eu duvido que outro carro va chegar perto do que o t 50s proporciona foi com estas palavras que gordon murray encerrou o video de apresentaçao daquela que ele proprio considera sua obra prima o gma t 50s niki lauda sim este e o nome completo do carro oficialmente revelado hoje o t 50s promete ser o superesportivo carro mais puro e envolvente ja feito e seu criador promete que nada conseguira supera lo nisto ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] assim como no t 50 gordon murray aplicou ao t 50s conceitos e elementos aperfeiçoados cuidadosamente ao longo de decadas mas sem as amarras impostas aos carros de rua o t 50s consegue ser ainda mais impressionante e nao apenas pela aparencia a aparencia claro e matadora nao e bajulaçao nao e impossivel nao encarar o gma t 50s niki lauda como uma resposta concreta aos hipercarros carregados com elementos aerodinamicos e proporçoes digamos pitorescas o mclaren senna que assumidamente abriu mao das proporçoes harmonicas e das formas agradaveis em nome da eficacia aerodinamica e o primeiro que vem a mente alias o nome do t 50s niki lauda parece ate provocaçao olhando para o t 50s e mais que evidente sua ligaçao com o t 50 de rua e consequentemente com o mclaren f1 o perfil do classico se faz presente o monocoque de fibra de carbono e em essencia o mesmo do t 50 normal assim como farois e outros elementos contudo obviamente tambem ha varias mudanças grandes e importantes o para choque dianteiro e outro com canards nas laterais e um generoso spoiler frontal no capo ha tres dutos naca um no meio para ventilar o habitaculo ladeado por outros dois que levam ar fresco aos freios a tomada de ar no teto e maior e mais pronunciada alojada em uma especie de periscopio as laterais receberam enormes entradas de ar e uma barbatana ao estilo dos prototipos lmp foi incorporada ao teto para aumentar a estabilidade nas curvas e eventuais derrapagens controladas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281958 281953 281954 281950 ] a porçao traseira porem e o que mais chama a atençao com um gigantesco difusor duplo e para lamas redesenhados com um contorno mais elevado que de forma bem sacada lembram o desenho do alfa romeo disco volante na versao moderna feita pela carrozzeria touring com base no 8c competizione incluindo a posiçao das lanternas este charme italiano em um carro de engenharia tao voltada a performance e uma agradavel surpresa e so acrescenta a estetica harmonica e limpa do t 50s niki lauda uma estetica que nao e quebrada nem mesmo pela turbina na traseira que novamente e o grande trunfo do carro inspirada pelo brabham bt46b que venceu a unica corrida de que participou com niki lauda ao volante o grande premio da suecia de 1978 ela ajudou a batizar o carro que ate tem um belo emblema que diz fancar na traseira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 281952 281951 ] ela funciona da mesma forma que no t 50 alimentada pelo sistema eletrico de 48v do carro ela auxilia o difusor na parte inferior a reduzir a pressao aerodinamica que passa sob o carro e consequentemente aumentar a diferença de pressao entre o fluxo de ar sobre o carro e sob ele gerando mais downforce a diferença e que enquanto no t 50 a turbina de 400 mm trabalha com velocidade variavel para oferecer diferentes niveis de assistencia aerodinamica no t 50s ela funciona na capacidade maxima o tempo todo o carro tambem tem uma nova asa traseira em formato de delta que foi inspirada pela asa dianteira do brabham bt52 tambem projetado por murray que competiu em 1983 com isto o pico de downforce produzida pelo t 50s e de 1 500 kg a 280 km/h em um carro que pesa parcos 852 kg isto significa em tese que o t 50s e capaz de rodar de cabeça para baixo no teto de um tunel murray garante que a 240 km/h em uma curva o t 50s e capaz de ir de gerar 2 5g de aceleraçao lateral e ate 3 5g nas frenagens com os novos elementos aerodinamicos o gma t 50s niki lauda e mais longo mais largo e mais alto que o t 50 de rua sao 4 42 m de comprimento 1 92 m de largura e 1 17 m de altura um aumento de 7 cm 5 cm e 1 cm respectivamente para perder 134 kg em relaçao ao t 50 de rua que pesa 986 kg o gma recebeu um novo monocoque de fibra de carbono e honeycomb de aluminio novos paineis de fibra de carbono na carroceria e vidros mais finos alem do costumeiro alivio no interior este na verdade e um belo exemplo de minimalismo feito do jeito certo apenas o essencial para se