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Aí está o BMW de Le Mans
Se você achava que as grades da BMW não tinham como ficar maiores, aqui está uma surpresa: o BMW M Hybrid V8, o mais novo competidor do IMSA WeatherTech SportCar e da 24 Horas de Le Mans.
Eu precisava começar mencionando a grade imensa — que, não é exatamente uma grade, mas as tomadas de ar e elementos aerodinâmicos típicos de um protótipo —, porque, afinal, a BMW pediu isso nos últimos anos. Mas olhando bem para o carro, ele é um belo Hypercar, com um visual bem interessante dentro das limitações que um regulamento impõe.
Essa pintura camuflada infelizmente não será adotada nas pistas — ela tem algo de art car, um clássico da BMW — e serve apenas para ocultar alguns detalhes dos concorrentes durante a fase de testes. Mas voltando ao design interessante, ele foi projetado para ter os elementos típicos de um BMW moderno: além da grade imensa, ele também tem os retrovisores dos BMW M e um pseudo-Hofmeister-Kink na adesivagem da cabine.
A BMW não divulgou detalhes do conjunto mecânico, mas nem precisa com o nome M Hybrid V8: ele terá um V8 central-traseiro com um motor elétrico auxiliar e um ou dois motores no eixo dianteiro, tornando-o um carro de tração integral.
O carro, como já vimos anteriormente, foi desenvolvido pela Dallara e irá estrear em janeiro de 2023 na 24 Horas de Daytona. Em 2024 será o retorno a Le Mans, ao lado de Alpine, Porsche, Peugeot, Ferrari, Acura, Audi, Vanwall, Toyota, Glickenhaus, Lamborghini e Cadillac. (Leo Contesini)
O próximo carro de Gordon Murray será um… SUV elétrico?!
Depois de mostrar ao mundo como se fazer um hipercarro leve e sem 325 radiadores ou quatro turbos e 3.000 cv, Gordon Murray decidiu se render às tendências do momento — provavelmente para nos ensinar a fazer as coisas do jeito certo. Sua empresa, a Gordon Murray Group, está trabalhando em dois SUV elétricos.
O designer sul-africano/britânico disse que os carros irão estabelecer um novo padrão de autonomia e comportamento dinâmico seguindo o mesmo princípio dos seus supercarros. Ou seja: serão SUV leves com otimização de espaço e aerodinâmica avançada, além de um acerto inigualável de suspensão e freios.
E se você acha que a associação de “Gordon Murray” e “SUV elétrico” é demais para seu coração entusiasta, cuidado com essa descrição: um deles será um SUV de quatro lugares com tração dianteira; o outro terá cinco lugares e tração integral. E eles não serão ultra-exclusivos como os T.50 e T.33, mas pretendem ser modelos de grande volume mais acessíveis.
Eu estou realmente curioso para saber a reação do público entusiasta quanto a este anúncio. A caixa de comentários está aberta. (Leo Contesini)
Seinfeld vende Porsche falso para brasileiro, e é processado
O carro em si é uma raridade de incrível interesse: um dos 56 Porsche 356A 1500 GS/GT Carrera Speedster. Com carroceria em alumínio da Reutter, e o famoso motor de quatro comandos “Carrera”, com 1,5 litro e 110 cv, já por si só é extremamente raro; este ainda mais: acreditava-se ser o único neste tom de verde. Um dono famoso era a cereja do bolo: o carro pertencia ao comediante americano Jerry Seinfeld.
Seinfeld vendeu o carro em leilão em 2016 como parte da “Jerry Seinfeld Collection” em Amelia Island, Flórida, por US$ 1,4 milhão, que com a comissão fez os compradores desembolsarem US$ 1,54 milhão.
Mas é aqui que a história fica interessante, e cheia de problemas e pendengas entre os ricos e famosos. O novo dono descobriu que o carro não era um Carrera original de verdade; provavelmente foi convertido em algum ponto de sua história. Entrou com um processo contra Seinfeld. Este por sua vez, processou quem lhe vendeu o carro em 2013.
Quem comprou o carro e processou Jerry Seinfeld? Uma companhia chamada “Fica Frio”, sediada no paraíso fiscal da ilha de Jersey. Supostamente é uma companhia ligada a Carlos Monteverde, filho de Alfredo “Freddy” Monteverde, fundador da marca Ponto Frio. Sim, aquele Ponto Frio; Carlos é brasileiro. A mãe dele, também brasileira de Porto Alegre, se divorciou de Monteverde em 1965, e depois se casou com um banqueiro famoso, o mais rico de seus quatro maridos ricos. Até hoje é conhecida pelo sobrenome do último marido: Lily Safra.
