uma grande parte da populaçao que ve o carro como um problema para a sociedade coloca sua agenda de eliminaçao dele adiante ao reduzir o automovel ate sua funçao mais basica uma soluçao de transporte individual assim friamente isolando a mais banal de suas funçoes como a unica que interessa para a humanidade em oposiçao a nos humanos vivos e com vontade propria individual consegue arquitetar as diversas formas de tirar o automovel de nossas maos seja automatizando a direçao seja colocando seu custo inviavel para a maioria da populaçao aqui por mais que a gente nao queira dizer isso por mais que nao gostemos das conotaçoes politicas envolvidas a parte financeira parece ser o caminho de maior sucesso nessa cruzada para nos impedir de possuir os automoveis que tanto amamos por mais que nos incomode dizer isso esta virando uma clara luta de classe os milionarios nunca deixarao de ter seus bugattis e rolls royces; e voce que nao vai ter dinheiro para comprar nem um kwid zero km e vai ter que ser escravo de maquinas autonomas que te levarao para onde voce deseja ir mediante a uma taxa comandado por um aplicativo em seu celular e ai alem de saber onde voce esta a todo momento vao ter o poder tambem de determinar aonde voce pode ir se orwell colocasse o mundo de hoje na sua classica novela que introduziu o conceito do onipresente big brother 1984 ninguem ia acreditar naquilo nem como ficçao muito exageradamente maluco mas divago; o que queria dizer aqui e que esta ideia de reduzir o automovel a apenas soluçao de transporte e ridicula a ponto de absurdo afinal de contas praticamente nao existem veiculos vendidos a pessoas fisicas que sejam apenas modulos de transporte hoje em dia todos tem desempenho inimaginavel alguns anos atras; sao altos e tem rodas enormes sem nenhum motivo aparente alem de aparencia legal; sao pesados para segurança passiva em caso de acidente; tem ar condicionado camera de re telas multicoloridas interativas diversas um modulo de transporte pessoal e um uno pequeno simples eficiente um uno mille leva cinco pessoas e mala da mesma forma que um porsche cayenne mas usando muito menos energia e ocupando muito menos espaço mas absolutamente ninguem quer mais modulos de transporte pessoal e o maior dos paradoxos modernos o movimento para salvar o mundo do aquecimento global nao pretende tirar nada dos habitantes do mundo acostumados ao bem bom; nada de incentivar unos todo mundo quer teslas lembrem que um tesla na media deve ter hoje sei la 2 toneladas e 1 000 cv para levar as mesmas cinco pessoas do uno mas nem adianta a gente reclamar e se chatear com isso a logica nunca foi o forte da humanidade e hoje em dia a histeria coletiva e tao presente em tantas frentes por tanto problema menor do que parece ser que e melhor ignora los como qualquer pai sabe certas liçoes so sao aprendidas deixando se fazer o errado quer jogar bola descalço mesmo eu te contando o que pode dar errado mete bronca um dedao quebrado e um professor danado de bom o mundo do automovel entao caminha incessantemente para maior complexidade as legislaçoes cada vez mais restritas de emissoes provocam um aumento cada vez maior dos sistemas eletronicos de controle de motor e transmissao e a eletrificaçao tambem contribui para este caminho de complexidade e nao e so isso sistemas eletronicos de frenagem e estabilidade exigem sensores e atuadores e mais computadores e software telas de entretenimento e informaçao tambem cameras radar lidar tudo coisa que nao existia e hoje e cada vez mais normal pense num carro de 1970 praticamente todos seus sistemas eram mecanicos e todos bem simples eletronica quase nao existia eletrica operava motor de arranque e a faisca das velas diesel nem isso e as luzes do carro e so se voce quisesse entretenimento normalmente tinha que comprar um radio/toca fitas e instalar quase dobrando a complexidade eletronica de seu veiculo uma simplicidade que da saudade nem que seja na hora do reparo e embora fosse desconfortavel menos rapido e mais economico que um carro moderno ainda hoje pode ser uma soluçao de transporte pessoal nos dias atuais mesmo um carro popular simples tem imensa complexidade em seus sistemas eletronicos chegam a notar que o passageiro nao afivelou cinto tem cameras minusculas para mostrar o terreno atras do carro quando se da marcha a re sistema abs que detecta travamento das rodas e as impede de faze lo mas isso nem chega aos pes da bizantina complexidade dos carros de luxo modernos; estes tem tanto poder computacional que humilhariam a infame ia assassina de kubrick o hal9000 em 1970 cinco porcento do preço de um carro novo era referente a componentes eletronicos em 1990 com a popularizaçao dos hoje basicos abs e injeçao ja era 15% hoje e em media 35% do preço do carro e a consultoria deloitte projeta chegar a 50% ja em 2030 lembre se que isso e custo adicionado ao carro nao existia antes e foi colocado aquele papo de que um componente eletronico e inicialmente caro e depois baixa de preço e totalmente verdade; mas aqui e completamente negado pelo aumento constante da quantidade de componentes eletronicos colocados nos carros mas isso nao chega aos pes do que se gasta para programar todos esses componentes para funcionarem o software e de forma cada vez maior outra fonte gigantesca de complexidade do carro moderno o software apenas dez anos atras carros de luxo tinham aproximadamente 100 unidades de controle eletronico os computadores automotivos que chamamos de ecu eletronic control unit eles executavam 100 milhoes de linhas de codigo ou mais hoje um carro como um bmw serie 