antigamente era facil explicar a diferença entre a bmw e a mercedes benz a mercedes faz caminhoes e carros; a bmw faz carros e motos tudo que voce precisava saber estava explicado nessa facil definiçao hoje as diferenças sao menos visiveis sim continuam produzindo caminhoes e motocicletas alem de automoveis mas seus automoveis hoje ja nao sao muito diferentes claro que ha diferenças de detalhes e filosofia de design mas tudo apenas detalhe depois de decadas um perseguindo o outro ambos chegaram a um meio termo que nao e nem bmw tradicional nem mercedes classico e outra coisa no meio dos dois mas nao deviamos principalmente no caso da bmw estranhar isso a empresa sempre foi uma metamorfose ambulante tentando se adaptar a realidade vigente e as expectativas do mercado foi fabricante de carros baratos e de luxo extremo nos anos 1950; acabou por achar seu caminho no meio deles com carros medios de luxo com vies esportivo; durante os anos 1970 e 1980 fez deles uma arte tornou se marca de alta performance e competiçao evoluiu ao perseguir a mercedes benz nos mercados de luxo a atual virada para carros eletricos e familiares sem muito do espirito anterior nao e a toa e apenas a bmw refletindo o mundo atual como um espelho alguns modelos ainda existem para sua clientela tradicional mas sao basicamente os m; uma submarca entusiasta infelizmente de carros caros e exclusivos refletir o mundo feito um espelho foi o que ela sempre fez; sua historia nao e linear e facil de entender como a de sua arquirrival de stuttgart unterturkheim e como entende la no passado ajuda entende la hoje vale a pena fazer um esforço e organizar seu caotico e confuso nascimento explica muita coisa eisenach heinrich ehrhardt de eisenach e famoso por inventar uma coisa o saca rolhas de duas alavancas laterais que usamos ate hoje para abrir garrafas de vinho ao redor de 1880 mas suas empresas mecanicas produziam de tudo especialmente armamentos em 1896 funda a ffe fahrzeugfabrik eisenach fabrica de veiculos de eisenach e ali começa a produzir bicicletas com o nome comercial de wartburg nome do famoso castelo que domina a cidade em 1898 começa a produzir automoveis com a marca wartburg tambem efetivamente a terceira industria alema depois de daimler e benz entao duas empresas separadas seu principal objetivo eram caminhoes militares mas carros de passeio tanto eletricos quanto a gasolina tambem eram fabricados quando movidos a motor de combustao interna usavam patentes da decauville francesa pagando royalties principalmente em motor e transmissao mas nao tem muito sucesso e em 1903 abandona a empresa o engenheiro william seck o novo lider da empresa cria entao uma nova marca para a ffe dixi em latim algo como tenho dito a empresa continua a produzir carros em volume baixo e altos preços ate que com o inicio da primeira guerra mundial passa a produzir armamentos com o fim do conflito volta a produzir seus desenhos antigos a partir de 1919 mas sem muito sucesso em 1921 jakob shapiro um banqueiro austriaco com varios interesses na industria automobilistica alema compra a dixi alem de outras marcas pequenas da regiao e as junta em uma so empresa herbert austin enquanto isso na inglaterra a empresa fundada por herbert austin em 1905 acabava de sair de um periodo de administraçao judicial sir herbert austin apesar de ainda ser oficialmente o presidente nao exerce mais o poder absoluto; as decisoes sao tomadas por um comite formado pelos bancos credores e os novos diretores financeiros apontados por eles este comite discordava sobre os rumos da empresa em quase tudo e principalmente sobre a nova ideia do fundador de criar um carro pequeno e barato que se aproveitaria da nova lei de taxaçao sobre potencia fiscal [caption id= attachment_300240 align= aligncenter width= 999 ] sir herbert austin 1866 1941 [/caption] sir herbert nao se faz de rogado contrata ele mesmo um jovem desenhista stanley edge entao com 18 anos e o instala em um escritorio em sua mansao em birmingham lickey grange la o jovem edge debaixo do olhar vigilante de austin e teoricamente sem vinculos com a austin motor company cria entre 1921 e 1922 um dos mais importantes carros na historia do automovel lançado em 1922 era o austin 7 seven e claro se referia ao tax horsepower a potencia fiscal de 7cv que o fazia pagar sete libras por ano de taxa apenas um carro minusculo como nunca se viu foi um dos primeiros criados a partir do pacote interno dos passageiros feito para dois adultos e duas crianças adultos de 1922 entenda; eu e voce nao cabemos nele o motor era para ser um dois cilindros contraposto no projeto de austin mas edge acaba por convencer seu chefe de que um pequeno 4 em linha teria quase o mesmo custo