um dia eu estava parado no sinal com o tigrinha recem saido de uma lavagem com cera do meu lado parou um cara num vectra olhou pra mim e disse carrinho bonitinho hein po obrigado e ai voce ganhou ele na caixa de sucrilhos ou num mclanche feliz nesse dia o tigrinha ganhou o apelido de hot wheels olha ai o alto relevo antes de mais nada quero pedir desculpas a voces e ao pessoal do flatout por demorar tanto tempo pra enviar o segundo texto o ano de 2015 foi de muito serviço e 2016 nao esta dando sinais de folga as vezes parece que e mais facil fazer os projetos que falar sobre eles mas ja que estou aqui vou falar do tigrinha porque eu gosto diarista durante um ano inteiro o tigra foi meu unico carro ia trabalhar voltava do trabalho levava criança no medico fazia mercado no frio no calor na chuva na seca tudo que eu havia pedido pra ele fazer ele fazia sem reclamar alias uma das coisas que mais me fez ter carinho por esse carro foi ele nunca ter me deixado a pe na rua nem um engasgo nada quebrado nem pneu furado a unica vez que ele ficou parado na rua a culpa foi minha e num post futuro eu vou contar essa historia tambem curtia os encontros de carros da gm uma cultura que estava começando no brasil quem disse que esportivo nao vai no mercado sendo o unico carro modificaçoes extensas na mecanica estavam fora de cogitaçao e ele vinha aguentando bem o batidao diario amortecedores estavam com boa carga as buchas de suspensao nao rangiam o motor nao baixava agua nem oleo o que eu vinha fazendo nele eram restauraçoes cosmeticas de som e de acabamento inicialmente eu montei um bom sony xplod com mp3 e controle na coluna lembrem se era 2006 e mp3 ainda era uma parada bem legal com um kit de duas vias bravox diamond na frente e um sub tambem da sony atras tudo empurrado por um amplificador adivinhem sony a caixa selada para o sub eu mesmo que fiz so levei num tapeceiro pra cobrir com uma camurça igual a da mala na epoca eu gostava demais de sony e o aparelho que eu coloquei era tao bom com um som tao limpo que continua no carro ate hoje um dia minha namorada olhou aquele sub sony vermelho e lascou mas esse alto falante mais parece um b*cetao pronto estava batizado o sub com voces o b*cetao outra coisa que fiz na epoca foi cobrir o interior com couro o revestimento original estava muito queimado e o couro foi uma adiçao boa ao interior do carro ficou mais gostoso andar nele legenda eu gosto desse interior ate hoje para o interior ainda faltava achar uma nova almofada de airbag pois a almofada original dos tigras ia se desgastando nas laterais e a minha o dono anterior ja tinha recoberto com um curvim algo que me preocupava caso o airbag fosse necessario graças a deus nunca foi necessario uma coisa interessante que eu fiz e recomendo a todo mundo com um carro um pouco mias antigo e querido foi levar o bicho num tira grilo um monte de barulhinho e rangido chato acabou depois de um dia de trabalho do cara valeu muito a pena e volta e meia eu faço isso em algum carro que precisa tambem coloquei na epoca um par de farois projetores que remoçaram o visual do carro em uns dez anos visual atualizado mas a melhor adiçao dessa epoca foi sem duvida o jogo de eibachs e em seguida as rodas de 16 polegadas com pzeros 195/45r16 as eibachs foram trazidas da alemanha numa das primeiras importaçoes diretas que eu fiz na minha vida juntamente com elas eu comprei tambem um jogo de bilstein de carga original peça de reposiçao mesmo e buchas novas ja as rodas eu fazia questao de colocar oem pra nao ter stress com rodas frageis ou pesadas lembro que eu cheguei na concessionaria pra escolher essas rodas com uma balança na mao como eu nao tinha nenhuma preferencia por modelo pegaria a que fosse mais leve ganharam as rodas do vectra elegance coisa de um ano depois a gm lançava o vectra gt com aquelas rodas de 16 polegadas de sete raios vazados que eu sempre pensei em pegar mas nunca concretizei sobre os pzero nem precisa dizer que eram absolutamente fodas e tinham uma aderencia absurda alem de tudo ficou lindo outra coisa que eu fiz tambem foi melhorar os freios do tigra eu sou adepto de soluçoes de prateleira da fabrica sempre que possivel o clube do tigra descobriu que