andar rapido mas feito de forma muito bem planejada ha o banco concha central volante e painel digital no meio um console com chaves e botoes do lado direito e fibra de carbono por toda a parte opcionalmente e possivel incluir um banco do carona instalado a esquerda do piloto os 852 kg do t 50s niki lauda nao importa quantas vezes se repita continua absurdo sao empurrados por um v12 aspirado de 3 9 litros que evidentemente e baseado no motor cosworth usado pela versao de rua porem em uma versao mais leve e potente sao 16 kg a menos so no motor 162 kg contra 178 kg e murray chegou a eliminar o comando de valvulas variavel para reduzir o peso e a altura do motor abaixando seu centro de gravidade uma concessao que segundo ele valeu a pena pois so prejudica um pouco a entrega de torque do motor entre 4 000 e 5 000 rpm e a magica esta em rotaçoes bem mais altas a potencia porem nao e segredo sao 711 cv a 11 500 rpm e 49 5 kgfm de torque a 9 000 rpm com redline em absurdos 12 100 rpm sao 182 cv por litro potencia especifica que murray frisa ser maior que a do cosworth dfv usado na formula 1 detalhe esta e a potencia produzida pelo motor somando se o sistema ram air de induçao a força maxima chega aos 725 cv diferentemente do t 50 de rua o v12 e ligado a uma caixa sequencial xtrac de seis marchas o cambio foi feito sob medida para caber exatamente nas demandas de packaging e peso do t 50s pesa 5 kg a menos que o cambio manual do t 50 de rua e seu escalonamento foi escolhido para otimizar o desempenho na pista ao mesmo tempo em que entrega o maximo de envolvimento e prazer ao volante palavras do proprio murray novamente com velocidade maxima por volta dos 320 a 330 km/h o zero a 100 km/h nao foi divulgado assim como aconteceu com o t 50 murray nao esta preocupado com isto a gma revela porem que um conjunto de engrenagens com relaçoes mais proximas sera oferecido para quem for acelerar em circuitos mais curtos o que tambem deve beneficiar a aceleraçao mais importante e como o carro se comporta em curvas o setup de suspensao e o mesmo do t 50 de rua que por sua vez segue a cartilha de todo bom superesportivo duplo wishbone nos quatro cantos porem com molas amortecedores e barras estabilizadoras redesenhados e acertados para uso em pista o carro ficou 8 cm mais baixo na dianteira e 11 cm mais baixo atras no ajuste mais agressivo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 281976 281975 ] os freios brembo sao exatamente os mesmos do t 50 com discos de carbono ceramica de 370×34 mm na frente e 340×34 mm atras mordidos por pinças de seis pistoes e quatro pistoes respectivamente as rodas de 18x11 polegadas na dianteira e 18x12 polegadas na traseira calçam pneus slick da michelin falando nisso os pneus tambem foram um fator limitante no downforce produzido segundo gordon murray em testes o t 50s chegou a gerar 1 900 kg de downforce mas a michelin nao conseguiu fornecer pneus nas medidas exigidas que suportassem um numero tao alto entao foi preciso piorar um pouco a aerodinamica serao feitos 25 exemplares do gma t 50s niki lauda cada um custando us$ 4 5 milhoes sem impostos ou r$ 24 5 milhoes em conversao direta cada um deles tera total suporte da gordon murray automotive na pista o chamado trackspeed package que inclui uma equipe de engenharia ferramentas e todo equipamento necessario para as paradas nos boxes incluindo reabastecimento [gallery type= grid link= file size= large ids= 281972 281973 281974 ] e evidente que gordon murray nao impos qualquer limite a si mesmo na hora de criar o t 50 e o t 50s de outra forma ele nao teria criado um superesportivo tao leve naturalmente aspirado desprovido de qualquer assistencia eletrica ou hibrida e que ainda e tao bonito e ate dificil colocar em palavras o quanto este carro nos deixa felizes assim simplesmente existem varios superesportivos mais potentes e mais velozes mas nenhum deles tem a mesma pureza tanto do ponto de vista tecnico quanto filosofico e estetico exatamente como era no mclaren f1 e em suas versoes de competiçao https //www youtube com/watch v=isjawkbealo gordon murray conseguiu de novo ele fez o sucessor definitivo para o mclaren f1 duas vezes de uma maneira que a mclaren jamais faria seguindo a mesma receita basica e melhorando seus defeitos nao duvidamos por um segundo sequer de que murray esta certo ele nao sera superado por muito muito tempo talvez nunca seja
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