trinta e cinco carros que pesam abaixo de 950 kg esta e a melhor definiçao da coleçao de carros antigos de gordon murray murray se voce viveu numa caverna no alaska pelos ultimos 50 anos e um desenhista de automoveis sul africano radicado na inglaterra que seguiu os passos de seu idolo colin chapman desenhou carros de corrida vencedores no topo do automobilismo formula 1 e la mans e carros de rua com enfase no baixo peso e uma experiencia superlativa ao volante experiencia nao velocidade; o cara e definitivamente um dos nossos hoje nao vamos falar do que ele faz no seu trabalho por mais parecido e correlacionado que isso seja vamos falar de seus carros particulares as coisas que o movem e o fazem feliz sua extensa coleçao e um bom ponto de partida pois e uma olhadela dentro de sua mente e de seu gosto pessoal [caption id= attachment_329674 align= aligncenter width= 700 ] o bmw 700[/caption] murray tem um gosto realmente classico e uma apreciaçao incrivel pela simplicidade e baixo peso a coleçao por exemplo tem uma serie de carros pequenos dos anos 1960 um bmw 700 o cupe com motor de motocicleta bmw; um hillman imp com o quatro em linha coventry climax de aluminio na traseira o gosto pelo desenho visionario de uma pessoa sozinha tambem aparece aqui ao lado do imortal fiat nuova 500 de giacosa; um mini original de issigonis um dos primeiros carros de 850 cm³ [caption id= attachment_329673 align= aligncenter width= 999 ] o hillmann imp[/caption] abarths oscas e zagatos e outros italianos pequenos dos anos 1960 tambem abundam mas nenhuma das grandes ferraris ou maseratis o de tomaso dele nao e um mangusta ou um pantera mas sim o minusculo vallelunga de 730 kg e claro que lotus tambem sao constantes em sua coleçao mas so ate o europa [caption id= attachment_329671 align= aligncenter width= 999 ] de tomaso vallelunga[/caption] no meio de tanta coisa sofisticada mecanicamente o que faz entao um escort mk 1 branco com calotinhas sim o primeiro escort e um carro pequeno e leve como tudo que ele gosta mas e realmente algo simples e pouco sofisticado motor ohv na maioria dos casos eixo rigido traseiro e mcpherson dianteiro num monobloco de chapa estampada o que chamaria a atençao dele aqui [caption id= attachment_329680 align= aligncenter width= 999 ] o ford anglia 105e[/caption] murray diz eu cresci com fords na maioria anglia 105e e cortina mk1 mas quando o escort saiu eu adorei o fato de que continuou compacto e leve e era lindo muito mais que meus antigos fords e depois com os motores twin cam veio o incrivel sucesso em rali e pista; eu sempre os adorei [caption id= attachment_329678 align= aligncenter width= 999 ] o lotus cortina mk1[/caption] obvio que murray ia gostar deste tipo de carro; o fato de que e algo comum e barato e nao caro e sofisticado somente aumenta o apelo para ele este tipo de carro com um quatro em linha pequeno na frente um eixo bem localizado atras e traçao traseira se bem acertado e uma das mais antigas e deliciosas formas de automoveis que existe logico que pode ser melhorada; tudo pode mas e o basico que se bem usado pode dar tudo que se deseja num carro esporte claro que sou parcial todo mundo que esta acostumado a acompanhar o flatout sabe que meu chevette e um restomod de 1986; um carro com um pouco mais de pimenta que um chevette normal e que acompanha a ideia do que fez murray com seu escort ate o cumulo de manter as calotinhas dog dish e todo mundo sabe que o chevette e um sedazinho duas portas que e para os brasileiros o que o escort mk1 foi para os ingleses right down to as vitorias de rali que o fizeram famoso entre os entusiastas mas o fato e que murray ao contrario do que fez na maioria dos carros de sua coleçao neste caso resolveu ir adiante e criar junto com um especialista o mais especial escort mk1 ja criado algo que pode ser no espirito do meu chevette mas e exatamente 2938499872141 mais sofisticado bravo forte e sensacional o carro foi criado pela retro power na inglaterra uma empresa justamente especializada neste tipo de coisa o resultado voces vao ver e algo simplesmente de cair o queixo o escort mk1 de gordon murray a ideia inicial de murray era simplesmente reproduzir o twin cam o escort com o motor lotus ford twin cam como sabemos existiram dois escort com motor dohc o lotus inicialmente e depois o cosworth bda de maior sucesso murray e fa do motor lotus ford diz que tem ele em mais quatro de seus carros e adora a forma que ele entrega torque em baixa e furia em alta e e compacto leve e perfeito para o tipo de carro que ele gosta a ideia era comprar um carro para restaurar barato e fazer dele um replica twin cam com reforços de carroceria aqui e ali melhorias onde achava que devia mas so o que diga se de passagem ja e um carrinho fantastico para começar mas conversando e conhecendo a capacidade da empresa com que trabalharia a retro power viu que literalmente nao existia limite no que eles podiam fazer a conversa acaba por cair num escort cosworth; mas nao com o antigo bda e sim com um