a abordagem da saab em relaçao aos automoveis e marcadamente diferente do estilo externo ao desenho cuidadoso do interior nao ha como confundir um saab com nenhum outro carro e embora isso possa ter sido prejudicial para o sucesso de vendas entre a populaçao em geral e aqueles que buscam apenas conforto e anonimato por outro lado fez a marca sueca cativar admiradores ferozmente leais para eles e para nos o saab turbo significa conforto segurança e emoçao ao dirigir road &track 1980 quando a general motors deixou a marca saab morrer no inicio dos anos 2010 o fez nao por maldade ou negligencia tinha passado os ultimos 20 anos religiosamente colocando dinheiro na empresa e deixando os suecos livres para fazer quase tudo que quisessem a gm nao e exatamente uma instituiçao angelical devotada ao bem comum como se esforça a parecer mas neste caso foi quase um mecenas benevolente nao a saab nao precisou de ajuda para desaparecer [caption id= attachment_252295 align= aligncenter width= 922 ] saab 9 5 2010 o ultimo[/caption] foi uma vitima mais de uma industria que mudava do que qualquer outra coisa olhe a sua volta que outra empresa pequena existe fazendo carros normais do dia a dia nem gente que cresceu e ficou famosa em nichos de baixo volume e alto preço relativamente como a bmw permanece assim hoje a bmw e uma empresa de volume vendendo desde minivans e hatches medios ate suv’s de todos os tamanhos carros esporte e de luxo nao parece existir mais lugar para o pequeno a nao ser em coisa especializada e na estratosfera de preço uma pena mas e a realidade muito disso e culpa nossa nao podemos reclamar ao pedir cada vez mais segurança passiva ativa e menos emissao de poluentes patrocinamos uma serie de legislaçoes que tornaram a homologaçao de um automovel algo incrivelmente caro complicado demorado e sujeito a legislaçoes que dao cadeia se algo der errado ninguem fora de conglomerados gigantes que conseguem amortizar o gigantesco investimento em altos volumes ou como a bugatti cobrando 3 milhoes de dolares por carro e diluir a responsabilidade o suficiente para menos perigo legal tenta mais isso simplesmente nao vale a pena por isso a criatividade tambem anda em baixa muito arriscado sair do completamente provado e testado a maravilhosa variedade que existia no mundo do automovel e uma vitima colateral do sucesso e visibilidade de uma industria antes admirada mas hoje vigiada bem de pertinho por uma multidao de burocratas atentos prontos a gritar falta ao menor indicio de erro e assim fazer seu nome pode nao ser isso que pedimos quando queriamos mais airbags e catalisadores la em 1980 mas nada e de graça tomem cuidado com o que desejam voces podem conseguir [caption id= attachment_252296 align= aligncenter width= 999 ] ursaab 1947 primeiro[/caption] a realidade nao podia ser mais diferente quando em 1945 ao fim de uma guerra mundial terrivel a industria sueca de aeroplanos ltda svenska aeroplan ab saab de trollhattan decide fazer automoveis para ocupar as fabricas de aviao agora sem demanda militar sim a suecia permanecera neutra na guerra mas a demanda militar existia mesmo assim pois para permanecer neutro claro e necessario um exercito para defender essa neutralidade o mundo era muito mais isolado insular um fiat era muito diferente em comportamento do que um vw alemao que era por sua vez muito diferente de um renault frances ou de um austin ingles o automovel poucas vezes traduzia se bem era algo local feito para o povo caracteristicas geograficas e socioeconomicas de um lugar legislaçao pouco havia e se houvesse era local e irrelevante ligada mais a taxaçao vendia se qualquer coisa que funcionasse ninguem conhecia muito alem de seu proprio pais a literatura em outras linguas vinha por correio normal snail mail e nao existia google translator entao quando 16 engenheiros aeronauticos da saab sao indicados para projetar o carro saab eram todos pessoas sem o fardo da tradiçao cuca fresca como a gente dizia nos anos 1970 o lider desse grupo era gunnar ljungstrom um engenheiro que ate ali tinha apenas projetado estruturas de asas e fuselagens outra pessoa importante no time era o um ex piloto militar e ilustrador tecnico da saab chamado sixten sason [caption id= attachment_252297 align= aligncenter width= 999 ] svante holm tryggve holm gunnar ljungstrom sixten sason rolf mellde em 1965 os criadores da saab[/caption] a volvo entao unica marca sueca entao fazia carros fortemente inspirados nos americanos a suecia era um pais esparsamente povoado com condiçoes climaticas dificeis e grandes distancias a percorrer carro americano era o