a marca pontiac e mais uma de tantas relegadas hoje ao passado; no caso dela um efeito colateral da evoluçao do negocio automovel antigamente a gm tinha uma clara escadinha de preço e prestigio chevrolet pontiac oldsmobile buick e cadillac hoje isso e totalmente superfluo e impossivel de funcionar os dois extremos sao o necessario apenas; tanto a pontiac quanto a oldsmobile morreram a buick permanece gostaria de dizer que e por motivos historicos e a primeira marca da gm empresa de dentro da qual nasceu a gm mas nao claro sobrevive apenas pela estranha paixao que os chineses nutrem por ela mas durante os anos 1960 a pontiac era uma grande empresa; um motor de inovaçao e rapidez de decisao dentro da corporaçao mas os executivos que fizeram esta pontiac diferente basicamente semon bunkie knudsen pete estes e o infame john zachary de lorean logo partem para campos mais verdejantes da corporaçao chamado chevrolet e com o tempo a pontiac começa a perder importancia a historia de hoje conta uma tentativa de revitaliza la uma revitalizaçao de verdade nao ficticia como tantas revitalizaçoes que mudam missoes e objetivos mas nada na realidade uma revitalizaçao com um produto diferente e inovador que pretendia nao apenas inovar como um automovel mas tambem a forma que se faz automoveis e uma que deu completamente errado deu errado muito pela epoca e a empresa onde estava a gm passava uma fase complexa onde nao sabia muito bem o que fazia e a realidade externa mudou completamente no meio do caminho causando ainda mais problemas o fiero foi entao uma daquelas historias tristes de algo que era uma ideia interessante mas que foi mal realizada de forma errada na epoca errada mais um quase dentre tantos outros na historia da general motors e a unica vez fora o atual e controverso corvette c8 que os americanos tentaram um carro de motor central traseiro um novo pontiac o impulso para um pontiac inovador que impulsionasse a empresa numa epoca em que estava estagnada ocorreu ao fim dos anos 1970 em 1978 a corporaçao estava fazendo uma grande mudança toda a linha nos anos 1980 devia ser de carros de motor transversal dianteiro em linha com um transeixo de traçao dianteira e suspensao mcpherson dianteira os carros deviam ser menores em tamanho por isso e assim mais leves e economicos mas mantendo espaço interno por meio da nova arquitetura e o monobloco ao inves do chassi separado a principal plataforma em desenvolvimento para isso era a do x car que conhecemos hoje como chevrolet citation de 1980 abaixo dele se iniciava tambem a plataforma j car que daria luz aqui no brasil ao monza na pontiac o chefe da engenharia avançada um turco chamado hulki aldikacti pensava numa maneira de criar algo interessante para impulsionar novamente a imagem de sua empresa entao em baixa sua ideia era realmente interessante colocar a mecanica completa do x car suspensao transmissao e motor em cima nao do eixo dianteiro mas sim do traseiro um carro esporte de motor central e dois lugares barato e simples de fazer [caption id= attachment_322879 align= aligncenter width= 999 ] x car o citation e seu v6[/caption] nao era exatamente uma ideia totalmente inedita a fiat criadora do esquema mcpherson motor transversal em linha com cambio traçao dianteira ja tinha feito algo assim pegando o conjunto mecanico do fiat 128 e o colocando no eixo traseiro criou o carro esporte fiat x1/9 era uma forma acreditava se entao de continuar se fazendo carros esporte baratos baseados em sedas formais na era da traçao dianteira mas bill hoglund chefe da pontiac e o maior parceiro de aldikacti nesta empreitada do fiero apesar de tambem animado com a ideia sabia que nunca seria aprovada a mentalidade do conselho de administraçao da gm entao estava centrado em economia de combustivel e downsizing e em epoca de grandes investimentos para isso nao estava muito interessado em aprovar produtos de nicho [caption id= attachment_322880 align= aligncenter width= 999 ] o fiat x1/9[/caption] a soluçao seria genial mas ao mesmo tempo uma maldiçao para o futuro fiero o carro foi apresentado a liderança nao como um carro esporte mas como um commuter economico e leve para duas pessoas um veiculo de passageiros barato de dois lugares capaz de ate 21 km/l algo inedito na gm o estratagema funcionou e o projeto conhecido como p car recebeu aprovaçao preliminar hulki aldikacti virou gerente de projeto e engenheiro chefe do p car uma vitoria mas sera