esta e uma historia totalmente anormal uma historia de recordes de velocidade em terra sim mas totalmente diferente do normal [caption id= attachment_321175 align= aligncenter width= 999 ] la jamais contente eletrico de 1899 105 km/h [/caption] ser o homem mais rapido da face da terra sempre foi um objetivo de muitos uma busca da gloria irreal de so obter um numero impressionante mas uma que costumava elevar tanto o espirito quanto a capacidade tecnica da humanidade afina de contas bater um recorde significa fazer algo que nunca antes foi feito e portanto elevar a barra tecnologica como sabemos um limite existe ate ser quebrado; no minuto seguinte vira tecnologia conhecida e interessante lembrar hoje epoca em que e tratado como suprema novidade que o carro eletrico sempre existiu no inicio dos veiculos autopropelidos ninguem tinha certeza qua seria a tecnologia dominante eletrico combustao interna ou vapor este ultimo a forma preferida de se mover navios e trens entao [caption id= attachment_321176 align= aligncenter width= 999 ] stanley rocket vapor chega a 200 km/h em 1906[/caption] o primeiro recorde mundial de velocidade foi de um carro eletrico o frances gaston de chasseloup laubat dirigiu seu jentaud ate uma velocidade de 63 15 km/h em dezembro de 1898 cinco recordes se seguiram a este todos eletricos ate que o infatigavel leon serpollet tomou o recorde para os carros a vapor em 1902 em 1906 o recorde ainda era a vapor do stanley rocket a uma velocidade de 205 44 km/h o primeiro automovel a andar acima de 200 km/h mas dali em diante todo recorde era por meio de motores a combustao interna ate que em 1963 um americano chamado craig breedlove colocou um motor a jato ge j79 originalmente de um jato de caça f 4 phantom ii em um veiculo que mais parecia um aviao com rodas breedlove chegou a 655 722 km/h e dali em diante os carros mais rapidos do mundo nunca mais foram carros sao avioes desenhados para ficar no solo e propelidos nao pelas rodas e sim pelo empuxo de jatos ou foguetes o recorde hoje e supersonico 1227 986 km/h; andy green e o mais veloz no thrust ssc o recorde tem ja 25 anos e nunca foi desafiado [caption id= attachment_321182 align= aligncenter width= 999 ] breedlove e o spirit of america fim da traçao nas rodas [/caption] isso mostra uma nova realidade lentamente apesar de ainda importante para mover adiante a tecnologia e o escopo doque nos como especie somos capazes de fazer os recordes de velocidade em terra foram ficando mais raros claro; diferente dos anos 1930 por exemplo onde carros com motores de aviao mas nao muito diferentes de carros normais mecanicamente fora seu tamanho brigavam pelo titulo levando consigo a honra do seu pais de origem o povo perdeu um pouco seu interesse naquilo que como algumas categorias de competiçao se distanciou muito da realidade dos automoveis de rua os veiculos que batem os recordes hoje ficaram tao fantasticos e complexos que acabaram irrelevantes [caption id= attachment_321180 align= aligncenter width= 999 ] thrustssc supersonico [/caption] a epoca de ouro do recorde mundial de velocidade em terra foi movida por orgulho patriotico e patrocinado por empresas de pneus oleo motores ou qualquer outra coisa do tipo visando tambem aprender algo no processo era pesquisa tecnologica e competiçao e muito estava em jogo; a quantidade de dinheiro gasta era monumental mas paralelo a isso outro tipo de gente foi chegando perto desses recordes gente que habitava o solo sagrado de bonneville salt flats tambem mas nao representava pais empresa ou qualquer outra coisa entusiastas do automovel que faziam eles mesmos seus carros em suas garagens por esporte somente os hot rodders [caption id= attachment_321177 align= aligncenter width= 999 ] bluebird cn7[/caption] o ultimo recorde mundial de velocidade em terra com um carro com traçao nas rodas aconteceu em 1964 no lago eyre na australia o imensamente patriotico ingles donald campbell bateu o recorde para a rainha com seu bluebird cn7 a 648 73 km/h o veiculo era um monstro com mais de nove