o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts a vida de louis renault nao acabou bem; depois da segunda guerra mundial foi preso como colaborador nazista e morreu na cadeia em circunstancias nao muito bem explicadas sua empresa a renault acabou virando estatal e seus herdeiros a ver navios mas uma coisa ele deixou para a sua companhia o novo 4cv apelidado aqui no brasil de rabo quente por ser um dos primeiros carros de motor traseiro a aportar em nossas bandas o pequeno renault tinha um 4 em linha ohv de apenas 750 cm³ mas era moderno e diferente monobloco suspensoes independentes nas quatro rodas e lugar para quatro adultos ta adultos subnutridos de 1947 mas adultos de qualquer forma o pequeno renault se tornou a base de mais algumas geraçoes de renaults ate que finalmente no fim dos anos 1960 ela tambem se tornaria uma empresa de carros de traçao dianteira imitando o sucesso da citroen imitando literalmente a primeira geraçao de renaults de traçao dianteira usava motor longitudinal central e transeixo a sua frente exatamente como os citroen ds contemporaneos antes disso porem o 4cv deu origem a um monte de coisa interessante um certo jean redele de dieppe começou a criar cupes baseados nele em fibra de vidro para competiçao seus sucessos no rali dos alpes o levaram a chama los alpine ; o inicio de um legado ainda vivo uma das melhores partes da renault o sucessor de renault na renault era um heroi da resistencia francesa pierre lefaucheux aprisionado no campo de buchenwald durante a guerra acaba depois dela no leme da estatal ministerio da produçao industrial frances queria converter a renault exclusivamente para a fabricaçao de caminhoes em vez disso lefaucheux viu a sobrevivencia da renault em automoveis e lutando contra os politicos constantemente alcançou um sucesso consideravel o aumento do padrao de vida europeu porem estava rapidamente tornando o 4cv um anacronismo ascetico demais algo maior e mais luxuoso era necessario em uma conversa com seu engenheiro fernand picard lefaucheux define o novo carro maior e mais luxuoso seria o dauphine aqui no brasil o nome dauphine teria vida curta seria substituido por gordini com 4 marchas e motor mais potente em 1962 tres anos depois de seu lançamento na europa existia o dauphine gordini o gordini vindo do preparador italo frances amadeo amedee gordini era uma versao esportiva do dauphine aqui virou o nome pelo qual ficou conhecido o carro normal aqui no brasil era fabricado sob licença pela willys; assim como era na argentina pela kaiser o dauphine foi um carro de sucesso desta forma tambem vendido mundo afora e produzido sob licença em varios lugares diferentes ate a alfa romeo produziu uma versao dele para o mercado italiano o gordini como vamos chama lo daqui em diante era uma evoluçao do 4cv maior e mais potente eram agora 850 cm³ aqui no brasil começou com 26 5 cv e tres marchas no dauphine mas evoluiu para os famosos 40 hp de emoçao no gordini com quatro marchas como na europa o dauphine deu origem a um novo alpine o a108 este veio tambem para o brasil era o willys interlagos duas versoes ficaram famosas por aqui uma era o teimoso um carro mais barato popular depenado como era o fusca pe de boi e a vemaguet pracinha e o simca profissional outra era como na europa o 1093 a versao para competiçoes o gordini pesava pouco as versoes mais leves chegando a 650 kg facil de dirigir barato e economico o carrinho se popularizou rapidamente mas logo sua fama de fragil tambem naquela epoca ainda sem validaçao em todos os paises sofria um pouco no brasil dos anos 1960 a piada era chama lo de leite gloria baseado na publicidade da epoca do leite em po instantaneo que tinha como slogan a frase desmancha sem bater outra piada recorrente a suspensao independente aerostable era chamada aqui de aerocapotable piada boba claro; o carrinho tinha bom desempenho nas pistas junto com os alpine/interlagos na a famosa equipe willys comandada por christian bino heinz e o seu segundo em comando luiz antonio greco que assumiu a liderança com a morte do bino a equipe e hoje lendaria a lista de pilotos ajuda a entender o motivo bird clemente chico lameirao jose carlos pace carol figueiredo luiz pereira bueno e wilson fittipaldi junior o mais potente dos gordini originais por aqui era o caro e raro 1093 uma versao que existia quase so para competiçao tinha um carburador de corpo duplo o solex 32 paia3 com segundo corpo de abertura a vacuo comando de valvulas especial molas de valvulas mais fortes taxa de compressao maior 9 2 1 contra 8 0 1 do gordini mediante uso de pistoes cabeçudos e um coletor de escapamento 4 em 1 o cambio teve a quarta marcha encurtada passando de 1 03 1 para 1 07 1 para mais disposiçao na ultima marcha dos 32 cv originais do gordini potencia liquida os 40 hp de emoçao da propaganda era potencia bruta originais do gordini passou para nervosos 42 cv a 5 800 rpm um valor respeitavel para um motor de 845 