ha muito tempo atras numa galaxia muito distante revistas aqui no brasil era interessante ja entrar em banca e encontrar aquele mundo de coisas para escolher mas quando fui aos eua pela primeira vez em 1984 quase tive uma sincope estantes inteiras do teto ao chao so de titulos sobre carros a quantidade e variedade me deixaram bobo [caption id= attachment_380659 align= aligncenter width= 705 ] outubro de 1982 primeiro chevette na hot rod[/caption] uma das mais importantes pelo menos para quem tem uma veia modificadora na sua paixao por automoveis e sem duvida nenhuma a hot rod david freiburger acertou na mosca quando criou o mote da revista quando a reinventou nos anos 2000 where it all began onde tudo começou e a primeira revista de carros modificados que existiu [caption id= attachment_380665 align= aligncenter width= 999 ] hooker headers chevette 1982 hoje[/caption] a revista trata primordialmente de carros americanos porem no idioma de quarto de milha sem curvas basicamente e ainda que isso tenha mudado com o tempo para aceitaçao de todo tipo de coisa e o tema principal aqui voce nao compra a hot rod se nao gosta dos carros vindos da america do norte a revista como a maioria hoje em dia e site e nao papel; nao existe mais impressa promove tambem seus eventos famosos como o power tour e o drag week mas so mas se isso e um pouco triste tenho um segredo legal para dividir com voces no site da revista estao disponiveis para consulta digital todas as ediçoes da revista de 1948 ate hoje sim faz cair do corpo partes da anatomia que deveriam ser fixas [caption id= attachment_380670 align= aligncenter width= 999 ] chevette hooker headers antes v6 hoje v8[/caption] mas divago; o que queria dizer aqui e que nos anos antes da internet uma das maiores honras que um cara podia ter era ter seu carro modificado aparecendo numa revista na capa entao nem se fala mas entre todas as revistas que existiam mundo afora ter um carro na hot rod era a honra maxima lembrei disso ao ver um carro semi famoso aparecendo a venda num leilao da mecum americana a se realizar no proximo dia 3 de abril em houston texas nos eua e o hooker headers chevette um dos primeiros chevettes a aparecerem na famosa revista hot rod em 1982 lembrei disso claro por ter comprado a revista ediçao de outubro de 1982 na banca a casa de leilao diz que e novembro de 1982 mas esta errada eu lembro meio tambem por ser ja vidrado em chevrolet na epoca mais em opalas seis cilindros sim mas ver um chevette hatch parecido com o que tinhamos aqui no brasil na revista me chamou a atençao e me fez sonhar um bocado ah um chevette v6 depois outro apareceu na motor 3 e quase tive uma sincope https //flatout com br/chevette ss v6 1983/ parentese aqui para falar do chevette americano originalmente o chevette nao seria vendido nos eua o vega um gigantesco projeto interessantissimo era para ser o menor dos chevrolet era uma categoria de tamanho acima do chevette e foi lançado em 1970 mas em 1973 tudo havia mudado o vega era um grande fracasso e alem disso uma crise aguda de abastecimento de petroleo a gm decide fazer uma versao do chevette para os eua https //flatout com br/vega o chevrolet projetado pra andar em pe/ apesar de baseado no nosso chevette de 1973 o americano lançado em 1975 era diferente entre eixos maior 20 mm no 2 portas e 70 mm no 4 portas carroceria diferente mais pesado ao redor de 10% para atender normas de crash e com uma regulagem de suspensao decididamente para conforto o americano porem usava o mesmo motor do nosso chevette e nao os do opel kadett [caption id= attachment_380691 align= aligncenter width= 999 ] o chevette americano em 1975[/caption] jose luis vieira da motor 3 disse em 1982 o chevette americano e nitidamente inferior ao nosso no que se refere a sua maneabilidade e estabilidade claro que