ha 45 anos a volkswagen lançava o golf seu segundo modelo com motor arrefecido a agua lançado somente um ano depois do passat ele consolidou a transiçao dos velhos boxer a ar para os novos quatro em linha de arrefecimento liquido ao se tornar o modelo mais bem sucedido da marca na epoca mais do que isso ele se tornou o nome mais vendido da volkswagen em toda a sua historia superando ate mesmo o fusca ainda que tenha conseguido isso ao longo de pouco mais de quatro decadas e considerando suas sete geraçoes — foram mais de 30 milhoes de golf ante 22 milhoes de fusca tamanha popularidade faz dele um carro razoavelmente comum mesmo os mais antigos mas como praticamente todo best seller ele teve dezenas de versoes especiais bem mais raras que as versoes regulares muitas delas foram feitas sobre versoes espartanas que basicamente recebiam opcionais e itens esteticos de versoes mais caras isso elevaria a contagem de versoes para 98 alem da inviabilidade pela ausencia de informaçoes e imagens disponiveis sobre as versoes mal sucedidas a listagem de todas elas exigiria um desdobramento em mais de oito partes o que tornaria maçante para os leitores quem sabe se um dia fizermos um livro bilingue sobre o golf por isso decidimos nos concentrar na versao mais importante do golf para os entusiastas o gti sao 27 ediçoes especiais divididas em sete geraçoes contudo elas nao estao distribuidas uniformemente a primeira geraçao por exemplo teve apenas uma ediçao especial enquanto a segunda teve oito por isso juntamos as duas primeiras geraçoes nesta primeira parte e nas proximas teremos as geraçoes individualmente — o que significa que teremos mais cinco partes pela frente fique agora com as nove ediçoes especiais do gti de primeira e de segunda geraçao golf gti campaign mk1 1983 com o fim da primeira geraçao do golf gti se aproximando em 1983 a volkswagen decidiu criar uma serie de despedida para o modelo ela era oficialmente batizada campaign mas ganhou outros nomes em diferentes paises no reino unido por exemplo ele manteve o nome original enquanto na europa continental ele era o pirelli edition — menos na frança onde ele foi batizado plus edition em comum eles tinham um teto solar de metal dianteira com farois duplos vidros verdes pintura metalica volante quatro bolas e coifa do cambio revestidos de couro alem das iconicas rodas de 14 polegadas da pirelli com as janelas em forma de p tambem conhecidas como p slot bem como adesivos preto fosco nas colunas a [gallery type= grid link= file size= medium columns= 2 ids= 217095 217091 ] os bancos usavam uma combinaçao de tecido escuro com a parte central em um padrao listrado que combinava com as cores da carroceria — o modelo vermelho usava tecido vermelho os modelos com cores neutras cinza verde escuro preto branco e prata usavam tecido cinza muito parecido com o do nosso gol gt o motor era o 1 8 de 8 valvulas com 112 cv foram feitas 10 500 unidades do gti campaign das quais 1 000 ficaram no reino unido com a direçao no lado direito golf gti cup mk 2 1987 e 1988 quando o golf gti chegou a sua segunda geraçao o mercado europeu de hot hatches ja havia evoluido e novas opçoes ja seguiam o caminho trilhado pelo gti original em 1985 por exemplo voce poderia comprar o peugeot 205 gti o fiesta xr2i e o renault 5 turbo todos menores e mais leves que o golf o volkswagen era mais confortavel mais potente e tinha melhor dinamica mas tambem era bem mais caro a soluçao foi lançar uma versao mais acessivel do modelo a gti cup que foi a primeira ediçao especial desta segunda geraçao do golf [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 217083 217082 ] externamente ele se diferenciava pelo emblema cup com listras de tres cores vermelho azul e verde nas colunas c na grade e nas calotas sim ele usava rodas de aço com calotas parciais centrais em nome da reduçao de custo a carroceria podia ser branca preta vermelha cinza ou azul por dentro ele era mais espartano que os gti comum com revestimento