motor cosworth moderno baseado em um ford duratec de 2 3 litros ai o eixo traseiro original nao suportaria a força do novo motor o que os levou a uma suspensao traseira nova independente e dai em diante o carro e no fim uma maquina moderna apenas com a aparencia e peso de escort mark 1 o pedido de murray era para um carro de rua; nao algo para pista tambem queria uma especialidade da empresa apenas melhorar a experiencia de direçao nao muda la completamente o que significou motor aspirado e nervoso e vocal como um dohc dos anos 1960 murray tambem pediu para transformar o banco traseiro em um local para malas pois nao tinha intençao de usa lo [caption id= attachment_329698 align= aligncenter width= 999 ] a base original[/caption] o interior e todo sob encomenda e discutido no detalhe dos pequenos botoes ao volante aos bancos desenhados exclusivamente para o carro mas o exterior e quase completamente igual a um escort cosworth original ate com calotinhas e rodas de aço ainda que de tamanho maior que as originais [caption id= attachment_329702 align= aligncenter width= 999 ] o inicio[/caption] o carro veio da africa do sul; outro toque sutil para o carro de um sul africano era uma carroceria em bom estado mas que foi de qualquer forma totalmente desmontada restaurada e reforçada em varios lugares e toda soldada com cordao e tem reforços traseiros para a nova suspensao independente e na frente um cross brace para segurar o topo das torres mcpherson a carroceria sozinha foi um trabalho enorme demorou um ano para ficar pronta o motor e um duratec cosworth de 2 3 litros e 245 cv uma unidade duravel e com quatro corpos de borboleta tipo barril da cosworth na admissao de fibra de carbono a empresa colocou uma placa comemorativa de 50 anos da primeira vitoria de murray em competiçao com a cosworth em 1974 no gp da africa do sul em kyalami com o brabham bt44 e o piloto carlos reutemann o motor tem carter seco e a bomba e interna sem correias ou acionamento externo; o reservatorio de oleo e em aluminio usinado belissimo o capo e a tampa do porta malas sao em fibra de carbono mas pintados dos dois lados para parecerem originais; dentro do capo uma parte e folheada de ouro uma piscadela para o mclaren f1 em um carro de apenas 910 kg os 245 cv do cosworth resultam em 270 cv/tonelada o que e mais que suficiente para entreter a transmissao e o cambio de seis marchas do mazda mx 5 miata e o diferencial e o usado no sierra cosworth de 7 polegadas mas com as peças internas incluindo blocante da quaife atras muita discussao resultou numa nova suspensao desenhada por murray e a retro power e baseada na chapman strut do lotus elan que murray diz ser muito boa mas e totalmente nova e fabricada pela retro power murray usou juntas homocineticas de focus rs mk1 cubos de roda de mondeo mk1 e colunas e rolamentos land rover freelander os amortecedores e molas sao coilovers desenvolvidos para o carro pela nitron e os freios sao a disco nas quatro rodas com calipers ap de quatro cilindros murray diz que o carro esta com um setup bem suave de suspensao para uso em rua mesmo com conforto o comportamento e bem sobresterçante como ele gosta e embora ele desconfie de que em pista vai ficar muito mole nao e para isso que criei este carro; e para uso em ruas e estradas inglesas o centro de rolagem traseiro e mais baixo que o dianteiro o que sempre e bom em carros assim o carro demorou um ano para ficar pronto somado ha um ano de carroceria depois mais um ano de desenvolvimento murray diz que existia uma folga no conjunto motor cambio diferencial que incomodava muito de inicio a retro power gastou uma quantidade imensa de horas checando folgas juntas coxins e tudo mais ate chegar na causa raiz a embreagem que tinham recebido estava com dimensoes erradas parece uma bobeira mas mostra como construir um carro praticamente do zero e complexo mas murray diz que a espera valeu a pena o carro tem um motor que nao e extremo a configuraçao mais forte do mesmo motor chega a 280 cv mas ele optou por melhor funcionamento nas ruas com muito torque a partir de 2000 rpm uma entrega macia e suave mas ainda assim capacidade de girar tranquilamente ate 8000 rpm murray diz que gastou muito tempo acertando a ergonomia tambem que parece agora perfeita com o ponto h bem baixo e o banco e pedaleira reposicionados para ele diz tambem que o nivel de aderencia nao e alto o que ele reputa como bom; diversao a menor velocidade o escort mk1 e especial tambem por outro motivo ninguem fica com inveja ou tem sentimentos ruins para com ele as pessoas vem falar comigo e dizem que tiveram um que foi seu primeiro carro que seu pai tinha um e apenas alegria pura e felicidade de ver um que parece original como um dono de um chevette parecido nesse sentido posso entender perfeitamente e um carro que nao ofende ninguem nao e pedante ou diz que seu motorista se acha superior e algo sensacional um carro quase perfeito para um cara que realmente sabe o que quer
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