a historia de hoje começa num lugar inusitado na frança especificamente no maior caldeirao de influencias euro americanas da industria francesa a simca criada por henri pigozzi um italiano radicado na frança a simca e fundada basicamente para funcionar como uma subsidiaria francesa da fiat mas monsieur pigozzi era uma pessoa com sua propria cabeça embora sempre com boas relaçoes com turim sempre funcionou de forma independente isso se mostra claramente em 1951 com o lançamento do simca aronde um carro criado sem influencia da fiat e de grande sucesso principalmente em exportaçoes o sucesso o faz expandir em a simca assumiu os fabricantes franceses de caminhoes unic em 1951 a saurer em 1956 e a fabrica de poissy da ford em 1954 esta fabrica de poissy um suburbio parisiense tinha amplo espaço para expansao permitindo a simca consolidar a produçao em uma unica fabrica e em 1961 vender a velha fabrica de nanterre [caption id= attachment_287078 align= aligncenter width= 999 ] simca aronde[/caption] alem da fabrica a compra da ford adiciona um v8 a linha simca o ford vedette se torna um simca e acaba vindo para o brasil com o nome de chambord mas o que vem a seguir e que interessa para nossa historia o simca 1100 e a chrysler a chrysler progressivamente compraria açoes da simca começando com 15% delas em 1958 e progredindo ate se tornar a socia majoritaria em 1963 completando 63% das açoes com uma compra da participaçao da fiat esta permaneceria acionista mas com participaçao menor [caption id= attachment_287079 align= aligncenter width= 999 ] simca vedette beaulieu 1957 um ford com outro nome [/caption] mas a ligaçao com a fiat traz o 1100 como sabemos dante giacosa lutava dentro da fiat para fazer um carro de traçao dianteira e motor transversal em linha com o transeixo mas tinha resistencia da tradicionalista empresa como o engenheiro mais poderoso do conglomerado porem consegue influenciar duas subsidiarias a autobianchi que lança o primula e a simca o seu 1100 de 1967 o 1100 tinha motor transversal em linha com o transeixo como todo carro moderno e uma porta traseira como a do renault 16 o primeiro hatchback moderno como sabemos a fiat acaba por fechar o template do carro moderno com o 128 em 1969 e do hatchback em 1971 com o 127 nosso 147 e e aqui que a vw em wolfsburg finalmente entra em cena decide abandonar as influencias e a engenharia da porsche e faz em 1974 o substituto do fusca ser algo realmente diferente com desenho de giugiaro e mecanica inspirada no fiat 127 e basicamente um carro italiano feito por alemaes como a vw nao tinha motores quatro em linha refrigerados a agua pega uma versao do motor lançado no audi 80 de 1972 um moderno propulsor quatro em linha com comando no cabeçote acionado por correia dentada chamado de ea 827 que conhecemos aqui no brasil com o nome generico de vw ap [caption id= attachment_286919 align= aligncenter width= 619 ] ea827 o ap[/caption] mas nao e so por contexto historico que a chrysler e a simca se ligam a vw aqui numa reviravolta historica franco italo germano americana mais confusa que o nome stellantis em breve o ap a chrysler americana e a simca se encontrariam de novo a chrysler quase desaparece durante os anos 1960 a chrysler imitando seus rivais de detroit tenta expandir sua participaçao na europa alem do controle da simca em 1963 no mesmo ano compra 35% da industria de caminhoes barreiros na espanha eventualmente produzindo dodges argentinos via ckd e 30% do grupo rootes ingles dono das marcas hillman sunbeam singer e humber logo teria controle de todas estas marcas e quando 1970 chega trazendo uma nova decada tudo era apenas uma coisa so a chrysler europa [caption id= attachment_286934 align= aligncenter width= 900 ] simca 1100 hatch pioneiro[/caption] mas os anos 1970 seriam terriveis para a matriz na verdade foram terriveis para todos os americanos forçados de repente por legislaçao a criar carros pequenos com traçao dianteira sem nada em comum com o que produziam a decadas ruim para