voce sabia que um muscle cars mais emblematicos de todos os tempos nao tinha um motor v8 debaixo do capo pode isso pode se o carro nao tiver capo ou se tiver um capo mas o v8 estiver em outro lugar nao senhor quer dizer o motor era um v8 claro mas ele ficava la atras onde normalmente estaria o banco traseiro debaixo do vigia traseiro que o protegia sem esconde lo do mundo era um hemi debaixo de um vidro um hemi under glass era seu nome um plymouth barracuda criado pela fabricante de transmissoes para divulgar seus produtos e ele e tao incrivel que nao estamos falando de apenas um carro mas de uma serie deles construidos entre 1965 e 1975 para divulgar os produtos da hurst e que bela divulgaçao mais especificamente a ideia por tras do hemi under glass era promover os componentes que a hurst fornecia para carros de arrancada na categoria af x precursora dos funny cars assim naturalmente o projeto foi concebido para atrair a atençao dos frequentadores de dragstrips o mentor de tudo isso foi o proprio george hurst por sugestao de ray brock editor da revista hot rod na epoca para a dupla fazia sentido um dos principios basicos da arrancada com muscle cars e a transferencia de peso para a traseira no momento da largada pressionando os pneus de tras contra o solo e assim aumentando sua area de contato com a pista e consequentemente a aderencia tambem foi de brock a sugestao de usar o plymouth barracuda rival para o ford mustang que havia acabado de ser lançado alem de ter um visual marcante o plymouth barracuda era um produto da chrysler e por isso poderia ser equipado com o motor v8 hemi 426 o famoso the elephant o motor preparado para entregar pelo menos 600 cv saiu do cofre e foi recolocado na parte traseira do carro era possivel ve lo quase todo pelo enorme vigia traseiro do barracuda que ao contrario do que o nome sugere nao era de vidro mas sim de acrilico o primeiro hemi under glass foi construido ainda em 1964 para competir no ano seguinte quando o carro ficou pronto porem a hurst descobriu algo inusitado ele nao parava sobre as quatro rodas quando estava em uma puxada nao importava a forma como a equipe ajustasse a suspensao instantes depois da largada as rodas dianteiras decolavam e o barracuda percorria toda a pista apenas sobre as rodas traseiras era pura fisica a dianteira ficou pelo menos 200 kg mais leve sem o hemi no cofre todo o peso foi para a traseira no momento em que o carro saia da imobilidade a transferencia de peso era tao grande que o carro empinava passado o susto inicial hurst e brock tiveram um estalo aquilo era perfeito mesmo sobre as duas rodas de tras o hemi under glass era rapido fala se em oito segundos nos 402 metros se nao ganhasse corridas ganharia ao menos a atençao do publico e era exatamente isso que a hurst procurava a adaptaçao nao era extremamente complexa simplesmente construi se um subchassi para apoiar o motor do carro e o cambio na traseira o cambio automatico torqueflite de tres marchas ficava sob o motor e nao havia carda o cambio era ligado diretamente ao diferencial traseiro do tipo v drive geralmente utilizado em embarcaçoes o posicionamento do motor proporcionava uma visao curiosa por baixo do carro quando ele empinava havia um peito de aço no assoalho e logo atras dele os oito canos do escape direto brotando das laterais as saidas ficavam logo a frente das rodas traseiras tambem era possivel ver o diferencial e os demais componentes mecanicos que normalmente nao se ve nao por acaso a area foi explorada como espaço para patrocinadores algo no qual o hemi under glass provavelmente foi pioneiro durante o ano de 1965 o hemi under glass original foi mantido pela hurst e conduzido por wild bill shrewsberry piloto que ja havia trabalhado para mickey thompson e por bob riggle que tambem era mecanico e piloto de testes na propria hurst os dois foram os unicos pilotos com colhoes o suficiente para assumir a tarefa e o fizeram com louvor no primeiro ano em 1966 porem shrewsberry decidiu sair da empreitada e dedicar se a sua propria carreira deixando riggle como piloto solo do hemi under glass que seguiu correndo em diferentes dragstrips ao redor dos