de tecido e sem ar condicionado vidros eletricos mas mantinha os bancos esportivos e o volante de quatro raios o motor era o mesmo 1 8 8v de 112 cv golf gti special e gti 16v special mk2 1988 e 1989 batizada com o criativo nome gti special ela tinha as mesmas configuraçoes de equipamentos do golf gt e gtd special porem combinadas ao conjunto mecanico do gti/gti 16v — o primeiro um 1 8 8v de 107 cv e o segundo um 1 8 16v de 129 cv independentemente da motorizaçao ele era oferecido nas cores metalicas preto special black verde oak green preto brilliant black cinza atlas gray e azul royal blue eram cores compartilhadas com as versoes comuns por isso ele se diferenciava pelos adesivos special na coluna c ele tambem tinha vidros verdes lanternas traseiras escurecidas bancos recaro com tecido cinza e faixas vermelhas suspensao 10 mm mais baixa revestimento do teto em cinza escuro e rodas de aluminio bbs rm com parafusos expostos o modelo era oferecido como um pacote opcional ao gti porem raramente era escolhido e por isso nao ha registro publico de quantas unidades foram fabricadas golf gti 16s match mk2 1988 em 1988 o golf chegou a sua decima milionesima unidade produzida e para comemorar o feito a volkswagen decidiu lançar uma ediçao especial do gti 16v batizada gti 16s match o modelo ganhou um novo volante de quatro raios e tinha como principal atrativo do interior um novo painel digital semelhante ao do kadett gsi da epoca um de seus grandes rivais na europa os bancos esportivos usavam revestimento de tecido cinza enquanto a manopla de cambio substituiu a bola de golfe por um pomo de couro por fora ele se diferenciava dos demais golf gti 16v pela pintura preta metalica a unica oferecida com tres listras coloridas incorporadas ao emblema 16v as mesmas listras do gti cup ele tambem tinha teto solar de metal e o numero do carro na serie de 1 200 unidades na parte inferior da lateral traseira em frente as caixas de rodas o emblema match tambem aparece na coluna c para finalizar o carro tinha rodas bbs de 15 polegadas golf g60 special mk2 1989 embora nao seja um gti de nome o golf g60 special compartilhava com ele a lista de itens de serie bem como o motor 1 8 16 valvulas so que diferentemente do gti 16v o g60 special tinha um compressor de polia pressurizando o ar da admissao a 0 54 bar para produzir 155 cv alem do motor sobrealimentado ele tambem era equipado com o sistema de traçao integral syncro e tinha sua rigidez a torçao otimizada pela adoçao de um para brisa colado em vez de encaixado nas borrachas de vedaçao por fora ele era a definiçao do sleeper somente um filete azul claro ao redor da grade o diferenciava dos golf quatro portas convencionais alem das rodas bbs rm012 de 15 polegadas e do emblema vw motorsport na grade e na traseira o modelo tambem usava um para choques exclusivo da versao trazido do golf americano mais pronunciado que o europeu foram feitas apenas 71 unidades mas no ano seguinte a volkswagen lançou o gti g60 de serie que foi produzido ate 1991 rallye golf mk 2 1989 a 1991 o rallye golf tambem nao era um gti nominalmente mas era baseado nele usando o mesmo motor 1 8 16v com o mesmo compressor do g60 special porem com uma pressao de trabalho um pouco maior para extrair 160 cv a volkswagen criou esta ediçao especial para homologar o golf para o mundial de rali wrc alem do motor mais potente o rallye golf tambem tinha o sistema de traçao integral syncro mas foi produzido somente com duas portas e tinha para lamas mais largos que os do golf gti convencional para acomodar as bitolas mais largas desenvolvidas para o uso em competiçao alem da carroceria mais larga ele tambem se diferenciava pela grade dianteira pintada na cor da carroceria e pelos para choques exclusivos com dutos de ventilaçao para os freios dianteiros por dentro ele era equipado com bancos esportivos da volkswagen ou opcionalmente com os bancos recaro com ajuste eletrico e revestimento de couro com tecido xadrez na porçao central o couro