apesar de ser produzido desde o fim da guerra em 1945 o fusca so ganhou sua primeira serie especial em 1970 quando estava prestes a ser atualizado mecanicamente pela primeira vez — ou seja com quase 25 anos de carreira pudera versoes especiais tendem a ser lançadas para comemorar algum acontecimento ou estimular as vendas de um veiculo talvez por ter nascido oficialmente sob o regime nazista de adolf hitler a volkswagen nunca comemorou o aniversario do fusca entao seu primeiro grande feito veio somente quando ele começou a quebrar recordes ou corria o risco de perder desempenho no mercado como nos guias anteriores este ira incluir apenas as versoes especiais criadas oficialmente pela volkswagen para a venda em mercados diversos — as versoes locais brasileiras inclusive nao serao consideradas por uma questao de viabilidade o fusca teve centenas de versoes locais spring editions 1970/71 em abril de 1970 ja havia diversos rumores sobre uma evoluçao do fusca prevista para 1971 era o 1302 o fusca com suspensao mcpherson painel de verdade e ergonomia revisada a perspectiva de um novo fusca ainda melhor que o original criou uma enorme expectativa no publico europeu e talvez por isso a volkswagen tenha lançado primeira serie especial da historia do modelo as spring editions nao se sabe ao certo se ela foi uma serie especial de despedida do fusca original ou se foi uma serie para manter o embalo das vendas do fusca nos meses que antecederam sua atualizaçao os documentos de epoca foram perdidos e o que se sabe da historia foi reunido pela familia pon os representantes da volkswagen na holanda [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284884 284883 ] segundo a pon automobielhandel a volkswagen ofereceu aos seus distribuidores por toda a europa um lote fechado de unidade exclusivas do fusca que combinava quatro cores ineditas a pacotes especiais o nome spring editions nunca foi usado oficialmente mas esta serie acabou conhecida com este nome por ter sido lançada na primavera spring de 1971 e porque houve duas sub series diferentes oferecidas neste periodo o nome spring editions portanto foi uma forma de agrupar estes dois temas diferentes para fins de registro historico o primeiro — e mais basico — dos temas era o orange eram carros pintados com a cor laranja signal orange e interior de couro sintetico preto painel acolchoado e vidro traseiro com desembaçador a cor laranja era do catalogo do karmann ghia que por sua vez a tomou emprestado do catalogo da porsche os carros podiam ser equipados com o motor 1300 de 40 cv ou 1500 de 44 cv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284886 284887 ] o outro tema era mais ousado conhecido como pop ele tinha tres opçoes de cores — azul beat blue verde hippie green e lilas pop lilac — e podia vir com o interior de tecido convencional ou com um revestimento especial de couro sintetico bege todos foram oferecidos somente com o motor 1500 de 44 cv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284888 284889 ] a serie pop ainda se repetiu no ano seguinte 1971 nos eua e canada e caso voce esteja se perguntando o pop lilac e uma versao solida da cor que conhecemos mais tarde como violeta pop 20 millionth editions 1971/72 no final de 1971 a volkswagen lançou sua segunda serie especial do fusca para comemorar a marca de 20 milhoes de exemplares fabricados ela tinha nomes diferentes de acordo com o pais/regiao na alemanha era a jubilaums kafer na belgica era a speciale 20 millions e no restante da europa era o anniversary beetle foram feitos cerca de 15 000 exemplares do fusca para toda a europa todos eles pintados de amarelo saturn yellow uma cor da paleta da karmann e porsche com revestimento de vinil preto com textura tramada nos bancos o carro tambem tinha o painel acolchoado como as spring editions a maioria dos carros tinha rodas de aço com calota cromada mas alguns foram vendidos com rodas de liga leve sprintstar destes os mais raros sao os 300 exemplares irlandeses que foram montados no pais somente em 1972 devido a um atraso na linha de montagem o modelo era oferecido com tres motorizaçoes diferentes 1200 1300 e 1600 mas nem