metros de comprimento quatro toneladas traçao nas quatro rodas imensos pneus especiais da dunlop inflados a 100 psi e com uma turbina a gas bristol siddeley proteus 705 de 4 450 hp era um gigante criado por dez anos de arduo projeto com ajudas e patrocinios ingleses de todo tipo uma obra tecnologica de milhares de pessoas mas nao e hoje o recordista de velocidade com rodas motrizes o recorde hoje nao e de um pais empresa consorcio de tecnologia ou coisa que valha e privado; um hot roder de 74 anos que continua ano a ano aumentando a velocidade de seu carro o speed demon no encontro anual bonneville speed week o speed demon tem so um motor e traçao traseira apenas; mas hoje e o carro de verdade com traçao nas rodas mais veloz do mundo 775 km/h o povo que atingiu esta velocidade incrivel e muito diferente dos recordistas oficiais do passado sao pessoas normais com empregos e uma vida normal mas que dedicam todo seu dinheiro e tempo livre para perseguir velocidades sempre maiores com seus streamliners veiculos de baixo arrasto aerodinamico criados especialmente para isso suas tecnicas nao sao tecnologicamente avançadas e nao exploram algo totalmente inexplorado; sao chassis tubulares em aço e carrocerias feitas a mao; nunca sao testadas em tunel de vento e sim lentamente evoluidas por tentativa e erro os motores sao de carros de rua de alta produçao mas desenvolvidos e preparados lentamente por decadas [caption id= attachment_321185 align= aligncenter width= 999 ] o goldenrod 4 x v8 hemi[/caption] o primeiro desses hot rodders a pegar para si o recorde com traçao nas rodas aconteceu quase imediatamente depois dos carros a jato dominarem o recorde absoluto ja em 1965 os irmaos summers colocaram quatro chrysler hemi v8 injetados em um carro fino e aerodinamico que pintado de dourado foi chamado de goldenrod com ele chegou a 658 526 km/h um recorde que durou ate 1991 de 1991 em diante o recorde foi batido diversas vezes sempre por hot rodders americanos; um renovado impulso aconteceu neste campo e o mais famoso dos recordistas e certamente george poteet e seu speed demon o demonio da velocidade tudo começa com ron main um outro hot rodder que tentava algo diferente nas planicies salgadas de bonneville com um streamliner moderno queria ser o cara mais rapido do mundo usando um ford v8 flathead [caption id= attachment_321189 align= aligncenter width= 999 ] o flatfire[/caption] isso e o tipo de ideia que so acontece entre os regulares de bonneville; ser o mais rapido com um determinado motor mesmo que seja ele uma reliquia totalmente ultrapassada de valvulas laterais como o v8 em questao e algo que todos ali perseguem o lugar e cheio de maluquices e coisas diferentes assim pois bem o carro de ron main se chamava flatfire e usava um bloco de 1946 para criar um flathead v8 capaz de 700cv ligeiramente mais que o motor original que quando foi lançado dava incriveis 60 cv o objetivo era 300 mph 483 km/h o motor obviamente e o mais exotico flathead v8 ja feito com todo tipo de truque conhecido pelos preparadores americanos; a injeçao e igniçao eram eletronicas modernas o compressor mecanico centrifugo vortech era gigante e o motor era uma fera o carro finalmente atingiu seu objetivo no bonneville speed week de 2003 atingindo 302 674 mph ou 487 km/h [caption id= attachment_321194 align= aligncenter width= 999 ] o speed demon[/caption] a experiencia com o flatfire chamou a atençao de um empresario milionario que se autodenominava um adolescente reciclado chamado george poteet de origem extremamente humilde estava entao perto dos 60 anos de idade e queria entrar no mundo dos recordes de bonneville os dois se juntaram e criaram a equipe poteet & main em seguida main colocou um quatro em linha ecotech da general motors e renomeou o carro como ecofire ; se tornou o motor de quatro cilindros mais rapido do mundo com george poteet dirigindo aos 60 anos de idade a dianteira do flatfire/ecofire foi tao eficiente que foi mantida para o novo carro que construiram para buscar o recorde mundial com traçao nas