simplifique e adicione leveza e o mantra repetido a exaustao por uma legiao de entusiastas que veem na frase cunhada por colin chapman fundador da lotus uma das maiores verdades do mundo automotivo e por mais que a gente goste motores monstruosos e potentes nao ha como discordar deles mas sera que da para equilibrar as duas coisas sim e a resposta esta no lotus esprit que deixou de ser produzido ha dez anos em 2014 faz 10 anos que o lotus esprit deixou de ser fabricado o que e impressionante visto que o esportivo foi lançado em 1976 e manteve as mesmas formas basicas ao longo de quase 30 anos porem se no inicio ele era um carro que primava pela leveza complementada por um motor esperto no fim de sua carreira o esprit usava um v8 de 350 cv e mesmo defasado nutria uma base de fas que nao o trocariam nem pelo que havia de mais avançado no mundo vamos contar a historia do lotus esprit a partir de agora genese o esprit surgiu em 1972 como um conceito projetado pelo designer giorgetto giugiaro apresentado no salao de turim daquele ano o conceito batizado simplesmente de silver car era um dos primeiros a apresentar o novo estilo de giugiaro com linhas retas cantos vivos e o perfil em forma de cunha que acompanharia o trabalho do designer por anos lotus europa o conceito usava a plataforma esticada de outro lotus classico o europa — famoso pela corcunda na parte traseira que abrigava o motor a estrutura era a mesma de todos os outros carros da marca desde a decada de 60 um chassi do tipo backbone ou espinha dorsal sob uma carroceria de fibra de vidro meses depois o mesmo conceito foi apresentado no salao de genebra ja com seu nome definitivo esprit que significa espirito em frances dando sequencia a tradiçao de dar at dos os carros nomes iniciados com a letra e giugiaro queria que seu nome fosse kiwi — e com todo respeito ao genio ainda bem que ninguem lhe deu ouvidos duplamente aprovado pelo publico e pelos dirigentes da marca o conceito foi logo encaminhado para a sede da lotus em hethel na inglaterra para que fosse desenvolvida a versao de produçao em outubro 1975 o lotus esprit foi apresentado no salao de paris era praticamente identico ao conceito de 1972 e foi o grande destaque daquele salao o cupe de dois lugares com motor central traseiro tinha a pretensao de competir com superesportivos mais caros e potentes e suas armas eram um motor 2 0 de quatro cilindros 16 valvulas comando duplo no cabeçote e 162 cv e o baixo peso — 1 100 kg para comparar o primeiro lamborghini countach tinha um v12 de quatro litros e 375 cv e pesava 1 300 kg por estas caracteristicas o esprit logo chamou a atençao de entusiastas no mundo todo — com ressalvas para os eua onde o motor tinha menos potencia para se adequar as regras para emissao de poluentes e por isso era considerado fraco demais para um esportivo de fato os numeros de 0 a 100 km/h e velocidade maxima pareciam meio otimistas ainda que a fabrica anunciasse respectivamente pouco mais de seis segundos e 222 km/h testes da imprensa na epoca revelavam figuras na casa dos oito segundos e 210 km/h a primeira geraçao do esprit ficou famosa por aparecer no filme 007 o espiao que me amava estrelado por roger moore o carro do filme era capaz de se transformar em um submarino e foi vendido recentemente para elon musk ceo da tesla que pretende colocar um motor eletrico nele e transforma lo em um carro de rua [youtube id= uuxpxy1oot4 width= 620 height= 350 ] heroi da resistencia parecia loucura fazer um supercarro com um quatro cilindros aspirado e menos de 200 cv mas colin chapman era irredutivel e a adoçao de um novo motor estava fora de cogitaçao em vez disso chapman preferiu concentrar seus esforços em melhorar os detalhes sistemas de admissao e escape aperfeiçoados rodas speedline maiores pequenas alteraçoes aerodinamicas e um interior mais confortavel eram as novidades para 1978 na chamada series 2 ou simplesmente s2 em 1979 foi lançada a ediçao limitada john player special em alusao ao titulo da equipe lotus de formula 1 no ano anterior ainda considerado fraco de mais por boa parte do publico o lotus esprit recebeu um aumento de cilindrada para 1980 o motor agora deslocando 2 2 litros a potencia ainda era de 160 cv mas o torque crescia de 19 3 mkgf para 22 mkgf denominado s2 2 o esprit passou a acelerar de zero a 100 km/h em 7 3 segundos outra melhoria era o chassi de aço galvanizado aumentado a resistencia a corrosao foram produzidos apenas 88 carros ao longo de treze meses porque a resistencia ao aumento de potencia estava com os dias contados respirando melhor naquele mesmo 1980 outra ediçao