cm³ se lembrarmos que o fusca 1200 tinha apenas 30 cv precisava de gasolina azul a premium da epoca com 95 ron a suspensao dele era recalibrada tambem incluindo cambagem negativa traseira e freios a tambor nas 4 rodas melhores um carrinho deveras interessante o 1093 um verdadeiro especial de homologaçao brasileiro era um carro rapido para a epoca chegava a cerca de 135 km/h de velocidade maxima e acelerava de 0 a 100 km/h em aproximadamente 22 segundos numeros baixissimos para 2022 mas lembre se que um fusca 1200 por exemplo ia de zero a 100 km/h em cerca de 30 segundos e chegava a apenas 110 km/h rapido para seu tempo apenas entao mas nao e o caso do gordini que voce pode ver nas fotos este e rapido ponto final com o peso baixo do pequeno renault e um vw dois litros bravo atras muito carro moderno vai tomar um belo susto com ele o gordini do anderson o anderson andre suzin de caxias do sul na serra gaucha nao tem uma historia familiar com os gordini; que saiba nem seu pai nem seu avo tiveram gordini conta que na sua infancia humilde nem tinham carro e que depois de muito trabalho seu primeiro carro foi um fusca mas sempre gostou de carros e eventualmente conseguiu dar vazao a sua paixao comprando coisas cada vez mais interessantes e hoje dono de um porsche tambem o que denota seu bom gosto e entusiasmo pela velocidade mas sempre teve vontade de ter um carro antigo mais cru e direto para usar em eventos de pista subida de montanha e ate exposiçoes queria um carro de corrida antigo de preferencia ou com essa pegada a ideia inicial era um fiat 147 abarth paralamas alargados e motor bravo chegou a comprar um fiat 147 mas nao durou muito o mesmo comerciante que lhe vendeu o 147 um amigo ligou com uma nova proposta um carro realmente raro e especial [gallery ids= 310348 310347 310346 310344 310343 310341 310334 310330 310331 310329 310328 310327 ] quando chegou na loja uma surpresa um renault gordini amarelo dois bancos de chevette na frente volante esportivo adaptado antena no teto e cd player um carro meio esquisito uma tentativa de algo especial mas feito sem muito cuidado pelo menos a lataria estava boa era um inicio o anderson como costuma acontecer nesses casos se apaixonou pelo carro e resolveu mudar o curso de seu projeto o fiat 147 voltou para a loja que o tinha vendido parte do pagamento do gordini anderson pretendia reformar a lataria ele mesmo; era algo que sabia fazer e fazia parte da ideia toda algo para fazer no tempo livre o carro o surpreendeu quase sem nada de corrosao ou massa uma carroceria extremamente integra mas ao acabar de desmontar e tirar tinta resolveu achar uma oficina especializada para fazer a pintura mas oito meses depois de ir para a oficina o carro continuava sem muito progresso anderson chateado tira o carro da oficina e o leva para casa acaba por indicaçao de outro amigo encontrando uma oficina em bento gonçalves a 40 km de caxias do sul para terminar o carro nesta nova oficina o anderson encontrou um parceiro entusiasmado no alexandre o dono foi ele que sugeriu a troca do motor por um ap da vw e foi uma ajuda valiosa no monte de modificaçoes que se seguiram o carro foi evoluindo durante o trabalho foi comprado um motor de golf de fluxo cruzado; alem da recalibraçao da injeçao agora uma ft550 recebeu preparaçao extensa no cabeçote e coletores o dois litros agora gira ate 6700 rpm e e algo muito saudavel especialmente em um levissimo gordini tanto que no primeiro teste com o motor ao acelerar a frente saiu do chao [gallery ids= 310340 310353 310351 310354 310355 310361 310356 310338 310345 ] essa instabilidade inicial foi remediada com uma serie de modificaçoes como colocar o tanque de combustivel na frente e pacientemente ajustar a atitude do carro e a suspensao mas o carro tambem foi aumentando de escopo agora anderson queria usa lo como um carro normal nas ruas eventualmente um ar condicionado foi instalado bem como um som moderno jbl com bluetooth de alta potencia o carro e praticamente todo artesanal ate os bancos foram desenvolvidos do zero para ele nao existe nada pronto para se modificar gordini praticamente; pelo menos nao um gordini assim tudo teve que ser feito a mao testado modificado de novo e assim por diante todos os reservatorios feitos sob medida radiadores de aluminio especiais sob medida e assim por diante o visual foi trabalhado com cuidado a cor e a original de plaqueta do carro; os para choques foram retirados para criar um visual limpo e diferente; as rodas de aro 15 calçando pneus de seçao 195 cuidadosamente escolhidas para dar o visual pretendido ao carro no total foram dois anos e oito meses de trabalho para chegar neste estagio e 220 mil reais gastos o resultado e um gordini unico sem par segundo o dono e um carro que so gera boa vontade com a porsche ninguem percebe sua chegada; com o gordini imediatamente fica amigo de todo mundo nao e incrivel
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