o braço americano da fca em breve stellantis a empresa antes conhecida como chrysler corporation e neste estranho mundo de hoje um verdadeiro oasis do que se conhecia como boas praticas para uma industria de automoveis gasta quase nada de seu tempo se preocupando com a imagem que vai passar com o que deseja ou nao a ditatorial opiniao publica moderna se concentra apenas em criar carros que vendem bem a preço cheio sem desconto e mais nada parece obvio basico mas e rarissimo hoje a chrysler tem uma longa historia de inovaçao e de produtos interessantes para o entusiasta mas a empresa que fez o v8 hemi e carros com nome de personagem de desenho animado na realidade acabou ao fim dos anos 1970 basicamente falida a empresa atual ainda usa simbolos da antiga como os logotipos em seus carros e nomes como hemi e scat pack devidamente registrados como marcas industriais o que por sua vez gera necessidade de acompanha los de outro simbolo um r dentro de um circulo adoramos simbolos nos seres humanos porque nos poupam do trabalho de tentar entender algo pelo que e em troca de uma capa facilmente reconhecivel simbolos reciclados ou nao a chrysler pos falencia e algo bem mais interessante que a anterior principalmente nesta nova decada de 2020 onde a industria parece finalmente devotada a plenitude do metodo e procedimento a contabilizaçao completa e infalibilidade tecnica uma industria onde cada vez menos se enxerga o humano o entusiasmo o diferente e obviamente vindo da mente de alguem e nao de interminaveis estudos de mercado seguidos de interminaveis business plan que determinam precisamente a lucratividade de cada novo produto na chrysler em aspas aqui por nao existir mais como entidade empresarial independente apesar de ser visivelmente existente no mundo real ainda se pratica o metodo antes usado por toda historia o de apostar em um produto unico mesmo que ainda nao exista um mercado para ele ou voce acha que antes de 2015 alguem sabia exatamente quantos sedas tradicionais americanos equipados com mais de 700hp venderiam este metodo requer um pouco de coragem normalmente ou da muito certo e vende a um preço altamente lucrativo ou se torna um fracasso absoluto imediatamente esquecido pelo publico se nao pelo pobre executivo que o autorizou existir muitas vezes desempregado depois definitivamente nao e para os de coraçao fraco lee iacocca a segunda chrysler começa com a contrataçao de lee iacocca como presidente em 1978 a empresa nao tinha falido oficialmente mas na realidade estava a poucos passos de chegar la uma pessoa diferente que chegasse no posto de iacocca em 1978 provavelmente nao se esforçaria muito; o barco estava afundando mais rapido que o titanic [caption id= attachment_272123 align= aligncenter width= 700 ] iacocca e o k car 1981[/caption] mas iacocca nao ia deixar isso acontecer depois de chegar a presidencia da ford depois de 32 anos na empresa tinha acabado de ser sumariamente demitido por henry ford ii nao por algum trabalho mal feito ou decisao desastrosa pelo contrario com iacocca na presidencia lucros recorde eram a norma famosamente ford confrontado pelos motivos apenas diz lee eu simplesmente nao gosto de voce uma pessoa que falhou miseravelmente em conseguir se aposentar iacocca toma a chrysler como um desafio pessoal e tambem uma forma de trabalhar com completa liberdade ninguem esperava nada alem do fim ali e portanto ninguem tocava ela nem de longe para nao ser inadvertidamente dragado pela espiral de fracasso uma bagunça de proporçoes biblicas mas uma em que tinha carta branca para agir como bem entendesse [caption id= attachment_272124 align= aligncenter width= 999 ] a minivan chrysler 1984[/caption] todo mundo sabe que iacocca salva a chrysler mas torna ela muito diferente do que era vende todas as subsidiarias estrangeiras brasil incluso e se concentra nos eua consegue garantias de emprestimo do governo algo raro entao e altamente publico e controverso e com eles consegue atacar o principal problema a necessidade de novos produtos carros menores a mais economicos principalmente para tanto torna a chrysler uma empresa de renegados da ford um lugar onde gente brilhante podia fazer algo depois de anos tendo seus criativos planos vetados o primeiro carro a aparecer e o k car lançados como dodge aries e plymouth reliant em 1981 com traçao dianteira e um motor de quatro cilindros e 2 2 litros era exatamente o que o mercado pedia e vendeu extremamente bem em seguida aparece o famoso minivan em 1984 um projeto que nunca foi aprovado tanto na chrysler europa quanto na ford americana colocado a venda por iacocca na base do k car um estrondoso sucesso que vendeu anualmente mais de meio milhao de carros por pelo menos dez anos e literalmente salvou a empresa um renascimento baseado em produto mas tambem baseado numa incrivel capacidade de gerenciar crises iacocca se mostrou o cara certo no lugar certo e se torna um verdadeiro czar na chrysler aparece nas propagandas da empresa e fica famoso uma figura publica de primeira grandeza nos eua seu sucesso claro e sua vingança sua autobiografia um bestseller em 1985 consolida henry ford ii como um grande vilao imagem ate hoje