especial saia do forno o lotus essex turbo esprit homenagem ao patrocinador da lotus f1 essex petroleum trazia pintura azul com uma faixa nas cores da essex a serie serviu para introduzir o novo motor turbinado do esprit com carter seco capaz de desenvolver 210 cv e 26 8 mkgf de torque finalmente o desempenho do motor se alinhava a disposiçao para curvas do esprit acelerando de 0 a 100 km/h em 5 5 segundos foram feitas 45 unidades do essex turbo esprit que traziam um kit aerodinamico especial projetado por giugiaro e incluia um spoiler dianteiro persiana sobre o vidro traseiro e um aerofolio na traseira apesar de manter o visual basico o turbo esprit era melhor construido mais rigido e tinha freios melhores alem de um interior mais confortavel depois dos 45 carros com a pintura essex a lotus passou a fabrica los sem as cores do patrocinador mas com exatamente as mesmas especificaçoes um desses essex tambem foi o segundo lotus esprit a aparecer em um filme de james bond — na verdade dois um branco e um vermelho mas ambos interpretavam o mesmo carro em 007 — somente para seus olhos novamente com roger moore no papel do espiao este carro e bem menos famoso do que o esprit submarino paralelamente o esprit de aspiraçao natural continuava em linha aperfeiçoado e batizado de s3 se o motor era o mesmo os outros sistemas do carro recebiam as mesmas melhorias do turbo com estrutura mais rigida freios melhores pneus mais largos e rodas de 15 polegadas depois do lançamento do s3 em 1981 o esprit nao sofreria alteraçoes significativas ate 1985 naquele ano a lotus encontrou uma soluçao para o problema do turbo lag — o atraso na atuaçao do turbocompressor que compromete o desempenho em baixas rotaçoes aumentar a taxa de compressao do motor que ganhou 5 cv totalizando 215 cv e teve o torque aumentado para 30 4 mkgf a mesma mudança foi empregada ao motor aspirado cuja potencia passou de 160 cv para 172 cv — e finalmente o tempo de 0 a 100 km/h chegava a casa dos seis segundos com a maxima de 222 km/h prometida na epoca do lançamento a taxa de compressao mais alta rendeu ate um sobrenome para o carro que agora se chamava lotus esprit hc de high compression nos eua o motor tambem recebeu um sistema de injeçao bosch para se adequar as leis de emissao de poluentes a potencia era a mesma do modelo carburado mas o torque era menor — 27 9 mkgf o modelo injetado se chamava esprit hci adicione potencia em 1987 o esprit sofreu uma grande reformulaçao peter stevens que anos mais tarde projetou o mclaren f1 foi contratado para modernizar o carro de giugiaro sabiamente stevens manteve boa parte dos elementos de design do italiano porem com elementos arredontados que surpreendentemente funcionaram muito em no esprit e conseguiram deixa lo contemporaneo sem parecer forçado a transformaçao porem nao foi apenas visual o esprit foi todo renovado por dentro ficando mais espaçoso e recebeu um sistema eletrico reformulado o teto e as laterais receberam reforços estruturais em kevlar tornando o carro mais seguro em caso de capotamento e aumentando a rigidez a torçao em 22% a partir dai tambem ficou claro que apenas leveza e comportamento dinamico nao seriam capazes de manter o esprit na briga dos supercarros e por isso a lotus começou a dar mais atençao ao quesito potencia a versao turbinada passou a se chamar esprit turbo em vez de turbo esprit ganhou 228 cv e passou a acelerar de 0 a 100 km/h em 5 5 segundos o cambio manual de cinco marchas antes de origem citroen foi substituido por uma transmissao renault tambem de cinco marchas porem mais resistente nesta epoca a lotus foi adquirida pela general motors que lançou em 1988 uma versao comemorativa de 40 anos da marca inglesa — embora a fundaçao oficial da companhia fosse acontecer apenas em 1992 em 1948 colin chapman construiu seu primeiro carro o lotus mk i com carroceria de aluminio sobre um chassi de madeira eram 40 unidades do lotus esprit turbo pintadas na cor branco perola com interior azul quem quisesse algo mais potente partiria para o esprit se special equipment que recebia um intercooler que a lotus chamava de chargecooler e um aumento na potencia para 264 cv e no torque para 36 9 mkg com 280 cv disponiveis no modo overboost a velocidade maxima superava os 260 km/h enquanto o 0 a 100 km/h levava 4 7 segundos em 1990 a lotus lançou o esprit x180r alusivo a participaçao do carro no bridgestone supercar championship da imsa o x180r era basicamente uma versao de rua dos carros usados na competiçao e trazia gaiola de proteçao e novos componentes aerodinamico foram produzidas 20 copias e a ultima delas