ja faz quatro anos que o google vem trabalhando com carros autonomos quando tudo começou em 2010 a ideia de andar em um carro sem motorista parecia mais uma excentricidade da gigante da tecnologia mas quando fabricantes tradicionais como bmw mercedes e volvo começaram a trabalhar em suas versoes de carros autonomos a ideia tornou mais aceitavel — especialmente porque ela vem sendo apresentada como uma forma de auxiliar os motoristas na prevençao de acidentes muito mais do que transforma los em passageiros ao volante so que isso pode estar prestes a mudar na ultima quinta feira 29 o google apresentou sua terceira geraçao de carros autonomos uma frota de 100 veiculos eletricos capazes de chegar a 40 km/h e que nao tem volante pedais e nem mesmo sistema de audio na cabine tudo o que voce encontra alem dos bancos e um botao de partida/desligamento do motor e uma tela que exibe o roteiro pelo qual o carro ira dirigir o google acha que a tecnologia desenvolvida por eles e suficiente para levar humanos do ponto a ao ponto b em segurança e conforto voce so precisa acessar um aplicativo de smartphone e indicar o destino desejado o resto o carro faz por conta propria [youtube id= dk3oc1hr62g width= 620 height= 350 ] e assim que os carros autonomos do google enxergam o transito veja mais aqui a ideia parece assustadora afinal que tipo de maluco entra em um carro sem interface de comando que anda sozinho com base nas informaçoes programadas por um software e encara o transito das ruas mesmo que ele seja planejado para o transito do futuro o self driving car do google nao tem nenhum tipo de controle — o que de certa forma faz dele um robo nos usamos muitos robos atualmente mas nao confiamos vidas nem a integridade fisica das pessoas a eles ate mesmo os trens de metro que sao totalmente programaveis tem um maquinista pronto para entrar em açao caso algo de errado e exatamente esse o problema voce esta eu seu carro autonomo lendo emails curtindo no facebook ou lendo o blog do greenpeace quando por qualquer motivo o carro encontra um problema pode ser um bug de software ou uma rua interrompida por um acidente que acabou de acontecer e nao esta previsto pelo waze hora do humano assumir imediatamente nessas situaçoes carros autonomos precisam passar o controle a um motorista de forma rapida segura e imediata o que um motorista que passou os ultimos 20 minutos distraido com o facebook podera fazer quando topar com uma situaçao emergencial ele estara totalmente sem noçao do que esta acontecendo la fora e de repente precisa assumir o controle para evitar um acidente um dos maiores desafios encontrados pelos pesquisadores e desenvolvedores de carros autonomos e essa transiçao do modo autonomo para o manual como alertar o motorista de que algo esta errado e deixa lo ciente de tudo o que esta acontecendo la fora e com o carro isso e algo que ainda esta sendo pensado pelos pesquisadores mas o google simplesmente decidiu confiar 100% na tecnologia eliminando o modo manual segundo sergei brin o co fundador do google a decisao de eliminar comandos foi feita ha um ano depois que os funcionarios da empresa usaram os carros autonomos para ir ao trabalho sem relatos de acidentes contudo eles perceberam que a intervençao do motorista em emergencias nao funcionaria em certos casos ela pode ser pior do que um acidente no autonomo e assim fizeram o novo carro sem nenhum tipo de comando manual [youtube id= cqsdwoahvlu width= 620 height= 350 ] para manter o carro em segurança contudo eles instalaram sensores eletronicos com alcance de 180 metros em 360 graus e a dianteira e feita de um tipo de espuma deformavel para nao machucar pedestres em caso de atropelamento alem disso o limite de velocidade e 40 km/h brin ainda disse que conhece os sistemas da mercedes bmw e volvo mas considera que eles sao apenas suplementares e que isso nao e suficiente para o google que tem o objetivo de criar tecnologias transformadoras como a empresa tem feito ate agora mas voce nao precisa se preocupar o novo carro autonomo do google tem tudo para se tornar apenas mais um fetiche tecnologico da empresa mais ambiciosa do planeta ele nunca vai chegar as ruas ao menos nao como o conhecemos ontem por que dois dias antes da apresentaçao do novo google self driving car o departamento de veiculos motorizados da california o detran de la publicou as primeiras leis estaduais sobre o trafego e circulaçao de carros autonomos do estado — uma exigencia do senado americano que determina que cada estado faça suas leis ate 1º de janeiro de 2015 a lei californiana determina que carros autonomos poderao circular somente se houver um motorista ao volante que deve estar em plenas condiçoes de dirigir — o que significa que ele nao pode estar dormindo ou sob influencia de alcool ou drogas e deve ser habilitado alem disso ele precisa ser capaz de interferir na direçao do veiculo em casos de emergencia e nao pode haver nenhum mecanismo ou sistema que impeça ou dificulte sua atuaçao em termos gerais os legisladores ainda agem com prudencia ao criar as leis para carros autonomos ou baseados em tecnologias que possam dificultar atrapalhar ou impedir o controle dos carros em caso de emergencia o que impede a homologaçao e a circulaçao de carros como o coala robotico do google a nova lei tambem determina que o motorista de carros autonomos precisara ter uma habilitaçao especial obtida apos treinamento especifico feito pelo proprio fabricante do veiculo e os criterios para se candidatar a habilitaçao sao mais rigidos do que qualquer um poderia imaginar o motorista nao podera ter recebido multas nos ultimos tres anos nao podera ter se envolvido em acidentes mesmo como vitima nos ultimos tres anos e nao pode ter se envolvido em nenhuma ocorrencia relacionada ao uso de alcool ou drogas nos ultimos dez anos alem disso o motorista que manchar este curriculo impecavel por causar um acidente com um carro autonomo sera responsabilizado pela conduta da maquina em modo automatico — ou seja quem opta por deixar o carro dirigir sozinho esta assumindo os riscos e a responsabilidade por qualquer eventualidade sendo a primeira legislaçao desse tipo no mundo a lei da california para os carros autonomos deve servir como referencia para futuras legislaçoes em todo o mundo ao menos em um primeiro momento assim seu proximo carro talvez ate podera saber dirigir sozinho mas a palavra final ainda sera do motorista operando um volante pedais e alavancas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.