com um ultimo sorriso em seu belo rosto dan partiu rumo ao desconhecido pouco antes do anoitecer de hoje foi a mensagem divulgada pela familia de dan gurney que nos deixou na tarde de domingo 14 devido a complicaçoes decorrentes de uma pneumonia ele tinha 86 anos dan gurney nao era um nome muito repercutido no brasil onde somente os vencedores importam — e somente enquanto estao vencendo mas gurney talvez seja a melhor liçao para aqueles que insistem comparar a grandeza dos herois das pistas e tentam classifica las com base em dados estatisticos nao ha nenhum numero capaz de expressar a importancia de dan gurney para o automobilismo e para a cultura automotiva em si dan gurney nao ganhou titulos da indy da formula 1 do wsc ou da nascar mas construiu parte da historia de todas as categorias pelas quais passou para entender por que ele e tao importante e por que sua ausencia torna o mundo um pouco menor listamos os maiores feitos de sua carreira que so acabou neste ultimo domingo dan gurney construiu seu primeiro carro de corrida aos 19 anos [caption id= attachment_173883 align= aligncenter width= 1280 ] gurney e o cara imundo de chapeu[/caption] daniel sexton gurney nasceu em nova york mas ainda adolescente mudou se com a familia para a california na costa oeste dos eua gurney conheceu a cultura hot rodder que efervescia naquele primeiro momento pos guerra e se envolveu com as corridas de carros aos 19 anos ele construiu seu proprio hot rod e o levou aos 222 km/h na planicie salina de bonneville nessa mesma epoca logo apos terminar o colegio gurney se alistou no exercito e serviu na guerra da coreia como mecanico da artilharia ao retornar comprou um triumph tr2 e começou a disputar corridas de arrancada e de turismo nas categorias regionais do scca dan gurney foi escolhido pelo proprio enzo ferrari a experiencia nas provas do scca renderam a gurney um convite de frank arciero para testar seu carro o arciero special o carro era equipado com um motor maserati v8 de 4 2 litros combinado a um cambio e diferencial ferrari cobertos pela carroceria mistral da microplas uma empresa especializada em carrocerias de fibra de vidro o carro era bruto e tinha dinamica dificil e mesmo caras como carroll shelby e ken miles haviam achado o carro duro de pilotar mesmo assim gurney chegou em segundo lugar no riverside grand prix atras apenas de carroll shelby — e superando nomes como masten gregory e phil hill o desempenho de gurney lhe rendeu o convite de luigi chinetti o homem que levou a ferrari aos eua para disputar as 24 horas de le mans de 1958 pelo north american racing team — que era a equipe oficial da representaçao americana da ferrari gurney dividiu a pilotagem com o californiano bruce kessler ele havia conseguido levar o carro ao quinto lugar geral mas durante o stint de kessler o carro acabou envolvido em um acidente e abandonou a prova mesmo assim o desempenho de gurney chamou a atençao dos italianos e enzo ferrari o convidou para testar um carro de f1 em 5 de julho de 1959 com 28 anos de idade e apenas 22 corridas no curriculo dan gurney estava no cockpit da ferrari 155 alinhando para o gp da frança em reims ele largou em 12º mas nao concluiu a prova pois teve um problema com o radiador na 19ª volta em seu segundo gp pela ferrari em avus ele conquistou o segundo lugar chegando a frente de phill hill e superado apenas por tony brooks em sua terceira corrida o gp de portugal de 1959 ele conquistou mais um podio recebendo a bandeirada depois de stirling moss e masten gregory no gp da italia seu ultimo naquela temporada ele chegou em quarto lugar [caption id= attachment_173886 align= aligncenter width= 800 ] a primeira corrida em reims 1959[/caption] foram apenas quatro corridas dois podios um abandono e tres pontuaçoes nada mau para uma temporada de estreia nao apesar do sucesso gurney nao se entendeu com o perfil administrativo da ferrari e mudou se para a brm em 1960 foi um ano terrivel ele terminou