tudo começa com uma overdose sensorial aos ouvidos o rosnado rouco ardido e anasalado dos cinco cilindros em linha a 8 000 rpm estampa o legado dos audi quattro do grupo b o intenso zunido do empuxo da turbina garrett gtx3582r roletada gerando 2 4 bar de sobrepressao e puro nirvana aos amantes aos desavisados algo como o canto das trevas a quem esta do lado de fora os olhos incredulos tentam acompanhar o borrao vermelho de 800 cv engolindo a primeira marcha como se nao fosse nada torcendo a carroceria nas marchas seguintes e fazendo da traçao nas quatro rodas algo insuficiente para tanto torque pouco mais de 90 mkgf mkgf a 6 000 rpm os pneus dunlop direzza dz101 seu sucessor o direzza dz102 foi lançado recentemente fazem o melhor trabalho que podem enquanto sao castigados com a força de um carro de rali do grupo b a cada troca os traseiros sao os mais exigidos pois em arrancadas fortes o sistema de diferencial central torsen altera a distribuiçao de torque entre os eixos de 50 50 para ate 75% nas rodas traseiras a embreagem do tipo multidiscos nao suporta tanta força e implora por clemencia sera substituida por um conjunto da ap racing aos futuros passageiros fica de alerta o testemunho de quem ja viveu a experiencia boa sorte para conseguir respirar enquanto suas costelas sao esmagadas contra o encosto com algo pra la de 1g de aceleraçao longitudinal de forma permanente primeira segunda terceira quarta quinta sexta marcha aproveite o intervalo das trocas para expirar em todas voce sera comprimido contra o banco como se estivesse em queda livre o audi s2 sedan de rodolfo mr rs2 moreira e literalmente um carro de 10 segundos nos 402 metros e agora voce ira conhecer a historia deste monstro e seus detalhes tecnicos primeiro o projeto e as peças sete anos depois o carro sete anos foi o tempo que rodolfo levou entre 2005 e 2012 comprando peças para o projeto de preparaçao do s2 que saiu do forno somente ha poucos meses o detalhe mais intrigante o componente mais importante o automovel foi adquirido somente em 2013 agora como e possivel se fazer um projeto tao extremo e comprar todas as suas peças sem errar mas sequer com o carro em maos a razao e simples rodolfo e uma das principais referencias do brasil em audi rs2 a epica superperua desenvolvida em parceria com a porsche cuja historia voce conheceu aqui e que compartilha a plataforma e varios componentes mecanicos com o s2 antes de iniciar o projeto do s2 de 800 cv muita agua ja tinha passado sob sua ponte das 80 rs2 importadas para o brasil na epoca pela audi senna cerca de 40 ja passaram em suas maos seja para ajustes menores manutençoes restauraçoes ou preparaçoes ousadas o que lhe rendeu o apelido entre alguns conhecidos de mister rs2 por sinal ele chegou a ser presidente do s club clube de entusiastas de audi esportivos que hoje nao existe mais eu sempre quis ter um s2 sedan nao so porque ele e muito raro foram apenas 306 unidades fabricadas em todo o mundo sendo que 37 vieram para o brasil mas tambem porque o acho muito bonito a ideia bem inicial era trocar o motor 2 2 cinco cilindros em linha por um v8 biturbo rendendo algo em torno de 1 200 cv mas a verdade e que o mundo de preparaçao dos cinco cilindros evoluiu muito em componentes e possibilidades e assim preservei o 2 2 e decidi fazer uma especie de versao extrema do rs2 sedan carro que a audi nunca produziu em serie somente duas unidades foram construidas sob encomenda uma para ferdinand piech e que hoje esta no museu da audi e outra para o sultao de brunei e importante lembrar que esta mudança de planos sobre o motor aconteceu ainda em 2005 sete anos antes de o s2 entrar em sua garagem alias ate mesmo a cor do seda ja estava definida ha quase uma decada vermelho depois de um ano de pesquisas rodolfo encontrou o carro de seus sonhos em balneario camboriu sc mas nao exatamente num estado de se sonhar motor cambio freio estava tudo moido e ainda havia uma enormidade de debitos ativos a acertar mas a carroceria estava muito boa como eu iria trocar toda a mecanica mesmo era o que mais importava e era da cor que eu queria com a maior e mais importante peça faltante do quebra cabeças em maos rodolfo partiu para executar o projeto restaurar customizar e preparar a receita do haras robustez e a palavra que melhor define o conjunto de powertrain dos audi s2 e rs2 que compartilham os mesmos componentes basicos como bloco de motor pistoes bielas virabrequim e cabeçote o codigo dos