todos impossivel para a menor das 3 grandes a chrysler em 1978 esta a beira da falencia lee iacocca recem demitido da ford eu simplesmente nao vou com a sua cara lee famosamente disse henry ford ii e contratado para tentar impedir o navio de afundar [caption id= attachment_286941 align= aligncenter width= 999 ] simca 1307 aqui ja com logo talbot[/caption] alguns anos antes disso o primeiro carro desenvolvido por uma chrysler europa unificada começava a tomar forma basicamente dois carros um hatchback medio na classe do novo vw passat/audi 80 e um hatchback pequeno substituto ao pioneiro simca 1100 competidor do fiat 127 e do vw golf ambos teriam motor transversal dianteiro de quatro cilindros claro equipados com o motor simca ohv poissy que ia de 1 1 a 1 5 litros como a engenharia da simca ja tinha experiencia nisso foi a encarregada de projetar os carros mas o design seria feito na inglaterra no estudio whitley pelo designer roy axe ambos os carros apesar de novos tinham muito do simca 1100 em 1976 aparecia o primeiro o medio simca 1307 mas o que interessa realmente aqui era o carro pequeno um verdadeiro clone frances do vw golf com suspensao por barra de torçao o simca horizon isto porque ao ser lançado em 1978 em meio a uma incrivel crise na chrysler mudaria de marca quase imediatamente [caption id= attachment_286940 align= aligncenter width= 600 ] talbot horizon um carro da psa[/caption] nos eua iacocca estava quebrando tudo ao ver o estado das coisas na chrysler o tarimbado e carismatico executivo rapidamente percebe que a situaçao era calamitosa; se nao começasse a agir de acordo com energia tudo acabaria rapidamente vende imediatamente as subsidiarias mundo afora sem do a chrysler europa e vendida para a psa que renomeia seus carros talbot e pelo mesmo motivo que a divisao brasileira acaba com a vw tambem mas nao importava que uma versao do horizon estava planejada para produçao nos eua açao imediata era necessaria o resultado e que muito antes da stellantis uma empresa de origem fiat criou um carro que foi tanto psa talbot quanto chrysler dodge/plymouth mesmo com todas elas sendo empresas separadas porsche com motor de gremlin enquanto isso tudo acontecia na chrysler outra empresa americana tambem tentava sobreviver a nova fase mesmo a amc o menor dos fabricantes americanos e um que tradicionalmente vendia carros compactos e economicos estava em mais lençois ali o seu subcompacto gremlin tinha o menor motor que ela tinha em prateleira um seis em linha de 3 3 litros 3 8 e 4 2 litros opcional obviamente a ideia de compacto nos eua antes de 1970 era bem diferente do resto do mundo o gremlin lançado em 1970 apenas consegue um quatro em linha em seu ultimo ano de produçao 1978 e nao era um motor amc e sim um vw ap [caption id= attachment_286921 align= aligncenter width= 800 ] amc gremlin[/caption] na verdade era a mesma unidade audi de dois litros que a vw usava no audi 100 no vw lt van e vendia para a porsche colocar no 924 o acordo original era interessantissimo a amc compraria o motor inteiro projeto fabrica tudo eventualmente transferiria a fabricaçao para os estados unidos e venderia motores de volta para a vw e a audi e porsche usar em seus carros a american motors comprou uma fabrica especificamente para construir o motor mas nunca vendeu o suficiente para realmente terminar o projeto e assumir a fabricaçao completa os motores amc foram montados nos eua a partir de peças fundidas principais fornecidas pela vw e a empresa americana efetivamente nunca exportou motores de volta a audi/vw/porsche [caption id= attachment_286922 align= aligncenter width= 999 ] amc spirit um gramlin menos estranho a partir de 1978 [/caption] como parte do acordo a amc nao deveria usar os nomes vw ou audi ao se referir ao motor mas todo mundo sabia que eram virtualmente identicos e a imprensa automotiva costumava se referir a eles como motores audi ou vw tecnicamente entao o porsche 924 tinha um motor amc embora nunca fosse chamado assim e o programa