desde que começamos nossos guias de versoes especiais transitamos apenas entre a europa e os eua dando um pulo rapido no brasil mas nunca chegando ao outro lado do mundo pois agora esta na hora de dar uma olhada em um dos maiores icones da industria automobilistica japonesa o nissan gt r em suas diferentes geraçoes e todas as suas series especiais como bem sabe qualquer pessoa que ja tenha passado mais de 15 minutos jogando qualquer ediçao do game gran turismo o esportivo godzilico teve dezenas de versoes e series especiais que pareciam nao se diferenciar em muitos aspectos alem do nivel de potencia e handling como o jogo exibia na forma de graficos e numeros na tela pois agora chegou a hora de descobrir como eles se diferenciavam de verdade seguindo a regra dos guias anteriores nao serao incluidos as versoes especiais feitas por concessionarias e preparadoras independentes apenas os modelos oficiais da nissan — ainda que feitos por preparadoras terceirizadas como voce vera mais adiante tambem como os guias anteriores vamos dividir este guia do gt r de forma cronologica por geraçoes contudo como as duas primeiras geraçoes do esportivo nao tiveram versoes especiais este guia do gt r começa na terceira geraçao conhecida pelos entendidos como r32 o skyline gt r r32 foi lançado em agosto de 1989 e seguiu em produçao ate novembro de 1994 baseado no chassi e bnr32 dai r32 ele foi projetado para substituir o skyline gts r nos campeonatos do grupo a porque a nissan achava que um modelo desenvolvido para esta finalidade seria mais competitivo que o gts modificado o motor tambem foi desenvolvido especificamente para o gt r o novo rb26dett uma versao ampliada do rb20dett usado ate entao tambem com dois turbos a diferença e que no carro de rua ele era conectado as quatro rodas e nao apenas as rodas traseiras com 280 cv a 6 800 rpm e 38 8 kgfm a 4 400 rpm e 1 430 kg pois e a traçao integral cobra seu preço em quilogramas ele era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5 6 segundos nismo skyline gt r 1990 a primeira versao especial do novo gt r chegou seis meses depois do inicio da produçao do esportivo em 22 de fevereiro de 1990 a nismo divisao esportiva da nissan lançou o gt r equipado com os elementos que desejava modificar para a temporada seguinte no grupo a na epoca o regulamento previa as versoes evolution que permitia aos fabricantes atualizar os carros desde que eles produzissem uma serie de 500 exemplares de rua e foi o que a nissan fez o nismo skyline gt r ra tinha dois dutos extra no para choques dianteiro tinha a grade inferior do para choques removida para otimizar o fluxo de ar para o intercooler um pequeno spoiler na borda do capo para otimizar o fluxo tambem na grade superior saias traseiras mais longas e um spoiler extra na traseira alem disso ele nao tinha freios abs porque o grupo a nao permitia e perdia o limpador traseiro e ganhava capo de aluminio ambos para reduzir peso alem destas modificaçoes o nismo usava dois turbos garrett t04b em vez dos t03 do gt r regular para minimizar o risco de quebra do rotor que era de ceramica na versao basica alem disso o nismo gt r usava rodas de 16 polegadas com pneus bridgestone re71 225/55 r16 discos de freio frisados e perfurados velocimetro com escala ate 260 km/h escape de 3 polegadas barra de amarraçao das torres da suspensao dianteiras amortecedores esportivos rodas de 17 polegadas e spoiler com luz de freio integrada foram feitos 500 carros para serem vendidos e outros 60 para a nissan converter em carros de corrida todos foram pintados com a cor cinza gun grey metallic e eles pesavam 30 kg a menos que o nissan skyline gt r nissan gt r n1 1991 pouco mais de um ano depois do nismo a nissan lançou o skyline gt r n1 lançada em 19 de julho de 1991 e voltada apenas ao mercado japones ele homologava o skyline gt r para a categoria nacional n1 e teve apenas 245 unidades sua principal diferença era o motor que tinha a mesma preparaçao usada na categoria n1 diferentemente do nismo ele mantinha os turbos com rotores ceramicos mas ganhava novas valvulas de escape borboleta de maior diametro e bloco reforçado os upgrades chegavam tambem aos freios que passaram a usar um cilindro mestre reforçado e dutos adicionais de arrefecimento debaixo do carro e nos para choques que eram os mesmos do nismo como o nismo o n1 perdeu o abs e o limpador traseiro e foi alem dispensando o ar condicionado o sistema de audio e a forraçao do porta malas os farois tambem foram trocados por um conjunto mais leve que o original e ate mesmo a pintura branca crystal white tinha menos camadas que o carro regular o skyline gt r n1 ainda acabou combinado a duas outras series especiais que a nissan deu ao gt r a v spec e a v spec ii da tiragem de 245 unidades 127 eram n1 puros 64 eram n1 v spec e 54 eram n1 v spec ii parece confuso mas voce entendera a seguir nissan gt r v spec 1993 com o sucesso do gt r no grupo n e no grupo a a nissan criou a versao v spec — victory specification — lançada em 3 de fevereiro de 1993 a v spec era oferecida tanto na especificaçao regular do gt r quanto na n1 e acrescentava aos carros o sistema de freios da brembo e uma versao revisada do sistema de traçao integral attesa e ts alem disso ele tambem usava o capo de aluminio do nismo e rodas de 17 polegadas da bbs com pneus 225/45 foram feitas 1 396 unidades naquele ano de 1993 nissan gt r v spec ii 1994 em 14 de fevereiro de 1994 quatro anos depois do lançamento do nismo gt r e pouco mais de um ano depois do v spec a nissan atualizou sua versao comemorativa das vitorias com o gt r v spec ii as unicas novidade aqui eram os pneus 245/45 r17 em vez dos pneus 225/45 r17 e mais um upgrade no sistema attesa e ts a unica forma de distinguir os dois carros visualmente e o pequeno adesivo v spec ii no lado direito da tampa do porta malas foram feitos 1 306 exemplares do v spec ii em agosto de 1993 a nissan começara a vender a nova geraçao do skyline a r33 entao o v spec ii foi de certa forma a versao de despedida desta terceira geraçao do gt r que acabou substituida na metade de 1994 pelo gt r r33 que sera o tema do proximo guia
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