com o fechamento da fabrica da ford em sao bernardo do campo nao sao apenas os caminhoes da marca que deixam de ser vendidos no brasil o ford fiesta que era produzido la tambem e o fim de uma historia que começou ha 24 anos em 1995 quando a terceira geraçao do compacto começou a ser importada da espanha de la para ca o fiesta teve outras tres geraçoes no brasil e por mais que tenha feito relativo sucesso nunca vendeu tanto a ponto de tomar para si a liderança no segmento e nos ultimos anos sua situaçao so fez piorar lançado em 2010 no brasil vindo do mexico e disponivel apenas como seda o hatch veio so em outubro de 2011 o chamado new fiesta trazia um contraste muito grande com a geraçao anterior que ja era vendido desde 2002 e definitivamente demonstrava sinais de cansaço agora se na epoca o fiesta era um carro interessante por seu desenho entao contemporaneo pela qualidade de construçao e acabamento e pelo conjunto mecanico moderno a rapida evoluçao do mercado brasileiro nao foi gentil com ele como dissemos na nossa analise da trajetoria da ford no brasil a companhia cometeu uma serie de tropeços alguns leves outros mais feios ao longo de sua atuaçao em nosso pais e o fiesta sofreu com isto mesmo em seu melhor ano no mercado 2013 quando foi o quarto colocado nas vendas o fiesta vendeu 136 725 unidades pouco mais da metade dos 255 067 exemplares do gol que ainda era lider do segmento e o cambio de dupla embreagem powershift lançado em 2014 so piorou as coisas alem dos problemas com desgaste prematuro da embreagem que afetaram nao apenas o fiesta mas tambem outros modelos equipados com a transmissao como o focus e o ecosport o fiesta era um carro relativamente caro e tambem perdeu em construçao e acabamento com o inicio da fabricaçao no brasil tambem em 2013 para se ter ideia em 2016 o fiesta amargou o 35º lugar entre os 50 mais vendidos do ano com deprimentes 16 986 unidades o onix entao em seu segundo ano consecutivo como lider emplacou 153 372 exemplares inacreditavelmente o fiesta seguiu usando o cambio powershift ate poucas semanas atras so em janeiro de 2019 a transmissao deixou de ser oferecida levando consigo o motor 1 0 turbo e a carroceria de tres volumes quando demos a noticia sentimos mesmo que o fiesta estava em seus ultimos dias mas ninguem imaginava que seu fim seria tao repentino e triste e fica ainda mais melancolico se considerarmos a historia do ford fiesta na europa no velho continente o ford fiesta foi lançado em outubro de 1976 para encarar o volkswagen polo o fiat 127 e o renault 5 e logo de cara conseguiu conquistar seu espaço no concorrido segmento e ganhou algumas versoes esportivas bem interessantes como o fiesta xr2 e o fiesta rs turbo a segunda geraçao veio em 1983 e era pouco mais que uma reestilizaçao da primeira com linhas mais suaves e inspiradas nos carros maiores da linha como o escort e o sierra [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 218750 218751 ] a terceira geraçao primeira no brasil foi lançada na europa em 1989 e era totalmente nova seu sucesso na europa onde recebeu ate mesmo um motor 1 6 turbo de 130 cv na versao rs turbo foi o que motivou a ford do brasil a importa lo alem disso o entao ministro da economia ciro gomes promoveu naquele ano uma reduçao de 35% para 20% na aliquota de importaçao a missao era encarar principalmente encarar o chevrolet corsa b lançado no brasil no ano anterior e diferentemente do fiesta era fabricado no brasil em sao caetano do sul/sp na epoca do lançamento em janeiro de 1994 o corsa promoveu uma revoluçao no segmento dos compactos de forma semelhante ao que o fiat uno havia feito dez anos antes identico ao modelo europeu que era vendido como opel corsa ou vauxhall corsa no reino unido o corsa tinha linhas arredondadas e simpaticas injeçao eletronica ainda monoponto; a injeçao multiponto veio em 1996 espaço interno razoavel e otima qualidade de construçao a ford naquela epoca ainda nao tinha um carro compacto a altura o governo brasileiro havia acabado de inaugurar o programa de carros populares que concedia incentivos fiscais a modelos