foi vendida apenas em 1996 mas o melhor ficou para o final em 1993 a lotus lançou o esprit sport 300 tratava se de uma evoluçao do x180r que foi oferecida apenas na europa o motor 2 2 turbo produzia 300 cv conseguidos com modificaçoes que incluiam maior pressao no turbo ecu recalibrada e coletor e valvulas de admissao maiores o sport 300 tinha maior potencia especifica em carros produzidos em serie ate entao 138 cv/l mas a potencia nao era unica coisa que o tornava especial o sport 300 era 11 kg mais leve tinha para lamas alargados chassi reforçado gaiola de proteçao suspensao retrabalhada e rodas o z de 16 polegadas calçadas em pneus 245/45 alem de interior forrado com alcantara tambem era uma ediçao limitada com apenas 64 copias feitas duplicando os cilindros aquela altura o esprit ja se aproximava dos 20 anos de idade em 1993 o carro sofreu sua ultima grande reformulaçao cujo design ficou a cargo de julian thompson — o cara que mais tarde desenharia o lotus elise o esprit ganhou novos para choques saias laterais e spoiler traseiro que migrou para o centro do vidro alem de rodas de 17 polegadas em termos de segurança pela primeira vez o esprit oferecia airbags e direçao assistida aumento de potencia porem so viria no ano seguinte com o advento do esprit s4s o motor de 300 cv passava a ser de serie acelerando de 0 a 96 km/h em 4 6 segundos com maxima de 265 km/h o aerofolio na traseira era igual ao do sport 300 os pneus eram de medidas 285/35 e a suspensao era mais firme estes fatores somados ao peso de 1 300 kg fazem dele o esprit de melhor desempenho tanto em velocidade quanto em dinamica graças a seu conjunto equilibrado a maior de todas as novidades porem veio em 1996 naquela epoca a lotus tinha um motor v8 pronto para ser colocado em um carro de motor dianteiro um grand tourer talvez contudo o projeto foi cancelado — para a sorte dos fas do lotus esprit o s4 seria a ultima geraçao do esprit que sempre foi alvo de criticas por parte da imprensa por nao oferecer uma variante com motor grande com o v8 pronto e sem carro para utiliza lo a lotus resolveu dar uma sobrevida ao esprit usando o novo motor desenvolvido a partir de dois quatro cilindros o v8 de 3 5 litros entregava 350 cv e 40 8 mkgf de torque — a lotus o tinha feito para entregar ate 500 cv mas a potencia foi reduzida para preservar o cambio o esprit v8 lançado no salao de genebra em 1996 capaz de chegar aos 100 km/h em 4 8 segundos e continuar acelerando ate os 282 km/h era um carro digno para marcar os 20 anos do lançamento do esprit o esprit v8 estava disponivel em duas versoes se e gt ambas entregavam desempenho semelhante porem a primeira tinha mais itens de conforto como ar condicionado sistema de som e bancos de couro enquanto o gt tinha um apelo mais racing sem estes itens e pesando 50 kg a menos com o v8 ocupando o posto de alto desempenho sobrou ao quatro cilindros a posiçao de entrada na gama com dois litros e 240 cv o esprit gt3 ia de 0 a 100 km/h em pouco mais de cinco segundos com velocidade maxima de 263 km/h este teve vida curta sendo descontinuado em 1999 por nao atender as normas para emissao de poluentes curvas finais em 1999 foi lançado o mais rapido esprit de todos o sport 350 apesar de manter a mesma potencia o carro empregava materiais exoticos na epoca como fibra de carbono no aerofolio e rodas de magnesio e itens de competiçao como freios e pesava 80 kg a menos do que o v8 normal cada uma das 50 unidades numeradas era capaz de chegar aos 100 km/h em menos de 4 5 segundos e aos 160 km/h em 10 1 segundos nos anos seguintes o esprit permaneceu praticamente inalterado apesar das mudanças mecanicas ao longo de quase tres decadas o esprit ja sentia o peso dos anos — e so olhar para as portas identicas do inicio ao fim de sua produçao ainda que o esprit fosse adorado por entusiastas no mundo todo a lotus passou a se focar em seus esportivos menores como o elise que havia sido lançado em 1996 e chegou a sua segunda geraçao em 2001 as leis para emissao de poluentes estavam cada vez mais rigorosas e a renault anunciou em 2003 o fim da produçao do cambio usado no esprit era a deixa que a lotus esperava para encerrar a produçao de seu esportivo depois de 27 anos ininterruptos sobre a mesma base em 2010 sob o comando do infame dany bahar foi apresentado um conceito que pouco tinha de esprit alem do nome e que teve seu projeto cancelado assim que bahar foi expulso da companhia esperamos que se a lotus resolver criar um novo esprit ele seja digno de tomar para si o legado deste classico britanico
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