que foi mesmo o dinheiro disponivel para o projeto era severamente limitado e acabava com as ambiçoes de nosso amigo turco que imaginou seu carro como uma resposta mais barata a um ferrari dino usando o novo e mais leve v6 60 de 2 8 litros do citation em versao mais potente nao existiam objetivos de desempenho no carro aprovado muito alem dos referentes a conforto de rodagem e os tais 21 km/l e com os objetivos colocados nao existia como fugir deles e por atingir eles ou nao que aldikacti seria julgado seu trabalho agora era literalmente destruir seu sonho de ferrari barata o projeto tinha que usar subconjuntos existentes entao atras o conjunto inteiro dianteiro do x car era usado na frente receberia um velho conhecido nosso a suspensao dianteira veio do chevrolet chevette mas nao se animem chevette americano que ao contrario do nosso nunca foi muito esportivo o motor de 2 8 litros que aldikacti sonhava colocar no carro em versao ainda mais leve de aluminio e com pelo menos 160 cv teve que ser abandonado pela economia inicialmente se usaria o motor ohv de 1 8 litros em desenvolvimento para o j car o nosso monza americano em regulagem para economia de combustivel mas a gm de novo procurando cortar custos diminui o orçamento do projeto de aldikacti; este diz que com o novo budget tem que relaxar o ambicioso objetivo de 21 km/l o objetivo e relaxado o que acabou colocando o tech iv um quatro em linha de origens no motor do nosso opala e o motor basico do citation atras dos bancos do fiero os transeixos seriam os mesmos do citation tembem manual de quatro marchas e automatico de tres de cara voce ve o problema nao seria mais um carro super economico mas tambem nao seria um carro esporte continuava um commuter barato talvez pelo entusiasmo interno ninguem parou para ver que virou nada aqui uma proposta sem vantagem alguma deveria ter virado imediatamente um carro esporte e recebido o v6; nao foi o caso o plastico o fiero seria tambem um balao de ensaio para uma nova tecnica de fabricaçao de automoveis na gm basicamente consistia em um monobloco normal em aço estampado e soldado a ponto mas com uma novidade todo painel externo aparente seria de plastico montado com parafusos a ideia imaginava algumas vantagens interessantes o monobloco seria sempre preto sem cor externa que viria com as peças externas de plastico depois esta estrutura poderia continuar por muito tempo inalterada o resto do carro recebendo inumeros facelifts completos inerentemente mais baratos o plastico tambem seria mais resistente a pequenos impactos um material com memoria em uma sessao de brainstorming com seu pessoal de fabricaçao aldikacti inventou um processo unico para fixar rigidamente o plastico a estrutura unitaria furos de fixaçao eram usinados nas peças plasticas e na estrutura juntos no mesmo lugar a precisao era enorme os paineis externos eram em quatro tipos diferentes de plastico portas os paralamas dianteiros e os para lamas traseiros inferiores eram de pu no metodo rrim reinforced resin injection moulding onde um termofixo e moldado por reaçao quimica de dois componentes mais reforço de fibra de vidro como espuma de pu mas com densidade maior fazendo peças rigidas com memoria para choques dianteiros e traseiros eram de pu rim sem fibra de vidro o teto capo tampa do motor e a parte superior dos paralamas traseiros eram outro termofixo a resina poliester com fibra de vidro moldado por compressao no metodo smc sheet moulding composite o resto era em termoplastico injetado tpo os paineis chegavam preparados e pintados [caption id= attachment_322884 align= aligncenter width= 900 ] sem plasticos o spaceframe do fiero [/caption] este sistema seria usado de novo na primeira geraçao de minivans de traçao dianteira da gm os chevrolet lumina apv pontiac trans sport e oldsmobile silhouette de 1991 mas nao deu muito certo era mais caro para produzir e a flexibilidade de design nunca foi bem aproveitada fazia um carro mais pesado que o normal tambem mas facilita reparo e so comprar um painel novo desaparafusar o antigo e aparafusar o novo [caption id= attachment_322883 align= aligncenter width= 999 ] sim isso e um fiero [/caption] quem aproveitaria mesmo o esquema no caso do fiero sao as empresas de personalizaçao ate hoje uma industria existe para transformar fiero em um monte de coisa diferente trocando apenas os paineis externos a mais convincente transformaçao e a em ferrari 308 gtb; o carro