a atual epoca e ruim para quem ama automoveis sim; so se fala em eletricos e so se investe neles por exemplo logico a promessa de proibiçao de combustao interna impulsiona todos nesta direçao uma pena embora ainda funcionem como automoveis em suas funçoes basicas vao acabar com as diferenças entre eles e fazer todo o amor que temos por essas maquinas se esvair completamente isso claro se a proibiçao completa acontecer mesmo; vamos ver [caption id= attachment_352317 align= aligncenter width= 999 ] 1975[/caption] se este paragrafo te gerou ansiedade e mal estar nao fique assim muita gente nao percebeu muito por aqui pois eramos mais afastados da realidade do primeiro mundo entao mas o inicio dos anos 1970 foi parecido nos eua e europa uma tsunami legislatoria sem precedentes parecia que ia acabar completamente com a diversao automotiva [caption id= attachment_352336 align= aligncenter width= 999 ] 1996[/caption] limites de velocidade baixos apareciam por todo lado; segurança passiva virou questao de lei e em breve enormes bolsas explosivas cresceram no meio do volante por todo lado emissoes tambem eram um problema agora e com a tecnologia de entao motores ficavam piores mais fracos menos economicos e de pior funcionamento ate conversiveis parecia que seriam proibidos e se pensava num futuro apenas de transporte cuidadosamente monitorado a minucia nao de liberdade ao volante a sensaçao entao era exatamente como e hoje de fim de festa utimo v8 ultimo conversivel ultimo carro esporte e por ai vai a historia se repete sabemos bem que tudo mudou em coisa de dez ou quinze anos ja em 1985 começava de novo o aumento de capacidade diversao e potencia e viveriamos nos anos 1990 uma segunda era de ouro do automovel como disse nada e para sempre; desconfie sempre das noticias de ultimo isso ou aquilo quem pode saber o futuro de verdade [caption id= attachment_352314 align= aligncenter width= 999 ] e ali o futuro ta vendo [/caption] mas enfim essa historia começa desse jeito hoje por arcabouçar justamente toda essa epoca os 20 anos de 1975 a 1995 que mudaram absolutamente tudo no mundo do automovel a epoca de um carro realmente esquisito e principalmente totalmente diferente de todo produto da empresa que o fez antes ou depois um filho de uma era confusa mas que apesar da origem atribulada se tornou um dos carros mais emblematicos de sua epoca esta e a historia do jaguar xj s inglaterra 1975 a industria automobilistica inglesa quando entra nos anos 1970 esta indo ja para o buraco para a espiral descendente que acabaria com ela ate o fim do seculo a jaguar ja era parte entao da british leyland conglomerado que juntou toda a industria inglesa e que se tornaria estatal em 1975 ano de lançamento do xj s era uma epoca dificil uma anedota de um pouco mais adiante no tempo pode ajudar a entender como tudo funcionava o seda jaguar xj40 que seria lançado no meio dos anos 1980 foi desenvolvido com um cofre de motor estreito o suficiente para que coubesse somente um motor em linha ali mesmo a companhia tendo um excelente v12 em produçao que inclusive era opcional no carro antigo que seria substituido pelo xj40 o motivo os engenheiros da jaguar queriam garantir que a bl nao resolvesse montar o v8 rover no carro serio o nivel de esquizofrenia do conglomerado bl ja nos deu uma serie de livros sensacionais se tentassemos fazer uma bagunça parecida nao conseguiriamos nem chegar perto do que conseguiram fazer uma pena a industria inglesa faz falta hoje o que resta dela sabemos e ingles so no endereço e e neste clima e ja sem o olho atencioso de sir william lyons o fundador e no frigir dos ovos designer chefe que aconteceu o desenvolvimento do substituto do mais importante carro da historia da jaguar sim o xj s foi o substituto do jaguar e type o e type entao ja tinha 10 anos de idade e era um carro muito diferente do que fora no