pace que ainda pontuou na africa do sul em monaco na holanda e na inglaterra mas nas ultimas quatro corridas da temporada uma sequencia de quebras mecanicas motor suspensao e acelerador e um acidente lhe tiraram as chances de uma classificaçao melhor e ele acabou a temporada em sexto lugar na temporada de 1976 a brabham abandonou os confiaveis cosworth dfv em favor dos pesados flat 12 da alfa romeo o carro ja nao era mais tao competitivo mas pace conseguiu pontuar em tres corridas com um sexto lugar no gp da espanha e dois quartos lugares na frança e na alemanha — a mesma corrida que quase matou niki lauda ainda em 1976 pace gravou as cenas de açao do filme bobby deerfield como duble de al pacino o filme conta a historia de um piloto de f1 calculista e obcecado pela vitoria mas que depois de testemunhar um acidente fatal e ferir um rival em um acidente passa a ser assombrado pelo medo da morte em todas as cenas que bobby deerfield pilota seu carro e pace quem realmente vemos ao volante https //youtu be/neapij4m1rw em 1977 pace havia se entendido com o novo motor e estreou no segundo degrau do podio do gp da argentina no brasil ele abandonou devido a um acidente e a terceira corrida na africa do sul — a mesma do acidente fatal de tom pryce — pace classificou em segundo mas terminou em 13º o gp da africa do sul foi o ultimo de pace apenas 13 dias mais tarde ele e seu amigo marivaldo fernandes embarcaram naquela que seria sua ultima viagem em 1985 o autodromo de interlagos foi justamente rebatizado com o nome de jose carlos pace em homenagem ao piloto ao entrar no tunel de interlagos no acesso ao bolsao de estacionamento central e aos boxes voce encontra um busto de pace a direita para quem o viu correr cedo ou tarde pace teria chances de ser campeao por sua pilotagem versatil e capacidade de pilotar praticamente qualquer tipo de carro — como provam tambem as corridas que venceu no brasil com carros de turismo — lhe renderam a alcunha de campeao mundial sem titulo que tambem da nome ao livro biografico escrito por luiz carlos lima e que inspirou o titulo deste post
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