lembra do ipod era um dispositivo que quando lançado colocava mais de 1 000 musicas em uma caixinha do tamanho de um maço de cigarros pensada para caber no bolso dianteiro de uma calça jeans comum era um negocio impressionante na epoca em 2001 quando ele foi lançado eu ainda tinha esperanças de consertar o leitor do meu discman da sony onde eu ouvia os mp3 baixados do limewire convertidos e gravados em cd quem viveu a epoca lembra que este era o unico jeito de ouvir musicas baixadas da internet o problema e que o ipod era caro e so funcionava nos computadores apple que eram incompativeis com os computadores movidos por processadores intel no brasil o ipod so foi pegar de verdade no final da decada com a estabilidade cambial e quando os smartphones começavam a dar as caras no mercado pouco antes disso por volta de 2004 o brasil foi inundado por uma serie de tocadores de mp3 de baixo custo trazidos da china que armazenavam bem menos que as 1 000 musicas do ipod mas tambem custavam muito menos que o gadget acessorio da apple por menos de r$ 200 era possivel comprar um desses espetar no seu computador — fosse ele um pc com windows linux ou um mac com seu sistema proprietario de repente gente que sequer sabia que havia um negocio chamado ipod estava comprando um mp3 player chines — muitos ja carregados com dezenas de musicas pelos lojistas mais perspicazes [caption id= attachment_281996 align= aligncenter width= 400 ] o ford t dos mp3 players[/caption] os mp3 players populares ganharam ate evoluçoes que agregavam cada vez mais funçoes era engraçado se o mp3 tivesse quatro funçoes ele era o mp4 se fosse um dispositivo de sete funçoes ele era o mp7 acho que ate hoje muita gente nao sabe que mp3 significa mpeg audio layer 3 e deve achar ate hoje que o numero era o identificador da quantidade de funçoes nessa mesma epoca os fabricantes de celulares como a nokia a siemens e a motorola descobriram que integrar tocadores de mp3 em seus aparelhos era bom negocio o preço dos tocadores chineses sem marca e sem telefone integrado despencou o mp3 player se tornou um lugar comum sony samsung philips e todas as fabricantes que um dia fizeram tocadores portateis de cd e fitas agora faziam mp3 players tambem mas ai vieram os smartphones que alem de musicas tambem tocavam videos e com a possibilidade de ter um dispositivo que toca musicas videos tem internet propria surgiu a musica por streaming que voce nem precisa armazenar na memoria surpreendentemente o mp3 player nao morreu voce ainda encontra aparelhos diversos a venda pela internet ainda ha quem procure esse tipo de aparelho apesar de poder ouvir musica no celular — pelo navegador de internet de tao facil que o negocio ficou e o ipod aquele que começou tudo e um destes aparelhos disponiveis por ai apesar de hoje representar apenas 10% das vendas da apple ainda hoje o ipod apesar de tudo e um bom dispositivo suas entranhas sao as mesmas do iphone 7 que esta longe de ser obsoleto apesar de a apple tentar nos convencer do contrario e ele nao precisa do hardware nem desperdiçar processamento com a parte telefonica sua camera e melhor que a dos smartphones chineses de entrada e na versao touch voce pode instalar qualquer app que nao precise de uma linha telefonica mesmo assim quase ninguem quer um ipod em 2021 na verdade quase ninguem lembra que o ipod ou qualquer outro mp3 player ainda existe [caption id= attachment_281999 align= aligncenter width= 1024 ] wenn ist das nunstuck git und slotermeyer ja beiherhund das oder die flipperwaldt gersput [/caption] vinte anos antes do ipod a mercedes benz definiu como seria o carro moderno com sua nova classe s o carro tinha tecnologias ineditas como abs e airbag combinadas a recursos entao considerados itens de luxo como vidros eletricos travamento central das portas desembaçadores dos vidros celula de sobrevivencia e zonas de deformaçao programada e ligas de aço de alta dureza naquela epoca voce nao podia comprar um classe s no brasil nem se quisesse as importaçoes eram proibidas e voce precisaria de um amigo nos consulados