embora sejam muito parecidas entre si as geraçoes r33 e r34 do nissan skyline gt r representaram em sua transiçao um grande salto evolutivo em termos tecnicos que abriu o caminho para a carreira solo do modelo o que aconteceria em 2007 com a chegada do gt r r35 agora nao mais um skyline apresentada ao publico em 8 de janeiro de 1999 o skyline bnr34 trouxe um design sutilmente modificado em relaçao ao seu antecessor mas uma base mecanica com mudanças significativas o entre eixos foi reduzido em 55 mm para deixa lo mais agil e otimizar a distribuiçao de massa sobre os eixos tambem por isso o balanço dianteiro foi encurtado em 20 mm o que resultou em um carro 75 mm mais curto que o r33 e a razao de distribuiçao de peso passou a 55 45 alem disso o monobloco do carro teve sua rigidez a torçao aumentada em 56% as rodas passaram a ter 18 polegadas de diametro com tala de nove polegadas e pneus 245/40 apesar do aumento no diametro estas novas rodas da bbs eram apenas 1 kg mais pesadas que o conjunto anterior com a maior rigidez da carroceria com novos braços de suspensao de aluminio forjado e as novas rodas de maior diametro ate mesmo os prisioneiros de roda tiveram upgrades passando a medir 14 mm de espessura em vez de 12 mm como nos antecessores os freios eram brembo de serie em qualquer versao o motor rb26dett manteve o mesmo deslocamento 2 6 litros e os dois turbos mas agora em vez dos t03 a nissan adotou os garrett c100 gt25 roletados e com rotor ceramico a potencia foi mantida nos 280 cv declarados um limite estabelecido pelo acordo de cavalheiros das fabricantes japonesas mas o torque subiu para 40 kgfm o que sem duvida tambem aumentou sua potencia por ultimo o motor passou a usar uma tampa de valvulas pintada de vermelho metalico com a inscriçao skyline gt r nissan em vez do tradicional nissan twincam 24 valve das geraçoes anteriores como o r33 a versao v spec victory specification seguiu como uma versao de produçao regular deixando de ser uma serie especial de homologaçao ela se diferenciava do gt r basico pela suspensao rebaixada e mais firme e pelo sistema de traçao integral attesa e ts pro recalibrado e com diferencial ativo de deslizamento limitado a altura de rodagem tambem era reduzida pelo pacote aerodinamico que incluia splitters de resina na dianteira e nas laterais e um difusor traseiro de fibra de carbono como todo v spec ele tambem era 10 kg mais pesado que a versao de entrada [caption id= attachment_275046 align= aligncenter width= 2560 ] v spec[/caption] entrando no carro pela primeira vez era possivel ver as informaçoes do gerenciamento do motor em tempo real por uma tela lcd — um display de 5 8 polegadas no topo do painel que exibia a temperatura do fluido de arrefecimento pressao do turbo temperatura do oleo temperatura de admissao e escape ou no caso do display da nismo um cronometro e um medidor de forças g foi a primeira vez que um esportivo ofereceu esse tipo de informaçao em tempo real no quadro de instrumentos embora o gt r r35 tenha ficado mais famoso por seu quadro auxiliar no final de outubro de 2000 a nissan atualizou a versao v spec lançando a v spec ii o carro tinha suspensao ainda mais rigida e discos de freio traseiros maiores agora alem do difusor traseiro o novo v spec tambem ganhou um capo de fibra de carbono com um duto naca o que otimizou ainda mais a distribuiçao de massa os pedais de aço com borracha passaram a ser feitos de aluminio [caption id= attachment_275047 align= aligncenter width= 1024 ] v spec ii[/caption] a produçao do gt r r34 durou ate agosto de 2002 quando o modelo saiu de linha sem deixar substituto um novo gt r aconteceria somente em 2007 desta vez como um modelo independente e planejado para ser vendido no mundo todo em seus pouco mais de tres anos e meio de produçao 43 meses se quiser exatidao o gt r r34 teve 11 578 exemplares produzidos mais da metade sao modelos v spec/v spec ii — mais de 6 100 carros desta versao radical foram produzidos a versao basica teve pouco menos de 4 000 exemplares e o restante foram as versoes especiais do gt r r34 que veremos a seguir nissan skyline gt r v spec n1/v spec ii n1 1999/2000 [caption id= attachment_275053 align= aligncenter width= 1422 ] note o spoiler na parte superior da grade[/caption] a primeira versao especial do r34 veio logo em seu lançamento o gt r n1 aquela versao de homologaçao para o grupo n que seus antecessores tambem tiveram as modificaçoes eram as mesmas turbo com rotor metalico em vez de ceramico e radiador de oleo redimensionado tambem iguais eram as medidas de reduçao de peso o n1 vinha sem ar condicionado sistema de audio limpador traseiro e revestimento do porta malas por dentro o console central era feito de plastico duro sem nenhum tipo de forraçao foram feitos apenas 38 v spec n1 todos baseados nos v spec e 12 deles foram usados pela nismo em competiçoes os outros 26 foram vendidos a clientes regulares em sua maioria equipes de corrida e oficinas de preparaçao por isso um destes e tao raro de se encontrar atualmente