somente uma das sete corridas disputadas — o gp da gra bretanha no qual chegou em decimo lugar — e ainda sofreu o pior acidente de sua carreira em zandvoort no gp da holanda quando seu carro ficou sem freios e ele acabou saindo da pista atingindo um espectador e quebrando seu braço direito o acidente foi um dos pontos mais importantes de sua carreira a partir dali ele jamais voltaria a confiar totalmente nos engenheiros/mecanicos e mudaria seu estilo de pilotagem passando a usar menos os freios isso mais tarde o levaria a se tornar um construtor de carros de corrida e tambem a desenvolver uma tecnica ideal para provas de endurance dan gurney conquistou todos os podios e a unica vitoria da porsche na formula 1 em 1961 a formula 1 mudou seu regulamento e gurney mudou de equipe passando a integrar o quadro da porsche ao lado de jo bonnier nas duas unicas temporadas que a fabricante alema disputou integralmente na f1 na primeira gurney conquistou tres segundos lugares e so nao venceu o gp da frança devido a sua etica desportiva gurney considerava o bloqueio de ultrapassagens um ato anti desportivo e perigoso por isso giancarlo baghetti o ultrapassou para a vitoria nas voltas finais do gp no ano seguinte 1962 a porsche desenvolveu um motor de oito cilindros e gurney finalmente conquistou sua primeira vitoria e ate hoje a primeira e unica vitoria da porsche na f1 como equipe de fabrica claro o feito aconteceu no gp da frança em rouen les essarts duas etapas depois no gp da alemanha gurney terminou a prova em terceiro conquistando o ultimo podio da porsche na f1 ao final da temporada devido ao custo da investida na f1 a porsche se retirou da categoria dan gurney conquistou a primeira vitoria da brabham e a segunda tambem jack brabham ainda era piloto quando criou sua propria equipe mas dan gurney foi o primeiro a vencer uma corrida com um carro de jack brabham o americano chegou a equipe em 1963 depois da saida da porsche da f1 no primeiro ano ele abandonou quatro provas terminou uma em 14º e pontuou nas outras cinco — sendo um segundo lugar no gp da belgica em spa um segundo lugar na holanda e um segundo lugar na africa do sul em 1964 ele voltaria a vencer mais uma vez foi no gp da frança em rouen les essarts onde ele conquistara seu primeiro podio pela porsche e a primeira vitoria de sua carreira a vitoria na frança tambem foi a primeira da equipe brabham que desde sua fundaçao em 1961 ainda nao tinha subido ao degrau mais alto do podio gurney ainda venceu no gp do mexico daquele ano conquistando a segunda vitoria da brabham e a terceira de sua carreira dan gurney venceu as 24 horas de le mans quase por acaso em 1967 a ford queria provar que a vitoria nas 24 horas de le mans no ano anterior nao havia sido uma casualidade e sendo uma das maiores fabricantes de carros do planeta eles nao mediram esforços para garantir mais uma vitoria em mans ainda que isso significasse um caminhao de dinheiro eles desenvolveram os novos ford gt mkiv recrutaram os melhores pilotos que encontraram — mario andretti bruce mclaren phil hill bob bondurant denny hulme dan gurney e a j foyt — e levaram a frança nada menos que quatro gt40 mk iv e outros tres ford gt40 mk iib a estrategia seria usar um carro lebre para forçar o ritmo das ferrari uma tentativa de aumentar o desgaste dos carros italianos enquanto a ford conservava seus carros em um ritmo mais brando os pilotos escolhidos para o carro lebre seriam a j foyt e dan gurney a dupla foi criticada pela imprensa americana porque segundo os jornalistas a rivalidade de gurney e foyt nas pistas os levaria a duelar nos stints e acabaria forçando demais o carro alem disso foyt nunca tinha pisado em la sarthe e tampouco pilotado o gt40 os treinos para as 24 horas foram sua primeira vez no circuito e sua primeira vez ao volante do carro nas primeiras horas gurney assumiu a ponta como planejado e desenvolveu um metodo de frenagem para conservar os freios que ele considerava o ponto