motores e diferente mas a familia e a mesma 3b s2 coupe aby s2 sedan e avant e adu rs2 partem da mesma base que e superdimensionada em robustez da pra extrair quase 1 000 cv e pra la de 100 mkgf de torque com a transmissao original afirma rodolfo com certo orgulho as unicas mudanças que ele fez na transmissao foi utilizar coxins de pu no diferencial e adotar a engrenagem da primeira marcha da rs2 que e 4 mm mais espessa o que exige o uso da carcaça do cambio da rs2 codigo crb e apresenta maior longevidade para aplicaçoes extremas ja no motor que foi convertido para o etanol ha uma longa lista de componentes topo de linha mas nada extremamente exotico vamos do fim para o começo o conjunto rende atualmente algo proximo aos 650 cv de roda cerca de 800 cv no motor considerando perda energetica de aproximadamente 20% adotada por preparadores de audi com traçao integral do tipo torsen a 7 200 rpm com corte de giro a 8 000 rpm o torque esta em cerca de 82 mkgf nas rodas a 6 000 rpm a faixa util do motor e de 4 200 rpm pra cima entre quatro mil e quinhentos e oito mil rpm o bicho estilinga com força plena a oficina motorfort sport cars e a responsavel por manter a saude dos 800 cv em dia vamos começar pela parte do bloco e cabeçote a cilindrada permanece na casa dos 2 2 litros moreira optou por nao aumentar o curso dos pistoes dispensando os famosos virabrequins stroker pois sua intençao era obter potencia em altas rotaçoes com o minimo de vibraçoes pistoes je forjados bielas scat forjadas engrenagem da polia do virabrequim forjada projetada pelo proprio rodolfo prisioneiros arp no bloco e nos mancais cabeçote retrabalhado com fluxo de 152 cfm a 10 h2o molas de maior carga tuchos mecanicos e comandos schrick agora vamos aos componentes externos do motor intercooler painel frontal estrutura tubular que conecta as longarinas aumentando a rigidez a torçao da carroceria coletor de escape e coletor de admissao invertido da alema wagner tuning com ele o duto de pressurizaçao fica 1 metro mais curto reduzindo o lag de turbina ; sistema de escape de 4 de inox da magnaflow; sistema de igniçao high ignition 034 motorsport cinco bicos injetores de 120 lbs/h bomba de combustivel walbro 450 e85 mais surge tank com duas bombas bosch 044 e 040 ; radiador de oleo adicional instalado em serie com o original radiador de agua feito sob encomenda e turbina garrett billet dual ball bearing gtx3582r 0 82 a/r um dos destaques do conjunto do motor e o sistema de injeçao bulgaro da vems que fica virtualmente invisivel quase identico ao modulo original que permite a adoçao de sonda map e traz um maremoto de ajustes como controle de largada de traçao boost variavel por marcha correçao por malha fechada integraçao com os sistemas eletronicos do veiculo do ar condicionado ao sistema de abs rodolfo nao abriu mao da alta qualidade no conjunto dinamico na suspensao alem de um overhaul completo instalou um jogo de coil overs kw v3 e trocou todas as buchas pelas da inglesa powerflex nos freios muito trabalho customizado envolvendo fabricaçao das cartolas de disco e suportes das pinças na dianteira temos pinças brembo de porsche cayenne com discos flutuantes de 360 x 36 mm e na traseira pinças wilwood com direito a um rebadging para brembo com freio de mao acoplado e discos de 300 x 26 mm as rodas sao oz ultraleggera 18 x 8 calçadas com um jogo de pneus dunlop direzza dz101 225/40 r18 o projeto ficou pronto ha pouco tempo entao nao consigo fazer uma analise tao completa sobre os pneus mas algo que gostei e que chamou minha atençao foram os ombros firmes que deram uma boa precisao nas curvas feitas com pista seca a cereja do bolo do s2 sedan de rodolfo esta na personalizaçao feita todo dentro do contexto da superperua audi rs2 o que o transformou num grande what if e se a audi tivesse feito o rs2 sedan bancos com fartos apoios laterais e forraçao central em alcantara o material tambem foi utilizado nos forros de porta forro de teto volante painel de instrumentos o da rs2 tem fundo branco em vez de cinza claro e marca 300 km/h de maxima retrovisores externos para choque dianteiro setas e farois de neblina tudo veio da rs2 apesar disso rodolfo fez questao de preservar o respeito a sigla e manteve todos os emblemas do seda original s2 apenas um ou outro detalhe como o emblema porsche nos bancos clara mençao a rs2 desenvolvida em parceria com a marca os cintos vermelhos a la rs6 e os mostradores aem de pressao de turbina e de