a sigla rs da chevrolet foi usada pela primeira vez ha 53 anos mas foi somente neste mes de setembro que ela chegou ao brasil batizando uma das versoes intermediarias do onix a versao acabou criticada pelos entusiastas por se tratar de um modelo automatico sem nada esportivo alem da inspiraçao para o visual talvez o publico esteja acostumado aos rs da ford e da renault mas na chevrolet a sigla rs nunca teve pretensoes esportivas ela surgiu como um pacote estetico opcional do camaro 1967 que incluia os farois ocultos novas lanternas luzes auxiliares na traseira emblemas rs e elementos cromados na carroceria era um pacote disponivel para todas as versoes do camaro incluindo a ss — esta sim a esportiva — o que resultava na configuraçao rs ss ao longo das decadas diversos modelos puderam ser equipados com este pacote incluindo os recentes sonic malibu e blazer todos com a mesma inspiraçao do original aparencia esportiva mas nada de desempenho tambem por isso as versoes rs nunca foram versoes ou series especiais da chevrolet — nem nos modelos modernos muito menos no camaro outra versao do camaro que nao e especial mas parece ser e a z28 ela tambem e um pacote opcional — agora sim esportivo — para homologar algumas modificaçoes para o regulamento das competiçoes do scca as versoes especiais do camaro sao bem menos conhecidas e muito mais raras isso porque elas foram feitas em sua maioria pelo central office production order uma divisao criada pela chevrolet para atender encomendas especiais de frotistas mas que acabou usada por concessionarios sagazes para construir alguns dos melhores camaro da historia aproveitando esse papo do rs nos ultimos dias decidimos retomar nosso guia de versoes especiais com o camaro ele nao teve tantas versoes como seu rival o mustang mas suas versoes especiais ao menos na primeira geraçao sao bem mais interessantes e mais raras como voce vera mais adiante ha ainda uma diferença fundamental por aqui embora nossos guias nao considerem as versoes criadas e produzidas por concessionarios — que e o que engrossa o numero de versoes especiais do mustang fazendo a lista chegar alem das 200 versoes — algumas versoes especiais do camaro foram idealizadas por concessionarios mas produzidas oficialmente pela gm nao se trata portanto de uma versao feita com peças do estoque da loja mas de uma versao montada oficialmente pela fabricante dai sua inclusao na lista camaro ss indy 500 pace car 1967 a primeira serie especial do camaro veio logo em seu primeiro ano completo no mercado depois que a chevrolet deu um jeito de coloca lo como pace car na ediçao de 1967 da indy 500 [gallery type= grid link= file size= large ids= 270708 270704 270702 270701 270700 270699 ] o modelo era um conversivel branco ermine white com faixas capota e interior azuis bright blue motor 350 5 7 litros cambio manual de quatro marchas e os letreiros pintados na lateral como em todo pace car depois da corrida a chevrolet produziu 104 exemplares e os colocou a venda camaro rs/ss indy 500 pace car 1969 dois anos depois a chevrolet voltou a liderar o grid da indy na volta inaugural da prova com mais uma ediçao do camaro ss indy 500 pace car foram feitos inicialmente 133 carros identicos para o uso da organizaçao da prova novamente o carro era um ss conversivel com motor 350 mas desta vez com o pacote rs a carroceria era branco dover white com faixas e detalhes laranja hugger orange apos a indy 500 a chevrolet pretendia fornecer um exemplar especial para cada concessionario — na epoca eram cerca de 6 400 lojas — mas no fim das contas apenas 3 675 foram feitos [gallery type= grid link= file columns= 4 size= medium ids= 270711 270712 270713 270714 270715 270716 270717 270718 ] os modelos vendidos ao publico poderiam ser equipados com o motor 350 ou 396 porem com todo o restante identico ao pace car incluindo o cambio automatico de tres marchas diferencial positraction direçao hidraulica capota eletrica console exclusivo radio spoilers volante esportivo e cintos transversais dianteiros alem de vidros verdes camaro yenko 1969 outra serie especial do camaro de 1969 surgiu quando don yenko usou o central office production order copo para encomendar a gm o camaro que ela nao fez um ss com o motor 427 l72 do corvette os primeiros camaro yenko foram feitos todos na concessionaria entao nao contam exatamente como series especiais na epoca a gm tinha algum tipo de regra interna que reservava os motores com mais de 400 pol³ aos modelos full size entao o camaro ss ficou com o motor 350 5 7 litros small block de 295 cv ou o 396 6 5 litros big block de 375 cv a ford ja tinha o gt500 com motores 427 7 litros e a gm nao tinha nada para responder a altura yenko entao encomendou uma serie de camaro ss 396 com diferencial 4 1 1 cambio de quatro marchas e suspensao traseira reforçada na loja ele trocou os motores 396 pelos 427 trocou o capo original por um novo feito de fibra de vidro com admissao funcional tipo stinger veja na foto estava criado o primeiro camaro yenko 427 agora com 450 cv em vez dos 375 cv originais estima se que pouco mais de 100 unidades foram vendidas e com o sucesso yenko repetiu a dose em 1968 mais uma vez ele usou como ponto de