fraco do carro ao final da hunaudieres/mulsanne ele tirava o pe a cerca de 300 metros da zona de frenagem e deixava o carro desacelerar com o freio motor antes da curva ele freava com o pedal e entao retomava a velocidade foyt fez o mesmo e se concentrou em conservar o carro a estrategia contudo foi por agua abaixo durante a madrugada os ford gt40 começaram a enfrentar problemas mecanicos e acidentes e ao amanhecer ultimo carro com chances reais de vitoria era justamente o carro lebre de gurney e foyt a ferrari seguia ambos na cola em segundo e terceiro lugares com outro gt40 na quarta posiçao a dezenas de voltas dos lideres [youtube id= ewnmt fes9k width= 800 height= 600 ] durante a noite a ferrari ainda tentou provocar gurney o segundo colocado mesmo quatro voltas atras do americano piscava os farois pedindo passagem sempre que eles se aproximavam na zona de frenagem depois de algumas voltas gurney simplesmente encostou na arnage mas a ferrari em vez de passa lo parou junto foi somente depois de alguns segundos que o italiano ludovico scarfiotti decidiu arrancar e passar gurney que voltou a pista e manteve sua posiçao ate receber a bandeirada gurney da california foyt do texas e o ford gt de michigan conquistaram as 24 horas de le mans em uma vitoria completamente americana e totalmente improvavel e antes mesmo de sair do circuito gurney deixou uma segunda contribuiçao para a historia dan gurney inventou o banho de champanhe no podio [gallery columns= 4 link= file ids= 173900 173899 173898 173897 ] gurney estava empolgado demais com sua vitoria ignorando a estrategia da ford durante toda a corrida e com uma tecnica improvavel de frenagem formando dupla com um piloto que todos diziam que iria detonar o carro eles venceram o desafio sobre a ferrari sem pensar muito gurney pegou a garrafa de moet & chandon que lhe entregaram pela vitoria e espontaneamente a sacudiu antes de sacar a rolha dando um banho em todos os que estavam por ali como se fosse uma mangueira de incendio diria mais tarde depois disso o gesto de gurney foi repetido de forma cada vez mais frequente ate se tornar uma tradiçao mundial a garrafa foi dada de presente ao fotografo flip schulke que a guardou por 30 anos como uma base de abajur em sua casa ate que um dia a devolveu a gurney que a colocou na sede da aar onde esta ate hoje a j foyt por sua vez tambem aproveitou sua participaçao na criaçao nos anos 1990 para comemorar os 25 anos da vitoria ele criou uma linha de vinhos espumantes que deu origem a vinicola foyt family que se tornou uma das mais promissoras dos ultimos anos segundo enologos e enofilos dan gurney e um dos unicos tres pilotos da historia a vencer um gp com um carro construido por ele proprio depois de conquistar duas vitorias na brabham gurney ainda disputou a temporada de 1965 inteira pela equipe conquistando cinco podios na segunda metade do campeonato ao final da temporada contudo ele decidiu deixar a brabham para tocar sua propria equipe a all american racers tambem conhecida como aar a aar e fruto do sonho de gurney e carroll shelby que começou em 1962 mas so se materializou em 1964 a primeira prova disputada pela equipe foi a indy 500 de 1965 ainda com os lotus 38 com motores ford em 1966 gurney contratou o projetista da lotus len terry para desenvolver o eagle mk1 que seria usado na indy 500 com o motor ford quad cam t2g e na f1 com o motor v12 da weslake t1g a origem britanica do motor de f1 levou a criaçao de uma equipe subsidiaria chamada anglo american racers foi com esta variaçao da aar que gurney disputou suas ultimas temporadas na formula 1 em 1966 correndo com o motor coventry climax provisoriamente ate que o motor gurney weslake ficasse pronto gurney nao se classificou para o gp da belgica daquele ano mas chegou em quinto na frança setimo na alemanha e quinto no mexico ironicamente os bons resultados vieram com o motor climax 2 8 de quatro cilindros pois o v12 weslake ainda nao era confiavel e