e muito mais bem acabado e acessoriado; claro que e melhor num acidente de frente ou de tras todo carro americano nesse sentido e melhor do que o de qualquer outra procedencia as leis de la assim o exigem ; mas e tambem menos seguro do ponto de vista ativo com estabilidade em curvas e frenagens inferiores as dos nossos [caption id= attachment_380692 align= aligncenter width= 999 ] chevette americano nos anos 1980[/caption] era tambem mais lento; com motores iguais aos nossos mas amordaçados para atender emissoes e mais pesado nao poderia ser diferente os americanos odiaram o chevette e com toda razao mas carros economicos eram necessarios e ele era barato quase 3 milhoes de chevettes foram vendidos nos eua de 1976 ate 1987 quando foi descontinuado diferente de nos que viamos no chevette um carro de estabilidade e diversao impar e modificavamos eles com outros motores sim mas visando torna lo um carro esporte ou de pista os americanos claro viram ele de outra forma leve e cabia motor grande hot rod para arrancada e como fizeram nao lembro de ver americanos usando chevette em pista; so de arrancada invariavelmente com v8 mesmo assim nao eram exatamente populares; a conotaçao do chevette era de carro ruim e de pobre poucas vezes apareceu na famosa revista nesta em 1982 era um v6 buick de 3 8 litros para fazer um hot rod economico depois este carro ganhou um v8 chevrolet de bloco pequeno que mantem ate hoje e um 355 cid 5 8 litros preparado com um holley quadruplo e que tem 450 cv e 63 mkgf de torque ligado a uma transmissao automatica gm 200 4r de quatro marchas preparada para arrancada deve ser sensacional mas o que mais me entusiasma e o grafismo as rodas e o interior que me remetem diretamente a 1982 adorei mas existiu um chevette que apareceu na capa da hot rod e e este que vamos apresentar hoje um dos mais malucos iconoclastas e deliciosos projetos que a revista ja fez e por isso mesmo ate hoje controverso um chevette com um v8 cadillac de 8 2 litros criado para fazer o quarto de milha em 11 segundos custando apenas 2 mil dolares para construir o chevette bad seed que traduz como semente podre mas se entende como uma ma ideia bad seed entenda uma coisa ate aquele ponto a revista soi colocava dentro de suas augustas paginas o melhor do melhor do hobby para sair na revista tinha que andar muito em arrancada mas nao so isso tinha que ser perfeito brilhante e cromado como uma estatua artistica [caption id= attachment_380661 align= aligncenter width= 758 ] chevette na capa [/caption] mas no final dos anos 1990 ate o inicio dos anos 2000 liderada pelo entao editor ro mcgonegal algo começa a mudar espaço aparece para projetos mais simples que podem ser feitos com pouco dinheiro na verdade uma volta as origens do hobby que nasceu como uma maneira mais barata de se ter um carro veloz [caption id= attachment_380680 align= aligncenter width= 999 ] steve magnante [/caption] mcgonegal contratou um entusiasmado steve magnante de 33 anos em 1997 para ajudar a trazer esse novo ambiente para a equipe o impacto de magnante foi imediatamente sentido e um de seus projetos mais criativos se tornou um classico cult o bad seed ele provou que voce nao precisava de um orçamento gigante para se divertir e ganhar corridas de arrancada que voce nao precisava construir um camaro de primeira geraçao para ser cool o chevette bad seed dominou a capa da hot rod de abril de 2000 o primeiro chevette a aparecer la a capa dizia editores ficam insanos motor caddy num chevette 1980 [caption id= attachment_380664 align= aligncenter width= 999 ] magnante feliz com suas maluquices motor dentro do carro [/caption] e o que era o carro magnante um dos grandes desta profissao começa com uma citaçao a ignorancia e uma ferramenta poderosa se aplicada no momento certo geralmente superando ate mesmo o