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História

O esportivo americano de motor central… que não deu certo

A marca Pontiac é mais uma de tantas relegadas hoje ao passado; no caso dela um efeito colateral da evolução do negócio automóvel. Antigamente a GM tinha uma clara escadinha de preço e prestígio: Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile, Buick e Cadillac. Hoje isso é totalmente supérfluo e impossível de funcionar. Os dois extremos são o necessário apenas; tanto a Pontiac quanto a Oldsmobile morreram. A Buick permanece, gostaria de dizer que é por motivos históricos: é a primeira marca da GM, empresa de dentro da qual nasceu a GM. Mas não, claro: sobrevive apenas pela estranha paixão que os chineses nutrem por ela. Mas durante os anos 1960 a Pontiac era uma grande empresa; um motor de inovação e rapidez de decisão dentro da corporação. Mas os executivos que fizeram esta Pontiac diferente, basicamente Semon “Bunkie” Knudsen, Pete Estes e o infame John Zachary De Lorean, logo partem para campos mais verdejantes da corporação (chamado “Chevrolet”), e com o tempo, a Pontiac começa