e embaixadas para trazer o seu nao era exatamente dificil mas era caro e possivelmente ilegal ate hoje esse tipo de importaçao traz problemas com a famigerada quarta via de importaçao na verdade nos anos 1980 ate mesmo a propriedade de um automovel era algo limitado a poucos brasileiros os carros eram caros a economia era instavel a maioria da populaçao tinha baixa escolaridade minha familia so foi comprar um carro dos anos 1980 quando ela estava quase acabando em 1988 ate la usavamos um carro de 1979 comprado em 1983 de um tio avo que o tirou zero quilometro porque era funcionario da fabricante apesar da crise oitentista brasileira muitas coisas daquele classe s ja eram encontradas nos modelos mais caros vendidos por aqui caso do del rey do diplomata do santana e do monza todos dotados de vidros eletricos tratamento central das portas e desembaçadores de vidros nos modelos mais baratos contudo voce teria que apelar para algumas traquitanas adaptaveis algo que claro era relativamente comum naqueles tempos [caption id= attachment_282000 align= aligncenter width= 999 ] praticamente um classe s feito sobre o corcel[/caption] a historia começou a mudar a partir de 1990 com duas mudanças que transformaram o mercado brasileiro da noite para o dia a liberaçao das importaçoes e a reduçao do imposto sobre produtos industrializados ipi para automoveis com motor de ate 999 cm³ a primeira permitiu aqueles que queriam comprar um classe s colocar um classe s na garagem de maneira totalmente legalizada a segunda permitiu que aquelas pessoas que sequer sabiam o que era um classe s finalmente comprassem um carro rapidamente as fabricantes começaram a desenvolver projetos com motores de 999 cm³ para abocanhar este novo segmento que havia sido criado pela caneta do estado o resultado foi bombastico em 1992 ano anterior a reduçao do ipi o volume de vendas de automoveis no brasil fora de 764 000 unidades no ano seguinte com carros 1 0 de todas as fabricantes o volume passou a 1 130 000 unidades — um aumento de quase 50% com apenas uma canetada familias que jamais pensaram em ter um carro de repente podiam compra lo gente que jamais pensou em ter um carro zero agora poderia compra los porque eles eram tao baratos quanto os usados de antes naquele mesmo 1993 o entao presidente itamar franco iniciou um plano economico que visava colocar o brasil no eixo eliminando de vez a hiperinflaçao que nos fazia cortar zeros a cada dois anos em 1º de julho de 1994 a nova moeda começou a circular no brasil o dinheiro ficou relativamente barato e o numero de vendas de carros disparou impulsionado pelos populares em 1997 no terceiro ano do plano real — e um ano antes de sua primeira crise — o mercado automobilistico brasileiro atingiu o recorde de 1 940 000 unidades vendidas um crescimento de 150% em relaçao a 1992 [caption id= attachment_282002 align= aligncenter width= 1600 ] rodas de liga leve desembaçador traseiro e cade o retrovisor direito [/caption] a importancia socio economica do carro popular no mercado brasileiro fica clara ao se observar o aumento da frota entre 1990 e 2000 o numero de veiculos em circulaçao passou de 18 247 245 no primeiro ano da decada de 1990 para 29 503 503 no primeiro ano dos anos 2000 um aumento de 61 5% em dez anos enquanto a populaçao teve um aumento de apenas 17 5% o brasil finalmente foi motorizado o carro popular continuou bem sucedido ate meados da decada de 2000 quando o recorde de 1997 foi quebrado e a frota circulante atingiu a impressionante marca de 64 817 974 veiculos registrados — um aumento de quase 120% em relaçao ao ano 2000 e de 255% em relaçao a 1990 aquela altura contudo a participaçao dos populares nesta conta ja era significativamente menor e o motivo tem a ver com aquele classe s dos anos 1980 enquanto o brasileiro comprava seu primeiro carro zero o segundo carro da familia saltava dos populares para um carro pouco melhor agora que ja tinha parte do dinheiro na forma de carro usado como entrada para um novo a propria evoluçao socio economica global colocou nos carros mundanos