em 2000 quando o v spec ii foi lançado ele tambem foi usado como base para uma nova leva de n1 mas agora com uma tiragem ainda menor de apenas 18 exemplares ate hoje e um dos gt r mais raros de todos nissan skyline gt r midnight purple ii/midnight purple iii 1999 atualmente todo novo modelo tem sua versao especial de lançamento mas em 1999 isso era reservado aos carros bem mais especiais era o caso do skyline gt r que teve uma serie de 347 unidades pintadas com um tom de roxo metalico furta cor chamado midnight special ii sim as pinturas camaleao do tuning da virada do seculo eram inspiradas nesse tipo de pintura morphotex usada pela nissan o tom de roxo variava para uma matiz mais azulada ou avermelhada as duas cores que compoem o roxo de acordo com a incidencia da luz a cor foi oferecida tanto na versao basica quanto na v spec mas foi oferecida somente ate o final de janeiro — ou seja ficou a venda por menos de 25 dias nao havia nenhuma modificaçao na lista de equipamentos no design ou no acabamento interno a unica mudança era esta pintura especial em outubro de 1999 a nissan fez mais uma leva de gt r midnight purple desta vez com apenas 199 exemplares e batizada midnight purple iii a unica diferença do midnight purple ii para o midnight purple iii e o verniz mais brilhante da segunda leva oficialmente o midnight purple nao sao versoes mas series limitadas com esta cor baseadas em modelos de produçao regular a limitaçao numerica da serie contudo garantiu a elas a posiçao nesta lista nissan skyline gt r m spec 2001 em maio de 2001 a nissan lançou uma versao mais confortavel e tecnologica do gt r v spec a m spec a letra m e uma referencia ao nome do engenheiro chefe da nissan na epoca kazutoshi mizuno o carro tinha amortecedores ajustaveis e suspensao mais confortavel pela adoçao de cargas menos rigidas e barras estabilizadoras mais espessas por dentro os bancos e o console central tinham revestimento de couro e o volante era exclusivo da versao tudo era costurado a mao por ultimo o carro trocava o capo de fibra de carbono do v spec por um de aluminio convencional [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 275012 275015 ] foram feitos apenas 366 exemplares todos para o mercado interno japones nissan skyline gt r m spec nur/v spec ii nur 2002 em 24 de janeiro de 2002 a nissan anunciou a versao de despedida do gt r r34 o gt r nur como voce deve imaginar o nome e uma referencia ao circuito de nurburgring nordschleife onde o gt r foi desenvolvido o pacote consistia na adoçao do motor n1 turbos maiores com rotor metalico radiadores maiores etc que tambem ganhava uma tampa de valvulas dourada por dentro o velocimetro original de 180 km/h era substituido por um com escala de 300 km/h e a plaqueta do codigo de identificaçao do carro vin era dourada em vez de prateada o pacote nur foi aplicado ao gt r v spec ii e ao m spec que tinham 334 cv em vez dos 280 cv declarados foram feitos 1 003 exemplares 718 do v spec ii nur e 285 do m spec nur nismo skyline gt r z tune 2003 por ultimo e mais importante a versao especial definitiva do skyline gt r a nismo z tune de 2002 o modelo foi o presente de aniversario de 25 anos da divisao esportiva da nissan lançado somente em 2003 usando como base os modelos 2002 da v spec ii ele nasceu pouco antes em 2000 durante o nismo festival daquele ano o carro foi projetado para participar de um desafio chamado batalha dos preparadores e usava uma versao de 600 cv do motor rb26dett desenvolvida para os carros de le mans e identificada pelo codigo z1 — um codigo interno da nismo para os motores de alta performance e endurece ele usava bloco reforçado e tinha seu deslocamento aumentado para 2 8 litros alem da adoçao de turbos maiores em 2003 quando a nismo completou 25 anos a nissan decidiu produzir o modelo em uma serie limitada comemorativa mas com o fim da produçao em 2002 a serie foi baseada em modelos usados com menos de 30 000 km rodados todos eram desmontados por completo repintados com a cor prata z tune silver exceto um unico exemplar midnight purple iii depois o motor de corrida era montado com uma configuraçao mais amansada para produzir 500 cv e girar ate 8 000 rpm capo para lamas conjunto aerodinamico eram todos dos nismo gt500 de endurance — dai o visual agressivo de carro de corrida os carros eram todos montados a mao pelos artesaos da nissan alem do motor da carroceria e da pintura os carros receberam suspensao sachs e freios brembo e tiveram reforços estruturais com pontos de solda adicionais em pontos de maior tensao alem de barras de amarraçao de fibra de carbono no cofre e no tunel de transmissao [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 275038 275037 ] a nismo pretendia produzir 20 carros mas registrou apenas 19 incluindo os dois prototipos de exibiçao e possivel que existam mais nismo z tune por ai porque esta versao era baseada em carros usados e ha a noticia de ao menos dois z tune feitos posteriormente a 2003
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