potente o bastante ele so foi funcionar como deveria na segunda etapa da temporada seguinte o gp de monaco que dan gurney nao terminou devido a uma falha na bomba de combustivel na prova seguinte o gp da holanda mais um abandono desta vez devido a um problema na injeçao de combustivel gurney e a aar chegaram a spa com tres abandonos nas tres primeiras provas da temporada e o inicio da corrida nao foi muito melhor para ele jim clark largou na pole e abriu 20 segundos para jackie stewart e dan gurney em apenas 11 voltas um problema nas velas contudo fez clark parar nos pits por dois minutos permitindo que stewart assumisse a ponta e abrisse uma vantagem consideravel que so melhorou quando gurney precisou encostar nos pits com problemas na bomba de combustivel foram 20 segundos que quase lhe custaram a corrida se nao fosse a vez de stewart encontrar problemas mecanicos seu cambio começou a arranhar marchas gurney começou a fazer volta rapida atras de volta rapida e encostou em stewart para passa lo a oito voltas do final foi a quarta vitoria de gurney na f1 a primeira da aar e ate hoje a unica de um carro construido nos eua com a vitoria do belissimo eagle azul escuro feito de titanio e magnesio gurney se tornou o segundo piloto a conquistar uma vitoria com um carro que ele proprio construiu o primeiro fora jack brabham em 1966 e o terceiro e ultimo foi bruce mclaren em 1970 a recuperaçao de gurney alem da pilotagem primorosa tambem foi auxiliada pelo baixo peso do carro e por sua aerodinamica refinada gurney quebrou o recorde de velocidade media da epoca com 230 14 km/h e chegou aos 315 km/h na reta mais longa do circuito dan gurney foi o primeiro piloto a vencer corridas da nascar f1 wsc e indy ate hoje somente tres pilotos conseguiram vencer provas na indy na nascar e na formula 1 dan gurney foi o primeiro deles os outros dois foram mario andretti e juan pablo montoya mas gurney foi um passo alem e tambem venceu uma prova do mundial de endurance o wsc ate hoje ele e o unico a conquistar o feito enquanto disputava a formula 1 pela porsche gurney disputou algumas provas da nascar em 1963 ele se inscreveu e venceu a riverside 500 — sua terceira prova na categoria americana foi a primeira das sete vitorias na categoria [caption id= attachment_173921 align= aligncenter width= 800 ] enzo ferrari de olho no eagle de gurney[/caption] depois em junho de 1967 ele conquistou as 24 horas de le mans e na semana seguinte foi para spa com seu eagle para vencer o gp da belgica em novembro daquele mesmo ano gurney foi a riverside com seu eagle t2g disputar e vencer a rex mays 300 tornando se o primeiro piloto a vencer provas da f1 nascar wsc e indy dan gurney foi o primeiro piloto a usar um capacete fechado no automobilismo dan gurney percebeu logo em sua primeira corrida profissional os riscos de se usar um capacete aberto naquela corrida em riverside que ele terminou em segundo com o arciero special no final dos anos 1950 uma pedra lançada pelo pneu de carroll shelby atravessou o para brisa de seu prototipo nao chegou a feri lo mas gurney pensou que se a pedra tivesse atingido seu rosto teria feito um belo estrago em 1967 gurney convidou o piloto de motos swede savage para participar de uma corrida da trans am e o motociclista levou seu capacete bell star o primeiro com a face fechada e uma viseira fixa ao ver o capacete gurney decidiu usa lo tambem como diria em 2001 eu nao era um piloto dos mais baixos entao eu ja estava acostumado a ter coisas me acertando no rosto o capacete fechado era muito melhor era como se voce estivesse dirigindo um cupe em vez de um carro aberto eu nao sabia se daria certo na chuva mas com o tratamento anti embaçamento na viseira vi que tambem foi melhor era uma evoluçao enorme era sensacional assim em 30 de maio de 1968 gurney alinhou nas 500 milhas de indianapolis usando um capacete fechado pela primeira vez na historia do automobilismo profissional essa foto acima e da corrida ele