tenha diminuido de importancia em ambas as empresas eventualmente saindo de produçao em 1981 e fazendo a porsche desenvolver seu proprio motor quatro em linha o motor ap da amc media 86 5 x 84 4mm dava um total de 1984 cm3 e com taxa de 8 1 1 e carburador um weber duplo corpo fabricado sob licença na holley dava 80 hp a 5 000 rpm e 14 2 mkgf a 2 800 rpm foi usado no amc gremlin amc spirit e amc concord o unico jeep em que este motor foi usado foi o jeep dj 1979 dispatcher o jeep do serviço postal americano 2wd e com direçao a direita para alcançar as caixas de correio sem sair do carro apenas uma pequena fraçao dos gremlin/spirit usaram o quatro em linha apesar de ser mais economico e 30kg mais leve que os seis em linha e substituido pelo iron duke da pontiac com 2 5 litros em 1981 um simca com marca dodge e motor vw mas voltando a chrysler em 1978 mesmo tendo vendido a sua subsidiaria europeia o horizon seria fabricado nos eua; era primordial para a sobrevivencia da empresa seu carro pequeno moderno so um problema a agora o motor simca agora teria que ser comprado da psa como era um motor muito pequenos para os americanos de qualquer forma a chrysler começa a procurar opçoes comprado por comprado vamos achar algo melhor [caption id= attachment_286932 align= aligncenter width= 999 ] dodge omni[/caption] o vw golf chamado inicialmente de rabbit pela vw americana era um sucesso de vendas nos eua na esteira do sucesso do fusca e dos efeitos da crise de combustivel o motor do vw rabbit tinha 1471 cm3 76 5 × 80 mm 70 cv a 5800rpm e 11 4 mkgf a 3000rpm o vw era respeitado pela industria americana obviamente ela acreditava que era como um carro pequeno deveria ser feito nao demora para a vw e a chrysler chegarem a um acordo o clone de golf da chrysler teria motor vw [caption id= attachment_286924 align= aligncenter width= 607 ] o vw ap em desenho da chrysler [/caption] a chrysler porem especifica o motor diferente maior em 200cm3 estudos da chrysler e volkswagen em conjunto concluem que o deslocamento de 1 7 litro era viavel sem qualquer alteraçao na estrutura basica do motor mantendo o espaçamento de 88mm entre cilindros e a mesma altura do bloco algumas pequenas alteraçoes no bloco foram necessarias para usar o curso mais longo do vira e para montar a transmissao automatica chrysler a404 apenas a vw mandava motores completos com cabeçote mas sem coletores e acessorios a chrysler especificou estes componentes os comprou no mercado e montava os motores completos em sua planta em trenton o ap da chrysler mediria 80 x 86 mm num total de 1716 cm3 e 75 hp / 12 1 mkgf [caption id= attachment_286923 align= aligncenter width= 618 ] o ap de 1 7 litros da chrysler[/caption] o chrysler l car seria lançado finalmente em 1978 dodge omni e plymouth horizon exclusivamente com motor vw eventualmente a vw faria mais de um milhao de motores ap para a chrysler ate 1983 o ap da chrysler em 1981 aparecia o novo motor chrysler proprio de quatro cilindros em linha e 2 2 litros um opcional maior inicialmente mas que eventualmente substituiria o vw em sua linha o vw permanece ate 1983 apenas nos omni/horizon basicos quando e substituido por um poissy ohv de 1 6 litros comprado da psa este dura pouco tambem permanece ate 1986 somente e dali em diante 2 2 era o unico motor [caption id= attachment_286953 align= aligncenter width= 607 ] chrysler 2 2 1981 parecido mas diferente do vw[/caption] chamar esse novo motor da chrysler de derivado do vw ap e esticar um pouco a verdade na verdade nenhum componente ou medida basica e igual mas a semelhança entre os motores existe e e facil de ver a chrysler precisava de um motor proprio o valor agregado e alto e certamente para isso partiu do desenho do vw mas apenas em principios basicos o motor e chrysler mantem os cilindros bem proximos sem passagem de liquido de refrigeraçao entre eles o comando unico no cabeçote acionado por correia dentada e valvulas alinhadas e mais um monte de similaridades no desenho geral mas e tambem bem