a historia da formula 1 esta cheia de irmaos os mais lembrados pelo publico atualmente sem duvida sao os schumacher — ralf e michael eles tambem sao os irmaos mais bem sucedidos na categoria afinal michael e heptacampeao do mundo e ralf embora nao tenha sequer chegado perto de conquistar um titulo venceu seis grandes premios e terminou duas temporadas em quarto lugar no campeonato hove varios outros pares de irmaos jackie e jimmy stewart ian e jody scheckter pedro e ricardo rodriguez gilles e jacques villeneuve — sempre com um deles se destacando mais que o outro como ocorreu com os schumacher isso tambem aconteceu com os irmaos fittipaldi — emerson afinal e bicampeao do mundo enquanto wilsinho pontuou apenas duas vezes em suas tres temporadas disputadas so que diferentemente dos outros irmaos da formula 1 wilsinho fittipaldi escreveu seu nome na historia de um jeito diferente alem de ter sido por 30 anos o irmao mais bem sucedido da f1 ele tambem foi o mentor e a peça chave na formaçao da equipe fittipaldi — ate hoje a unica equipe de formula 1 do terceiro mundo que competiu em igualdade com as poderosas equipes italianas e britanicas essa historia em si vale uma materia a parte — e ela vira nos proximos dias mas ela foi o auge de uma trajetoria que começou no fim dos anos 1950 quando os primeiros karts chegaram ao brasil quando wilson fittipaldi junior começou sua carreira nas pistas brasileiras o começo de tudo envolvido com o automobilismo desde cedo por influencia do pai wilson fittipaldi narrador piloto e promotor de corridas wilsinho teve seu primeiro contato com os karts aos 14 anos ele pilotava e seu irmao emerson dois anos mais novo o auxiliava na preparaçao do kart assim foi ate o inicio dos anos 1960 quando wilsinho decidiu trocar os karts pelos carros de turismo e acabou na lendaria equipe willys — o que lhe rendeu uma oportunidade de competir de formula 3 na europa em 1966 infelizmente por questoes politicas entre a willys overland do brasil e a renault francesa ele acabou disputando apenas parte daquela temporada e retornou ao brasil de volta ele passou a fabricar os karts mini ate entao fabricados pela mecanica riomar juntamente do socio maneco combacau ele adquiriu a produçao dos karts e começou a produçao de um chassi que revolucionaria o kart no brasil o famoso chassi deitado mais curto e mais baixo que colocava o piloto bem quase deitado no banco reclinado — se voce ja viu uma foto do kartismo brasileiro dos anos 1960 certamente viu um kart destes tambem naquele ano ele voltou a competir nas provas de turismo mas agora pela equipe dacon a bordo daquele que se tornaria um dos carros de corrida mais iconicos do brasil o karmann ghia porsche obviamente ele tinha esse nome pois era um karmann ghia equipado com um motor porsche — um 2 0 aspirado de 250 cv para ser mais exato e mais o carro tinha a carroceria de metal substituida por uma bolha completamente feita de fibra de vidro por anisio campos o que reduziu o peso do carro para 650 kg faça as contas 250 cv para 650 kg com ele wilsinho venceu cinco corridas entre 1966 e 1967 dentre as quais a mil quilometros da guanabara a mil quilometros de brasilia e as 3 horas de interlagos apesar de ter sido usado por apenas duas temporadas o karmann ghia porsche ou kg porsche foi uma peça fundamental na historia de wilsinho fittipaldi isso porque em 1967 o proprietario da dacon paulo goulart encerrou a equipe devido a restriçoes orçamentarias e wilsinho acabou comprando um dos kg porsche para si começava ali a carreira de wilsinho como construtor e chefe de equipe — ainda que sem uma equipe propriamente dita logo de cara o fittipaldi construtor no ano anterior 1966 ele e emerson ja haviam criado o fitti ve para a nova categoria de monopostos que havia se tornado o centro das atençoes do automobilismo brasileiro o carro foi o maior sucesso da categoria — tanto em vitorias quanto em unidades produzidas estima se cerca de 50 o modelo foi apresentado no salao do automovel de 1966 e tinha como principal vantagem o design aerodinamico com carenagem mais estreita e mais baixa com uma cobertura sobre o motor e bico elevado como veriamos nos formula 1 dos anos 1990 com esse carro emerson fittipaldi venceu cinco das sete corridas do campeonato e faturou o titulo de 1967 — o que ajudou no sucesso comercial do monoposto aquela altura e importante mencionar os irmaos fittipaldi ja tinham uma fabrica de volantes esportivos e de competiçao a formula 1 e eles tambem produziam rodas de magnesio com a marca fittipaldi depois em 1967 wilsinho comprou o chassi de um porsche 550 rs que estava encostado na oficina de chico landi e decidiu fazer sobre ele um prototipo inspirado no porsche 906 usando o motor de dois litros do kg porsche o carro estreou na mil milhas de 1967 e liderou boa parte da prova ate abandonar por um principio de incendio ele ainda disputaria outras provas de longa duraçao como a mil quilometros de brasilia mas com problemas de confiabilidade e com a ida de wilsinho para a equipe jolly gancia o carro tem seu motor trocado por um volkswagen 1600 e acabou cedido a escola de pilotagem da bardhal no final de 1969 antes disso em 1968 wilsinho e emerson haviam feito outro carro de turismo o fittipaldi 1600 era