e necessario lembrar primeiro quem foi zora uma figura lendaria trouxe um conhecimento e experiencia alienigenas para a gm dos anos 1950 enfurnada em sua vidinha pacata do michigan [caption id= attachment_386054 align= aligncenter width= 999 ] racer x nao zora em um corvette de motor central e 4x4 em 1964[/caption] embora na epoca tal ascendencia fosse tabu num pais em guerra fria com a uniao sovietica zora arkus duntov era russo e judeu nascera na belgica porem pois seus pais estudavam em bruxelas quando o tiveram e voltaram a sao petersburgo quando ele tinha apenas um ano de idade para a gm providencial era belga ainda que nem conhecesse o lugar [caption id= attachment_386124 align= aligncenter width= 999 ] na alemanha com um carro de corrida que ele mesmo construiu[/caption] teve uma vida dificil nosso amigo zora viu sociedades inteiras desmoronarem praticamente de um dia para o outro primeiro na revoluçao comunista russa de 1917 que acabou fazendo sua familia se mudar para a alemanha nos anos 1920 onde se formou engenheiro depois o nacional socialismo a perseguiçao aos judeus e uma fuga epica para os estados unidos pouco antes de mais uma guerra mundial estourar uma infancia dificil principalmente quando criança na russia tinha frequentemente que defender as batatas que trazia para casa com um revolver smith & wesson [caption id= attachment_386125 align= aligncenter width= 999 ] na allard; correria em le mans com o j2r atras dele[/caption] mas quando zora chega nos eua era uma pessoa sofisticada e cosmopolita tendo passado a juventude em berlim cidade grande e civilizada engenheiro formado na alemanha logo cria uma empresa de usinagem de precisao em nova iorque e ganha muito dinheiro durante a guerra com este dinheiro ele e sua esposa elfi uma bailarina alema que conhecera em berlim e fugira com ele para os eua vivem uma vida sofisticada e noturna na efervescente nova iorque dos anos 1940 mas ao acabar a guerra os pedidos militares secam e duntov começa a procurar novos mercados e para um ex piloto e entusiasta isto significava algo a respeito de automoveis [caption id= attachment_386126 align= aligncenter width= 999 ] vencendo le mans na categoria ate 1100 cm3 em 1954[/caption] cria um cabeçote hemi para ford v8 o famoso ardun; quando este fracassa vai trabalhar na allard inglesa; em 1953 consegue um emprego na engenharia da gm e impossivel minimizar o impacto daquele sujeito num lugar conservador como a gm; conseguiria fazer em pouco tempo a imagem da chevrolet mudar zora tinha tido uma vida de aventuras inimaginaveis ate ali; quando chegou na gm tinha ja vivido o suficiente para duas vidas normais mas ainda iria adiante pode nao ser ele o criador do corvette mas e por sua força de vontade e perseverança que nao acabou um cupe de luxo como seu concorrente thunderbird zora entendia o entusiasta e o carro esporte por ser ele mesmo um entusiasta zora arkus duntov seria o primeiro engenheiro chefe do corvette mas o cargo foi meio que criado para ele quando ja famoso tudo que fez fez antes disso sem mandato de chefe nenhum as vezes a revelia um rebelde criativo cujo legado perdura o corvette ainda e um carro esporte por causa dele e um legado que sai das fronteiras da gm roy sojberg seria o engenheiro chefe do primeiro dodge viper na chrysler mas começou a sua carreira ajudando zora com o cerv ii disse de seu ex chefe zora gerenciava por amor ele nao entendia nada de harvard ou mit ou os programas de sloan; ele apenas gerenciava com o coraçao ele nos envolvia profundamente em suas ideias e depois que a gente se envolvia emocionalmente com os projetos dele nossa dedicaçao era infinita… ele gerenciava por paixao como gerente se voce conseguir isso nunca mais precisa olhar para tras; esses caras vao te seguir ate os quintos dos infernos se preciso for zora tambem por uma vida toda quis fazer do corvette um carro de motor central longitudinal traseiro mas nunca conseguiu em 1960 ja tinha o cerv i um monoposto assim; ainda ontem falamos do cerv ii com 550 cv e traçao integral depois veio o xp 882 o aerovette e tantos outros criar conceitos de motor central virou ate tradiçao depois dele mas se aposentou em 1976 sem nunca ver um em produçao quando faleceu em 1996 parecia que nunca apareceria https //flatout com br/os 14 corvette de motor central que vieram antes do c8/ mas o tempo passa e mais de 20 anos depois em 2019 aparece finalmente o corvette atual geraçao c8 com motor onde zora queria a gente esperava que esta geraçao se chamasse corvette zora uma homenagem justa mas nao chamou se novamente stingray [caption id= attachment_386035 align= aligncenter width= 999 ] corvette c8 2019[/caption] mas tudo bem dizia a fofoca da industria o mais potente dos corvette c8 teria tambem traçao integral e esse sim se chamaria zora justo a traçao integral e o motor central seriam uma reediçao do cerv ii a gente espera com o tempo todo mundo ja sabia o que seria o corvette zora um zr1 com motor traseiro v8 dohc biturbo com o motor eletrico dianteiro do e ray era o segredo menos secreto da historia tao obvio que esperavamos alguma surpresa quando fosse revelado todo mundo esperava