favorito ali mas tambem no final dos anos 1930 um pequeno carro alemao se tornou popular o dkw com motor dois tempos e traçao dianteira era excelente na neve e pegava facil mesmo no frio duas caracteristicas altamente desejaveis nao durava tanto quanto os americanos mas era mais barato e muito popular os engenheiros da saab pegam um velho dkw em um ferro velho dele copiam descaradamente o motor de dois cilindros dois tempos e a traçao dianteira o dkw de antes da guerra era unico pois o minusculo e leve motor bicilindrico estava em posiçao transversal o transeixo atras dele no centro do carro permitindo semi eixos de comprimento iguais a estrutura e a carroceria do novo saab seriam extremamente inovadoras ljungstrom a projetou com uma precisao e cuidado que so poderia vir da suecia era um monobloco de chapa de aço estampada extremamente rigido leve e resistente e aerodinamico o desenho de sixten sason testado em escala 1 10 em tunel de vento deu um cx de 0 32 impressionante ate hoje mas incrivel em 1947 [caption id= attachment_252298 align= aligncenter width= 640 ] ursaab 1947[/caption] chamado de ursaab primeiro saab hoje este primeiro carro era basicamente um prototipo do que seria o saab 92 de 1950 o motor bicilindrico era do dkw de ferro velho apenas 700cm3 e 18cv a empresa achava seu nicho um carro sueco mais tecnologico e eficiente independente original mas mais barato e acessivel que os sisudos volvo e para quem achava o desenho inovador estranho ljungstrom e sason defendiam o seu trabalho com unhas e dentes se economiza 100 litros de gasolina em um ano nao importa que se pareça com um sapo logica sueca impecavel os saab de dois tempos depois de dois anos de testes severos o ursaab se torna o 92 de produçao pagando licença para a dkw ainda assim o motor e cambio eram proprios e diferentes em detalhe agora o bicilindrico deslocava 764cc 80x76mm para 25cv a 3 800 rpm e 5 6 mkgf a 2 300 rpm o carro pesava 800kg leve para os dias de hoje mas nem tanto entao; durabilidade era mais importante do que desempenho [caption id= attachment_252299 align= aligncenter width= 999 ] 1000 saab 92 produzidos 1950[/caption] e segurança o carro podia capotar sem deformar as colunas; virava se ele novamente sozinho usando efeito gangorra permitido pelo desenho ovalizado e podia se sair andando de novo uma caracteristica adorada pelos suecos em suas estradas desertas e cheias de neve nesse mesmo sentido em breve nasceria outra norma interna da saab bem sueca um alce nao poderia entrar dentro do carro em acidente as colunas a sendo fortes o suficiente para segurar o animal o saab 92 nao era um carro veloz mas mesmo assim começou uma tradiçao da marca em rali seu comportamento benigno em curvas e em neve o carro foi projetado para neve afinal de contas compensando a falta de potencia um jovem de trollhattan chamado erik carlsonn talvez o primeiro piloto de rali a ser conhecido mundialmente conseguiria fama e sucesso internacional em saab’s [caption id= attachment_252300 align= aligncenter width= 922 ] saab 92 1955 e algumas suecas molhadas[/caption] em 1956 um extenso redesenho traz o novo 93 agora tricilindrico o motor dois tempos estava montado longitudinalmente a frente do eixo como os novos dkw a saab ainda pagava licensa a marca alema por usar sua configuraçao basica mas fazia tudo em casa com grandes diferenças o motor apesar do cilindro a mais continuava pequeno 748cc 66x73mm mas a potencia subia para 33hp [caption id= attachment_252301 align= aligncenter width= 999 ] saab 93 1960[/caption] rolf mellde um engenheiro de motores da empresa muito ligado a competiçoes tem uma ideia montar o novo tricilindrico em um carro esporte de dois lugares extremamente leve como a direçao da empresa mostra pouco interesse mellde faz algo que hoje seria impossivel com ajuda de seus companheiros da saab no tempo livre em um celeiro perto de trollhattan criam o primeiro saab sonnet [caption id= attachment_252302 align= aligncenter width= 999 ] sonnet i dirigido a moda 1956[/caption] o carro era cheio de soluçoes interessantes um chassi de chapa de aluminio e uma carroceria de plastico reforçado de fibra de vidro desenhada e construida por sixten sason um dos voluntarios tinha o tres em linha invertido atras do eixo dianteiro como o motor dois tempos permitia isso a transmissao nao muda o motor girava o contrario pesava apenas 500kg e o motor de competiçao dava 57cv a velocidade maxima reportada era de 210km/h algo positivamente incrivel a direçao da empresa resolve adotar o projeto e expoe o carrinho no salao de estocolmo de 1956 onde e grande sucesso mas