dan gurney que morreu no inicio de 2018 aos 86 anos de idade era um cara f*da desculpem o palavreado mesmo com asterisco mas nao da para nao dizer menos de um homem que dedicou quase 70 anos de sua vida ao automobilismo fez contribuiçoes importantes para a historia de todas as categorias em que competiu e mesmo depois de aposentado manteve se como um dos nomes mais relevantes do esporte a motor voce pode ler a respeito de tudo o que ele fez neste post que fizemos em sua homenagem mas a historia que vamos contar hoje e mais desconhecida e tao incrivel quanto todas as outras [gt40 content search= muscle car widget= 1 ] em 1961 dan gurney levou um chevrolet impala ss quase todo original para disputar o campeonato britanico de turismo british touring car championship o btcc ele nao chegou a vencer a primeira corrida que disputou mas feriu tanto o orgulho dos ingleses que acabou banido da categoria e o cara era mesmo f*da vamos dar um pouco de contexto em janeiro de 1961 aos 29 anos de idade ele completaria 30 em 13 de abril dan gurney ja havia participado de tres ediçoes das 24 horas de le mans duas pela ferrari e uma pela jaguar ele tambem ja havia disputado 15 corridas em duas temporadas da formula 1 apadrinhado por enzo ferrari ele ainda nao tinha corrido na nascar e nem na indy no inicio de sua carreira talvez mais do que em qualquer momento dela gurney parecia obstinado em mostrar aos europeus do que era feito o automobilismo norte americano dan gurney tambem tinha a convicçao de que um chevrolet impala ss minimamente modificado seria suficiente para derrotar os britanicos em casa e estava disposto a provar e ele tinha boas razoes para pensar assim enquanto o chevrolet impala ss era equipado com um v8 de 409 pol³ 6 7 litros e 365 cv nos eua ate existe quem o chame de muscle car embora estes tenham surgido apenas depois de 1964 com o pontiac gto os carros com motores mais potentes do grid na inglaterra eram os jaguar mkii cujo seis em linha de 3 2 litros entregava originalmente 220 cv o btcc era disputado pelo carros do grupo 2 divididos em quatro categorias ate 1 000 cm³ de 1 000 a 1 999 cm³ de 2 000 a 2 999 cm³ e acima de 3 000 cm³ na qual os jaguar e o impala se enquadravam o fato de ser o campeonato britanico de turismo queria dizer que as corridas eram todas disputadas no reino unido e nao que apenas carros fabricados no reino unido podiam competir pelo regulamento nao havia qualquer impedimento para que uma banheira norte americana participasse guarde esta informaçao pois ela e importante e assim dan gurney fez encomendou um impala ss zero quilometro a chevrolet e o mandou para o reino unido para chutar alguns traseiros ingleses e ele teria conseguido se nao fosse por uma roda que decidiu seguir seu proprio caminho podemos supor que parte do ponto de gurney era que o impala nao precisaria de muita preparaçao para vencer os britanicos e assim ele levou o carro a bill thomas que era o engenheiro responsavel pela preparaçao dos carros da chevrolet para corridas nos estados unidos e amigo pessoal de dan gurney para verificar o motor e garantir que tudo estava em ordem ele nao mexeu em nada apenas desmontou o v8 conferiu todas as peças e o montou novamente um detalhe importante o carro foi encomendado com o kit de suspensao taxicab & police que tinha molas mais firmes amortecedores com mais carga barra estabilizadora dianteira mais grossa e rodas de 15 polegadas sem o kit as rodas eram de 14 polegadas as modificaçoes propriamente ditas foram minimas o carro recebeu uma barra estabilizadora de corvette na traseira uma caixa de direçao de relaçao mais direta sem assistencia e dutos de arrefecimento para os freios gurney era especialmente cuidadoso com os freios pois como contamos no post em sua homenagem em 1960 ele fritou os freios de seu brm no gp da holanda em zandvoort e acabou sofrendo um dos piores acidentes de sua carreira por conta disto o impala tambem ganhou pneus mais largos fora isto era completamente original gurney nao removeu o radio nao retirou bancos e sequer instalou uma gaiola de proteçao pelo que se pode ver nas poucas fotos da epoca a corrida de estreia do impala de dan gurney aconteceu em silverstone no dia 6 de maio era a quarta prova do campeonato nos primeiros treinos de classificaçao no dia 4 gurney completou sua melhor volta no circuito em 2 07 6 ficando em setimo no fim do dia cerca de tres segundos mais lento que o primeiro colocado na sessao do dia seguinte porem veio o sinal de que os ingleses deveriam se preocupar dan gurney ficou com a pole position com 1 2 segundo de vantagem sobre o segundo colocado que era ninguem menos que graham hill ao volante de um jaguar como era de se esperar aquela altura gurney seguiu tranquilamente na liderança durante boa parte da corrida de 12 voltas enquanto os jaguar austin e mini brigavam por posiçoes atras dele no entanto na oitava volta uma das rodas traseiras do impala se soltou e o norte americano teve de abandonar a corrida seu ponto ja estava provado mas gurney queria mesmo uma vitoria assim seu plano era voltar a silverstone para a corrida seguinte com rodas e pneus usados na nascar e enfim vencer os ingleses mas ele nao pode faze lo porque os organizadores da competiçao o impediram de participar citando problemas com a homologaçao na pratica ficou a desconfiança de que o entao gerente do departamento de competiçao da jaguar lofty england havia mexido os pauzinhos para frear a entrada de gurney na prova decadas mais tarde em 2003 dan gurney deu uma entrevista a motor sport magazine e abordou o fato foi mesmo lofty england disse gurney eu nao o culpo isto e parte do automobilismo eu tinha dado um belo susto nos jags e ele estava protegendo os seus nunca me explicaram as discrepancias que me impediram de usar o chevrolet de novo e eu tambem nao fui atras para descobrir a troco de que [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] de fato gurney simplesmente decidiu seguir com sua vida em 1961 ele ainda correu pela porsche na formula 1 e no ano seguinte conseguiu conciliar participaçoes na f1 na indy e em le mans o que aconteceu com o chevrolet impala dan gurney vendeu o carro para um entusiasta australiano que o converteu para a mao inglesa e correu com ele em algumas provas o impala permaneceu na australia ate 2017 quando o homem finalmente decidiu vende lo o atual dono do carro e ed foster editor do site goodwood road and racing que comprou o carro semanas antes da morte de dan gurney e nos ultimos meses restaurou o impala trazendo o de volta a configuraçao deixada pelo lendario piloto norte americano [youtube id= bgwsg0qa03q width= 620 height= 350 ] no inicio de setembro o impala foi uma das estrelas do goodwood revival enfrentando mais um vez os britanicos em uma corrida para carros historicos com dario franchitti ao volante [youtube id= 5p5pmo7hdao width= 620 height= 350 ]
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