em 2016 a alfa romeo lançou o suv stelvio com nome inspirado pela famosa estrada italiana uma das mais famosas entre os entusiastas e considerada um ponto obrigatorio de peregrinaçao o utilitario esportivo vai contra a visao do que deve ser um alfa romeo classico embora tenha na versao quadrifoglio o mesmo v6 biturbo de 2 9 litros que move o belissimo giulia e um sinal dos tempos que vai se repetir em breve em 2021 sera lançado o alfa romeo tonale crossover feito sobre a plataforma do jeep compass que atuara como irmao menor do stelvio os puristas certamente torcem o nariz mas suv sao necessarios para que uma fabricante sobreviva nos tempos atuais ainda mais uma fabricante de nicho que o diga a porsche que so conseguiu se recuperar plenamente de uma crise apos o lançamento do cayenne em 2002 contudo o stelvio nem de longe e o primeiro utilitario da alfa romeo ao longo de sua historia a marca do cuore sportivo tambem foi usada em caminhoes onibus e ate mesmo trolebus onibus eletricos que funcionam ligados a fiaçao das cidades os caminhoes da alfa romeo alias foram produzidos no brasil pela fnm a fabrica nacional de motores entre as decadas de 1960 e 1980 e a alfa romeo tambem fez jipes e vans que pareciam versoes italianas do jeep willys classico e da volkswagen kombi obviamente eles nao venderam tanto e nao se tornaram icones mas eles mostram que ao menos existe um precedente para um suv da alfa na verdade qualquer fa mais tradicionalista vai achar esta historia bem mais interessante que o stelvio ou o tonale tudo começou quando o ministerio da defesa italiano pediu a alfa romeo um veiculo utilitario nos moldes do jeep willys sem eufemismos era uma inspiraçao direta com a mesma proposta de mecanica simples e robusta alta capacidade off road baixo custo e facilidade de produçao na pratica tais exigencias deram origem a um jipe extremamente parecido com o willys mb original geralmente e isso que acontece quando se projeta um veiculo cuja funçao e mais importante que a forma a unica coisa que remetia a alfa romeo eram as entradas de ar na dianteira que formavam uma grade com o tradicional formato de coraçao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 266047 266050 ] o utilitario se chamava alfa romeo ar51 1900 m ar era um acronimo para autovettura da ricognizione ou veiculo de reconhecimento em italiano; 51 fazia referencia ao ano em que ele foi desenvolvido; e 1900 dizia respeito ao deslocamento do motor o significado da letra m e objeto de debate mas na epoca os soldados que utilizaram o veiculo o apelidaram de matta que significa maluco em italiano obviamente a construçao trazia carroceria sobre chassi mas o sistema de suspensao dianteira era surpreendentemente sofisticado com braços triangulares sobrepostos na traseira porem adotou se o bom e velho eixo rigido em dimensoes o alfa romeo matta tambem era muito parecido com o jeep 3 52 m de comprimento 1 57 m de largura e entre eixos de 2 20 m com 1 250 kg ele era capaz de chegar aos 105 km/h caso a situaçao exigisse mas nao era esta sua vocaçao https //www youtube com/watch v=bwfmssuqpoi o motor era sempre o mesmo um quatro cilindros de 1 884 cm³ 1 9 litro na pratica denominado tipo 1306 nao era o famoso twin cam da alfa romeo mas sim seu antecessor que tambem tinha comando duplo no cabeçote porem o bloco era de ferro fundido e as medidas de diametro e curso eram proprias o motor tipo 1306 foi em muitos aspectos precursor do twin cam que tinha bloco de aluminio e acabou fabricado no brasil equipando os modelos fnm e alfa romeo 2300 e tambem foi usado em esportivos como o alfa romeo 1900 sprint nos anos 1950 alimentado por um carburador solex motor entregava 65 cv a 4 400 rpm e 12 5 kgfm de torque a 2 500 rpm bons numeros para a epoca e em uma boa faixa de rotaçoes para seu uso o cambio era manual de quatro marchas e o sistema de traçao 4x4 tinha reduzida era no fim das contas realmente um jeep a italiana foram feitos 2 000 exemplares do alfa romeo matta para uso do exercito italiano e mais 50 exemplares para uso civil entre 1952 e 1954 talvez o jipe tivesse durado mais e virado um modelo fixo na linha da alfa caso tivesse mais tempo para isto contudo a partir de 1955 o governo italiano