o sistema de freios do vectra de quatro furos e plug and play nas canelas de amortecedores do tigra e de tabela nos corsas e celtas fica a dica os discos sao mais espessos com mais dutos de ventilaçao as pinças possuem embolos maiores e as pastilhas tem quase o dobro da area de contato freios pra um carro de 1 400 kg num carro de mil sao bons nao sao sao otimos ainda mais se vc tiver uma boa borracha pra segurar o carro com a força nova dos freios desde sempre usei pastilhas ebc green nele e nao me arrependo nem um minuto do desempenho delas e dessa adaptaçao que foi cara mas ficou excelente atras mantive os tambores originais e sapatas powerbrakes pra melhorar um pouco a frenagem mas nao arriscar ficar travando a traseira o tempo todo com a dianteira bem mais forte porem ah porem naquele fim de 2006 o tigrinha começou a fumar o motor estava fumando em alta e eu sabia que aquilo teria que ser resolvido sorte que eu ja tinha uma soluçao para poder parar o tigrinha carro diarista o melhor equipamento para seu projeto essa e a parte em que eu vou tentar convencer voces de um conceito a ideia de um carro diarista que e tao combatida por muitos entusiastas pelo foco estritamente entusiasta todos os recursos devem ser destinados ao projeto assim ele e terminado mais rapidamente e o entusiasta pode desfrutar antes do carro porem a vida nao funciona assim inumeros compromissos com o resto da vida apartamento filhos trabalho outros hobbies fazem com que a necessidade de um carro como utensilio diario extrapole e muito a ideia de deixar o carro parado realizando grandes intervençoes mecanicas a pressao externa pode inclusive resultar na desmontagem e ate na venda do projeto inacabado gerando uma serie de frustraçoes namoros terminados filhos deserdados cachorros mordendo os donos etc podem observar a maioria dos project cars do flatout que sao finalizados e a de gente que tem outro carro pra rodar o carro diarista vai ser um utensilio ao qual serao destinados menos recursos que ao projeto por outro lado o diarista vai permitir que o projeto fique parado quando necessario se algo quebrar precisar de uma manutençao mais demorada alguma preparaçao mais trabalhosa ou mesmo se houver alguma coisa que tenha que ser consertada e vc simplesmente nao quiser gastar aquela grana naquele momento vai te ajudar tambem ao carregar peças volumosas do seu projeto como um bloco um cabeçote uma transmissao um jogo de rodas ou pneus enfim coisas que vc nao quer ou nao pode transportar de outro jeito o diarista especialmente vai permitir que nao se ande com o projeto quando ele nao esta em perfeito estado evitando assim uma quebra besta que vai custar mais recursos dito isso com o tempo e as trocas de carro eu acabei elencando alguns requisitos indispensaveis a um carro diarista caracteristicas que vao atender ao uso diario e permitir ao entusiasta planejar as proximas etapas do projeto dele sem atrapalhar o resto da vida e praticamente acabar com a pressao externa contra o projeto entao sejam apresentados aos 10 mandamentos do carro diarista um diarista deve ser antes de tudo confiavel o diarista e um carro que vai rodar debaixo de chuva de sol no seco na poeira vai pegar uma estrada inadvertidamente numa emergencia vai receber gasolina ou alcool ruim sem querer de vez em quando nao da pra ficar pajeando um carro que esta ali pra te servir um diarista deve ser confortavel mas atençao se conforto para voce e ser tratado como uma perola rara que merece ficar protegida em uma caixa de metal precioso ricamente decorada com joias e pedrarias e revestida com madeiras nobres e penis de baleia enquanto escravos eunucos te carregam por ai usando sapatos de pelica ultra silenciosa voce nao entende a diferença entre conforto e luxo altissimo e deve parar de ler esse site e começar a ler algum blog de moda e estilo pois combina mais com voce conforto e voce entrar no carro com sono de manha ligar e ele funcionar imediatamente e voce estar numa vaga apertada e uma direçao assistida te ajudar a sair dela com menor esforço e andar sem ser trepidado pelo asfalto nem ter que passar a 2 km/h escalando cada lombada e nao morrer de calor num engarrafamento porque tem um bom ar