conhecimento nao da para nao adorar um cara assim explicou tambem alguns meses atras concluimos uma historia especial dedicada a arte do engine swap durante a produçao a equipe da hrm trabalhou horas extras imaginando os transplantes de motor mais eficazes imaginaveis embora tenhamos jogado um monte de ideias por ai o espectro de um chevy chevette com motor cadillac 500 cid ou 8 2 litros se recusou a ir embora a ideia do menor carro possivel com traçao traseira e o maior motor possivel nos deixou loucos nos simplesmente tinhamos que tentar veja bem naquele ponto um chevette usado valia essencialmente nada um cadillac com o enorme v8 de 500 polegadas cubicas uma reliquia dos terriveis anos 1970 tambem era basicamente toda a materia prima de graça mas magnante nao ia apenas colocar o motorzao la na frente; ele desenhou algo muito mais interessante que isso magnante na verdade abriu o curvao inteiro do chevette um carro branco duas portas hatch de 1980 e montou o v8 extremamente recuado para melhor performance em arrancada no final como mostra o desenho abaixo das mediçoes que fez o chevette com o enorme v8 pesou 1138 kg em ordem de marcha e 1243 kg com ele pilotando a distribuiçao de peso 52 2% frente e 47 7% atras vazio e com magnante dentro praticamente exatos 50/50% na verdade 50 2% / 49 8% explica a receita do motor nosso amigo magnante em 1968 a cadillac introduziu o v 8 de 472 cid 7 7 litros ; dois anos depois uma versao do eldorado ganhou 500 cid 8 2 litros ambos foram produzidos ate 1975 em 1976 o 500 foi instalado em todos os cadillacs por um ultimo ano antes de ser substituido por variantes menores com alto torque baixa velocidade maxima do motor e peso surpreendentemente reduzido 265 kg em forma pronta para uso o 472/500 nao e popular mas e barato e bem grande uma dica de um truque barato para mais potencia e a seguinte va ate o ferro velho e encontre um cadillac de 71 ou mais novo com um 472 ou 500 funcionando entao veja se consegue encontrar um caddy de 1968 a 1970 remova os cabeçotes de 120 cm³ do motor posterior e coloque os cabeçotes do 1968 70 em seus lugares isso reduz as camaras de combustao para 76 cm³ e pronto taxa de 12 1 por uma merreca em grana 200 dolares na epoca uma transmissao automatica th400 foi achada em um pontiac grand prix 75 no ferro velho; custou us$ 80 outros us$ 25 foram gastos no carda que foi encurtado por um especialista por us$ 40 uma desmontagem e checagem de transmissao custou mais 20 dolares para a revista nao exatamente uma fortuna [gallery ids= 380678 380683 380677 380686 380685 380687 ] o carro depois foi totalmente reforçado com tubos de aço soldado; afinal de contas o buraco cortado para colocar o v8 no meio do carro deixou ele deveras flacido sem esses tubos de reforço o eixo traseiro foi trocado por um ford de 9 polegadas suspensao para arrancada foi criada meio provisoriamente e as rodas traseiras foram alargadas para receber pneus slick mickey thompson 24 5 9 0x13 no la county raceway no fim do ano de 2000 o pequeno chevette fez o quarto de milha em 11 9 segundos a 173 km/h tendo custado menos de dois mil dolares para a revista que o criou o que corrigido pela inflaçao americana da us$ 3700 ou r$ 15 544 no cambio de hoje o carro apareceu na capa da ediçao de abril de 2000 com os pneus traseiros completamente envoltos em fumaça e magnante vestido como um cientista maluco de jaleco e com esparadrapo no meio dos oculos e tudo no banco do motorista uma lenda nascia aqui no brasil o carrinho tem longa historia como carro de arrancada tambem; outra faceta desta versatil plataforma que parece nao nos deixa ficar sem assunto nunca chevette pode ser um reles vira lata mas talvez por isso mesmo seja tao amado e odiado mundo afora a gente precisa de mais coisas assim
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