rodas agora o speed demon em 2007 estreou com um motor 4 em linha chrysler mopar de competiçao basicamente metade de um v8 hemi com 2 9 litros ken duttweiler o famoso preparador fez este quatro cilindros turbo chegar a 1 181 cv a 8 100 rpm e 105 mkgf a 7 100 rpm com conservadores 30 psi de pressao em 2008 ja dava 50 psi e com isso algo ao norte de 1300 cv [caption id= attachment_321195 align= aligncenter width= 999 ] george poteet[/caption] o cambio e um liberty de cinco marchas com acionamento pneumatico modificado e a relaçao final tambem e sob medida na verdade um carro capaz de mais de 600 km/h nao tem nada de prateleira tudo e criado sob medida fabricado em casa na oficina na dianteira duas rodas alinhadas apenas esterçam mas nao tem suspensao atras uma balança simples usa molas eibach e amortecedores penske os freios sao wilwood nascar na traseira com pinças de seis pistoes mas a verdadeira força de frenagem vem de dois paraquedas gigantes especiais as rodas sao feitas sob medida as dianteiras medindo 15x4 5 e as traseiras 18x6 os pneus dianteiros sao 21x5 15 da goodyear e os traseiros mickey thompson lsr 30x9 18 validados para 530 km/h apenas foi nessa configuraçao de motor que o carro ultrapassou pela primeira vez 400 mph 644 km/h mas nao parou ai desde entao a cada ano o numero sobe nada parece abalar a equipe; nem um acidente a mais de 600 km/h em 2014 george poteet saiu andando razoavelmente ileso depois do carro capotar na marca de 3 milhas em bonneville onde devia ter passado ja dos 600 km/h ao perder o controle o carro girou de lado inumeras vezes como um lapis rolando na mesa poteet sofreu apenas pequenos cortes e contusoes e um disco da coluna comprimido ele foi transportado para o hospital em salt lake city onde permaneceu durante a noite para observaçao mas voltou ao sal no dia seguinte para agradecer as equipes de segurança e assinar cartazes para os fas aos 68 anos de idade o objetivo agora para 2022 atrasado pelo cancelamento do bonneville speed week deste ano chuvas inundaram o sal e chegar aos 500 mph ou seja ultrapassar a barreira dos 800 km/h o motor para isso esta sendo feito por duttweiler que como o piloto do speed demon que tem 74 anos tambem nao e um garoto tem 83 anos de idade keith duttweiler e o maior especialista americano em turbo e e famoso por seus buick v6 mas claro que para poteet o negocio sera bem mais serio [caption id= attachment_321203 align= aligncenter width= 999 ] duttweiler e o spedd demon[/caption] duttweiler esta preparando uma serie de motores para o speed demon; numa pratica comum no sal o carro tenta recordes em varias categorias trocando o motor la mesmo em bonneville todos sao turbos com uma so turbina visto que torque em baixa nao e objetivo e lag nao e um problema dois deles sao v8 baseados tradicional v8 small block de 1955 mas nenhuma peça deles e gm claro tudo feito sob medida a partir de blocos solidos de metal usinados esses dois sao os menores com 256 e 368 polegadas cubicas ou 4 2 e 6 litros o terceiro e baseado no v8 ls mais moderno e tem 7 2 litros finalmente um big block v8 de 560 cid 9 2 litros deve dar os 3800 cv que a equipe precisa para atingir os 800 km/h se a tradiçao do carro continuar o objetivo sera ultrapassado por uma boa margem oitocentos km por hora ou mais de dois campos de futebol por segundo com traçao traseira e apenas um velho v8 americano turbinado os 1000 km/h com traçao nas rodas de repente nao parecem tao longe assim estaremos muito longe de ultrapassar a barreira do som com um carro de verdade tracionado por suas rodas este e um jogo totalmente diferente que certamente sera multiplas vezes mais complexo; vai requerir um carro diferente pois as regras da aerodinamica mudam a velocidades supersonicas tera traçao suficiente para isso um milhao de perguntas mas nao tenho duvidas de que hoje se um dia forem respondidas serao nao por paises e conglomerados; serao respondidos por pessoas fazendo isso no seu tempo livre vida longa aos hot rodders
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