condicionado e voce no fim de um dia estressante de trabalho entrar com enxaqueca no carro ligar ele e nao tomar um murro sonoro de um escape barulhento e sim porque nao ter um cambio automatico num engarrafamento e ter travas e vidros eletricos pra sair e trancar o carro de uma vez so sem perder tempo e ter um bom som que possa ser ouvido em volume baixo ou alto quando vc quiser um diarista deve ser pratico os bancos rebatem tem bastante espaço num porta malas cabe em uma vaga apertada se precisar subir num meio fio consegue e facil montar uma cadeirinha de criança nele e espaçoso por dentro tem porta trecos detalhes frageis como alto falantes e difusores de ar sao bem protegidos ou possuem um formato resistente tem alarme trancamento de portas automatico ou pelo menos um alarme com esses kits de automaçao de conforto e facil trocar um estepe e facil colocar as malas nele pra uma viagem um diarista deve ser economico sim claro o objetivo do carro diarista nao e ser um sugador de dinheiro e sim um economizador de dinheiro entao ele nao deve ser caro de abastecer nem de manter normalmente isso se traduz num motor pouco potente apenas suficiente para o carro mas isso nao importa muito pois seu foguete com rodas esta guardadinho em segurança na garagem pronto para aterrorizar o vilarejo quando vc quiser e normalmente isso se traduz em comprar um carro de uma marca conhecida pela solidez e robustez e uma plataforma ja conhecida e tradicional com peças faceis de encontrar mas algumas otimas surpresas podem acontecer se vc fizer seu dever de casa e pesquisar bastante antes de escolher seu diarista um diarista deve ser bom de revenda devo confessar que eu raramente segui essa regra e que meus diaristas ditos mais comerciais foram justamente os mais dificeis de vender mas e uma regra de bom senso e convem atentar a ela pelo menos um pouco isso significa prestar atençao na cor do diarista ou no fato de ele ser flex ou de ter itens apreciados naquele modelo especifico ou entao façam como eu eu compro carros pra mim nao para o proximo dono assim eu fico muito satisfeito com eles e quando vou vender o dono seguinte ve que eu fui feliz com o carro e ve que pode ter isso tambem pra ele um diarista deve ser capaz de aguentar pequenos apocalipses urbanos ileso um barranco cedeu na estrada logo a frente e os carros so estao passando pela terra a sua garagem alagou uma rua esta com agua ate a calçada por causa de um bueiro entupido um muro caiu numa rua e os carros estao tendo que passar por cima um buraco ou pior uma boca de lobo estava escondido debaixo dagua e vc acertou ele com uma roda a oitenta quilometros por hora pessoal de sao paulo vcs nao precisam se preocupar com isso mais pois bem o ideal e que seu diarista consiga sobreviver a isso sabe o que isso significa seu diarista nao podera ter uma suspensao baixa ou rodas de grande diametro com pneus de perfil baixo adivinhem como eu descobri isso um diarista deve ser barato hein como barato e ainda ter tudo isso que vc falou sim ou pelo menos barato pra vc se o cara quiser compra um zero quilometro isso e uma coisa pessoal eu por outro lado acredito profundamente em comprar um usado em bom estado dar uma bela revisao nele e economizar a diferença para o mais novo e um carro usado desvaloriza menos no absoluto na hora de vender um diarista deve ser um carro seguravel sei que muita gente nao concorda com seguro total acha que e uma bobagem um jeito de as seguradoras tomarem nosso dinheiro essas pessoas nunca tiveram um carro roubado bom eu tive e recebi direitinho o valor do carro um mes depois e nao acreditem no cara que diz que o opala 78 dele tem seguro na melhor das hipoteses o dono faz seguro do carro desde novo e ai o seguro ficou barato com o tempo mas na maioria das vezes o cara so esta mentindo na sua cara como em tudo vale o bom senso um diarista deve ser um carro bonito ou pelo menos bonito para o dono quem ama o feio bonito lhe parece porque ninguem merece chegar de manha todo dia e ver um murumdum automobilistico na sua vaga esperando voce faça o teste se voce sai da garagem e antes de subir da aquela olhadinha pra ele so pra ficar satisfeito com o que ve voce tem um carro bonito um