lançado em 2009 o renault duster e um dos suvs mais bem sucedidos dos ultimos anos nao e dificil entender o motivo em um mercado dominado pelos ditos utilitarios esportivos o duster oferece o visual tipico da categoria mecanica conhecia e de manutençao simples bom vao livre do solo e em algumas versoes ate mesmo traçao nas quatro rodas sob demanda para as massas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora como voce deve saber tanto o sandero quanto o seda logan e o duster sao projetos da dacia subsidiaria da renault na romenia a dacia foi fundada em 1966 e desde o inicio dedicou se a fabricar produtos da renault sob licença começando pelo renault 8 rebatizado como dacia 1100 em 1969 começou a ser fabricado o dacia 1300 versao romena o renault 12 que foi a base para a maioria dos carros de passeio da dacia ate a decada de 1990 em 1999 a dacia foi adquirida pela renault que começou a utilizar projetos desenvolvidos pelos romeno para criar seus modelos de baixo custo em paises emergentes mas eles acabam fazendo sucesso tambem em paises desenvolvidos especialmente no reino unido james may agradece [youtube id= wg3asymiuoa width= 620 height= 350 ] nos anos 80 porem a dacia tinha outra parceira uma fabricante conterranea seu nome era aro abreviaçao de auto romania e desde sua fundaçao em 1957 a companhia dedicou se a veiculos off road seu produto de maior notoriedade nas primeiras decadas de existencia foi o aro m461 versao romena do jipe sovietico gaz 69 que foi fabricado ate 1975 ims m461 foi so em 1972 que a aro lançou seu primeiro modelo projetado in house o aro 24 series era um tipico jipe dos anos 70 com linhas que ecoavam land rover e mercedes benz classe g porem com um indefectivel jeito de utilitario do leste europeu embora tecnicamente a romenia seja um pais do centro sudeste da europa talvez fossem as proporçoes meio bem desproporcionais os farois emprestados do renault 12 e a linha de cintura saliente por exemplo o aro 24 series foi fabricado de 1972 a 2006 e foi um daqueles jipes que nao mudaram quase nada em muito tempo porque a receita original simplesmente funcionava uma variedade de motores foi usada ao longo de 34 anos com opçoes da ford chrysler toyota e da propria aro de um quatro cilindros de 2 5 litros e 67 cv a um v6 de quatro litros desenvolvido pela cosworth e capaz de entregar 207 cv havia tambem versoes com motor a diesel turbo ou naturalmente aspirado e a traçao podia ser traseira ou 4x4 permanente houve ate uma versao brasileira da qual poucos vao lembrar o cross lander cl 244 que foi fabricado entre 2002 e 2005 na zona franca de manaus pela entao recem fundada cross lander do brasil apesar de planos ambiciosos que incluiam a fabricaçao de 800 unidades por ano e ate exportaçoes para os estados unidos apesar do preço atraente o cl 244 era o 4x4 mais barato do brasil a pequena quantidade de revendas autorizadas apenas 16 em todo o pais e o cancelamento das exportaçoes acabaram tornando bastante dificil a vida da empresa brasileira que acabou fechando as portas em apenas tres anos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] ok flatout mas e o duster pensou o leitor pois bem na romenia o sucesso prolongado do aro series 24 motivou o desenvolvimento de um irmao menor que foi lançado em 1980 se o aro 24 tinha o porte de um land rover o aro 10 era do tamanho de um jeep wrangler com 3 910 mm de comprimento 1 705 mm de largura e 2 400 mm de entre eixos o pequeno suv foi lançado em 1980 e tinha versoes com motor a gasolina e a diesel sempre com quatro cilindros os primeiros exemplares usavam mecanica de origem dacia o que foi o primeiro passo para que em 1984 a dacia decidisse vender sob licença o aro 10 no reino unido seu nome dacia duster o duster usava um motor dacia de 1 3 litro e 54 cv com o qual era capaz de chegar aos 90 km/h e por isso nao demorou para que fosse substituido por um 1 4 de 67 cv o que aumentou sua velocidade maxima para 117 km/h como curiosidade entre os varios motores oferecidos pelo aro 10 ao longo de sua existencia esta o volkswagen ea827 do qual o famigerado motor ap e derivado em uma versao de 1 6 litro e 75 cv basicamente um motor de passat dissemos que o dacia duster ja foi um jipe 4x4 de verdade e certa forma ele era competente nisto em uma avaliaçao da revista britanica autocar publicada em agosto de 1985 comenta se que o pequeno suv era capaz de ir a qualquer lugar par aonde um fa de off road relativamente inexperiente em busca de aventura pudesse querer leva lo no entanto ao falar sobre os outros apectos do duster os jornalistas nao seguraram as criticas ele deve seu baixo preço a sua origem no leste europeu e como alguns outros produtos dessa parte do mundo sofre um pouco com falta de atençao aos detalhes na qualidade de construçao e acabamento observa a avaliaçao menciona se tambem o fraco desempenho do motor de 67 cv que nao condizia com o alto nivel de ruido no interior do carro; a direçao pesadissima em baixa velocidade e os engates dificeis do cambio por outro lado o dacia duster custava pouco mais da metade do preço de um land rover de entre eixos curto o que nao ajudou muito no fim das contas e tirou o jipe romeno do mercado britanico poucos anos depois bem diferente do que aconteceu com o atual dacia duster que fez tanto sucesso que sua recem lançada segunda geraçao manteve as dimensoes e o estilo da primeira aproveitando boa parte da plataforma original via jason vogel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.