todas foram oferecidas simultaneamente em todos os paises os 1200 por exemplo foram exclusivos da irlanda que nao recebeu o motor 1600 ja o mercado belga recebeu apenas os 1300 enquanto a alemanha teve 1300 e 1600 champions editions 1972 em 1972 a alemanha sediou os jogos olimpicos em munique mas nao foi este o motivo da criaçao desta serie campea o que motivou a volkswagen foi a superaçao do recorde de produçao do ford t pelo fusca o besouro atingiu a marca dos 15 milhoes de exemplares e se tornou o carro mais produzido em toda a historia como a spring editions esta serie teve tres sub series uma para a europa outra para os eua e uma terceira sutilmente diferente para a australia irlanda e portugal essas series regionalizadas tambem tinham nomes diferentes de acordo com a localizaçao na alemanha era a marathon weltmeister em portugal era a campeao do mundo na irlanda era world champion beetle os norte americanos ficaram com a baja champion se e os australianos com a the 1972 15 millionth a versao alema saiu com a carroceria azul marathonblau metalica vinil preto com textura tramada nos bancos rodas de liga leve weltmeister de 15x4 5 polegadas volante esportivo e um medalhao na tampa do porta luvas o motorizaçao podia ser 1200 1300 ou 1600 em portugal mudava a cor da carroceria azul marina blue e a unica opçao de motorizaçao era a 1300 na irlanda a cor era azul diamond blue e o motor era somente o 1200 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284890 284891 284892 284893 ] a versao americana tinha a mesma cor azul marathon blue da versao alema mas era baseada no super beetle americano o que significa que era oferecido somente com o motor 1600 em sua versao mais potente alem de ter interior mais refinado o carro americano ainda tinha adesivos na carroceria como nome da versao na parte inferior das laterais e farois de longo alcance auxiliares [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284894 284895 284896 284897 ] na australia contudo o carro era bem diferente do restante do mundo ele nao era oferecido em apenas uma cor mas havia oito cores para a carroceria e duas para o interior nao tinha roda de liga leve e nem o painel acolchoado dos demais modelos usando o painel de lata e as rodas de aço com calotas cromadas foram feitos 1 500 desses na australia extra tour edition 1973 ate agora as series especiais do fusca foram todas comemorativas mas em 1973 pela primeira vez a volkswagen lançou uma serie especial voltada a manter o interesse do publico pelo carro — especialmente o publico jovem esta serie e oficialmente conhecida como drei kafer auf extra tour algo como tres fuscas em uma turne extra e tinha este nome porque era composta por tres abordagens diferentes para o fusca como deixavam claro seus nomes sparkafer fusca espartano sportkafer fusca esportivo e komfort kafer fusca confortavel os carros tinham pacotes fechados e preços mais atraentes [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284900 284901 ] o modelo espartano era equipado com o motor 1200 e podia ser pintado de laranja blutorange ou verde ravennagrunn ambos com o interior preto de vinil com textura tramada porem sem nenhum elemento cromado na decoraçao externa apesar de ser a versao de entrada ele ja era equipado com desembaçador traseiro retrovisor direito radio blaupunkt e tranca na tampa do tanque de combustivel foram feitos 9 000 exemplares desta versao depois vinha o komfort que tinha as mesmas cores do sparkafer porem adicionava os cromados na decoraçao externa por dentro os bancos tinham revestimento de tecido e o painel era de plastico moldado o motor passava a ser o 1300 o komfort kafer e o mais raro deles com apenas 1 000 unidades produzidas por ultimo havia o sportkafer que usava a pintura azul marathonblau e ganhava o motor 1600 mais potente ele tambem tinha rodas de aço lemmerz gt que eram consideradas esportivas pela vw na epoca e um volante petri de couro exatamente como os usados pelos carros de rali da vw assim como o pomo do cambio feito de madeira foram feitos 9 250 exemplares gelbschwarzer renner gsr 1973 o sucesso do salzburg beetle nos ralis europeus levou a