computador de bordo ate os anos 2000 esta expressao era obrigatoria na hora de descrever os equipamentos dos carros mais caros mesmo que nao descrevesse de fato um computador dentro do carro hoje em dia quando de fato temos computadores dentro dos carros a central multimidia no painel nao deixa de certa forma de ser um computador entao o que e realmente um computador de bordo a definiçao exata pode ser mais complicada do que parece no brasil eles começaram a chegar so em meados da decada de 1980 mais precisamente em 1985 com o fiat premio que foi o primeiro carro do brasil a ser vendido com computador de bordo era um sistema rudimentar com um painel digital numerico que mostrava dados como consumo instantaneo consumo medio autonomia distancia percorrida e velocidade media alem de data hora e cronometro o dado exibido na tela era indicado por uma luz ao lado da descriçao e o equipamento tomava o lugar do conta giros no painel a fiat se orgulhava bastante do item e ate rolou uma campanha impressa para exalta lo duas decadas depois nos 2000 varios carros começaram todas estas funçoes ou boa parte delas na mesma tela do hodometro digital de forma bem mais pratica e precisa e isto deixou de ser um diferencial hoje em dia tanto que temos computadores de bordo com tela colorida diversas funçoes integradas com a central multimidia e alguns detalhes bacanas como uma pequena imagem em escala do carro nada que acrescente funçoes essenciais sao quase como gadgets mas os computadores de bordo apareceram bem antes disto e talvez voce nao acredite mas o primeiro carro a ser oferecido com um computador de bordo foi sim um volkswagen com motor a ar sempre eles mas nao foi o fusca foi o type 3 o carro que conhecemos no brasil como 1600 ou ze do caixao e tambem foi vendido como variant a perua e tl o fastback o equipamento so estava disponivel nas versoes com injeçao de combustivel bosch d jetronic um sistema analogico https //www youtube com/watch v=p5uh_xp5hee&feature=emb_title a volkswagen evidentemente fez publicidade para o sistema evidentemente seguindo seu iconico template de anuncios criado pela agencia ddb agora um carro com um computador embutido todo volkswagen squareback agora vem com um computador ele parece uma caixa com mais ou menos 30 cm de largura e esta conectado ao motor em 9 lugares vamos explicar ou tentar o volkswagen squareback e um dos poucos carros no mundo com um sistema de injeçao de combustivel um computador foi projetado para controlar este sistema para pensar por ele por exemplo o computador consegue realmente perceber a velocidade do motor a carga de trabalho do motor e a temperatura do motor e entao mandar a quantidade exata de combustivel e ar necessarios para cada cilindro o desperdicio de combustivel e reduzido e a autonomia aumenta e voce consegue percorrer cerca de 11 quilometros por litro o que voce nao vai ter sao problemas com o carburador porque nao ha carburador nada para regular nada para limpar nada para afogar so o vw squareback e seu irmao o fastback tem um sistema de injeçao de combustivel e um computador que pensa volkswagens sempre fizeram sentido agora eles tem sentidos nem precisavamos ter traduzido o texto todo mas e interessante ver a forma como a injeçao de combustivel e o computador de bordo eram vistos na epoca verdadeiras inovaçoes quase magica nao era um sistema digital e nao havia um circuito integrado como os computadores modernos mas havia ate mesmo um sistema de diagnostico que era plugado ao computador e com uma interface composta por botoes giratorios numeros e luzes indicadoras era possivel obter um diagnostico e saber o que havia de errado com o motor o sistema foi o precursor dos sistemas de on board diagnostics obd que se tornaram o padrao nos carros modernos se voce pode levar o seu carro ate a concessionaria ou oficina conecta lo a um computador e obter dados detalhados sobre seu funcionamento e possiveis problemas ou mesmo comprar um leitor obd ii e fazer isto em casa e graças ao type 3 da vw apesar de muito interessante porem o sistema nao era um computador de bordo com interface de usuario estes so vieram mesmo na decada de 1980 quando as telas nos carros ainda eram um sonho distante e diversos experimentos eram feitos para tentar incorpora las ao ambiente ate mesmo telas de crt como a aston martin tentou fazer com o lagonda eles eram parecidos com o que a fiat oferecia com o premio mas ganharam precisao quando os sistemas de injeçao computadorizados tornaram se padrao a evoluçao foi rapida na virada da decada de 1990 voce deve lembrar por exemplo dos computadores de bordo que os carros da chevrolet ofereciam naquela epoca o sistema do omega por exemplo nao era muito diferente um display com indicaçoes escritas e um painel numerico para mostrar consumo instantaneo consumo medio autonomia e tempo de viagem alem de um relogio e um marcador de temperatura externa https //www youtube com/watch v=ti7q_7dsmws no chevrolet monza o item tinha as mesmas funçoes mas era um display ainda menor e mais simples sem as indicaçoes impressas na tela podia ser facilmente confundido com um simples relogio a partir dai a evoluçao aconteceu rapidamente primeiro as telas começaram a ficar melhores voce deve lembrar por exemplo do astra de segunda geraçao lançado no brasil em 1998 as versoes mais caras vinham com um computador de bordo no topo do console central com uma tela mais generosa em pixels porem as mesmas funçoes simples dos modelos anteriores o chevrolet corsa podia contar com o mesmo equipamento assim como a zafira e ate mesmo alguns modelos da fiat nos anos 2000 especificamente os que utilizavam o motor familia i da general motors como stilo idea e palio o display ficava no painel e era muito parecido https //www youtube com/watch v= c6cuy_6bku foi nesta epoca que com mais capacidade de armazenamento e processamento os computadores de bordo começaram a trazer funçoes mais sofisticadas e que te faziam sentir se mais no controle do carro por exemplo o computador de bordo permitia programar alertas para diversos serviços de manutençao do carro sincronizados com o hodometro ligar ou desligar o alerta de excesso de velocidade e programar a qual velocidade ele seria acionado e em alguns casos ajustar a temperatura do ar condicionado ou o acionamento dos retrovisores eletricos https //www youtube com/watch v=68u0sjzuue0 computadores de bordo com estas funçoes ainda estao presentes nos carros mais baratos no brasil inclusive embora com uma interface mais bonita alguns com telas coloridas e outros elementos interativos tambem existem atualmente computadores de bordo aftermarket que podem ser integrados a tablets sensiveis ao toque e ligados ao scanner obd ii do carro ou mesmo a um smartphone fazendo uso de aplicativos desenvolvidos especialmente para esta aplicaçao atualmente nos automoveis mais caros os assistentes virtuais com comandos de voz podem ser considerados a evoluçao mais recente dos computadores de bordo eles integram todos os sistemas do carro o que em alguns casos inclui assistentes de segurança e conectados a internet acabam servindo ate mesmo para liberar ou desativar equipamentos alem de poder ser atualizados remotamente assim eles estao cada vez mais proximos dos computadores que temos em nossas casas https //www youtube com/watch v=l1tmi3rbqiy se isto e bom ou ruim e uma questao complexa por um lado os computadores de bordo sofisticados que temos hoje podem sim facilitar diversos aspectos de nossas vidas dentro do automovel e ate mesmo fora dele e possivel por exemplo configurar diferentes setups para cada usuario do carro em uma familia; aproveitar a conexao online para explorar uma cidade desconhecida deixando que o carro te leve ate o melhor hotel ou restaurante; ou simplesmente curtir qualquer musica em qualquer lugar por outro lado a assinatura de recursos que antigamente voce escolhia no momento da compra pode ser mais uma forma de obter dinheiro dos proprietarios algo que promete ainda gerar bastante discussao
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