decidiu que nao precisava mais do matta em seu lugar as tropas italianas passaram a usar o fiat campagnola que havia sido lançado em 1951 e era praticamente igual ao alfa romeo matta exceto que seu motor de 1 9 litro tinha comando no bloco e era muito mais simples e barato de manter e ainda rendia quase tanto quanto o motor do alfa romeo com 63 cv mas a alfa nao desistiu dos utilitarios naquele mesmo ano de 1954 começou a ser fabricado o autotutto assim como o matta era um clone do jeep mb o alfa romeo autotutto era inspirado pela volkswagen kombi com a diferença de que o matta foi criado por demanda do governo enquanto o romeo foi uma tentativa genuina de encarar um veiculo que fazia muito sucesso o alfa romeo autotutto foi apresentado no salao de turim de 1954 seu nome em italiano pode ser entendido como veiculo multiuso e apropriadamente esta sua vocaçao fazer de tudo com janelas e bancos ele era uma van de passageiros retiradas as janelas e os bancos ele virava um furgao de carga [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 266054 266055 ] a maior diferença em relaçao a adversaria alema estava no motor alem de ficar na dianteira o propulsor era um quatro cilindros arrefecido a agua e mais nao era qualquer motor e sim uma versao amansada de 36 cv do famoso alfa romeo twin cam o mesmo que anos depois tornou se uma lenda no cofre do alfa romeo giulia coupe e deu origem a alguns dos carros de competiçao mais emblematicos da decada de 1970 como o giulia gta a alfa romeo tambem oferecia como opcional um motor a diesel de 1 2 litro com supercharger e 30 cv em 1957 o alfa romeo autotutto passou a se chamar romeo sim alfa romeo romeo decadas antes da ferrari laferrari talvez a alfa tenha achado que romeo era um nome mais simpatico e mais facil de memorizar que o original no mesmo ano tambem passou a ser oferecida uma versao picape que tinha sobre a kombi a vantagem de nao ter o motor sob a caçamba e nem cambio ou diferencial pois a traçao era dianteira com isto a caçamba tinha maior profundidade e melhor capacidade de carga a caçamba da kombi era pratica mas o acesso pela parte de tras era mais complicado o mesmo design basico muito parecido com a kombi foi mantido ate 1967 aquela altura um facelift com grade horizontal e um bico ligeiramente pronunciado foi promovido garantindo bons anos de sobrevida ao alfa romeo romeo ele foi fabricado ate 1983 sem maiores alteraçoes e ainda ganhou versoes em outros paises como na espanha onde era vendido como ebro f108 e era movido por um motor a diesel perkins de 1 8 litro o ebro f108 na verdade chegou a ser exportado para o japao onde era comercializado como nissan trade so na italia foram produzidos 23 000 exemplares da primeira geraçao do alfa romeo autotutto/romeo entre 1954 e 1966 a segunda geraçao teve outros 17 000 exemplares feitos entre 1967 e 1983 nao sao numeros avassaladores mas era um negocio lucrativo e nao duvidamos ajudou a manter os esportivos da alfa em produçao o alfa romeo romeo ainda teve um sucessor ou melhor dois ao mesmo tempo fiat ducato e iveco daily ganharam versoes rebatizadas com o emblema da alfa romeo o ar6 fiat e o ar8 iveco ambos eram muito parecidos usando a mesma plataforma e os mesmos motores de quatro cilindros a gasolina e a diesel ambos tinham versoes de entre eixos longo e curto alem de dar origem a variaçoes motorhome ambulancia furgao e picape [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 266037 266038 266036 266035 ] ha uma boa razao para que a kombi da alfa romeo seja tao desconhecida por estas bandas ela so foi vendida na italia mas talvez a parte mais interessante desta historia seja a associaçao com o grupo psa como voce deve saber desde o inicio o fiat ducato foi concebido em parceria com a empresa francesa dando origem ao peugeot boxer e ao citroen jumper foi assim com todas as geraçoes do ducato hoje o que era uma simples colaboraçao estrategica para o compartilhamento de projetos e recursos se tornou uma fusao faz pouco tempo que fiat chrysler automobiles e psa peugeot citroen anunciaram a formaçao da joint venture stellantis ou seja pensando bem nao e uma surpresa tao grande assim
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