que tivessem motor de ate 999 cm³ e o modelo da ford para este nicho era o escort hobby um projeto antiquado com uma versao adaptada do motor cht que nao tinha condiçoes de encarar o chevrolet corsa que foi muito melhor sucedido em sua tarefa de substituir o chevette o fiesta brasileiro a chegada do fiesta mk3 em 1995 foi uma soluçao rapida e assumidamente temporaria pois a quarta geraçao ja estava no forno alem disso ele ja estava ficando defasado apesar dos bons atributos para nosso mercado a opçao pela carroceria de duas ou quatro portas; o economico motor 1 3 com comando no bloco injeçao monoponto e 60 cv; e o esmero em acabamento e construçao e mais pouco depois de sua chegada o imposto de importaçao aumentou bruscamente para 70% a ford do brasil entao apressou se em nacionalizar o fiesta mk4 que foi lançado na europa em setembro de 1995 e começou a ser produzido no brasil apenas oito meses depois em maio de 1996 na fabrica de sao bernardo do campo [caption id= attachment_218757 align= aligncenter width= 1024 ] fiesta europeu o nosso era identico[/caption] suas proporçoes eram muito semelhantes as da geraçao anterior porem as formas do carro eram mais arredondadas e suaves embora o visual da dianteira que abusava das formas ovais na grade e nos farois lhe rendessem a alcunha de fiesta tristonho o carro tinha seus predicados o motor 1 0 da versao l responsavel pelo maior volume de vendas era o mesmo endura e retrabalhado para entregar 52 cv era mais fraco que os rivais chevrolet corsa e fiat palio que tinham 60 cv e 61 cv respectivamente no fiesta clx mais caro e refinado era oferecido de serie o motor endura e 1 3 de 60 cv mas havia como opcional o motor zetec s 1 4 que era muito mais sofisticado vindo da europa e desenvolvido em parceria com a yamaha ele era todo de aluminio tinha cabeçote de 16 valvulas e entregava 89 cv a 5 600 rpm na verdade o zetec s era o que havia de mais avançado no mercado no segmento dos pequenos abaixo voce confere um interessante video institucional feito para instruir os vendedores na epoca do lançamento mostrando os destaques do carro https //www youtube com/watch v=lrdfo3a7vf0 quem ja teve a oportunidade de dirigir um fiesta clx 1 4 sabe que ele era um dos compactos mais bem acertados de seu tempo a suspensao com arranjo macpherson na dianteira e eixo de torçao na traseira subchassi e barra estabilizadora era comum a todas as versoes mas no clx 1 4 era complementada pelo desempenho elastico do zetec s que entregava 12 5 mkgf de torque a 4 500 rpm e era ligado a um cambio manual de cinco marchas bem escalonado e de engates precisos alem disso a primeira leva do fiesta nacional era elogiada pela atençao a montagem e finalizaçao do interior que usava materiais de boa qualidade e trazia no clx veludo nos bancos e insertos das portas para agradar aos que queriam um carro bem equipado mas nao faziam questao do motor 1 4 em 1998 a ford lançou o fiesta class que aliava o motor 1 0 a uma boa lista de itens de serie ao menos para a epoca que incluia direçao hidraulica aquecedor banco traseiro bipartido e vidros verdes em outubro de 1999 a ford promoveu a unica reestilizaçao sofrida pelo fiesta mk4 acompanhando o visual dianteiro adotado na europa meses antes saiu a dianteira tristonha e em seu lugar entrou um visual mais anguloso com farois triangulares e vincos marcados nos para choques era a identidade visual new edge que estreou no ford ka dois anos antes e rendeu ao entao novo fiesta o apelido gatinho mas a maior novidade estava debaixo do capo a ford desenvolveu no brasil a familia de motores zetec rocam em versoes 1 0 de 65 cv o milzinho mais potente do pais na epoca e 1 6 de 95 cv com bloco de ferro fundido comando roletado no cabeçote e duas valvulas por cilindro eram motores robustos que priorizavam o torque em baixas rotaçoes em 2000 no mes de maio foi lançado o fiesta sport serie foi limitada a 1 000 unidades 800 com motor 1 0 e 200 com motor 1 6 o toque especial vinha na forma de um body kit identico ao do modelo zetec s europeu com novos para choques saias laterais aerofolio funcional