fica muito parecido com o ferrari de longe ok mas ainda assim o pontiac fiero inicialmente a estrutura inovadora esperava reduzir o peso; o carro deveria pesar ao redor de 900 kg mas no final foi o contrario era inerentemente mais pesado que um monobloco em aço normal o peso do fiero um carro relativamente pequeno com 4100 mm em um entre eixos de 2373 mm alem de baixo aos 1191 mm de altura ficou sempre em torno de 1200 kg no lançamento ao final de 1983 como ano/modelo 1984 o carro tinha apenas o quatro em linha ohv de 2 5 litros e 98 cv cambio de quatro marchas manual ou automatico de tres mas era pelo menos barato o preço equivalente ao do vw rabbit a versao americana do golf somente desempenho baixo nao era o maior problema porem era ruim para dirigir de varias maneiras rich ceppos da c&d disse do fiero em retrospectiva a estabilidade era meio ruim o motor de quatro cilindros iron duke tinha baixa potencia e vibrava pacas e a alavanca de cambio parecia estar conectada a transmissao manual de quatro marchas com espaguete espaguete que estava bem al dente ok mas espaguete mesmo assim o meio ruim era um elogio todos criticaram o comportamento do carro os pneus eram grandes para a epoca 215/60r 14 goodyear eagle gts e a aderencia era boa mas era subesterçante escalonamento de marchas para economia e mais uma serie de reclamaçoes diversas a direçao sem assistencia apesar de ser carregada com apenas 43 5% do peso do carro uma distribuiçao de peso interessante para carro esporte diga se de passagem era pesada imprecisa nada agradavel carro esporte definitivamente nao era [caption id= attachment_322870 align= aligncenter width= 999 ] o gt fastback depois de 1986[/caption] em dezembro de 1983 a car and driver acelerou um fiero se de quatro marchas de 0 96 km/h em 11 3 segundos e chegou a uma maxima de 169 km/h nao era pessimo para a epoca um honda prelude andava igual mas dificilmente estava de acordo com a aparencia de carro esporte do carro para 1985 o fiero recebe o motor que sempre devia ter tido o v6 60 de 2 8 litros injeçao multiponto e 140 cv havia tambem um novo modelo gt com uma suspensao esportiva codigo ws6 o motor de quatro cilindros ganhou uma nova transmissao manual de cinco marchas licenciada pela fabricante japonesa isuzu o cambio de cinco marchas nao era forte o suficiente para o torque do v6 mas mesmo com o cambio de quatro marchas o v6 melhorou significativamente o desempenho do fiero o 0 96 km/h agora se dava em 7 5 segundos e o carro chegava a 200 km/h mas infelizmente as outras deficiencias do fiero permaneceram e o novo motor adicionou novas incluindo um consumo de combustivel significativamente maior que obrigou depois um aumento de capacidade do tanque que ficou pequeno nao ajudava muito a pontiac o fato de que um novo concorrente existia o toyota mr2 com o motor de 1 6 litros dohc do ae86 e pesando pouco mais de uma tonelada a toyota esfregava na cara da gm como se faz um carro esporte o desempenho com 1 6 litros era igual ao do fiero v6 num carro bem mais divertido e bem acertado mas a pontiac continuava evoluindo o carro o gt recebia um novo estilo fastback e no fim do ano de 1987 aparecia uma completa revisao de suspensao a modificaçao custou a pontiac cerca de us$ 30 milhoes mas revisou significativamente a geometria da suspensao dianteira substituindo a antiga suspensao traseira macpherson por uma nova configuraçao multilink a suspensao revisada tambem incluiu freios a disco ventilados maiores proporcionando melhor poder de frenagem com a nova suspensao o fiero ficou muito melhor e agradavel ao rodar finalmente no ultimo ano parecia realmente interessante [caption id= attachment_322891 align= aligncenter width= 999 ] roadster mostrado no lançamento mas nunca lançado[/caption] muitos na divisao ainda estavam otimistas sobre o futuro do fiero a pontiac construiu um prototipo do v6 com dois turbos e a divisao teve aprovaçao provisoria para um redesenho em 1990 que substituiria o antigo 4 cilindros pelo oldsmobile dohc quad 4 um motor potente de 2 3 litros e capaz de 190 cv ou mais o conversivel mostrado como prototipo no lançamento voltava tambem a pauta mas nao era para ser parte dos cortes de gastos do novo ceo roger smith foi o fim do fiero ao fim de 1988 justamente quando ficava melhor uma prova de que objetivos errados por melhores que sejam as intençoes quase nunca dao resultados bons
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