seu inicio o serie 3 lançado em 1971 era maior mais pesado e mais potente usava agora o v12 da marca e nao mais o seis em linha; era um gt e nao um carro esporte agora de qualquer forma o clima nao era para carros esporte; como sabemos se imaginava um futuro onde fossem inexistentes; a jaguar desenvolve o xj s para ser ainda mais gt mais confortavel e luxuoso que o e type serie 3 e querendo soltar as amarras das tradiçoes anteriores um desenho de carroceria moderno diferente avançado mais 1975 que 1965 o resultado e um jaguar que ate hoje so parece jaguar por ter ficado tanto tempo no mercado junto com carros da mesma marca anteriores e porteriores parece um peixe fora d’agua principalmente no inicio nao tinha madeira nem couro dentro nao tinha cromados por fora baseado no seda da marca o xj12 era baixo largo e comprido mas parecia tudo menos um jaguar era estritamente um 2 lugares tambem mas era enorme atras dois flying butress imensas colunas c falsas obstruiam muito da visibilidade para tras os alemaes negaram validaçao por isso por incrivel que pareça nao existia conversivel tambem claro voce nao ouviu eles vao acabar serao proibidos em breve [caption id= attachment_352329 align= aligncenter width= 999 ] o novo painel madeira e couro em 1981[/caption] o novo monobloco tinha a base do seda xj com suas suspensoes independentes via duplo a sobreposto nas quatro rodas e os freios a disco ventilados tambem nos quatro cantos freios a disco sabemos uma inovaçao da marca jaguar provado em le mans [caption id= attachment_352311 align= alignnone width= 999 ] o jaguar v12[/caption] o motor inicialmente era o entao ja conhecido v12 uma unidade de aluminio sohc e camara no pistao e nao no cabeçote um desenho chamado de camara heron o trem de valvulas e com valvulas alinhadas e paralelas as valvulas verticais eram um desafio para se conseguir os tamanhos adequados de valvula porem mas a soluçao foi relativamente facil um diametro de pistao generoso de 90 mm foi adotado que com um curso de 70 mm deu um deslocamento final de 5344 cm³ no v12 o v12 se pensava daria o toque exotico que o carro precisava; na epoca alem dele so italianos como ferrari e lamborghini tinham v12 dava generosos 285 cv e desde o inicio veio com injeçao eletronica bosch ainda que o emaranhado de fios e dutos debaixo do capo façam ate hoje mecanicos tarimbados cogitarem deixar a profissao por algo mais simples como trabalhar na nasa mas na realidade pegou de frente repetidas crises de abastecimento de petroleo uma estrategia dos paises arabes para fazer o petroleo valer mais do que valia que deu muito certo de repente um carro v12 de dois lugares que retornava 4 km/l se tornou algo demode [caption id= attachment_352327 align= aligncenter width= 800 ] o xj sc semiconversivel[/caption] mas graças a um novo presidente john egan a jaguar lentamente voltaria a ser uma empresa viavel culminando na sua venda e independencia da estatal bl egan sabia o que vendia começa a colocar cromados couro e madeira no xj s e faze lo cada vez mais palatavel tanto para o cliente jaguar quanto aos novos clientes que podiam por exemplo comprar um mercedes sl r107 mas a sacada de genio mesmo veio em seguida harry mundy engenheiro chefe da jaguar tentava melhorar a economia do v12 estudando o assunto encontra um artigo tecnico do suiço michael may enviado por seu amigo jornalista olaf von fersen explicando um novo tipo de camara de combustao proposta por ele para aumentar a economia de combustivel e reduzir emissoes um pioneiro do turbocompressor may desenvolvera um novo tipo de cabeçote para as novas exigencias de consumo e emissoes de alta turbulencia e possivel de absorver misturas bem pobres lean burn https //flatout com br/o porsche 550 spyder que inventou a downforce/ o desenho de may com a camara concentrada na valvula de escape para alta turbulencia alta taxa