dificil de apagar bob lutz em 1986 frustrado com a estagnaçao de sua carreira na ford iacocca traz bob lutz para a chrysler lutz o executivo preferido de todo entusiasta do automovel vem para ajudar a montar os produtos futuros da empresa entao ainda estagnada com produtos derivados do k car imediatamente começa uma serie de projetos que mudariam a cara da empresa no futuro a plataforma lh e as novas picapes ram fica imediatamente amigo de tom gale o chefe do design gale tem um passado estranho para gente no seu cargo nada de formaçao artistica aqui era um engenheiro de segunda geraçao seu pai trabalhara na buick entusiasta e um hot rodder que quando saia o sol ia trabalhar em seu ford 1932 roadster com um hemi v8 gale era um executivo de carreira na chrysler da engenharia de carroceria passa a trabalhar no design quando iacocca chega e muita gente antiga vai embora [caption id= attachment_272126 align= aligncenter width= 999 ] jeep grand cherokee[/caption] o que acontece em seguida e mais uma incrivel ideia de iacocca a compra da amc todo mundo pensava que era uma ma ideia mas iacocca queria a marca jeep a menor das empresas americanas entao a amc era parte da renault desde 1980 a maneira como iacocca faz a junçao das duas empresas em 1987 e incrivel decreta que em 120 dias a nova chrysler + amc teria o mesmo numero de funcionarios administrativos que a antiga chrysler cabeças claramente iam rolar mas nao da forma que se imagina incrivelmente e ninguem sabe como exatamente iacocca sabia dos talentos dentro da amc e consequentemente o mesmo numero de pessoas das duas empresas foi demitido o presidente da engenharia da amc o frances françois castaing por exemplo virou o engenheiro chefe da nova chrysler rapidamente amalgamada a nova empresa em 120 dias se movia como uma so novamente a jeep se mostraria uma aquisiçao importantissima no futuro proximo o novo cherokee pago pela renault seria um grande sucesso com o nome de grand cherokee [caption id= attachment_272128 align= aligncenter width= 999 ] uma limousine k car[/caption] mas quando chega 1988 a empresa esta de novo em crise sua linha consistia apenas de derivados do antigo k car de limousines a minivans de carros baratos a caros cupes esportivos tudo era derivado da antiga plataforma o fim dos anos 1980 marca o renascimento de carros de alto desempenho e de luxo nos eua e a chrysler nao conseguia acompanhar [caption id= attachment_272129 align= aligncenter width= 999 ] dodge daytona turbo z outro k car[/caption] lutz sabia que no futuro com os novos lh e derivados teriam uma plataforma melhor e motores mais potentes sabia que as picapes ram seriam um sucesso no lucrativo mercado de caminhonetes grandes o novo grand cherokee tambem parecia um sucesso inevitavel mas isso tudo estava no futuro e para o publico em geral a chrysler parecia travada no k car sem recursos para nada melhor de fora parecia fadada a uma nova falencia vendas em queda e moral em queda dentro da empresa nao ajudavam em nada a situaçao conseguir emprestimos tambem ficava progressivamente mais dificil o risco de tudo terminar antes de se lançar os novos produtos era real num domingo em casa lutz resolve parar de se preocupar com todos esses problemas e sair para uma volta nas montanhas do michigan para espairecer mesmo abre a garagem e entra em seu carro favorito entao um autokraft mkiv preto [caption id= attachment_272130 align= aligncenter width= 999 ] autokraft cobra mkiv[/caption] para quem nao conhece a autokraft era a herdeira da ac inglesa e nos anos 1980 fabricava uma versao levemente modernizada do cobra carroceria e suspensao do mk iii mas o moderno motor 302 v8 de mustang com injeçao e 225 cv com carroceria de aluminio batido a mao nos bucks originais da ac era um passo adiante das populares replicas uma verdadeira continuaçao do cobra o motor 302 v8 afinal de contas era um descendente direto do 260/289 do cobra mki e mkii era carissimo tambem; lutz comprara o seu com o dinheiro da rescisao da ford um belissimo roadster com todos os logotipos ford removidos para nao ferir as sensibilidades de seu novo empregador lutz sai para o passeio e durante ele como sempre acontece com a gente a mente viaja pensou de como gostava do cobra de como era bom um carro esporte tradicional com um motor moderno de como deveriam existir mais dele uma certa tristeza bateu por nao poder usar motores da chrysler; nao existiam entao mais v8 de alta potencia na companhia apenas algumas versoes para caminhonetes com pouca potencia talvez se eu pedir para a engenharia me fazer um v8 preparado lembrou do v10 que estavam preparando para a ram; como nao existia mais v8 big block chrysler e estavam fazendo um v6 derivado do v8 la o mesmo que ia nos nossos dodge resolveram aproveitar e fazer um v10 derivado tambem com oito litros mas este um motor enorme e pesado nao caberia no seu cobra foi entao que como um tapa na orelha o dodge viper apareceu na cabeça de bob lutz uma ideia perfeita que nao precisaria dar lucro apenas se pagar um cobra moderno com o v10 de 8 litros um carro para chacoalhar a imagem externa da chrysler um competidor para o corvette uma prova para o publico externo