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O Lotus Exige Sport ganhou 380 cv para envergonhar supercarros na pista

Em tempos de esportivos cada vez maiores e mais eletrônicos, os Lotus permanecem como um dos últimos resquícios da esportividade purista. Seus motores são desenvolvidos com foco único no desempenho, sem grandes preocupações com níveis de emissões e marcas de consumo. Seus equipamentos limitam-se ao essencial para andar rápido com um mínimo de conforto, e tem sido assim desde sempre.

Normalmente você não vê os modelos da Lotus nas capas de revistas ou em posts viralizantes no Facebook. Isso se deve principalmente a dois motivos: primeiro, o público geral não liga muito para essas pequenas maravilhas britânicas. Depois, a Lotus não lança um novo modelo desde 2008, quando o Evora foi apresentado ao público inglês. E isso foi há mais de oito anos.

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Por outro lado, a pureza de seus esportivos é a principal responsável pela longevidade dos modelos. Veja, por exemplo, o Exige. Ele foi lançado há 16 anos, no distante ano 2000, mas acabou de receber uma versão que deixaria os Porsche 911 Carrera (S, 4S ou GTS), o Shelby GT350R ou o Camaro ZL1 comendo sua poeira — o que justifica a afirmação da Lotus de que ele é “um matador de supercarros imbatível de ponto a ponto”.

Seu nome é Exige Sport 380 e, como você deve ter deduzido, o número indica a potência do carro em cavalos-vapor. Sim, 380 cv em um Lotus Exige de 1.066 kg — praticamente o mesmo peso de um Hyundai HB20 1.6 ou de um Ford Ka+ 1.5. O torque também deixaria muito marmanjo com vergonha: 41,6 mkgf. “É a Lotus em seu melhor”, disse o chefe da Lotus no lançamento do carro.

Apesar de ser uma versão ainda mais radical da versão radical do Elise, o Exige Sport 380 recebeu melhorias no acabamento interno e, segundo a Lotus, é perfeitamente adequado para uso urbano. Com 3,90 metros de comprimento ele deve ser mesmo, contanto que os outros motoristas não encostem nos aparatos aerodinâmicos que o Sport 380 ostenta sem pudor — um conjunto formado pelo splitter frontal, aletas nos para-choques dianteiros, asa traseira e respiros nos para-lamas que produzem até 140 kg de downforce a 286 km/h, a velocidade máxima do esportivo.

O motor é o mesmo 3.5 V6 fornecido pela Toyota das demais versões, mas desta vez com seu supercharger produzindo um pouco mais de pressão para chegar aos 380 cv. O câmbio continua sendo manual de seis marchas, mas a Lotus já anunciou que fará o modelo com uma caixa automática. Com ele a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 3,5 segundos. Para manter o peso baixo, o Exige S recebeu rodas forjadas de alumínio (as mais leves do mercado, segundo a Lotus), janela traseira de fibra de carbono, bateria de íon de lítio, bancos de fibra de carbono e capota de fibra de carbono.

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E para cumprir a promessa da Lotus de que ele é “imbatível de ponto a ponto” o Exige Sport 380 ganhou freios AP Racing com discos frisados, amortecedores ajustáveis Nitron e barras estabilizadoras ajustáveis da Eibach nos dois eixos.

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O modelo já pode ser encomendado por nada modestas £ 68.000 (cerca de R$ 285.000), e as entregas começam no início de 2017. Considerando transporte, impostos e taxas, a importação do modelo para o Brasil não sairá por menos de R$ 500.000.