aquelas tecnologias que um dia eram exclusivas da classe s de repente airbag abs vidros eletricos ar condicionado e trava central se tornaram lugares comuns nos automoveis de repente o publico que comprava carros populares passou a desejar estes itens o mercado sempre pronto para atender demandas reprimidas passou a oferecer estes itens em seus carros populares foi como os celulares com tocadores de mp3 eles eram mais caros que os dumbphones os aparelhos que eram apenas telefones e mais nada mas eram mais baratos que o ipod — e ainda faziam ligaçoes algo que nenhum ipod jamais fez de repente o carro popular se tornou um produto de nicho como os dumbphones e os tocadores de mp3 ate ai nao haveria nenhum problema da mesma forma que os smartphones foram lentamente aparecendo e dominando o mercado com opçoes mais acessiveis para os recursos mais desejaveis isso certamente aconteceria com o automovel mas houve um plot twist antes de isso acontecer o caso brasileiro no brasil esta reviravolta veio na forma de uma serie de desastres economicos consecutivos o primeiro foi o credito desenfreado e insustentavel seguido por uma tentativa desastrada de atrair investimentos no setor automobilistico da forma menos sutil possivel sobretaxando quem nao se instalasse no brasil literalmente criar dificuldades para vender a facilidade em vez de facilitar as coisas o negocio foi tao desastroso que acabou com uma condenaçao do brasil pela organizaçao mundial do comercio como se nao bastasse o terreno fertil prometido nao recebeu fertilizante nem teve dinheiro para a irrigaçao o credito facilitado era insustentavel porque boa parte do crescimento era consumido pela taxa de juros que continuava elevada em todo o mundo a compra de bens de alto valor agregado como automoveis e imoveis depende de financiamentos de longo prazo mas a diferença e que o custo do dinheiro e barato nao vou entedia los com numeros mas em resumo a taxa de juros anual deles e equivalente a nossa taxa de juros mensal e um negocio sustentavel por aqui tivemos financiamentos de ate 84 meses oitenta e quatro meses sabe o que isso significa que uma pessoa que comprou um carro desta forma em dezembro de 2013 so quitou sua divida em dezembro de 2020 nestes sete anos ela nao foi consumidora de mais nada alem de gasolina impostos peças e pneus nao comprou nenhum carro [caption id= attachment_282003 align= aligncenter width= 1008 ] honda em itirapina/sp fabrica fantasma de 2016 a 2019[/caption] a honda que foi uma das fabricantes que aproveitou a promessa de fartura e construiu uma fabrica em itirapina/sp so foi ativa la em 2019 tres anos depois de sua conclusao sim a fabrica nova e pronta ficou tres anos parada porque era mais barato assim do que operando com uma fraçao de sua capacidade as demais fabricantes como audi bmw mercedes e jaguar land rover jamais atingiram sua capacidade maxima o que traz prejuizos porque a estrutura esta operando mas a produçao nao traz o retorno necessario para torna la lucrativa a gm fez demissoes em massa e enxugou seu setor de engenharia assim como a ford que simplesmente desistiu de produzir no brasil mesmo a recente reduçao da taxa de juros nao foi suficiente para reverter a situaçao pois alem das incertezas com o mercado tivemos a extensao da crise pela pandemia do coronavirus o ano que para muitos seria o primeiro da recuperaçao acabou derrubando nao apenas o mercado brasileiro mas tambem o global o caso global em certa altura da decada passada surgiu a noçao de que o automovel vai destruir o planeta e matar todos nos um automovel feito em 2010 com zonas de deformaçao programadas iguais as do classe s de 1980 com celula de sobrevivencia com barras de proteçao lateral seguro como nenhum carro feito nos 120 anos anteriores havia sido limpo como nenhuma combustao jamais fora de repente de novo de repente alem de bem equipados os carros populares precisavam ser mais seguros e mais limpos no começo eles ate conseguiram se adaptar mas em certo ponto os burocratas começaram achar que suas canetas eram varinhas magicas e