na traseira e rodas de 14 polegadas com desenho exclusivo e acabamento diamantado alem de uma controversa grade com tela cromada contudo ao contrario do que acontecia na europa o fiesta sport brasileiro estava disponivel apenas com carroceria de quatro portas identidade propria em maio 2002 quando o fiesta mk4 ja começava a demonstrar sinais da idade a ford apresentou a nova geraçao do fiesta terceira no brasil e quinta na europa era um carro completamente diferente ele ficou mais alto e ganhou lanternas verticais em posiçao elevada ao lado do vidro traseiro pela primeira vez porem o visual do carro era exclusivo para o brasil grade e para choque dianteiro tinham ar mais agressivo a unica carroceria disponivel era a de quatro portas e os motores eram iguais aos da geraçao anterior com um aumento marginal de potencia 66 cv para o 1 0 e 98 cv para o 1 6 o modelo antigo alias seguiu a venda ate 2006 com o sobrenome street servindo como carro de entrada no portifolio da ford a maior novidade porem era o motor 1 0 com supercharger o compressor do tipo roots m24 fabricado pela eaton deslocava cerca de 393 cm³ e fazia com que o quatro cilindros entregasse 95 cv era quase tao potente quanto o 1 6 e tambem foi empregado no ecosport criado para encarar a versao 1 0 turbo do volkswagen gol o motor supercharger era exclusivo para o nosso mercado mas acabou sofrendo do mesmo problema manutençao mais complicada do que o publico brasileiro estava acostumado e alto consumo de combustivel ainda nao era hora de apostar no downsizing e o motor supercharged deixou de ser oferecido em 2006 declinio e facil chegar a conclusao de que do ponto de vista tecnico a derrocada do fiesta começou justamente nessa epoca mais precisamente em 2008 quando a quinta geraçao foi lançada na europa mas nao no brasil que teve de se contentar com uma reestilizaçao em 2007 o carro assumiu formas mais retilineas na dianteira com uma grade retangular que lembrava um pouco o ecosport que afinal derivava do fiesta este visual durou pouco em 2010 enquanto preparava o lançamento do new fiesta mexicano no brasil a ford deu ao ja ultrapassado old fiesta uma nova dianteira inspirada pela identidade visual kinetic da quinta geraçao a ideia era aproximar os dois carros mas o efeito foi o oposto os farois grandes e a grade estilo bocao so fizeram evidenciar a idade do projeto que ainda conviveu com o new fiesta por tres anos antes de sair de linha apesar de defasado ele ainda vendia bem o new fiesta alias chegou atrasado ao brasil em 2011 ele ja tinha tres anos na europa e estava prestes a ser reestilizado apesar disto como dissemos no inicio deste post ele era um carro mais que decente seu visual ainda era um sopro de ar fresco o interior era muito bem desenhado e construido e a oferta de equipamentos era generosa incluindo ate mesmo controle eletronico de estabilidade item que ainda nao era muito comum o new fiesta finalmente aposentou o motor rocam dando lugar ao motor sigma 1 6 16v de 115 cv que na verdade era uma evoluçao do motor 1 4 16v zetec s do fiesta clx vendido nos anos 90 por dois anos ele foi importado do mexico mas em 2013 teve inicio a produçao nacional que trouxe a primeira reestilizaçao e uma versao de 1 5 litro do motor sigma com 111 cv enquanto o 1 6 litro passou a entregar 130 cv foi no ano seguinte com a chegada do cambio powershift que o fiesta começou a cair nas vendas mas este nao foi o unico fator como ja dissemos o proprio ford ecosport originalmente derivado do fiesta foi um dos responsaveis pela diminuiçao na sua popularidade ainda mais com a segunda geraçao do suv compacto que foi lançada em 2012 e o ford ka de terceira geraçao que começou a ser fabricado em camaçari/ba em 2014 feito sobre a mesma plataforma que o fiesta roubou para si os holofotes no segmento dos compactos com isto o fiesta ficou perdido na familia e nem mesmo a adoçao tardia do motor 1 0 turbo de 125 cv em 2016 foi suficiente para melhorar sua situaçao seu fim depois de tres anos praticamente no limbo nao foi mesmo uma surpresa
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