planos de produzi lo em serie para homologaçao de competiçao logo dao errado e apenas 6 carros pre serie sao construidos curiosamente apenas o primeiro tem carroceria plastica; todos os outros 5 sao todos em aluminio [caption id= attachment_252304 align= aligncenter width= 821 ] no museu da saab o 93 de dois motores preservado [/caption] a saab de entao era movida por um staff altamente dedicado e entusiasta e tambem tentado por debaixo dos panos uma versao de seis cilindros em linha do 93 com dois tres cilindros lado a lado transversais mas acoplados a transmissao longitudinal o 93 monstret dava mais de 100cv ao pequeno carro 200km/h e um berro comparavel a um enxame de abelhas furiosas [caption id= attachment_252305 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro 96[/caption] em 1959 aparecem primeiro a perua 95 com 3ª fileira rebativel no porta malas e depois o seda 96 ultimas evoluçoes do saab de dois tempos o tricilindrico agora tinha 841 cm3 70x73mm e 38cv a 4 250 rpm um carro mais evoluido mas ainda na tradiçao da marca e que teria vida bastante longa quando a saab entende que a natureza fumacenta e poluente do dois tempos nao era o caminho do futuro em 1967 equipa os 95/96 com o v4 ohv 4 tempos de 1 5 litros e 65cv comprado da ford alema usado no taunus de traçao dianteira sobrevive assim ate 1980 [caption id= attachment_252306 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo 96 v4 1980[/caption] do 96 tambem derivou um novo carro esporte o sonnet ii era um carro esporte de rua produzido em serie um pequeno cupe com a mecanica do 96 inicialmente tinha ate algo incomum para um carro esporte cambio com alavanca na coluna de direçao identico ao seda na versao reformulada com o v4 ford passa a ter alavanca no assoalho [caption id= attachment_252307 align= aligncenter width= 860 ] saab sonnet ii[/caption] o saab turbo neste ponto da historia ao meio da decada de 1960 o mundo começava a ficar mais complicado para a saab tanto em casa como nos crescentemente importantes mercados de exportaçao a empresa se descobrira incapaz de concorrer com fabricantes de maior volume principalmente em preço de venda alem disso as legislaçoes de emissao de poluentes e de segurança passiva começavam a aparecer principalmente nos eua saab começa a procurar parceiros com mais dinheiro e volume para crescer depois de uma tentativa frustrada de se juntar a volvo em 1969 se junta ao tradicional fabricante de caminhoes scania vabis [caption id= attachment_252308 align= aligncenter width= 999 ] saab 99 1967[/caption] o futuro pedia uma mudança e esta mudança era para carros mais sofisticados com preço mais alto e margem de lucro idem pensou corretamente que seu futuro era como uma bmw sueca com produtos de nicho superiores tecnicamente e em desempenho mais caros hoje parece claro que o pragmatismo gelido dos suecos nunca faria um bmw mas isso nao os impediu de tentar e de ter muito sucesso nos anos 1970 e 1980 um novo carro totalmente diferente do saab tradicional era necessario para isso porem o resultado foi um longo projeto feito com cuidado uma empresa pequena como a saab nao podia errar e todo carro que lançava tinha que durar no minimo 10 anos o projeto chamado de gudmund começa em 1964 e e lançado em 1967 com o nome de saab 99 a empresa mostrava de novo independencia de pensamento o carro era diferente de todo o resto do mundo [caption id= attachment_252310 align= aligncenter width= 642 ] o esquema mecanico do 99/900 unico [/caption] o motor um quatro em linha ohc de 1 7 litros desenvolvido em conjunto com a triumph inglesa estava montado na frente do carro em cima do eixo dianteiro inclinado a 45° mas tambem invertido o volante do motor e a embreagem estavam na frente do carro atras do radiador deles descia um trem de engrenagens depois corrente no 900 para o transeixo localizado debaixo do motor diferente maluco original se o comportamento dinamico e a segurança ativa dos saab sempre foi melhor que dos volvo a passiva tambem nao ficava atras como a volvo o cinto de segurança ja era item basico mas o 99 tinha mais zonas de deformaçao controladas na dianteira coluna de direçao colapsavel em 2 lugares coluna a a prova de alce e encosto de cabeça para evitar lesao no pescoço em impactos outros itens de segurança da saab introduzidos no 99 limpadores de farois barras de proteçao lateral e forro de teto rigido sem arames [caption id= attachment_252313 align= aligncenter width= 800 ] um 99 combi mostrando o incrivel espaço e acesso [/caption] a suspensao dianteira era por duplo a sobreposto e a traseira um eixo rigido com molas