foto helio/flatouters voces pediram e ele voltou aqui esta o primeiro guia de usados por faixa de preço de 2020 era uma atualizaçao necessaria afinal o ultimo guia ja esta completando mais tempo do que gostariamos e desde entao o mercado e o cenario economico brasileiro mudaram significativamente primeiro porque passamos a segunda metade da decada atravessando uma crise economica que afetou significativamente o volume de vendas de automoveis novos — o que reduz a oferta de usados nesta faixa de ate dez anos que consideramos aqui alem disso nosso poder de compra diminuiu o que significa que aquela faixa dos r$ 15 000 que tinhamos no guia passado ja nao existe mais os r$ 25 000 sao os novos r$ 15 000 e os r$ 35 000 sao os novos r$ 20 000 ou r$ 25 000 como veremos nas proximas partes deste guia depois porque as mudanças nas tecnologias e nos padroes de consumo e segurança mudaram a percepçao e as demandas dos motoristas o ar condicionado de serie por exemplo foi uma tendencia iniciada pelo hyundai hb20 e seguida pelo atual ford ka que elevaram a barra e forçaram os rivais a fazer o mesmo se em 2015 ou 2016 ainda era aceitavel comprar um carro sem airbags e abs a obrigatoriedade destes itens instituida em 2014 fez com que eles se tornassem quase onipresentes de forma que em 2020 nao faz sentido comprar um carro sem estes equipamentos como nao estamos falando de carros para curtir no fim de semana como o opala do juliano ou o chevette aqui de casa estes fatores estas mudanças foram levados em consideraçao na definiçao dos criterios de escolha dos carros nesta faixa de preço o primeiro deles e que os carros precisam ter no maximo 10 anos e 80 000 km ou uma quilometragem media de 8 000 km/ano isso por duas razoes carros com mais de dez anos ja começam a sofrer com escassez de peças e a quilometragem media dos usados fica demasiadamente elevada entao limitamos a dez anos e 80 000 km depois os carros precisam ter airbags abs e ar condicionado havia carros interessantes nesta faixa de preço como o ford ka sport que chegou a ser cotado porem acabou descartado porque os modelos com airbags sao raros e nao foi oferecido com freios abs na lista de carros para curtir ele teria espaço garantido; aqui nao por ultimo para oferecer alguma variedade de opçoes para os diversos tipos de necessidade selecionamos desde modelos compactos e mais refinados ate modelos maiores e pouco mais antigos e potentes porem mais adequados a quem viaja muito com a familia fiat 500 cult 2012 [caption id= attachment_256809 align= aligncenter width= 999 ] foto rafael fontana/flatouters[/caption] quanto custa entre r$ 23 000 e r$ 26 000 começamos a lista com o menor deles o fiat 500 trazido da america do norte a partir de 2011 ele se diferenciava do modelo europeu principalmente pelo motor 1 4 evo da versao de entrada cult era o mesmo motor usado no palio e no uno com 88 cv combinado ao cambio manual de cinco marchas nao e tao eficiente nem potente quanto o motor 1 4 16v multiair mas voce ganha na conveniencia de ter um motor compartilhado com carros muito mais populares o desempenho e o que se espera de um compacto de 1 060 kg nesta faixa de 90 cv nao e agil como um 1 6 mas tambem nao sofre como um carro 1 0 o acerto de suspensao e voltado mais para o conforto mas permite que voce curta as curvas pelo caminho a proposito ele ja tem controles de traçao e de estabilidade o banco traseiro e meramente figurativo serve para caes gatos ou crianças que ainda usam o assento de elevaçao o porta malas e metaforico trata se de um porta mochilas com 185 litros de volume total serve para a bagagem do fim de semana ou para ferias curtas seu principal atrativo contudo e o refinamento a cabine tem acabamento esmerado design elegante como se espera de um carro italiano seu quadro de instrumentos retro nao dispensa o computador de bordo e o volante de couro tem comandos do radio que se integra ao painel como nos classicos dos anos 1960 os pontos negativos sao os pneus de medidas incomuns 185/55 r15 que tendem a ser mais caros que medidas mais populares e o fato de ja ter saido de linha — embora esteja envelhecendo bem volkswagen gol city 1 0 2014 quanto custa entre r$ 24 000 e r$ 25 500 se voce quiser um carro ainda produzido o gol 2014 e uma das opçoes oferecido com duas ou quatro portas ele usa o antigo motor 1 0 8v de quatro cilindros com 76 cv e e a versao mais facil de se encontrar com ar condicionado e ate com comandos do radio do volante — especialmente na versao de duas portas [caption id= attachment_256807 align= aligncenter width= 999 ] foto mike/flatouters[/caption] sua lista de equipamentos e bem economica digamos se resumindo ao computador de bordo ao radio com bluetooth vidros eletricos e ar condicionado — alem do abs e airbags obrigatorios claro mas e o preço a se pagar por um carro ainda produzido — mesmo que ja reestilizado e com um motor novo alem disso mesmo nao sendo o mais popular do brasil o gol ainda e bom de revenda como sua faixa de preço deixa claro especialmente comparado ao proximo da lista nissan march sv 1 6 16v 2014 quanto custa entre r$ 23 500 e r$ 26 000 o nissan march e outro carro da lista ainda em produçao so que diferentemente do gol o motor do modelo usado e o mesmo do modelo zero quilometro o nissan hr16de um 1 6 16v de 111 cv que embala os 964 kg do hatchback o motor tambem e a base do atual 1 6 sce usado pela renault o modelo tem um visual um pouco diferente do atual — no interior inclusive — e o modelo atual ja esta fazendo hora extra por aqui o que torna o march 2014 