combustivel com visual quase igual ao trio original configuram certa liberdade poetica curiosidade a audi adotou os espelhos piscas e farois de neblina do porsche 911 geraçao 964 na rs2 com tantas peças sofisticadas caras e complexas moreira acabou apanhando para adquirir um item que seria muito simples nao fosse o fato de que apenas 306 unidades do s2 sedan foram fabricadas a asa traseira depois de muito procurar finalmente a achei num leilao do ebay da alemanha mas eles nao enviavam a peça para o brasil tive de despachar para a casa de um amigo em londres que postou o componente para mim a peça nao custava quase nada mas por causa destes tramites me custou quase r$ 1 000 ainda assim nada mal perto dos r$ 15 111 que a autorizada audi queria me cobrar no brasil comenta entre risos apos cerca de tres horas em uma congelante madrugada onde fizemos o ensaio fotografico e chegada a hora de ir embora mas nao poderiamos nos despedir sem mostrar para voces o ronco absolutamente visceral do s2 de rodolfo mesmo com a embreagem cansada o audi disparava como um caça f14 tomcat sendo lançado do porta avioes graças ao sistema de gerenciamento da vems as puxadas sao precisas sempre executadas no limite da aderencia sem desperdicios com destracionamentos e fumaça de pneus [youtube id= tpgp0 r1zig width= 620 height= 349 ] fica o agradecimento ao nosso amigo christian reid pela captaçao e ediçao deste pequeno clipe e claro ao mestre fabio aro pelas fotos epicas uma amostra do que e sentir o espirito do audi quattro de grupo b intoxicando a sua alma o eco e a violencia da pulsaçao desta usina de 800 cv nao cabem em palavras mas arrepiam os pelos de qualquer entusiasta aumente o volume com gosto e admiravel a dedicaçao e o nivel de conhecimento que rodolfo possui pelos esportivos da audi desta epoca ele e capaz de citar codigos de peças e dados de componentes com a naturalidade de quem vive isso todos os dias e nao pense que o s2 sedan que voce ve aqui e filho unico alem de todas as rs2 de clientes pelas quais ele e responsavel em sua garagem ha outro s2 sedan este todo original uma s2 perua e um outro projeto bruto uma perua rs4 geraçao b5 com motor v6 3 0 deslocamento ampliado biturbo gerando tambem algo entre 700 e 800 cv se o apreço e proporcional a potencia entao nao ha limites para o amor deste cara pelos audi s e rs [ ensaio fotografico fabio aro ] dunlop sp sport maxx clique aqui para acessar a pagina deste pneu no site oficial da dunlop onde comprar clique aqui para acessar a lista de distribuidores de varejo da dunlop em todo o brasil se o seu carro e de performance extrema como o audi s2 de 800 cv de rodolfo o pneu sp sportmaxx e a melhor pedida pois e o mais esportivo que a dunlop oferece no brasil note a seçao central da banda de rodagem formada por um anel inteiriço quase slick isso aumenta a area de contato do pneu com o solo e aprimora a estabilidade direcional em altas velocidades ao lado desta seçao central estao os aneis intermediarios veja como os blocos da banda de rodagem ali sao largos eles asseguram rapidas transiçoes no momento inicial de tomada de curva seus canais de escoamento de agua sao duplos e direcionais e a twin hydro paddle technology™ que busca maximizar a vazao de agua pelos canais que levam aos sulcos prevenindo a aquaplanagem os ombros seguem a mesma filosofia de maximizar a area de contato do pneu e sao os responsaveis pela aderencia no limite tudo sem deixar de oferecer segurança em piso umido olhando para cada um dos aneis da banda de rodagem nota se tres desenhos claramente distintos e o multi radius tread technology™ que busca chegar proximo aos pneus superesportivos sem os inconvenientes destes como ruido aderencia limitada em piso umido excesso de calor e baixa durabilidade para prevenir danos em buracos e aumentar a resistencia a flexao em curvas os flancos laterais do sport maxx sao reforçados com uma dupla cinta de aço no teste realizado pelos norte americanos do tire rack feito com um bmw 330ci o sp sport maxx deixou para tras o continental contitouring contact cv95 e o pirelli pzero rosso o tire rack elogiou a comunicabilidade no limite de aderencia a capacidade de absorver irregularidades no piso e a performance absoluta o dunlop obteve o melhor tempo no slalom e na pista de testes deles tanto no seco quanto no molhado alem de a maior capacidade de aceleraçao lateral 0 96 g no seco e 0 87 g no molhado
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