um fusca com as partes moveis e destacaveis da carroceria substituidas por peças de fibra de vidro e os vidros trocados por acrilico o motor 1600 tinha carburaçao dupla e um cambio de quatro marchas com relaçoes intercambiaveis para cada circuito alem de suspensao dianteira ajustavel mais tarde o carro ainda ganharia duas enormes tomadas de ar que captavam ar fresco no teto do fusca e ajudavam o motor 1600 a desenvolver 70 cv naquele mesmo ano wilsinho construiu um de seus projetos mais famosos o fitti volks um fusca semi tubular com um flat 8 de 4 4 litros o ponto de partida foi um fusca com o tunel central alargado e com a porçao traseira do chassi substituida por um subchassi tubular mais ou menos como os formula 1 da epoca a cabine era formada por uma gaiola tambem apoiada sobre a porçao original do fusca enquanto a carroceria original foi toda substituida por outra de fibra feita pela glaspac com a parte traseira basculante para acessar o conjunto mecanico o carro usou pedaços de outros carros de wilson a suspensao dianteira era de porsche possivelmente do porsche que emerson batera anos antes enquanto a suspensao traseira vinha dos fitti ve o cambio tinha cinco marchas e tambem era de um porsche assim como a caixa de direçao e os freios a tambor o motor contudo nao era porsche como muitos poderiam pensar — afinal a porsche fazia um flat 8 na epoca usado pelo 908 em vez disso o flat 8 do fitti volks era formado por dois flat 4 1600 da volkswagen com deslocamento ampliado para 2 2 litros e unidos pelas pontas do virabrequim por meio de uma junta elastica da giubo usada no carda do fnm 2000 simples assim como no fitti 1600 ele nao usava ventoinhas mas dutos que levavam ar fresco para o cofre do motor como a carroceria foi toda feita do zero a admissao de ar tinha soluçoes mais elegantes como um duto embutido entre a cabine e o teto com tomada de ar sobre o para brisa que era mais inclinado que o de um fusca original o para choques agora integrado a carroceria tinha dois radiadores de oleo os motores alem do deslocamento aumentado tinham tambem comandos de valvula especiais e quatro carburadores duplos algumas fontes citam que o carro usava metanol para desenvolver cerca de 400 cv o carro estreou nos treinos dos 1 000 km da guanabara e conseguiu o terceiro melhor tempo atras de um alfa romeo p 33 e um segundo atras do ford gt40 — um feito e tanto para um fusca com dois motores unidos por um bolachao de carda de feneme apesar do desempenho na hora da prova a soluçao simples se mostrou simploria porque a junta foi o ponto critico da confiabilidade do carro que nao terminou nenhuma prova que disputou a formula 1 a ida de emerson para a europa e o subsequente sucesso na formula 1 acabaram impulsionando tambem a carreira de wilsinho depois de pilotar os alfa romeo da equipe jolly e os prototipos lola e binno em provas de longa duraçao ele foi para a europa disputar a formula 3 na frança voltou para o brasil no mesmo ano para disputar a formula ford e ainda em 1970 foi para a inglaterra disputar a formula 3 local começava ali uma rapida escalada que o colocaria na formula 1 ja em 1972 como piloto pagante na brabham que estava iniciando a era sob o comando de bernie ecclestone ali wilsinho disputou 25 grandes premios em 1972 e 1973 pontuando nos gp da argentina e da alemanha de 1973 contudo ao perceber que os recursos de seus patrocinadores que lhe garantiam um lugar na equipe eram usados mais para desenvolver os outros dois carros da brabham ele decidiu que faria sua propria equipe de formula 1 entre indas e vindas da europa para o brasil ele colocou no papel — e depois tirou em tempo recorde — o projeto do formula 1 brasileiro que foi desenvolvido e montado com o maior numero possivel de componentes e pessoal brasileiro ate mesmo os testes aerodinamicos foram feitos no brasil mais exatamente no tunel de vento do centro tecnico da aeronautica em sao jose dos campos/sp wilsinho correria ainda apenas a temporada de 1975 na formula 1 foi ele o chefe da equipe e o unico piloto na temporada inaugural da copersucar fittipaldi em 1975 emerson fittipaldi tomou a decisao de deixar a mclaren para apoiar o projeto do irmao tornando se o piloto da equipe a partir de 1976 enquanto wilsinho cuidava do restante o sonho da equipe brasileira durou ate 1982 quando o bullying da imprensa prejudicou a imagem da equipe espantando os patrocinadores sem dinheiro e com muitas dividas a equipe foi encerrada emerson foi para os eua correr na indy e wilsinho ficou no brasil disputando as temporadas da stock car de 1982 e 1983 o campeonato brasileiro de marcas e pilotos de 1984 mais uma temporada da stock em 1987 e 1991 e depois entre 1993 e 1996 alem disso ele tambem disputou e venceu as mil milhas brasileiras de 1994 e 1995 sua ultima incursao no automobilismo profissional foi a temporada da gt3 brasil de 2008 a qual terminou em 20º lugar nos ultimos anos wilsinho estava envolvido com o renascimento da formula vee brasil que marcou o retorno da categoria onde sua careira como construtor começou 60 anos antes e onde permaneceu ate seus ultimos dias fazendo o que sempre fez construindo mais um pedaço da historia do automobilismo brasileiro
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