terminou a prova em segundo lugar atras de bobby unser dan gurney e o inventor do primeiro artefato aerodinamico que migrou do automobilismo para a aeronautica e nao o contrario praticamente todos os conceitos aerodinamicos aplicados aos carros de formula 1 foram desenvolvidos pelo setor aeronautico e adaptados aos carros de corrida mas dan gurney foi o unico projetista que criou algo que fez o caminho inverso os gurney flaps os gurney flaps sao pequenos defletores instalados nas bordas posteriores de uma asa geralmente formando um angulo reto com a superficie de pressao de um aerofolio sua funçao e aumentar a pressao na superficie de pressao da asa e auxiliar a camada limite a se manter colada ate a extremidade da superficie de sucçao isso resulta no aumento do coeficiente maximo de sustentaçao gurney chegou ao flap em 1971 quando bobby unser e ele estavam testando um carro novo no phoenix international raceway e unser se queixou do desempenho do carro em curvas gurney entao lembrou de alguns experimentos feitos nos anos 1950 que usavam spoilers para minimizar a sustentaçao aerodinamica na epoca os spoilers ainda nao eram vistos como um elemento que pudesse maximizar a traçao pelo aumento da carga vertical que resulta em maior aderencia eles queriam apenas mitigar a sustentaçao gurney imaginou que se instalasse um spoiler na extremidade traseira da asa ele talvez conseguisse mitigar a sustentaçao em uma hora o negocio estava instalado e unser saiu para testes os tempos nao melhoraram mas quando unser teve um tempo livre com o chefe explicou que os tempos nao melhoraram porque a traseira tinha tanta downforce que o carro estava saindo de frente por estar com a dianteira muito leve bastou fazer o mesmo na dianteira e o carro voltou a ficar equilibrado unser e gurney tentaram manter a descoberta em segredo dizendo que o spoiler era na verdade uma proteçao para nao machucar as maos quando o carro estivesse sendo empurrado por incrivel que pareça a historia colou e gurney conseguiu usar seu flap por varias temporadas antes que as outras equipes descobrissem para que ele servia depois que isso aconteceu gurney reuniu se com o designer aerodinamicista bob liebeck da douglas aircraft company e explicou seus principios liebeck testou os flaps e constatou sua eficiencia eles ganharam o nome gurney flaps e a douglas os adotou em seus projetos aeronauticos atualmente os gurney flaps sao usados em spoilers de carros de rua asas de carros de corrida estabilizadores de helicopteros e asas de aviao dan gurney era o unico piloto temido por jim clark para as geraçoes mais novas o nome jim clark se mistura aos dos demais campeoes do passado para quem o viu correr nos anos 1960 no entanto o escoces e o maior piloto da historia da f1 — dividindo as opinioes do publico com juan manuel fangio ayrton senna e michael schumacher infelizmente jim clark foi uma das vitimas daquele automobilismo letal que tantos herois forjou em 1968 ele perdeu o controle de seu lotus em uma corrida de formula 2 em hockenheimring e acabou batendo nas arvores que ladeavam a pista com fraturas no cranio e na face ele morreu antes mesmo de chegar ao hospital em seu velorio os pilotos foram prestar suas condolencias a familia e dan gurney ao se apresentar ao pai de jim clark james clark sr recebeu o maior elogio de toda a sua carreira apesar da situaçao tragica ao descobrir que aquele jovem americano era dan gurney jim clark sr o chamou a uma sala ao lado dizendo que precisava contar algo a ele o dialogo foi o seguinte — jimmy disse que voce era o unico a quem ele temia em um carro de corridas — sr clark jimmy nunca temeu ninguem — sim ele temia ele me disse isso muitas vezes [youtube id= jnlelhlz4e8 width= 800 height= 600 ] a historia e contada por volta dos 6 minutos do video dan gurney ganhou uma campanha presidencial que durou 52 anos em 1964 o editor da revista car and driver david e davis jr estava assistindo a campanha presidencial