volkswagen a desenvolver uma versao especial do fusca inspirada pelo carro de competiçao o resultado chegou em 1973 na forma do gelbschwarzer renner ou corredor amarelo e preto mais conhecido por sua sigla gsr o nome claro era uma referencia explicita a combinaçao de amarelo saturngelb com preto utilizada na carroceria esta serie talvez seja a mais famosa das series especiais do fusca especialmente por ter sido um grande sucesso nos eua — muito mais que na europa isso aconteceu principalmente por que enquanto a europa enfrentava a crise do petroleo e estava evitando gastar combustivel com frivolidades como um carro esportivo o esportivo europeu era exatamente o que os americanos procuravam um carro economico confiavel e divertido para os novos tempos da gasolina dez vezes mais cara um fato curioso e que o motor 1600 1303s tinha apenas 50cv e mesmo assim teve seu desempenho de vendas comprometido pela crise na europa [gallery type= grid link= file size= medium ids= 284907 284906 284905 ] alem do motor mais potente da linha o gsr tinha capo e tampa do motor pintados de preto bancos esportivos da recaro rodas esportivas de aço lemmerz gt de 15x5 5 polegadas pneus 175/70 r15 e volante esportivo petri de couro foram feitos apenas 3 500 exemplares do modelo sports bug 1973 alem do gsr ainda em 1973 a volkswagen lançou uma segunda serie especial de inspiraçao esportiva o sports bug o carro tinha algumas similaridades com o gsr mas nao tinha o mesmo motor 1303s e sim o 1600 convencional de 44 cv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 284911 284912 284910 284915 ] a pintura tambem era mais discreta podendo ser amarelo saturngelb ou azul marathonblau ambas com faixas pretas na linha de ombro atravessando a traseira do carro as rodas eram as mesmas lemmerz gt de 15x5 5 do gsr assim como os bancos recaro os para choques eram sempre pretos com a parte central pintada na cor do carro se voce esta achando o material de divulgaçao e as cores do carro amarelo familiares e porque o sports bug foi supostamente a inspiraçao para o nosso 1600s o bizorrao que tambem tinha toda a decoraçao esportiva como o sports bug embora ficasse devendo uns bancos mais legais como os recaro alemaes enquanto o gsr teve apenas 3 000 exemplares o sports bug teve 20 000 unidades produzidas pela volkswagen na alemanha kafer der kaufer 1973 ainda com a intençao de manter o fusca atraente em seus ultimos anos a volkswagen levou ao salao de frankfurt de 1973 uma nova serie especial do modelo batizada kafer der kaufer algo como o fusca comprador era uma serie muito parecida com a drei kafer extra tour lançada pouco antes do salao porque tambem tinha tres versoes de niveis diferentes de acabamento e desempenho desta vez contudo com nomes mais criativos e menos pragmaticos e um posicionamento diferente de cada uma em vez de uma versao espartana uma confortavel e uma esportiva aqui a versao basica tinha uma apelo mais jovem a versao intermediaria era urbana e a versao de topo combinava luxo e desempenho veja so o modelo de entrada era o jeans bug como seu nome sugere ele trocava o vinil dos bancos e forros de porta pelo jovem e descolado blue jeans que começava a se tornar moda entre os jovens naquele inicio dos anos 1970 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285292 285290 ] alem do revestimento diferenciado ele tinha o painel basico sem revestimento radio blaupunkt wolfsburg desembaçador traseiro rodas lemmerz gt e nenhum tipo de cromado na carroceria — todos os elementos foram pintados de preto o motor era o 1200 de 34 cv e ele foi oferecido somente na cor amarelo tunisgelb com uma faixa na lateral inferior e o emblema jeans proximo ao para lama traseiro em seguida havia o city bug com inspiraçao urbana ele era oferecido em tres cores — vermelho ibizarot azul ontario metallic e verde ischia metallic — e tambem tinha faixas laterais com o nome da versao nesse caso 1303/city bug sendo o 1303 a identificaçao do motor 1300 de 44 cv por dentro ele tinha bancos de vinil com uma textura tramada porem com cores variando de acordo com a cor usada na carroceria alem disso ele tinha radio blaupunkt emdem desembaçador