que a empresa ainda estava viva nasce um novo cobra segunda de manha lutz arrumaria mais dois comparsas segundo ele em apenas 10 minutos de conversa françois castaing e tom gale ambos começam imediatamente a trabalhar secretamente castaing prepara os primeiros calculos e desenhos de empacotamento basico; gale coloca seus designers para criar desenhos de temas assim que se faz um carro realmente lendario sem ninguem mandar movido apenas por entusiasmo e entusiasmo pelo projeto e so o que lutz encontra algo que estava precisando acontecer seria algo para ser feito rapido sem gastar muito em baixo volume mas antes precisava de aprovaçao de toda diretoria e iacocca claro e vendido internamente inicialmente como um carro conceito apenas com a engenharia basica e desenhos preliminares de carroceria conseguiram mais um aliado importantissimo ninguem menos que carroll shelby o criador do cobra original shelby era amigo pessoal de iacocca e tambem tinha abandonado a ford em favor da chrysler nos anos 80 com seu nome e poder politico ajudou a mover adiante a ideia [caption id= attachment_272119 align= aligncenter width= 999 ] o carro conceito de 1989[/caption] um prototipo funcional foi construido usando o v 10 de picape e em janeiro de 1989 era apresentado no salao de detroit como carro conceito dizer que foi um sucesso nao consegue descrever acuradamente o que foi aquele carro obviamente era uma ideia facil de realizar com o motor de picape e a baixa produçao que foi ventilada ate o nome lembrava cobras e todo mundo ficou absolutamente embasbacado o viper teria 400 cv quatrocentos cavalos vapor nao sao mais noticia de primeira pagina e nem noticia vem em pagina mais mas em janeiro de 1989 era simplesmente incrivel o ferrari testarossa tinha 390 cv qualquer camaro v8 hoje passa disso mas entao tinham algo proximo de 200 cv apenas o novo porsche 911 da geraçao 964 acabara de ser lançado com oooohhhh 250 cv a chrysler foi inundada de pedidos mesmo sem ainda se saber do preço gente literalmente mandava cheques pelo correio o carro acertou precisamente os anseios da epoca o dodge viper o projeto seria realizado por 80 pessoas em pouco menos de 3 anos por apenas 80 milhoes de dolares pouquissimo dinheiro para uma industria acostumada aos bilhoes para liderar o projeto foi apontado um engenheiro chefe que tambem era um refugiado da nova chrysler que atraia tanta gente frustrada em outros lugares roy sojberg [caption id= attachment_272122 align= aligncenter width= 800 ] sojberg e lutz na primeira mula [/caption] sojberg começara sua carreira trabalhando com zora arkus duntov em seus cerv e era um piloto amador de carros esporte foi engenheiro chefe do chevrolet beretta antes de se mudar para a chrysler para trabalhar com as minivans agora seria o engenheiro chefe do viper começou a procurar voluntarios na epoca se voce entrava em um projeto especial na chrysler e ele nao dava certo voce acabava na rua disse sjoberg portanto muitas pessoas hesitaram em deixar suas posiçoes normais mas os voluntarios aparecem todo mundo que realmente gostava de carro queria trabalhar no viper engenheiros recem formados e veteranos prestes a se aposentar motociclistas pilotos de fim de semana restauradores de carros antigos hot rodders e pilotos de arrancada de alcova ate o lendario engenheiro de motores bill weertman saiu da aposentadoria para trabalhar no carro o viper acaba recebendo um motor diferente do da caminhonete em aluminio para pesar menos e com giro mais alto mas e lançado em 1992 muito parecido com o conceito original um roadster sem teto abs ou controle de traçao mas rodas gigantes suspensao independente e freios a disco nas quatro rodas uma simples estrutura spaceframe tubular com carroceria em fibra de vidro um carro de baixo volume a chrysler ara uma empresa diferente realmente pouco tempo antes um projeto parecido criado por iacocca e seu amigo alejandro de tomaso o chrysler tc by maserati tinha sido um fracasso completo de publico e critica mas nem por isso impediu que o viper acontecesse o que mostra um profundo conhecimento do negocio quando se inova nao se pode ganhar todas em 1996 recebeu uma versao cupe que aumentou ainda mais seu apelo ganhou le mans teve sucesso relativo e constante e mais duas geraçoes nunca deu prejuizo mas tambem nunca fez dinheiro suficiente para ser bem visto pelos contadores de grana da chrysler muitas pessoas e recursos empatados em algo sem retorno suficiente segundo eles uma verdade claro mas fez exatamente o que veio fazer um ganho de imagem e de boa vontade para a empresa que nao pode ser medido objetivamente fez a chrysler cruzar a ponte chegar aos anos 1990 e sua nova safra de produtos inspirados aumentou o moral interno trouxe ainda mais gente entusiasmada para trabalhar na empresa todo banqueiro que emprestou dinheiro para a empresa segundo lutz queria garantir um dos primeiros viper para si e selou o espirito inovador corajoso e profundamente ligado ao amor pelo automovel que permeia a companhia ate hoje sem viper nao existiriam hellcats e um mundo sem hellcats vamos combinar e um mundo chato pra caramba
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