e peso e ajudaria a diferenciar o austin dos cyclecar carros que usavam componentes de motocicleta este quatro em linha de 750 cm³ inicialmente 700 foi um imediato sucesso um carro de verdade em miniatura que rapidamente acabou com a industria de cyclecars e causou severo golpe a de motocicletas e de sidecars na inglaterra leve simples barato mas tambem veloz; nao devia nada em desempenho aos carros normais da epoca como era muito popular logo apareceram categorias e clubes de competiçao para o pequeno austin a mais famosa o 750 club a lotus começou com pequenos austin seven modificados por colin chapman e seus amigos e acredito que nao ha coincidencia sua maior criaçao compartilhar seu nome com o pequeno austin a industria de competiçao inglesa hoje famosa deve muito do seu inicio a ele tambem sir hebert patenteou o carro e suas soluçoes ineditas em seu nome ja que ele mesmo financiou o projeto de seu proprio bolso por causa disso recebeu royalties da empresa que levava seu nome por cada austin 7 vendido ate o fim da produçao em 1939 baviera no começo da primeira guerra mundial 1914 1918 em munique na baviera vamos encontrar a fabrica de motores aeronauticos de karl rapp karl rapp motorenwerke gmbh em maus lençois a empresa ate ali tinha se permanecido pequena ainda aperfeiçoando motores aeronauticos em uma industria nascente mas a necessidade faz o trabalho e o conhecimento progredir rapido aqui a guerra precisava de avioes [caption id= attachment_300242 align= aligncenter width= 999 ] a fabrica de rapp [/caption] os motores de rapp basicamente um seis em linha de 175 cv chamado rapp iii se mostraram extremamente pesados e pouco confiaveis alem de vibrarem muito alem do aceitavel a reputaçao da empresa rapidamente se tornou duvidosa e as perspectivas futuras quase inexistentes o que acaba por trazer a companhia um certo oficial austriaco de nome franz josef popp usando sua posiçao no ministerio da guerra da austria e com a ajuda de um investidor austro italiano chamado camilo castiglioni que tinha interesses tanto na austro daimler quanto na rapp popp consegue colocar um pedido para a construçao de 224 motores austro daimler v 12 projetados por um certo ferdinand porsche na rapp em munique e consegue isso lutando contra oposiçao importante dos dois lados porsche nao queria outros fazendo seu motor e karl rapp nao queria produzir algo que nao desenhara [caption id= attachment_300243 align= aligncenter width= 999 ] o rapp iii se torna o bmw iv [/caption] mas quando chegou em munique para supervisionar o inicio dos trabalhos popp teve um choque a empresa era pequena e mal equipada e parecia que tinha se metido em seria enrascada mas ao inves de desistir tomou as redeas da empresa efetivamente colocando rapp para fora da empresa que fundara para assumir a engenharia chama um engenheiro da daimler em cannstatt chamado max friz rapp popp e friz serio esses foram os nomes que criaram a empresa que hoje conhecemos como bmw a logica os colocaria como criadores de um refrigerante bem gasoso mas nao em seguida popp compra a gustav otto flugmotorenfabrik ali mesmo em munique que junto com a rapp formaria em março de 1916 a bfw bayerische flugzeug werke ou fabrica de avioes da baviera exatamente um ano depois para refletir melhor o que era fabricado ali trocava se os avioes no nome por motores e nascia a bmw a bmw sem os avioes ao final da guerra em 1918 a jovem empresa enfrenta outra grande crise como perdedora do conflito pelo tratado de versalhes de 1919 a alemanha ficava proibida de produzir avioes e qualquer componente para eles com pouco mais de um ano de vida a bmw efetivamente ficava proibida de existir precisava arrumar uma maneira de sobreviver sem eles [caption id= attachment_300246 align= aligncenter width= 797 ] victoria 1921 motor bmw[/caption] popp consegue um contrato salva vidas com a knorr bremse fabricante de freios para produzir 3 500 sistemas de freio para a nova malha ferroviaria em construçao ao fazer o contrato a knorr tambem investe na bmw e se torna importante acionista a empresa certamente imaginava transformar a bmw em uma subsidiaria uma fabrica a mais em seu imperio max friz desenha um motor de motocicleta para a empresa alema victoria de nuremberg e inteligentemente mantem as patentes para si; imediatamente e colocado a venda o motor de friz era um contraposto arrefecido a ar quadrado com diametro e curso de 68 mm de 486 cm³ recebeu a designaçao m2b15 e o nome comercial de bayerische kleinmotor motor pequeno da baviera e foi imediato sucesso em motocicletas victoria smw e bison [caption id= attachment_300247 align= aligncenter width= 999 ] r32 a primeira bmw[/caption] max friz entao cria tambem um enorme