7 pode ter 150 ecu ou mais e picapes como o f 150 da ford chegam a precisar de 150 milhoes de linhas de codigo para funcionar mesmo veiculos de baixo custo estao se aproximando rapidamente de 100 ecu e 100 milhoes de linhas de codigo ja que mais recursos que antes eram considerados opçoes de luxo estao se tornando normais e corriqueiros a deloitte estima que 40% ou mais do orçamento de desenvolvimento de um veiculo desde o inicio de seu desenvolvimento ate o inicio da produçao pode ser atribuido a integraçao teste verificaçao e validaçao de sistemas manter o controle de todos os softwares e eletronicos atuais e antigos em cada modelo produzido e vendido pode ser uma tarefa herculea nao e de surpreender que o gerenciamento eficiente da complexidade das variantes seja uma preocupaçao significativa em toda a industria automobilistica isto pelo simples motivo de que e tudo interdependente; se uma luz qualquer no interior e adicionada ela tem que estar presente nos softwares de controle por causa disso tenta se diminuir sempre as variaçoes de modelos na linha para nao crescer exponencialmente as linhas de codigo dos softwares alguns fabricantes tem centenas de milhares de combinaçoes potenciais de um modelo de veiculo qualquer se nao mais sao os opcionais e niveis de acabamentos diversos para testar todas as combinaçoes possiveis de eletronicos em alguns modelos de carro seriam necessarios um bilhao de configuraçoes de teste seria impossivel construir um carro fisico para teste de cada uma dessas variaçoes possiveis o que acontece e que entao se constroem carros virtuais e paineis de testes diversos e o produto final so e testado de verdade no carro quando e produzido na linha na maioria das vezes da certo [caption id= attachment_301269 align= aligncenter width= 600 ] grafico mark montgomery fonte deloitte touche tohmatsu limited[/caption] mas a quantidade de vezes que da errado cresce tambem de acordo com o automotive defect and recall report de 2020 compilado pela firma de consultoria financeira stout risius ross 2019 foi um ano recorde com 15 milhoes de veiculos recolhidos por defeitos em componentes eletronicos segundo este mesmo relatorio em 2011 apenas 5% dos recalls eram por causa de componentes eletronicos em 2015 ja tinha subido para 15% do total em 2019 simplesmente a metade 50% outro efeito colateral e o aumento do custo de reparaçao quase 60% dos custos de mao de obra para reparar uma colisao envolvendo um veiculo com recursos de segurança avançados resultam da eletronica do veiculo mesmo danos menores digamos que um para brisa rachado que custava r$ 500 pode subir para quase dez vezes este preço se o veiculo estiver equipado com uma camera sofisticada montada no para brisa necessaria para os modernos sistema de ajuda ao motorista como frenagem automatica de emergencia todo mundo sabe que um modulo eletronico de controle de motor e uma fabula comparado a qualquer componente mecanico; isso esta ficando cada vez pior a industria tambem cada vez conhece menos do produto que faz herbert diess ceo do grupo volkswagen disse que dificilmente uma linha de codigo de software vem de nos a vw estima que apenas 10% do software em seus veiculos e desenvolvido internamente os outros 90% sao contribuidos por dezenas de fornecedores nao e muito diferente no resto dos fabricantes supomos os fabricantes de automoveis estao num momento dificil os veiculos com motor de combustao interna sao hoje os mais confiaveis dos ultimos 32 anos segundo estudos de qualidade da industria eles tambem sao mais confortaveis seguros e menos poluentes no entanto para abordar as preocupaçoes crescentes do governo e do publico sobre as mudanças climaticas em todo o mundo os fabricantes se encontram na posiçao de ter que renunciar a estes veiculos em favor de veiculos eletricos em algum momento no futuro e estes veiculos vao ter que dirigir a si mesmos por cem anos a unica coisa que importava era o motor de combustao interna todo o resto ficava com fornecedores como farao agora [caption id= attachment_301271 align= aligncenter width= 999 ] o carro tradicional nunca foi tao bom [/caption] a mesma abordagem foi adotada quando a eletronica e o software começaram a ser usados em veiculos eles eram apenas mais uma caixa preta a ser integrada em um veiculo agora o software e o mais importante o maior valor agregado o que faz o carro um executivo da audi disse recentemente que a maior habilidade de um ceo moderno nesta industria e escrever codigo ou pelo menos entender programaçao quem e analfabeto no assunto devia ser demitido imediatamente diz ele se essa logica fosse aplicada seria uma carnificina quando falamos aqui de simplicidade baixo peso e eficiencia como o caminho para automoveis melhores nao estamos apenas interessados em esportividade nem muito menos somos luditas presos ao passado e so o fato de enxergarmos o imenso paradoxo que a sociedade impoe aos seus modulos de transporte pessoal o aumento de complexidade do automovel aumenta nao somente a energia gasta para move lo; aumenta tambem seu preço e com isso sua irrelevancia social; independente se e eletrico a gas vapor ou suco destilado de jojoba do agreste e este o problema principal dele nos como sociedade escolhemos pelo aumento de complexidade como se a energia para tocar esta complexidade fosse aparecer do nada pela tomada pedindo mais equipamentos mais segurança e menos emissoes seja por legislaçao seja escolhendo os carros que compramos com nosso dinheiro nao podemos reclamar que recebemos exatamente isso
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