começaram a proteger as pessoas de si mesmas de repente nao importava se tal desenvolvimento tecnologico era possivel ou nao ele teria que acontecer de uma forma ou de outra porque caso nao acontecesse iriamos nos matar ou destruir o planeta os acontecimentos recentes no planeta nos mostraram na pratica que voce nao pode acelerar a ciencia sem pagar o preço por isso no caso da ciencia dos automoveis o preço a se pagar e a multiplicaçao do orçamento em pesquisa e desenvolvimento e a unica forma de acelerar a evoluçao tecnologica ou voce paga o preço com tempo ou com dinheiro pagamos com dinheiro porque — dizem — nao temos tempo mas voce sabe porque tudo aquilo do classe s levou quase 30 anos para se tornar o padrao dos automoveis modernos por que tudo aquilo do classe s custou uma bela grana para ser desenvolvido entao a mercedes que so ganha dinheiro vendendo carros ofereceu primeiro no carro de luxo que tem maior valor agregado e por isso maior margem depois aquela tecnologia passou ao classe e e por ultimo ao classe c o nome disso e amortizaçao do investimento voce primeiro recupera o dinheiro investido depois lucra com o produto do investimento [caption id= attachment_282004 align= aligncenter width= 999 ] os derrotados serao exaltados caro cygnet [/caption] so que agora nao temos tempo nao da para esperar 30 anos para implementar uma tecnologia que a legislaçao quer que seja implementada daqui a dez anos sabe a amortizaçao nao vai acontecer nao no ritmo que deveria ao menos o resultado e que alguem tera que pagar o preço primeiro o fabricante na hora de desenvolver e produzir depois eu e voce na hora de comprar estas tecnologias que estao sendo empurradas por regulamentaçao dos governos os principais relatorios financeiros sobre a economia europeia ja mencionam que este segmento dos carros de entrada devera desaparecer na regiao devido ao custo de produçao com as tecnologias necessarias para atender toda a regulamentaçao futura https //flatout com br/como as leis de emissoes podem matar os carros populares/ o futuro nao foi escrito o carro popular esta com os dias contados houve uma evoluçao do automovel que foi acompanhada por uma evoluçao socio economica global foi ela que permitiu aos indianos trocar suas motos por carros foi ela que motorizou a china e o leste asiatico e ela deveria ter feito algo semelhante no brasil — nesse caso a culpa foi muito nossa os carros ja nao sao como eram no passado e o consumidor ja nao e mais o mesmo do passado a prosperidade natural de nosso tempo fez com que o conceito de carro popular se modificasse deixando de ser veiculos espartanos para oferecer um minimo de conforto e conveniencia tal como os smartphones de baixo custo oferecem recursos de smartphones mais caros e como os condominios populares ja tem piscinas e quadras poliesportivas e aquecimento solar apesar disso automovel em si nao precisa se transformar em um objeto de elite como foi o ipod em 2001 e o classe s em 1980 — mesmo porque isso criaria uma situaçao insustentavel para as fabricantes pois representaria um retorno a era anterior ao fordismo o acontecimento que realmente popularizou o automovel e viabilizou a produçao em escala hoje temos muitas certezas sobre o futuro principalmente quando se analisa toda a regulamentaçao dos automoveis para os proximos anos estamos nos adaptando como se ele ja estivesse escrito — ou estamos escrevendo um futuro sem automoveis hoje o carro popular morre por ter cumprido sua missao hoje o futuro do automovel parece sombrio com tantas certezas sobre o desconhecido mas a humanidade tende a seguir em frente se tudo isso que parece decretar o fim do carro ameaçar acabar com o carro havera uma reaçao natural das pessoas porque seu fim representa um retrocesso evidente e a historia mostra que a humanidade jamais deu um passo para tras ela nunca regrediu depois de conquistar territorio novo ou voce acha que as pessoas estao dispostas a trocar seus smartphones por um ipod que so consegue guardar 1 000 musicas
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