carro diarista nao deve ser outro projeto ok nessa confesso que pequei de todos os meus diaristas apenas os dois ultimos nao foram objetos de modificaçoes mais ou menos extensas o problema e que nos entusiastas olhamos para um carro e ja pensamos no que podemos fazer pra modifica lo ou deixa lo mais ao nosso gosto nao nao e nao para que seu projeto receba o esforço os recursos e a dedicaçao que ele merece nao ceda a essa tentaçao ou entao ceda so um pouquinho e foi isso que aconteceu na epoca minha namorada queria trocar de carro eu comprei o carro dela um astra com menos de 50 mil km para rodar diariamente enquanto poderia abrir o motor do tigrinha e ver o que fazer depois do astra que tinha ganhado os aros 15 do tigra quando esse ganhou os aros 16 pneus continental 195/55r15 eibachs e um tapa de leve no cabeçote ainda tive um vectra 2 0 manual com eibachs oz superturismo de 19 polegadas lindas e mais um tapinha legal no cabeçote depois desse vectra um carro bem comercial que eu tive dificuldade pra vender eu comprei um citroen c4 vtr instalei e molas eibach com aros 18 opcionais da citroen lembram do 10º mandamento pois e pequei nesses tres mas da pra refletir o citroen ficou comigo por 3 anos e quase 100 mil km e foi um dos carros mais confiaveis e economicos que eu tive e foi o carro que eu vendi mais facil na minha vida toda literamente falei achoq eu vou vender meu carro e arrumei um comprador esse citroen foi o diarista que eu mais fiquei chateado pra vender pelo menos vendi para um amigo que tem o carro ate hoje e adora ele ele foi um tapa na cara dos ditos entendidos pois foi o carro que mais eu ouvi e um mico vc nunca vai vender vai morrer na oficina de tanto gasto e um tanto de outros conselhos foi o carro que mais me surpreendeu positivamente na vida depois desse citroen eu tentei pensar em algo mais comercial sim mas que tivesse ainda pelo menos um pouco da veia entusiasta que o vtr tinha tatuada na carroceria peguei um peugeot 307 1 6 com a mesma plataforma do vtr mas com um acerto diferente motor mais fraco e uma qualidade construtiva infinitamente inferior a europeia do vtr o 307 nao me conquistou ele pelo menos era bom de curva muito confortavel completo e economico veio completamente original pra minha mao e foi embora completamente original tambem nenhuma modificaçao foi feita nele entao ha coisa de um ano minha namorada que tinha uma ecosport desde zero km superconservada e pouco rodada queria trocar de carro de novo eu nao entendia como ela queria dar linha num carro tao bom e confiavel um daqueles que nunca deixou nem ela nem minha filha na rua e que tinha um consumo e um gasto de manutençao frugais apesar de ser sempre tratada no pao de lo por mim afinal de contas era o carro que minha familia andava pra cima e pra baixo diariamente olhei meu 307 que ia envelhecendo e ficando mais dificil e vender a cada dia e pensei vou vender o 307 ficar com a eco e comprar um carro novo pra minha namorada dito e feito hoje rodo com uma ecosport que atende praticamente a todos os requisitos da minha lista foi barata de comprar e de manter e confiavel corrente de comando e economica faz quase 10km/l no alcool pra mim isso e bem economico e confortavel por ser completa e ter um rodar macio apesar de ter um acabamento muito simples nem liga para os constantes alagamentos localizados da cidade que eu moro brasilia sobe num meio fio se precisar e facil de estacionar e muito espaçosa por dentro cabendo aeromodelos grandes dentro dela meu outro hobby e me levando a lugares onde eu voo com os bichinhos mas que carros baixos sofrem pra chegar como alto de morros para planadores o seguro total dela foi o mais barato que eu tive em um carro e eu ainda gosto do estilo original das primeiras ecosports eu sei que nao e um jipe e um carro urbano espaçoso por dentro e realtivamente pequeno por fora que me atende bem no dia a dia e esse carrinho ainda cumpre sua missao entusiasta carregando blocos e transmissoes por ai sem reclamar os diaristas sempre prontos pra dar uma força ah voces querem saber o que foi feito no motor do tigrinha so no proximo post por bruno angrisano project cars #239
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