helicoidais e 5 links freios a disco nas 4 rodas e freio de estacionamento acionava as rodas dianteiras a saab tambem abandonava as peruas com o 99 a grande porta traseira das versoes combi efetivamente tornavam peruas obsoletas e uma tradiçao começava aqui a igniçao estava no console para travar o cambio e nao a direçao quando o carro desligado profundamente diferente sem se importar com a pratica usual do resto do mundo a saab infeliz com a parceria em motores com a triumph logo a abandona para lançar seu motor proprio um ohc de 1985 cm3 90x78mm que logo recebia injeçao eletronica para 118 cv a 5 500 rpm mas a crescente onda de legislaçoes de emissoes nos eua faziam os carros exportados para este pais extremamente lentos algo precisava ser feito a soluçao da pequena empresa de sueca foi algo que revolucionou a industria e que tem efeitos claros ate hoje sua configuraçao de traçao dianteira peculiar impedia aumento de deslocamento do quatro em linha curso do vira interfere com cambio embaixo e fazia soluçoes como v6 ou v8 muito pesadas na frente alem de significar investimento gigante [caption id= attachment_252315 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro saab turbo 1977[/caption] o que a empresa fez parece obvio hoje mas nao era entao turbocompressor em 1977 quando aparece o 99 turbo era raro na europa somente bmw e porsche usavam turbo e somente em carros esporte de alta potencia na epoca tinham atraso de entrada o famoso turbo lag que podia ser medido com calendario um carro normal familiar com turbo era impensavel mas a saab sempre procurando um comportamento linear e o minimo de atraso de resposta começou um processo de civilizaçao da turbina que sem saber entao desenvolveria o turbo moderno que conhecemos tao bem hoje em 2020 per gillbrand seu famoso engenheiro de motores foi instrumental aqui primeiro usando turbos pequenos de baixa inercia depois injeçao eletronica bem ajustada depois desenvolveu o sistema apc de controle eletronico de pressao de admissao em conjunto com sensores de detonaçao ja em 1981 novidades incriveis seguiram se mais varias inovaçoes intercooler cabeçotes dohc multivalvulas e as bobinas individuais para controle eletronico preciso da igniçao tudo integrado em novos sistemas integrados eletronicos de controle do motor tudo coisa corriqueira hoje mas criado pela saab [caption id= attachment_252316 align= aligncenter width= 400 ] ultima evoluçao do 900 o turbo aero de 1991 ja com intercooler e 16 valvulas [/caption] praticamente criou a ciencia da calibraçao eletronica de motores como conhecemos indispensavel para os motores extremamente limpos e eficientes que temos hoje com ou sem turbo quando os primeiros saab 9000cd chegaram aqui no brasil em 1991 depois da liberaçao das importaçoes os engenheiros da gm ficaram boquiabertos com o funcionamento perfeitamente liso e bem calibrado dos motores da marca calibraçao eletronica era novidade para eles mas tinha mais de 20 anos na saab [caption id= attachment_252317 align= aligncenter width= 999 ] saab 900 turbo emblematico do inicio dos anos 1980[/caption] o 99 evoluiu para o 900 em 1978 um carro com entre eixos maior a frente da coluna a para ainda melhor desempenho em crash tests e melhor aerodinamica tambem inovou em algo hoje comum filtro de polen para o interior o 900 conversivel criado para os americanos e tambem um grande e duradouro sucesso [caption id= attachment_252318 align= aligncenter width= 999 ] 900 conversivel mais anos 80 impossivel [/caption] os saab turbo fizeram incrivel sucesso ate o meio dos anos 1980; era um carro normal com desempenho decente numa epoca em que todo mundo sofria para atender novas normas de emissao historias desse carro pequeno sueco dando trabalho a corvettes e porsches contemporaneos abundam e com conforto segurança e baixo consumo rapidamente se torna uma lenda 9000 e gm o fim mas nada dura para sempre e na segunda metade dos anos 1980 o 900 nascido la em 1967 como saab 99 ja estava bem velhinho mas desenvolver outro carro do zero como fora o 99 estava fora de questao a saab estava ja plenamente ciente do problema moderno de custo de desenvolvimento simplesmente nao conseguiria pagar o desenvolvimento de outro carro sozinha [caption id= attachment_252321 align= aligncenter width= 898 ] o ultimo 900 tradicional 900 turbo aero 91/93[/caption] a soluçao veio novamente com uma parceria que como a da triumph seria logo abandonada os padroes de engenharia saab sao incompativeis com todo resto da industria como podemos perceber e mesmo ela precisando de ajuda nunca conseguiu solida parceria exatamente