entediado por charlataes preguiçosos incompetentes e idealistas quando teve uma ideia brilhante lançar dan gurney a corrida presidencial em seu editorial na ediçao de maio de 1964 ele escreveu o seguinte quem poderia ser melhor para nossa causa que daniel sexton gurney ele e rapido como o vento pode dirigir melhor que qualquer pessoa ele tem a paixao duradoura de 300 000 torcedores em indianapolis seu nome inspira incontaveis partidarios da stock car no sudeste ele e o santo padroeiro do automobilismo americano fas de grandes premios na europa bradam seu nome nas tonalidades mais reverentes possiveis ele se tornou uma lenda de seu tempo olhe para ele de um ponto de vista puramente politico nao automobilistico diga seu nome em voz alta daniel sexton gurney presidente daniel sexton gurney que sonoridade e como se ele fosse predestinado ao cargo e claro que tudo foi uma brincadeira que juntou uma forma protesto a reverencia ao grande nome do automobilismo americano da epoca mas a cada quatro anos — ate 2016 — a campanha era trazida de volta por aqueles que estavam mais preocupados com motores do que com as urnas dan gurney participou do primeiro cannonball run em 1970 o jornalista brock yates iniciou uma cruzada contra os limites nacionais de 55 mph que estavam prestes a ser impostos e foram para ele isto era ridiculo — ainda mais nos eua com suas longas retas e carros possantes ele acreditava que bons motoristas em bons automoveis poderiam empregar o sistema de rodovias interestaduais interstates dos eua da mesma forma que os alemaes usam suas autobahnen e que viagens de carro em alta velocidade em segurança sao possiveis para provar que estava certo ele decidiu organizar uma corrida de costa a costa sem roteiro tudo o que voce precisava era chegar a frente dos demais no outro lado do pais yates descolou uma ferrari 365 daytona e convidou dan gurney para dividir a direçao a corrida seria relatada nas paginas da revista car and driver varias inscriçoes foram feitas e depois canceladas mas sete permaneceram a historia inteira foi contada neste post mas indo direto ao resultado os vencedores foram gurney e yates que completaram a cruzada de 4 607 km em 35 horas e 54 minutos a uma media de 130 km/h no meio do caminho eles tiveram um problema com os limpadores por conta de uma lamina de gelo a 200 km/h pneus inflados demais para a neve e uma multa de 90 dolares por andar a 210 km/h em um trecho com limite de 112 km/h 70 mph dan gurney criou um dos muscle cars mais emblematicos de todos os tempos lembra que gurney começou a usar o capacete fechado depois de convidar swede savage para fazer uns testes com ele pois entao eles iam disputar a trans am com um plymouth barracuda preparado que deu origem ao lendario plymouth cuda aar o carro usava uma variaçao de curso reduzido do v8 340 — tinham 305 pol³ ou cinco litros para adequar se a regras da scca para o deslocamento dos motores alimentado por um carburador quadruplo a potencia ficava na casa dos 440 cv eram carros absurdamente potentes na epoca mas a concorrencia era brava e embora tenham conseguido tres poles em 1970 os carros nao venceram nenhuma corrida na trans am o legal contudo veio devido as regras de homologaçao da scca que exigiam que os carros de competiçao tivessem ao menos 2 400 unidades produzidas em serie a plymouth cumpriu as regras e entre março e abril de 1970 produziu o ‘cuda aar os carros usavam o v8 340 sem reduçao no deslocamento comando de valvulas de maior graduaçao bielas e pistoes forjados cabeçotes especificos de maior fluxo coletor de admissao edelbrock feito de aluminio e tres carburadores holley de corpo duplo — o famoso six pack a potencia bruta era de 294 cv declarados mas a potencia real chegava aos 350 cv e o torque ia aos 46 3 mkgf a 3 400 rpm — o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 5 8 segundos e fazer o quarto de milha 402m em 14 4 segundos a mais de 160 km/h o ‘cuda aar era identificado facilmente pela