diferente dele nos detalhes primeiro e maior a chrysler aproveitou para aumentar bastante o tamanho porque sabe dos gostos americanos a distancia entre centros de cilindros por exemplo e 96 mm 8 mm maior que o vw no cabeçote tambem e facil ver que o acionamento das valvulas e via um balancim e tucho hidraulico e nao diretamente por tucho copinho como no vw e as valvulas estao inclinadas em relaçao ao plano de centro do cilindro; no vw as valvulas estao retas exatamente neste plano inicialmente o chrysler media 87 5 x 92 03 mm para um deslocamento total de 2213 cm3 no lançamento em 1981 com uma taxa de compressao de 8 5 1 e equipado com um carburador de duplo corpo tinha uma potencia 84 cv e 15 3 mkgf de torque [caption id= attachment_286942 align= aligncenter width= 999 ] dodge aries nao parece muito mas salvou a chrysler [/caption] o motor e lançado nos k cars o dodge aries/plymouth reliant estes carros foram os que iacocca vendeu ao governo e ao publico como a salvaçao da empresa emprestimos governamentais foram concedidos para que ele pudesse ser lançado na epoca da introduçao era bem conhecido que o futuro da corporaçao dependia do sucesso de vendas desses carros para grande alivio de todos os envolvidos no programa no final de 1981 as vendas haviam aumentado substancialmente a crise financeira havia passado e estava aberto o caminho para a conversao de toda a linha de automoveis da chrysler para a traçao dianteira uma conversao que finalmente foi concluida dez anos depois com os modelos de 1990 os modelos com traçao traseira so voltariam com a daimler chrysler quase 10 anos depois disso [caption id= attachment_286946 align= aligncenter width= 999 ] charger 2 2 um omni cupe apenas [/caption] os k cars salvaram a chrysler de verdade dele derivou o minivan de 1984 estrondoso sucesso toda a linha da chrysler em pouco tempo derivava dos k o motor obviamente evoluiu de varias maneiras no inicio dos anos 1990 todo chrysler era derivado do k e com uma versao ou outra do 2 2 [caption id= attachment_286949 align= aligncenter width= 999 ] omni glh turbo 146cv [/caption] em 1983 ano em que a marca de um milhao desses motores era atingida ele evoluia com redesenho dos dutos e das camaras e aumento da taxa de compressao para 9 0 1 a potencia do motor de 2 2 litros aumentou para 94 cv tambem em 1983 duas versoes de alto desempenho foram introduzidas uma versao de 100 hp para os modelos plymouth turismo 2 2 e dodge charger 2 2 e uma versao de alta potencia de 107cv para os carros dodge shelby charger obtido por um aumento da taxa de compressao para 9 6 1 eventualmente receberia uma versao maior de 2 5 litros 87 5 x 104 mm eixos contra rotativos para diminuir vibraçao e bastante torque a baixa rotaçao [caption id= attachment_286950 align= aligncenter width= 999 ] glh s 176cv [/caption] em 1984 o primeiro 2 2 turbo com um turbo garrett t03 e injeçao multiponto chegava a 142 cv depois 146cv um ano depois e 22 1 mkgf de torque o turbo ii aparece em 1986 nos shelby glh s e no ano seguinte nos shelby charger glh s e no daytona turbo z tinha virabrequim bielas e pistoes forjados intercooler 175cv a 5600rpm e nada menos que 27 6 mkgf a apenas 2600rpm o motor recebe em seguida um cabeçote dohc de 16 valvulas da cosworth para se tornar o turbo iii de 1991 224cv e 29 mkgf de torque apareceu no seda dodge spirit r/t e no daytona iroc r/t [caption id= attachment_286915 align= aligncenter width= 614 ] turbo iii cabeçote dohc cosworth[/caption] o 2 5 litros sohc de 8 valvulas eventualmente recebe sua versao turbo tambem o turbo iv era um motor muito parecido com os turbo modernos dava 150 cv a 4800rpm e de 2000rpm ate 4500rpm tinha aquele patamar de torque maximo constante que conhecemos tao bem hoje na altura dos 25 mkgf mas isso ha 30 anos atras [caption id= attachment_286927 align= aligncenter width= 999 ] daytona shelby turbo z k car mas realmente veloz [/caption] e pensar que tudo começou com um simples vw ap
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.