um pouco datado mas pelos r$ 25 000 cobrados por estes exemplares voce nao consegue esta combinaçao de qualidades em nenhum outro carro da mesma idade e do mesmo porte [caption id= attachment_256802 align= aligncenter width= 999 ] fotos diogo rengel/flatouters[/caption] o pacote de equipamentos inclui vidros eletricos nas quatro portas radio com bluetooth e comandos no volante ar condicionado e farois de neblina rodas de liga leve alem do eficiente motor 1 6 com o cambio manual de cinco marchas e um conjunto agil com uma suspensao muito bem acertada se voce procura um carro mais empolgante para curtir o fim de semana entre os compactos esta e a melhor opçao uma pena que os plasticos rigidos da cabine sejam tao simplorios outro ponto negativo o tanque de apenas 41 litros precisa ser abastecido com gasolina para pegar a estrada ou voce corre o risco de passar o sufoco que passei com um destes na ayrton senna quando fui pego de surpresa com menos de 20 km de autonomia porque o carro estava abastecido com etanol o espaço interno tambem nao e dos melhores ele e grande por fora e apertado por dentro mas para solteiros casais sem filhos pais de pet ele e uma opçao mais potente mais nova e mais espaçosa ao fiat 500 so nao e mais bonito renault logan expression 1 0 16v 2013 quanto custa entre r$ 24 000 e r$ 26 000 se voce precisa de espaço e quer um carro ainda produzido aqui esta a opçao o renault logan expression 1 0 16v o visual e praticamente o mesmo e o motor embora ja nao seja mais usado e o valente 1 0 16v da renault usado no clio de segunda geraçao no twingo no march e claro no sandero e logan de primeira geraçao e um dos melhores motores 1 0 oferecidos no brasil combinando desempenho e economia como se fosse um motor da geraçao seguinte tem 77 cv e segundo o inmetro faz ate 12 km/l na cidade quando abastecido com gasolina o pacote de equipamentos e o minimo para oferecer alguma dignidade neste pais tropical ar condicionado vidros eletricos nas portas dianteiras radio com bluetooth e so as rodas usam calotas e as portas traseiras tem manivelas para acionar os vidros mas o foco aqui nao e mimar os passageiros e sim oferecer espaço para eles — algo que garantiu ao logan o sucesso de suas duas geraçoes muito espaço por pouca grana nos usados a grana e ainda menor por r$ 25 000 voce tem um seda com 2 64 metros de entre eixos — 1 cm menor que o do virtus e 4 cm menor que o do jetta — e porta malas de 510 litros o inconveniente e que o comportamento dinamico deste logan de entrada nao e tao bem acertado quanto o dos logan de topo porque a renault economizou uns trocados ao nao instalar uma barra estabilizadora traseira como no dynamique ford focus gl/glx 1 6 2012/13 quanto custa entre r$ 23 500 e r$ 26 500 quer algo mais refinado que o logan nao faz questao de um carro que ainda esteja em produçao quer um pouco mais de motor o focus gl/glx 1 6 e uma opçao interessante ele nao e tao potente quanto se espera de um 1 6 16v — sao 109 cv com gasolina e 115 cv com etanol mesma potencia do rocam 8v — e como pesa 1 250 kg ele nao e tao agil como o march mas novamente o foco aqui e outro voce pode comprar um fiesta 1 6 do mesmo ano com este valor ou pode abrir mao de desempenho para ter refinamento de acabamento de ergonomia de design e de acerto dinamico que o focus oferece [caption id= attachment_256795 align= aligncenter width= 999 ] fotos giovanni silveira bueno/flatouters[/caption] o modelo tem vidros eletricos nas quatro portas retrovisores com ajuste eletrico apoio de braço para os bancos dianteiros luz no espelho de cortesia e rodas de liga leve alem de sistema de audio da sony com bluetooth o porta malas nao sera cavernoso como o do logan mas 330 litros dao conta de levar a bagagem da familia para as ferias o principal trunfo do focus contudo e seu acerto dinamico exemplar desde a primeira geraçao a suspensao do focus mk2 5 mantem o conjunto independente compacto na traseira com sua famosa control blade uma lamina que substitui um dos braços de controle e suas buchas do layout convencional do arranjo multilink a ergonomia do carro tambem e exemplar embora o acabamento ja nao fosse tao bom quanto dos glx anteriores chevrolet vectra expression 2 0 2011 quanto custa entre r$ 23 500 e r$ 26 000 saudades dos chevrolet feitos pela opel aqui esta a opçao para voce vectra expression 2 0 2011 o seda que ja foi sonho de consumo ate ser desbancado pela dupla japonesa da honda/toyota custa pouco menos que um gol 1 0 2015 e traz todas as qualidades que todos nos sempre apreciamos nos antigos chevrolet brasileiros acabamento esmerado suspensao confortavel e visual sobrio [caption id= attachment_256793 align= aligncenter width= 999 ] fotos salvador netto/flatouters[/caption] em 2011 ele ainda usava o antigo familia ii porem ja em sua revisao que o deixou pouco mais economico ou menos beberrao e deu mais potencia no final da curva de rotaçoes chegando aos 140 cv a lista de equipamentos inclui alem do airbag e abs na epoca nao obrigatorios computador de bordo retrovisor fotocromico alerta de velocidade vidros eletricos nas quatro portas e rodas de liga leve procurando com paciencia voce encontrara um modelo com bancos de couro ou ate mesmo um exemplar da versao elegance que tem cruise control comandos de audio no volante e ar condicionado digital ou se preferir pode ficar com o gt x que se equivale ao elegance porem sem a traseira alongada e com seu visual mais esportivo se voce nao se importar com o visual de 2004 claro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.