atendendo a pedidos hoje vamos conversar sobre o acidente fatal de um dos maiores para muitos o maior pilotos da historia da stock car dos estados unidos dale earnhardt o intimidador como ficou conhecido pela sua agressividade na pista sofreu um estranho acidente aos 49 anos na ultima volta da daytona 500 em fevereiro de 2001 deixando orfa uma infinidade de adoradores que o aclamavam pelos seus feitos e carisma e tambem seu filho dale earnhardt jr que tragicamente participou daquela prova e teve sua comemoraçao pelo segundo lugar arruinada [youtube id= wo0yypvysxy width= 620 height= 350 ] alguns dos melhores momentos do intimidador earnhardt era filho de ralph lee earnhardt campeao da nascar em 1956 contrariando a vontade de seu pai largou os estudos em 1973 para se dedicar as corridas iniciou sua carreira na propria winston cup categoria de topo da nascar na epoca hoje chamada de sprint cup na world 600 a maior prova do calendario quando terminou em 22º lugar dale participou de mais oito corridas ate 1979 ano em que ingressou formalmente na rod osterlund racing e recebeu o premio de novato do ano rookie of the year ao completar a temporada em 7º lugar apenas para se consagrar no ano seguinte como campeao da winston cup unico piloto ate hoje a ganhar os dois premios em seguida dale com seu carro em 1980 um chevy monte carlo dale conquistou outros seis campeonatos na nascar mais precisamente em 1986 1987 1990 1991 1993 e 1994 igualando o recorde de richard petty como maior vencedor da historia em numero de temporadas apesar de nao ter conquistado mais titulos a partir de 94 earnhardt manteve se competitivo montando sua equipe dale earnhardt inc e trazendo dale jr para seu plantel em 2000 no ultimo campeonato que completou ele terminou em 2º lugar atras de bobby labonte em 2001 toda a torcida esperava que o intimidador voltasse a conquistar mais um titulo apos duas boas provas promocionais de inicio de temporada e classificaçao em daytona o budweiser shootout terminou em segundo e a gatorade 125s terminou em terceiro na primeira corrida dale se mostrava confiante para as 500 milhas de daytona durante toda a disputa se manteve entre os ponteiros chegando a liderar 17 voltas os carros de sua equipe tambem mostravam dominancia com michael waltrip e dale jr a sua frente o inicio da prova se deu sem maiores transtornos com o primeiro grande incidente a acontecer apenas na volta de numero 173 de 200 num evento catastrofico que envolveu dezoito carros apos um toque entre robby gordon e ward burton com tony stewart levando a pior ao levantar voo e capotar diversas vezes no traçado felizmente nenhum piloto se feriu gravemente na big one de daytona aquela que seria a discussao maior da corrida caso a ultima volta da prova nao fosse tao tragica [youtube id= hpf_9ckyuye width= 620 height= 350 ] a relargada foi dada na volta 180 por conta da dificuldade em limpar a pista com tantos destroços a liderança cambiava entre michael waltrip e earnhardt jr com earnhardt senior logo atras dando cobertura a seus colegas de equipe pois sterling marlin se aproximava com perigo darrell waltrip irmao de michael tinha dificuldades em se conter na transmissao ao vivo com a vitoria iminente do caçula a altura da curva 3 o primeiro lugar ja parecia certo para waltrip com junior em segundo enquanto os carros de tras se aproximavam cada vez mais de dale muitos acreditam que o intimidador tenha diminuido seu ritmo para atrapalhar a chegada dos outros pilotos algo um tanto improvavel considerando a distancia entre eles e os dois ponteiros enquanto outros pensam que talvez dale ja pudesse ter sentido algum tipo de mal estar que o fizesse ficar para tras o que se sabe e que com a chegada do pelotao earnhardt ficou posicionado na curva 4 cercado por sterling marlin rusty wallace e ken schrader um toque sutil de marlin na traseira de dale o fez perder o controle do carro ser atingido por schrader e colidir com o muro de proteçao a 250km/h sendo arrastado por diversos metros ate a parada completa no gramado da pista [youtube id= rxgkys62txw width= 620 height= 350 ] as duas ultimas voltas da prova com o foco na vitoria de waltrip a batida acontece aos 1 50 com replay a partir de 3 26 ora para quem havia presenciado a big one logo antes e ja tinha visto todo tipo de desgraça na nascar nada na batida levantava tantas suspeitas a ponto de tirar as atençoes da linha de chegada num primeiro momento principalmente pela comemoraçao emocionada dos irmaos waltrip so com a demora na retirada de earnhardt da ferragem com