do vidro traseiro e sistema auto retratil dos cintos dianteiros — ja de tres pontos por ultimo havia o big beetle que tinha a proposta luxuosa e esportiva ele usava o motor 1600 de 50 cv e por isso tinha junto do emblema big na faixa lateral o codigo 1303s como o city bug ele tambem tinha tres opçoes de cores azul ontario metallic castanho hellas metallic e verde musgrun metallic e claro que quando se fala de luxo no fusca nao ha muito em que trabalhar neste projeto nascido espartano mas a volkswagen conseguiu dar a ele um tratamento especial no revestimento da cabine como os bancos que receberam um revestimento de veludo canelado e o painel revestido [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 285297 285296 ] como os demais ele tinha rodas lemmerz gt radio blaupunkt e desembaçador traseiro alem de repetir o sistema auto retratil dos cintos de segurança world cup editions 1974 em 1974 a alemanha sediou a copa do mundo de futebol e a volkswagen aproveitou o evento para criar mais uma serie especial do fusca ele podia ser comprado nas versoes seda e cabriolet ambas com configuraçoes diferentes o mais interessante talvez seja o conversivel que era fabricado pela karmann e tinha motor 1600 de 50 cv foram feitas apenas 25 unidades todas na cor verde cliffgrun com capo e tampa do motor pintados de preto fosco alem da combinaçao os carros usavam as rodas lemmerz gt e tinham uma faixa lateral com a inscriçao world cup 74 que era o nome oficial da versao o modelo fechado chamava se weltmeister 74 e teve 300 unidades produzidas as faixas laterais as rodas e o capo e tampa do motor pintados de preto eram os mesmos do conversivel mas na versao fechada havia mais opçoes de cores alem do verde cliffgrun tambem havia o amarelo rallyegelb o laranja leuchtorange e o vermelho senegalrot [gallery type= grid link= file size= medium ids= 285279 285278 285277 ] por dentro tinha bancos de vinil preto desembaçador traseiro radio blaupunkt painel de plastico e manopla do cambio em forma de bola de futebol herringbone 1974 em 1974 a volkswagen criou duas series especiais para dar uma valorizada no fusca em plena crise do petroleo e apos o lançamento dos modernos golf e passat a primeira delas foi a herringbone — palavra alema para espinha de arenque — que se chamava desta forma devido ao padrao da estampa do tecido usado nos bancos do carro compartilhado com o passat daquele ano como o combustivel havia encarecido demais na europa ele tinha apenas motor 1200 de 34 cv e foi oferecido em vermelho phoenixrot amarelo marinogelb e verde lofotegrun o revestimento interno era cedido pelo passat l e poderia ser preto ou verde com laterais e verso dos bancos feito de vinil e o centro dos bancos com o tecido macio estampado a manopla de cambio em formato de bola de golfe vinha do golf apesar de ser um carro espartano ele ja tinha os retratores dos cintos e o desembaçador do vidro traseiro alem do radio blaupunkt e claro as rodas lemmerz gt foram feitos 12 000 exemplares do modelo em 1974 jeans ii 1974 por ter sido uma das versoes mais bem sucedidas do fusca em 1973 a volkswagen decidiu repetir a dose em 1974 e relançou a serie especial jeans novamente ele foi oferecido com o motor 1200 de 34 cv e bancos e portas revestidos de jeans mas desta vez as cores oferecidas alem do amarelo brilliantgelb eram o amarelo marinogelb e o vermelho phoenixrot o interior tambem ganhou algumas opçoes e podia vir com o painel revestido ou nao e com jeans preto/cinza alem do jeans azul convencional os bancos poderiam ter o encosto alto ou baixo e o volante poderia ser o basico de dois raios ou o mais moderno wolfsburg de quatro raios [gallery type= grid link= file size= medium ids= 285289 285287 285285 ] ele tambem era identificado pela faixa lateral com o nome jeans inscrito proximo ao para lamas traseiro e na tampa do motor e tambem tinha as rodas lemmerz gt mas poderia ser equipado opcionalmente com as rodas lemmerz weltmeister como no jeans i os cromados eram substituidos por peças pintadas de preto e como no herringbone foram feitas 12 000 unidades do jeans ii
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