partida o camaro ss 396 de 375 cv com o cambio m21 close ratio muncie como era conhecido e com uma serie de melhoramentos do copo velocimetro com escala ate 140 mph 230 km/h barra estabilizadora dianteira mais espessa a mesma suspensao reforçada do ano anterior e o mesmo diferencial traseiro novamente ele fez a troca do motor na oficina da concessionaria entao nao se trata de uma versao especial oficial o motor 396 deu lugar ao 427 o capo foi substituido por um novo de fibra de vidro e as rodas foram substituidas por novas da pontiac com calotas exclusivas da yenko desta vez os carros ganharam emblemas proprios e um novo nome yenko super camaro foram feitos apenas 64 carros foi somente em 1969 que yenko conseguiu fazer a gm instalar o motor l72 427 na fabrica sem precisar fazer nenhuma alteraçao no carro novamente usando o programa de encomendas do copo ele solicitou que os carros viessem com o motor 427 freios a disco com assistencia hidraulica spoiler capo com tomada de ar funcional diferencial positraction com engrenagem temperada para lidar com a potencia mais alta radiador de alto desempenho e barra estabilizadora dianteira mais grossa o cambio poderia ser o m21 manual de quatro marchas ou o th400 de tres marchas foram feitos 201 carros em 1969 destes 171 tinham o cambio manual e 30 tinham o cambio automatico todos com o interior preto com as letras syc no encosto de cabeça camaro zl1 1969 lembra daquela materia sobre a falta de personalidade de executivos de hoje pois aqui esta uma atitude impensavel atualmente vince piggins que era chefe de promoçao de produto da gm no fim dos anos 1960 usou a propria estrutura da gm para quebrar as regras da empresa e fazer um dos camaro mais incriveis da historia o camaro zl1 1969 depois de ajudar don yenko com seus corvair ele produziu alguns nova para o representante fred gibb famoso por suas preparaçoes de modelos chevrolet um de seus clientes era o piloto de arrancadas dick harrell que ja havia comprado varios carros copo na gibb e conhecia o motor zl1 o zl1 era um motor v8 de 427 polegadas cubicas 7 litros criado para equipar o corvette nas corridas da can am ele era baseado no big block l88 mas tinha bloco e cabeçotes feitos de aluminio por isso produzia mais potencia que o motor original — oficialmente era 441 cv mas dizem que os motores produziam mais de 500 cv — e pesava quase o mesmo que um 327 5 4 litros small block ate mesmo a capa seca e a carcaça do cambio de quatro marchas eram feitas de aluminio o piloto convenceu gibb de que um camaro com o motor zl1 seria imbativel nas ruas e principalmente nas pistas com o project car na cabeça fred gibb entrou em contato com vince piggins no final de 1968 como piggins era o cara que dava o sinal verde para todos os projetos da divisao ele aprovou o camaro zl desde que gibb comprasse 50 unidades gibb nao perderia a chance de criar um carro campeao e topou as condiçoes o problema e que usar um motor de corrida como o zl1 — um v8 small block todo de aluminio — custou caro para pagar a produçao e garantir algum lucro o zl1 teria que custar mais de us$ 7 200 parece pouco hoje mas em 1969 isso equivalia a tres camaro de entrada que eram vendidos a partir de us$ 2 460 vender esses carros nao seria nada facil e ainda faltavam outros 48 os 50 zl1 foram entregues a gibb chevrolet mas apenas 13 foram vendidos — o restante foi devolvido a fabrica ou trocado com outras lojas dois deles foram transformados em carro de arrancada para dick harrell mas o ultimo desses 13 so foi vendido em 1972 tres anos depois da fabricaçao e algumas concessionarias que trocaram o zl com fred gibb acabaram substituindo o motor zl1 original por outros mais baratos para desencalhar os carros apesar disso algumas concessionarias conseguiram vender o zl1 e ate solicitaram novos exemplares o que elevou a produçao final a 69 unidades do zl1 produzidos em 1969 e a versao mais rara e mais valiosa do camaro e foi a primeira a levar o muscle car da chevrolet alem da marca do milhao de dolares em janeiro de 2020 um exemplar laranja hugger orange com o cambio manual m22 rock crusher com o diferencial positraction 4 10 foi arrematado por us$ 1 094 500 em um leilao da barrett jackson camaro l72 copo 1969 ainda em 1969 a chevrolet produziu a mais popular das series especiais do camaro de primeira geraçao o l72 copo isso aconteceu porque embora o motor 427 nao estivesse disponivel regularmente para o camaro os concessionarios que conhecessem os codigos internos do programa copo conseguiriam fazer a instalaçao interessado em construir a imagem da chevrolet nas pistas de arrancada vince piggins deu uma força aos concessionarios viabilizando os codigos especiais para a configuraçao desejada [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 270733 270731 ] fo assim que mais de 800 exemplares do camaro acabaram saindo de fabrica com o motor 427 eles precisavam escolher o codigo 9561 para ter o motor 427 de 425 cv cambio m21 close ratio e diferencial positraction e o codigo 9737 para ter a conversao sports car que instalava os spoilers e o velocimetro de 140 mph alem das rodas rally com pneus goodyear wide track gt
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