motor de quatro cilindros oito litros e nada menos que 540 kg chamado de m4a1 este gigante ao contrario dos motores leves e giradores que fariam a bmw famosa no futuro era praticamente um motor estacionario que girava ate 1 200 rpm apenas mas tinha todo o torque do mundo mas era o que a empresa precisava entao tratores caminhoes man barcos e geradores foram tocados pelo m4a1 que ajudou a manter a empresa viva ao redor de 1922 a bmw começa a fazer uma motocicleta sob licença a helios que usava seu boxer mas rotacionado a 90° do que conhecemos hoje como normal numa bmw a helios era apenas uma experiencia antes da revoluçao friz criaria em seguida a primeira motocicleta bmw e uma que iniciaria uma das mais duradouras e interessantes escolas motociclisticas da historia com um boxer atravessado no quadro um cilindro de cada lado da moto exposto ao vento e um carda ate a roda traseira nascia em 1923 a bmw r32 sucesso imediato os sucessos da linha de motocicletas da bmw acabam por nos anos que se seguem a abrir discussoes internas sobre a entrada da marca no ramo dos automoveis ja uma empresa de sucesso e conhecida pela qualidade da sua engenharia e seus produtos a empresa porem nao tem conhecimento e instalaçoes fabris para tal expansao o primeiro automovel bmw lembram de jakob shapiro comprando os produtores de eisenach e os juntando com a dixi pois bem para resolver o problema de produçao pifia dessas empresas decide que precisa de um carro barato ao saber da historia de que o austin seven era licenciado para a austin motor co tem uma ideia vai ate a inglaterra e consegue uma licença para produzir o carro na alemanha um contrato pessoal com sir herbert austin claro que como sabemos era o inventor oficial da camicleta conhecida entao como austin seven [caption id= attachment_300249 align= aligncenter width= 999 ] sir herbert o austin 7 e o castelo de wartburg em eisenach[/caption] os 100 primeiros carros chegaram prontos da inglaterra e ali apenas receberam logotipos dixi mas em seguida e iniciada a produçao alema o carro se chamaria dixi 3/15hp da e antes do fim de 1927 43 deles ja tinham sido feitos em eisenach em 1928 seis mil a dixi que patinara financeiramente desde a epoca de ehrardt 30 anos antes finalmente parecia ter futuro [caption id= attachment_300250 align= aligncenter width= 999 ] dixis em produçao na alemanha [/caption] jakob shapiro tinha cifroes piscando nos olhos e nao pequenos austin; assim que cria algum valor resolve embolsar algum vendendo a empresa e quem aparece para faze lo claro que nossa conhecida bmw em 1929 a fabrica dixi em eisenach se torna uma subsidiaria da bayerische motoren werke e o pequeno dixi recebe o simbolo bmw de uma so tacada a empresa de munique consegue uma fabrica e um produto moderno de primeira linha para iniciar sua historia com automoveis [caption id= attachment_300251 align= aligncenter width= 999 ] bmw 3/15 dixi agora e bmw[/caption] os orgulhosos alemaes debaixo de max friz nao permaneceriam muito tempo fazendo copias de austin e claro em 1932 a bmw lança o 3/20 ja sem pagar royalties a sir herbert efetivamente o primeiro automovel bmw depois coloca mais dois cilindros no motor do 3/20 fazendo um seis em linha de 1 1 litro algo que ela faria repetidas vezes no futuro este primeiro seis em linha chamado de 303 teria tambem uma grade dupla duas grades ovais com o simbolo da marca no meio deles ao topo seis em linha pequeno duplo rim na frente o 303 e a genese da marca [caption id= attachment_300252 align= aligncenter width= 832 ] bmw 3/20[/caption] a fabrica de eisenach ficaria em territorio sovietico depois da segunda guerra mundial perdida pela bmw para sempre depois de fazer alguns bmws pre guerra com o nome alterado para emw eisenach motoren werke a empresa passa a fabricar clones de dkws que reviveram o antigo nome wartburg com a abertura para o ocidente em 1990 a empresa fechou os bmw do pos guerra sao feitos em munique e depois outras fabricas que expandem a marca para todos os cantos do mundo hoje tem uma ate em santa catarina aquela colonia alema ao sul de curitiba [caption id= attachment_300253 align= aligncenter width= 999 ] bmw 303 genese [/caption] a empresa de sir herbert acaba ironia das ironias comprada pela bmw nos anos 1990 quando era parte do grupo rover um pouco de seu espirito sobrevive no mini fabricado em longbridge pela bmw o mini original afinal de contas se chamou austin seven tambem por um breve espaço de tempo nos anos 60 junto com seu clone morris mini minor se o primeiro bmw foi um austin sob licença o que resta da austin e um bmw vestido de austin o mundo realmente da voltas e so o que posso dizer
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.