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O motor 2.5 do Jetta é mesmo meio V10 de Lamborghini?

Você já ouviu a história: "o motor 2.5 do Jetta é metade do V10 do Lamborghini Gallardo". Ela geralmente é contada por aquele seu amigo mala, provavelmente dono de um Jetta 2.5. Mas será que isso é mesmo verdade? Aliás, como foi que essa história começou? Para começarmos a responder essa pergunta, precisamos entender um pouco a arquitetura dos motores —  do Grupo Volkswagen e das demais fabricantes. Por uma questão de compartilhamento de componentes e modularidade do ferramental, é comum que os motores de uma mesma marca compartilhem algumas características como o espaçamento dos cilindros, diâmetro e curso e medidas das válvulas. No caso dos motores Volkswagen, nosso conhecido AP é um bom exemplo: todos os modelos vendidos no Brasil têm o mesmo espaçamento de cilindros. O AP1600 tinha pistões de 81 mm e curso de 77,4 mm. Para fazer o AP1800, a Volkswagen mantinha o diâmetro dos cilindros em 81 mm e aumentava o curso para 86,4 mm — o que permitia o compartilhamento do blo