faixa interseccionada na lateral acompanhada do logo da aar nos para lamas traseiros pelo capo preto feito de fibra de vidro com seu scoop funcional e pelo o spoiler dianteiro composto de duas pequenas peças na parte inferior dos para lamas dianteiros na frente das rodas a traseira trazia um spoiler ainda nao era o gurney flap na tampa do porta malas e a saida de escapamento ficava na lateral esquerda em frente a roda dan gurney desenvolveu sua propria moto como joqueis motociclistas idealmente nao devem ser altos demais com seu 1 93 m de altura dan gurney nunca se sentiu a vontade sobre duas rodas um dia ele decidiu mudar isso e pra variar construiu uma moto que resolvesse seu problema pessoal ele queria um banco baixo o que traria conforto e mais estabilidade uma vez que o centro de gravidade do conjunto ficaria mais proximo do chao gurney pegou sua honda xl350 1976 e modificou seu quadro para criar um banco em l que desse apoio as costas alongou o entre eixos para 1 50m e conservou o tanque original gurney chamou a moto de a 1 ou alligator 1 o nome alligator vem do fato de o assento ser baixo longo e americano como os repteis que habitam os pantanos da florida depois de uma serie de tres prototipos bastante rudimentares gurney chegou a um quarto prototipo mais refinado a insistencia no projeto se devia ao fato de que o entre eixos longo dava a ela estabilidade direcional e impedia o empinamento das rodas a posiçao baixa a tornava estavel nas curvas e o banco encaixado no quadro proporcionava conforto para longas viagens em 2002 ele criou a dan gurney alligator motorcycles inc e lançou a versao final da alligator com carenagem de fibra de carbono chassi em treliça de cromo molibdenio suspensao dianteira da honda fireblade freios brembo goldline e rodas de magnesio o motor era o monocilindrico da honda xr650 ampliado para 710 cm³ com um comando de valvulas mais nervoso e um sistema de injeçao eletronica feito sob medida para produzir 70 cv o escapamento corria sob o motor e o assento que ficava a 46 cm do chao seu peso seco era de 145 kg a aceleraçao da moto impressionou chegava aos 100 km/h em 3 1 s e se tornou a moto mais rapida que a revista cycle world ja havia testado ate 2002 a dinamica foi considerada telepatica uma vez que o piloto estava literalmente no meio do chassi foram feitas 36 unidades da alligator todas pintadas de azul com faixas brancas como seus carros de corrida dos anos 1960 cada uma foi vendida por us$ 35 000 uma pequena fortuna na epoca mesmo assim todas foram vendidas em 2005 gurney mostrou um segundo prototipo com uma pegada mais cruiser e motor v twin de 1 820 cm³ mas por motivos nunca esclarecidos ela nao foi adiante dan gurney criou um motor que nao vibra aos 83 anos em seus ultimos anos gurney ja estava com sua mobilidade debilitada mas sua cabeça continuava funcionando muito bem tanto e que ele desenvolveu o moment cancelling 4 stroke um motor para motos que funcionava sem vibraçao como os motores convencionais o motor usa bloco pistoes e bielas convencionais mas em vez de um virabrequim para todas as bielas/pistoes ele tinha um virabrequim para cada conjunto de biela e pistao instalado transversalmente e conectado ao outro virabrequim por engrenagens ate 2017 o motor nao tinha saido do papel — seu primeiro teste estava previsto para dezembro passado mas considerando o estado de saude de gurney e provavel que ele nao tenha acontecido apesar disso foram feitas varias simulaçoes computadorizadas utilizando diversas taxas de compressao com 1 8 litro de deslocamento e 9 500 rpm de velocidade maxima o motor poderia chegar a 285 cv com taxa 9 5 1 e 287 cv com taxa 10 1 o post foi longo mas as realizaçoes de dan gurney nao mereciam algo menor que tudo isto alguns herois pilotaram seus carros outros projetaram outros construiram outros chefiaram equipes dan gurney fez tudo isso e venceu fazendo tudo isso godspeed mr gurney
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