estados unidos pelas imagens da epoca acredita se que inicialmente riggle pilotava o carro sem qualquer visibilidade a frente afinal o para brisa do carro apontava para o ceu em 1967 uma pequena janela foi aberta na parede corta fogo para ajudar riggle a enxergar alguma coisa naquele ano o carro tambem recebeu um sistema de freios independente para as rodas traseiras que permitia que riggle esterçasse o carro aplicando os freios individualmente em cada uma das rodas na pratica era como um controle de estabilidade acionado manualmente https //www youtube com/watch v=5q8wrvsm6b8 no inicio da decada de 1970 com a venda da hurst para a sunbeam o patrocinio da fabricante de transmissoes foi retirado e o barracuda passou a ser divulgado simplesmente como hemi under glass foi assim ate 1975 dois anos depois da crise do petroleo os estados unidos quando os muscle cars perderam apelo junto ao publico e manter aquele show car na estrada ja nao fazia mais sentido mas nao era so isso tambem em 1975 riggle sofreu um acidente durante uma arrancada com um funny car e apos isso afastou se das pistas por quase duas decadas e sabido que embora muito se fale no hemi under glass foram feitos ao menos nove carros entre 1965 e 1975 um por ano acompanhando as mudanças no barracuda o primeiro carro que correu em 1965 ja nao existe mais ele foi desmontado e suas peças foram usadas nos outros carros dos originais sobraram quatro mas esta historia definitivamente nao acaba aqui em 1992 estimulado por um revival na popularidade das corridas de arrancada nos eua riggle decidiu construir um novo hemi under glass usando como base um plymouth barracuda 1968 com ele o piloto tornou a viajar pelos eua com o carro permitindo que aqueles que viram o carro de perto pudessem reviver suas memorias e que novos entusiastas ficassem conhecendo aquele iconico muscle car https //www youtube com/watch v=ifng8ecizgs ao chamar a atençao da comunidade riggle acabou sendo procurado por um entusiasta que dizia saber o paradeiro do hemi under glass original de 1967 segundo ele o carro estava em montreal no canada inicialmente riggle nao acreditou no que ouviu ate que meses depois recebeu algumas fotos que acabaram com qualquer duvida sem pensar duas vezes riggle fez uma oferta comprou o barracuda e o levou para sua casa no arizona ocupado com outros projetos riggle deixou o carro parado por oito anos antes que conseguisse dar a atençao que o hemi under glass de 1967 merecia foi so em 2005 com patrocinio de um colecionador chamado bill sefton que riggle conseguiu restaurar o barracuda o acordo so tinha uma condiçao o piloto teria de vender o carro a sefton depois de algum tempo e foi o que ele fez meio que a contragosto antes de voltar a correr com sua replica em 2013 porem o jogo virou sefton foi acusado de sonegar impostos condenado e preso seus bens foram confiscados incluindo a coleçao de carros com as quatro unidades sobreviventes do hemi under glass todas foram a leilao em 2014 aquela altura riggle ja perto dos 80 anos de idade ja havia ate construido uma segunda replica do hemi under glass que ficou pronta em 2010 o carro era equipado com um hemi de deslocamento ampliado de 426 cm³ para 468 cm³ de 7 0 para 7 7 litros e equipado com um supercharger entregava nada menos que 2 500 cv para as rodas traseiras foi com este carro que em 2016 riggle levou jay leno para uma demonstraçao no oval de irwindale speedway que fica no sul da california a ideia era que leno pudesse riscar o item andar de carona no hemi under glass de sua lista de coisas para fazer antes de morrer https //www youtube com/watch v=l7oxnspt6o8 so que nao foi bem isso o que aconteceu logo depois do wheelie riggle perdeu o controle do carro na hora de frear e capotou com o hemi under glass rolando sobre o proprio teto antes de repousar novamente sobre as quatro rodas os dois senhores sairam ilesos de dentro do carro que saiu de irwindale direto para a oficina onde recebeu uma nova carroceria ao menos o incidente nao aconteceu com um dos hemi under glass originais esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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