tambem era usado no revestimento das portas e laterais da traseira [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 217098 217102 ] foram feitas 5 000 unidades — exigencia minima para a homologaçao — porem ha 50 exemplares que nao tem teto solar equipamento de serie nesta versao e foram exportados para a suiça e outros 12 exemplares com uma versao de 210 cv do motor 1 8 sobrealimentado golf gti edition one mk 2 1989 a 1991 tambem em 1989 a volkswagen passou a oferecer esta ediçao especial como opcional ao gti como o gti special esta edition one tambem foi oferecido com o motor de oito valvulas ou com o de 16 valvulas bem como o 1 8 g60 sobrealimentado externamente o gti edition one se diferenciava pela grade sem o filete vermelho dos demais gti pelo adesivo edition one na borda esquerda do capo emblemas wolfsburg edition nos para lamas em vez dos repetidores de seta sistema de escape do gti 16v molduras plasticas nos arcos dos para lamas rodas bbs rm012 de duas peças lanternas traseiras escurecidas e piscas com lente transparente na dianteira por dentro ele usava um volante de quatro raios muito parecido com o do corrado e o do nosso santana brasileiro porem com 370 mm e revestimento de couro — que tambem era usado na coifa do cambio o revestimento dos paineis internos usava tecido azul e cinza com bordas pretas e os vidros traseiros eram escurecidos fume o carpete tambem era azulado diferentemente do gti special esta versao especial foi mais bem sucedida com cerca de 12 000 unidades produzidas ate 1991 quando o modelo deixou de ser produzido golf gti fire and ice mk 2 1990 em 1990 a volkswagen lançou no mercado alemao uma das series especiais mais ousadas que o golf ja teve perdendo apenas para o harlequin provavelmente a fire and ice edition — que foi oferecida nao apenas para o gti mas para as versoes comportadas do golf tambem olhando para as fotos externas do carro voce pode achar que a ousadia esta na cor roxa metalica dark violet da carroceria que e a cara de 1991 — ate a bmw e a chevrolet tiveram matizes como esta na verdade a ousadia esta mesmo e no lado de dentro veja so sim bancos com tecido bicolor lilas fire e azul ice o tema se repetia nas portas nos encostos de cabeça e era completado por um logotipo fire and ice nos encostos dos bancos e nas colunas c as rodas tambem eram exclusivas da versao modelo estoril e se voce apertar os olhos vera que o logotipo golf na traseira era rosa foram feitos apenas 2 500 unidades do golf fire and ice mas somente 440 eram gti — 200 com o motor 1 8 de oito valvulas 170 com o motor 1 8 16 valvulas e 70 com o motor 1 8 g60 golf gti edition blue mk 2 1991 [gallery type= grid size= full columns= 2 link= file ids= 217115 217117 ] a volkswagen era mesmo esquisita na nomenclatura de suas versoes especiais nessa epoca se a primeira ediçao especial do golf gti foi batizada gti special era de se esperar que a ediçao final do gti se chamasse gti final edition mas em vez disso a marca a batizou como gti edition blue o edition blue foi oferecido somente na versao duas portas com motores 1 8 8v 1 8 16v e 1 8 g60 o mais simples e o mais popular e foi vendido somente na alemanha — foram 1 749 unidades outras 351 foram feitas com os motores mais potentes e vendidas somente na austria e na suiça no total foram 2 100 unidades [gallery type= grid columns= 2 link= file size= full ids= 217118 217116 ] elas se diferenciavam pela pintura perolizada azul escuro um preto com reflexo azul pelos emblemas edition blue no lugar dos emblemas gti pelas molduras plasticas nos arcos dos para lamas e pelas rodas bbs rm012 de duas peças todas tinham teto solar de metal repetidores de seta e lanternas traseiras escurecidas por dentro o carpete era azul o volante tinha tres raios e 360 mm de diametro com revestimento de couro bem como a manopla de cambio e a alavanca do freio de mao os modelos com o motor g60 tinham ar condicionado e abs de serie
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.