de compressao e menos combustivel lean burn se prestava em desenho para ser facilmente reproduzida no motor jaguar em 1981 aparecia um novo jaguar v12 chamado he high efficiency usando desenho de may patenteado como may fireball chamber com a alta taxa de 12 5 1 o motor de 5 3 litros dava 295 cv a 5500rpm com uma melhoria incrivel de economia de combustivel fazia agora regularmente medias de 10 km/l simplesmente salva o motor jaguar de uma morte prematura fazendo com que ele sobrevivesse ate os anos 1990 [caption id= attachment_352310 align= aligncenter width= 766 ] may fireball chamber o salvador do v12[/caption] no meio dos anos 1980 o carro era realmente sensacional bem acertado confortavel mas com uma suspensao controlada forte potente mas suave como seda; luxo e desempenho para duas pessoas nao era um carro pequeno medindo 4870 mm num entre eixos de 2591 mm; era tambem largo a quase 1 8 metros baixo e era pesado nunca menos de 1700 kg o que era muito entao mas mesmo assim pesado e com transmissao automatica gm de tres marchas fazia o 0 100 km/h em menos de sete segundos e chegava a 240 km/h; sua reputaçao e de ser extremamente tranquilo e silencioso e com reserva de potencia a mais de 200 km/h um carro que e praticamente a encarnaçao do conceito de gt no meio dos anos 1980 ganha tambem uma versao de seis cilindros em linha com cambio manual de 5 marchas opcional e o novo e moderno motor dohc/24 valvulas do seda xj40 lembram dele o aj6 inicialmente com 3 6 litros 91 × 92 mm e 204 cv o desempenho principalmente do carro manual era proximo do v12 num carro mais barato [caption id= attachment_352343 align= aligncenter width= 999 ] conversivel completo de fabrica no fim da vida[/caption] tambem aparece o primeiro conversivel o xj sc na verdade um cabriolet com janela traseira fixa e rollbar t top fixo o conversivel de verdade so apareceria no facelift final de 1991 mas desde 1986 nos eua a marca oferecia uma conversao da hess & eisenhardt com garantia [caption id= attachment_352324 align= aligncenter width= 999 ] xjr s a versao esportiva[/caption] jaguarsport a subsidiaria criada em sociedade com a twr que competia com os jaguar lança em 1988 o xjr s uma versao esportiva do cupe; em 1989 ganha um v12 de 6 litros e 333 cv a lister inglesa independentemente cria uma serie de carros esporte com base no xj s tambem mas esses melhor tratar em materia separada sao muitos e sensacionais e culminam num supercarro incrivel chamado lister storm [caption id= attachment_352339 align= aligncenter width= 999 ] o ultimo facelift[/caption] e mesmo porque a realidade do xj s nao e de esportividade; e um carro diferente de um tipo que nao se ve mais mesmo sedas mercedes hoje sao basicamente carro firmes o suficiente para contornar nurburgring em tempos iguais aos f1 de 1975 ano em que o xj s foi lançado nao existe um cupe como o xj s hoje capaz de perder para um golf gti ou 205 gti contemporaneo em pista mas e incomparavel a eles um gt de verdade em 1991 recebe um grande facelift; como um diplomata 1992 tem seu charme e e a mais evoluida forma do carro mecanicamente com motores v12 de seis litros e seis cilindros de quatro litros e conversivel agora de serie e nao cara conversao externa por incrivel que pareça em 1993 recebe mais um facelift menor e dura ate pasme 1996 os ultimos xjs agora sem hifem podem ter envelhecido mal esteticamente mas sao carros altamente refinados e os melhores da especie eu um xj sc 1986 com seis cilindros e cambio manual por favor o xj s permanece um jaguar diferente; mas um que ficou tanto tempo em produçao que acaba hoje sendo sinonimo da marca para muitos claro produtos fazem uma marca hoje algo tao unico e diferente de tudo como sempre foi o xj s nao e so raro e impossivel um carro unico era exatamente o que a jaguar hoje precisava
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