finalmente a apariçao do esperado corvette zora pois bem hoje 17 de junho de 2025 e este dia e a unica surpresa e que nao chama zora e o corvette zr1x sim x como o ex twitter x o zr1x o hipercarro americano e como a chevrolet o chama o desempenho agora e do nivel acima dos 911 mais caros ja batidos pelos z06 e zr1 e territorio dos carros de multiplos milhoes de dolares o carro e exatamente o que esperavamos um zr1 com o motor dianteiro do e ray tornando o um hibrido 4x4 em comparaçao com um zr1 sem x a potencia sobe entao 188 cv e o torque cerca de 20 mkgf; sobe um pulse abarth va e uma versao mais potente do motor dianteiro do e ray o eixo dianteiro pode fornecer potencia a ate 257 km/h antes de desconectar em comparaçao com 240 km/h do e ray estrategias inteligentes baseadas em algoritmos reservam eletricidade para quando ela for realmente necessaria a bateria de 1 1 quilowatt hora do e ray continua instalada no tunel central da cabine mas os engenheiros conseguiram extrair 26% mais energia da bateria de mesmo tamanho o que sugere bem mais de 1 3 kwh de energia utilizavel a tensao expandida permitiu que os engenheiros injetassem mais potencia o motor e fisicamente diferente com modificaçoes diversas e novos rolamentos no total sao nada menos que 1267 cv a funçao push to pass libera momentaneamente potencia extra dos dois motores mas a gm nao diz o quanto o acesso e feito por meio de um botao no volante que em ooutros corvette e o cruise control o modo qualifying proporciona o maximo de aceleraçao ate o limite de velocidade do eixo dianteiro o modo endurance monitora o estado da bateria para manter as vantagens do sistema de traçao integral mesmo com o tanque cheio os pneus sao pilot sport 4s mas opcionalmente a grife michelin oferece os pilot sport cup 2r o peso aumenta claro agora sao em torno de 1800 kg ainda assim o zr1x consegue manter a incrivel aceleraçao longitudinal de 1 3 g na primeira e segunda marchas e quase ate a terceira o 0 a 100 km/h se da em menos de 2 0 segundos segundo a chevrolet espera ai o zora nao e zora quando finalmente o corvette virou mid engine na geraçao c8 deveria ter recebido o sobrenome zora uma chance perdida de elevar imediatamente o status da coisa toda com so um aposto nao daria para criticar um corvette zora se fosse o nome de toda a geraçao; teria uma força historica que imediatamente exigiria respeito quem poderia criticar um corvette de motor central com o nome homenagem de zora certamente eu nao mais um corvette que ganhou o nome stingray para tentar lembrar nos de um desenho de 1962 para esse a critica e livre entao vamos faze la ninguem pediu por um corvette de motor central traseiro certamente nao um que e so automatico e essa escalada de potencia complexidade desempenho veio tambem com escalada de preço; decididamente ninguem quer corvette a preço de porches e ferraris mesmo que ande mais que eles a coisa toda parece uma masturbaçao de engenharia que prolifera modelos para cima apenas quando 500 cv do corvette basico ja e aquem da capacidade de todos os seus compradores para onde vamos daqui como sera o c9 começar de mil cavalos e chegar num zr1 de dois mil serio hoje o controle de traçao ja deve trabalhar todo dia e duas vezes no domingo para cortar uma fraçao gigante dos mais de mil cavalos do zr1 a todo momento; vamos continuar colocando mais potencia para que para ele trabalhar mais ainda o corvette como tantos carros de alta performance ficou preso no canto da sala depois de pintar o chao todo dela sem saida e agora jose para onde vamos um tesla s plaid ja fazia o 0 96 km/h em menos de 2 segundos o tempo proclamado do novo zr1x desde 2021 e este e um seda de luxo para cinco passageiros e mala numeros hoje nao dizem nada se vamos continuar perseguindo os o corvette c9 tem que ser eletrico tambem e a conclusao logica de todo este exercicio um corvette era um carro esporte v8 no preço dos europeus de quatro cilindros nos anos 1990 os japoneses eram seis cilindros turbo e o corvette continuava seu concorrente com v8 aspirado esse e o seu cerne ser uma opçao americana a os carros esporte acessiveis quem pediu uma ferrari com desconto um ferrari com desconto ainda e caro pacas a gm ainda nao anunciou o preço do zr1x mas provavelmente deve estar ao redor dos 250 mil dolares nos eua o equivalente a 1 4 milhao de reais como sempre a gm vai dizer que anda mais que carros de 3 milhoes de dolares mas isso significa nada quem compra carro de 3 milhoes vai comprar corvette agora fala serio isso e so um corvette mais caro ao abandonar o nome zora a chevrolet jogou fora a unica forma da gente ter algum respeito sobre este exercicio continuaria a mesma coisa mas fechar o legado de zora lhe daria pelo menos o peso de sua importancia um corvette zora ainda seria um exercicio esdruxulo mas pelo menos daria realidade a um sonho e fecharia um ciclo que começou em 1955 com o primeiro corvette v8 criado por zora tem um peso e uma importancia um zr1x e mais um acrescimo de potencia no corvette toda diferença do mundo e por causa de um nome alguem por favor salva a gm deles mesmos
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