Agora, de acordo com uma carta apresentada na quarta-feira no tribunal federal de Manhattan, o caso foi resolvido, fora dos tribunais, em acordo privado. Além do acordo com a “Fica Frio”, o comediante de 68 anos também resolveu o processo que abriu contra a European Collectibles, de quem comprou o carro por US$ 1,2 milhão em 2013. Os termos do acordo fechado entre todas as partes envolvidas não foram divulgados.
O carro em si é interessante e sensacional de qualquer forma; pena que tenham passado-o como original quando não era. Mas pense bem: na verdade, o carro não mudou. Continua igual, e sensacional. O que mudou foi apenas seu valor em grana. Não é uma maluquice? (MAO)
Filha de John DeLorean desaprova o Alpha5
Aparentemente não foi somente o Exmo. Editor Contesini que ficou chateado com o uso claramente mercantilista do nome e marca DeLorean pela nova empresa de carros elétricos que recentemente lançou o DeLorean Alpha5. Agora é a vez da filha de John Zachary DeLorean, Kat DeLorean Seymour, reagir com raiva.
Disse ela em sua conta do Instagram: “@deloreanmotorcompany não é a empresa de John DeLorean. DMC não tem 40 anos e não está associada à Família DeLorean ou ao legado contínuo de meu pai. Por favor, pare de mentir e pare de falar sobre John agora, ele te desprezava.”
A atual Delorean Motor Company não é descendente oficial da empresa que John Z. DeLorean fundou nos anos 70. É, no entanto, uma continuação do DeLorean One, um serviço de fornecimento de peças e serviços dedicado aos automóveis DeLorean, criado por Stephen Wynne em 1985, depois que John Z. DeLorean pediu falência em 1982.
A empresa foi renomeada DeLorean Motor Company em 1995. Em 1997, Wynne e sua DeLorean Motor Company adquiriram o que restava do estoque de peças de Columbus, Ohio DeLorean e os direitos exclusivos de distribuição, bem como as ferramentas, desenhos de engenharia e registros da empresa.
Claramente, há uma disputa entre os parentes de John Z. DeLorean e a atual DeLorean Motor Company. Resta saber para onde esta questão está indo, mas uma coisa é certa – a empresa que fez o novo DeLorean Alpha5 não está ligada à família DeLorean. Pode ser uma mera disputa financeira, sim. Mas está muito na cara que de DeLorean, só ficou o nome; isso nunca é de bom tom. (MAO)
Maybach lança novo modelo… de óculos escuros
Herr Doktor Professor Gorden Wagener, designer-chefe da Daimler, parece não estar contente em apenas fazer automóveis. Lançou um novo projeto não automotivo criado em parceria com Maybach Icons of Luxury. Óculos.
Wagener projetou um par de óculos de sol com aparência bastante futurista. Chamados de “THE CREATOR”, eles são feitos de materiais extravagantes e exóticos, como titânio, platina, ouro e o chifre de “Water Buffalo”. Sim, você ouviu corretamente, chifre de búfalo asiático.
“Os óculos ‘THE CREATOR’, desenvolvidos em estreita colaboração com a MAYBACH Icons of Luxury, combinam artesanato ao mais alto nível com materiais exclusivos e sustentáveis”, disse Wagener. “O design combina precisão técnica e leveza luxuosa.”
Embora o uso dos primeiros materiais não precise de explicação, os chifres de “Water Buffalo” foram fornecidos pela IVKO, uma empresa que trabalha com o chifre natural desde 1978. Comumente encontrados em comunidades agrícolas, os búfalos asiáticos são animais de carga reverenciados em suas comunidades. Felizmente, os animais não precisam ser abatidos por causa de seus chifres, e quanto mais velhos ficam, mais bonitos e valorizados seus chifres se tornam.
Nenhuma menção sobre aprovação da famosa (e pré-histórica!) sociedade secreta Loyal Order of Water Buffaloes, famosa por ter entre seus irmãos Fred Flintstone e Barney Rubble. Provavelmente estão discutindo esta aprovação em assembleia com o Grande Poobah da ordem. Veremos.
Os óculos de chifre de búfalo podem vir em uma série de cores; dez cores no caso dos óculos Maybach. Se você quiser chifre na cor âmbar, os óculos vêm com lentes espelhadas douradas, em preto fosco eles ganham lentes cinza escuro, enquanto em marmoreado creme/verde as lentes são oferecidas com um gradiente verde. Todos eles vêm com banho de ouro 22k nos detalhes.
A forma geral dos óculos, dizem ser uma referência aos veículos de Maybach. Eles apresentam cantos arredondados e estética fluida que são “emblemáticos dos modelos mais exclusivos”. Sei.
Disponíveis para o verão europeu de 2022, os óculos serão vendidos em varejistas autorizados Maybach Icons of Luxury, com preços de US$ 2.880 a US$ 3.590. Yabba-dabba-do. (MAO)
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