necessidade de cortar partes da carroceria o publico passou a perceber que algo muito errado poderia ter acontecido aquele que parecia um choque bobo analisado em um segundo momento se mostrou uma verdadeira pancada o impacto se deu de forma complexa com uma colisao na parede externa no circuito e outra com o carro numero 36 de schrader em momentos proximos mas distintos de acordo com o relato pericial da nascar a mudança de velocidade foi de cerca de 70km/h em uma duraçao de apenas 0 080 segundos resultando em forças g estimadas em ensaio posterior entre 48 e 68g e como se alguem estivesse sentado em seu carro parado e outro de caracteristicas similares se aproximasse a um angulo de 22 graus para a direita quase frontal e colidisse a 125km/h dale foi retirado das ferragens com bastante pressa e levado diretamente ao halifax medical center sem passar no posto medico do autodromo de daytona no caminho recebeu reposiçao de volume sanguineo intravenosa em dois acessos foi intubado os dois lados do seu peito receberam tubos para drenar sangramentos internos do torax e tentada reanimaçao com massagem cardiaca por um longo tempo tudo em vao earnhardt foi declarado morto as 17 16 daquele mesmo dia cercado por sua esposa teresa o amigo e dono de equipe richard childress e seu filho dale jr o mecanismo como vimos antes apesar de a visao tentar nos convencer do contrario a violencia do impacto foi grande somando isto as especulaçoes de que dale mantinha seus cintos com posiçao e carga de forma que ficasse mais confortavel que deveria no cockpit e a falta de obrigatoriedade no uso de dispositivos para restriçao dos movimentos do pescoço falaremos deles em seguida — temos como resultado oito costelas em sequencia fraturadas a esquerda 2ª a 8ª fraturas na perna esquerda fratura de esterno abrasoes superficiais e uma grande fratura da base do cranio a causa oficial do obito a descriçao das lesoes no laudo da autopsia enquanto no estudo pericial da nascar ficava sugerido com bastante insegurança que um impacto tivesse ocorrido na regiao mandibular e dai a fratura da base do cranio tenha se desenvolvido os dados da autopsia mostram uma grande contusao na regiao occipital esquerda em area adjacente a fratura que se deu nos ossos temporal occipital e esfenoidal estes sao alguns dos ossos que compoem a area onde o cerebro e outras importantes estruturas repousam fazendo o limite da transiçao para a regiao do pescoço um esquema com a representaçao da base do cranio e suas infinitas saliencias as linhas vermelhas marcam os supostos locais das fraturas segundo o laudo do perito com a do canto inferior esquerdo sendo a adjacente a contusao este tipo de lesao tambem ocorre por conta de movimentos fortes em chicote torçao e extensao da cabeça mas na grande maioria das vezes ela se desenvolve por conta do impacto que pode se dar nas mais diversas posiçoes como e uma regiao sensivel e esta ligada a diversas estruturas alguns sinais podem ser vistos como hematomas na regiao proxima aos olhos atras das orelhas saida de sangue ou liquido incolor correspondente ao liquido que banha o cerebro pelo nariz ou orelhas e paralisia facial pelas informaçoes disponiveis nenhum destes foi observado naquela ocasiao em todos os casos de fratura de base de cranio o paciente deve ser admitido no hospital para avaliaçao e observaçao rigorosas e se possivel ter seu quadro visto por um neurocirurgiao a indicaçao cirurgica nao e tao comum ficando o tratamento baseado em drogas de suporte para sintomas e evitar infecçoes como a meningite a melhor estrategia portanto e a prevençao sobre o hans naquela epoca diversos equipamentos vinham sendo oferecidos para evitar grandes movimentos da cabeça nos momentos das colisoes no automobilismo o mais conhecido deles e o hans sigla para head and neck support suporte para cabeça e pescoço em ingles enquanto a nascar incentivava seu uso mas nao o obrigava diversos pilotos se recusavam a usa lo por acharem que era desconfortavel impedia a adaptaçao ideal dos cintos de segurança e limitavam sua visao da pista podendo causar mais acidentes que prevenir o proprio dale chegou a se referir ao hans como aquela forca maldita o dispositivo funciona atraves de uma forma em u com apoio para os ombros e capacete e correias que prendem este ultimo firmemente atraves de pontos de fixaçao em suas laterais assim o movimento para os lados nao e tao limitado sem prejudicar a visao lateral e impedindo os movimentos em chicote ao manter a posiçao cabeça corpo estavel nas colisoes apesar de tanta comoçao sobre