FlatOut!
Image default
Car Culture

O novo Audi RS3, Shelby Cobra de Carroll Shelby será leiloado, carro da Apple ainda pode ser produzido e mais

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Novo Audi RS3 deve ter motor cinco-cilindros e mais de 400 cv

A Audi não pretende abrir mão de oferecer um hot hatch absurdamente potente para a nova geração do A3. O novo Audi RS3 já apareceu em testes, ainda camuflado, e as informações mais recentes dizem que ele continuará movido por um motor de cinco cilindros – desta vez com mais de 400 cv.

De acordo com a Auto Express, que conversou com Frank Michl, chefe do departamento de Marketing da Audi, os modelos da linha RS estão entre os mais importantes para a imagem da marca e, por isso, não se deve mudar radicalmente sua fórmula. Os fãs dos esportivos mais radicais da Audi querem algo tradicional, com potência, tração nas quatro rodas e dinâmica exemplar.

O carro será feito sobre a mesma plataforma do VW Golf Mk8 – uma versão atualizada da MQB, com suporte a tecnologia híbrida. Já o motor cinco cilindros deverá ter a potência aumentada para ao menos 420 cv, o colocando em pé de igualdade com o Mercedes-AMG A45, seu grande rival no segmento.

Embora Michl tenha se recusado a dar mais detalhes a respeito do carro, acredita-se que ele será revelado por volta de setembro de 2021.

 

Shelby Cobra 427 de Carroll Shelby será leiloado

Carroll Shelby, inventor do Shelby Cobra, acreditava no potencial de sua criação – tanto que ele próprio foi dono de um Cobra 427 de 1966 até 2012, quando veio a falecer aos 89 anos. Agora, o carro está sob os cuidados da Mecum Auctions, e será leiloado em janeiro.

O Cobra 427 foi a resposta que Carroll Shelby e a Ford criaram para o Corvette com motor big block. Com a ajuda de Ken Miles, piloto que veio a fazer parte do programa da Ford para as 24 Horas de Le Mans, a Shelby conseguiu instalar um motor maior no Cobra 289, que precisou de ajustes no chassi e na suspensão para melhor lidar com o motor maior e mais pesado. Também foram instalados freios de competição, rodas mais largas e para-lamas mais volumosos.

O resultado foi um verdadeiro monstro, e um sucesso absoluto. O próprio Shelby garantiu seu exemplar em 1966 – o exemplar de chassi CSX3178, entregue ao texano no dia 3 de março daquele ano. Originalmente um dos cinco Cobra 427 pintados de cinza “Charcoal Grey”, poucos anos depois o carro recebeu uma pintura azul “Guardsman Blue” (cor instantaneamente associada à Shelby) e, ao longo dos anos, outras modificações estéticas e mecânicas, incluindo um V8 mais novo com cabeçotes de alumínio, uma caixa automática e uma nova pintura vermelha em 2002.

Único Cobra que Carroll Shelby manteve até o fim da vida, o CSX3178 foi comprado por seu atual dono em 2016 diretamente da Shelby, e recebeu uma restauração completa nos padrões originais antes de tornar-se um dos lotes da Mecum. Ele será leiloado durante um evento em Kissimee, na Flórida, entre os dias 7 e 17 de janeiro. A Mecum não dá uma estimativa de arremate, mas o último Cobra que pertenceu a Carroll Shelby a ser leiloado foi vendido por quase US$ 14 milhões.

 

Carro da Apple será lançado em 2021, dizem fornecedores

Já faz tempo que a Apple recebeu permissão para testar seus carros elétricos autônomos em vias públicas na Califórnia. Contudo, de lá para cá a gigante decidiu diminuir o ritmo do projeto – incluindo a remoção de 200 membros da equipe dedicada ao veículo.

Agora, um rumor publicado pelo site taiwanês MacRumors diz que não apenas o carro da Apple está de pé, como também que o projeto está caminhando rapidamente, com fornecedores se organizando para uma estreia em 2021 – dois anos antes do previsto.

De acordo com o site, fabricantes de componentes eletrônicos deverão entregar as peças no primeiro semestre de 2021, a tempo de que as primeiras unidades fiquem prontas antes da apresentação em setembro.

A própria Apple disse há alguns meses que estava apenas começando a selecionar fornecedores para seu carro, mas o novo boato contradiz esta afirmação. Não há, contudo, evidências mais concretas de que o “iCar” será mesmo revelado no ano que vem.

 

Mini promete nova geração do hatchback fiel às raízes

O Mini Hatch ganhará uma nova geração em 2023 – a quarta desde o lançamento em 2000. E, de acordo com a fabricante, podemos ficar tranquilos pois o carro manterá todas as características chave que fazem dele um Mini.

De acordo com Bernd Körber, presidente da Mini, o hatchback está para a marca assim como o 911 está para a Porsche – ou seja, ele é sagrado e a fórmula básica não pode mudar. “O 911 tem que ser desenvolvido com muito cuidado ao longo do tempo porque ele é a base da Porsche”, afirmou Körber aos britânicos da Autocar. “É a mesma coisa para nós, até mesmo no fato de que em determinado momento a Porsche teve de dar um passo além do que as pessoas estavam acostumadas, e agora eles têm um portfólio muito mais amplo”.

Em outras palavras, por mais que a Mini lance outros modelos maiores (como o novo Countryman, que também chega em breve e promete crescer e ficar mais sofisticado), o hatchback de duas portas continuará a ser “a cara” da Mini, e por isso sua essência original deve ser preservada.

“O que vocês verão em 2023 será que nós claramente modernizamos [o Hatch] dando um passo enorme – o maior em 20 anos – mas ele será, sem dúvida, um Mini.”

É esperar para ver.

 

Reta dos boxes em Silverstone é batizada em homenagem a Lewis Hamilton

Por mais que esteano tenha sido muito estranho, para dizer o mínimo, para Lewis Hamilton 2020 foi importantíssimo: foi quando ele se tornou o piloto mais bem sucedido da história da Fórmula 1, igualando-se a Michael Schumacher com sete títulos mundiais e superando o alemão no número de vitórias – 95 contra 91.

Para homenageá-lo, o British Racing Drivers’ Club (BRDC), que administra o circuito de Silverstone, decidiu rebatizar a reta dos boxes. A antiga International Pit Straight agora se chama Hamilton Straight. É a primeira vez que um trecho de Silverstone recebe o nome de um piloto.

Sete das vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 foram conquistadas em Silverstone, e algumas das corridas que ele venceu lá são consideradas as melhores de sua carreira. “Lewis se tornou uma parte gigantesca da história do circuito”, disse David Coulthard, ex-piloto e atual presidente do BRDC. “Então, os diretores do Clube e eu decidimos que não havia melhor maneira de marcar este feito do que rebatizar nossa icônica reta dos boxes.”