por isso desta vez se junta com o conglomerado fiat para desenvolver um carro maior que o 900 na plataforma tipo 4 do grupo italiano a parceria ja existia em vendas antes disso o saab 600 de entao era na verdade uma lancia delta vendida na escandinavia importada da italia [caption id= attachment_252322 align= aligncenter width= 999 ] saab 9000 1985[/caption] em 1984 aparece o novo saab 9000 irmao em estrutura dos alfa romeo 164 lancia thema e fiat chroma a estrutura comum ditou que o sistema de traçao dianteira fosse o mais convencional com motor transversal mas muito pouca coisa permaneceria comum com os italianos a saab logo se perderia novamente num buraco de rato infinito de modificaçoes fazendo um carro que apesar de teoricamente igual era totalmente diferente [caption id= attachment_252325 align= aligncenter width= 999 ] o saab que tivemos aqui importado pela gm 9000cd 1991[/caption] mas o 9000 mesmo assim ou talvez por isso era um carro sensacional eventualmente com os novos turbo de 16 valvulas 2 3 litros e 225 cv da marca eram tao velozes quanto um bmw m5 contemporaneo mas pouca gente ligou ou percebeu isso com igniçao na coluna de direçao e uma carroceria e configuraçao mecanica normal sem os desenhos diferentes tao caracteristicos da saab nao era um saab de verdade os logicos suecos coçavam a cabeça sem entender como assim [caption id= attachment_252323 align= aligncenter width= 926 ] 9000 aero rapido como um m5[/caption] acaba por ser comprada em 1990 pela general motors a empresa americana chegando na hora de evitar a morte certa a gm deixa a saab a vontade e ela usa obviamente as prateleiras generosas de componentes do gigante americano o 900 de 1994 9 3 e 9 5 resultantes sao carros fantasticos diferentes de qualquer coisa na gm com motores modificados com turbos de baixa pressao um inovador sistema de traçao nas quatro rodas no 9 3x de 2008 e assim por diante ate a coluna c e o capo caracteristicos do 900 voltam modernizados no primeiro 9 5 ainda eram carros criados pelos exatas especificaçoes de engenheiros suecos as vezes a custas de um investimento aparentemente ridiculo como por exemplo um sistema de ar condicionado totalmente exclusivo e diferente de qualquer outro na gm continuava incompativel com qualquer parceria pois continuava fazendo tudo a sua maneira e gastando o que fosse necessario para tal [caption id= attachment_252326 align= aligncenter width= 999 ] saab 9 5 a volta da perua saab[/caption] mas o mundo de fora nao viu assim viu opel vectra com carroceria diferente a preço de bmw nao ajudavam nada alguns outros crimes de lesa majestade cometidos pela gm o 9 7x um chevy trailblazer com roupa saab e o 9 2x subaru impreza travestido de sueco mas a gm continuava acreditando na marca e colocando dinheiro la ate que a crise de 2008/2009 balançou profundamente sua historia anunciou que fecharia a empresa causando alvoroço na suecia koenisegg e depois a spyker juntam investidores suecos para tentar mante la viva a segunda com sucesso em 2010 mas nao consegue se manter operando os unicos interessados em investir eram oportunistas que a gm vetou para proteger suas propriedades intelectuais para a tristeza de todos fecha as portas em 2012 hoje na sua antiga sede em trollhattan existe apenas um interessante museu tocado por entusiastas e ex funcionarios sumiu definitivamente [caption id= attachment_252327 align= aligncenter width= 999 ] saab 9 7x na verdade um chevrolet trailblazer[/caption] o mais incrivel e notar que uma das maiores vitimas do mundo altamente legislado atual e uma empresa pequena que espontaneamente sem incentivo ou exigencia estatal criou e avançou a maioria das tecnologias que tornam possiveis a segurança veicular e a baixa emissao de poluentes do carro moderno de areas de deformaçao programada a motores turbo economicos e que pouco emitem tudo devemos a saab quase como uma puniçao aos justos e um premio aos negligentes todo mundo tem que ser obrigado a ser como a saab hoje por força de lei e provar isso a burocratas por meio de processos de homologaçao e normas cada vez mais exigentes ah a ironia mas o pior nao e isso normas draconianas so fazem gente que segue norma e mais nada governos e burocratas nao pesquisam nada nao inovam nada nao andam para frente sao gente estatica por natureza a saab inovava na segurança porque acreditava nisso e inovava em motores porque precisava ser diferente inovava de forma organica e sem precisar politica interna ou externa para interferir sem empresas assim quem cria um futuro diferente novas leis
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