o dispositivo os pilotos que passaram a usa lo referiram que foram necessarias apenas duas horas ate que estivessem acostumados a ele nas 400 milhas de michigan em agosto de 2001 41 dos 43 pilotos vestiam o hans dois meses depois a nascar ja obrigava seu uso ou do dispositivo similar hutchens e em 2003 a fia aprovou a obrigatoriedade para a temporada da formula 1 o que fazer como vimos a principal contribuiçao que podemos dar para evitar mortes por casos similares se baseia em evitar que eles aconteçam o uso do equipamento de proteçao pessoal e a prudencia existem por razoes obvias mas muitos parecem se esquecer destas antes de se exporem aos perigos num contexto de acidente reiteramos a necessidade de segurança para o socorrista com analise previa da cena para evitar novos eventos indesejados ao se aproximar do ferido a sequencia abcde dos primeiros socorros deve ser respeitada garantindo que o paciente esta respirando de forma adequada e nao exista nenhum sangramento importante que exija tratamento antes de examinar o sistema nervoso os exames feitos na etapa d sao especificos de interpretaçao algumas vezes subjetiva e servem para determinar os proximos passos da assistencia medica portanto so devem ser feitos por profissionais qualificados e que tenham treinado este tipo de analise o que sera descrito a seguir tem apenas carater informativo para que voces tenham ligeira noçao do que o medico avalia nesta situaçao e possam ajudar a fornecer informaçoes a equipe que ira atender o paciente nao tentem faze lo detalhadamente e concentrem se na obtençao de um transporte rapido para um hospital qualificado se possivel com equipe de neurocirurgia de plantao a abordagem se da quantificando o quao consciente o ferido esta examinando como ele responde a estimulos verbais e dolorosos baseados numa escala de 3 a 15 podemos ter noçao da gravidade do trauma se devemos usar metodos para garantir a respiraçao do paciente ou solicitar exames mais detalhados e serve de criterio para alta hospitalar alem desta escala o tratamento e norteado pela historia do impacto e como o individuo reagiu a ele se vomitou ou desmaiou se apresenta os sinais que detalhamos anteriormente hematomas em regiao dos olhos e atras das orelhas ou saida de liquido/sangue destas ou pelo nariz amnesia areas que nao podem ser sentidas ou movimentadas e alteraçoes nas pupilas o tratamento definitivo e decidido preferencialmente pelo neurocirurgiao comparaçao entre olho direito e esquerdo tamanhos diferentes de diametro das pupilas sao vistos em decorrencia de lesoes graves o legado alem de ser considerado um marco para a instalaçao da obrigatoriedade do hans nas grandes categorias do automobilismo o falecimento de dale mobilizou a nascar em diversos outros pontos as barreiras que limitavam os percursos sofreram mudanças com a adoçao das safer steel and foam energy reduction ou reduçao de energia com aço e espuma com capacidade de deformaçao pela adoçao de espuma sem fazer com que o automovel seja repelido de volta a pista e garantindo boa absorçao da energia do impacto safer barrier montada em talladega devido a especulaçoes pouco consolidadas de que os cintos de dale poderiam ter se soltado ou movido durante a colisao a nascar instituiu a troca dos cintos de 5 pontos pelos de 6 pontos os dados obtidos na pericia oficial foram utilizados no desenvolvimento do car of tomorrow chassis que viria a ser usado na quinta geraçao dos carros da sprint cup de 2007 a 2012 infelizmente nenhum destes progressos vai trazer de volta os embates e a agressividade daquele que foi idolo de muitos numa perda para os fas da nascar comparavel apenas a de ayrton para a formula 1 depois da morte de dale earnhardt diversas homenagens foram vistas nos eua e no mundo com o numero 3 espalhado em todas as corridas do calendario os espectadores erguiam tres dedos das maos nas voltas de numero 3 enquanto as equipes de televisao silenciavam neste momento estatua no dale earnhardt tribute plaza em kannapolis north carolina cidade natal de dale a maior homenagem no entanto ficou reservada para a pespi 400 de daytona no dia 7 de julho daquele ano numa corrida muito apertada dale earnhardt jr cruzou a linha de chegada em primeiro seguido de michael waltrip invertendo as primeiras posiçoes da prova de fevereiro e transformando o retorno a um lugar tao carregado de mas lembranças no palco de uma das mais emocionantes vitorias da historia do automobilismo [youtube id= otpa kx9ftq width= 620 height= 350 ]
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