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Zero a 300

O novo Prelude | Giugiaro cai da ribanceira | Corvette em Nurburgring e mais!

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Giorgietto Giugiaro despenca do morro, mas vive

Sim, Giorgietto Giugiaro, o designer de automóveis mais influente da história ainda está vivo; fará 87 anos em 7 de agosto próximo. Mas semana passada, quase passa desta para a melhor:  despencou com seu Land Rover de um penhasco de 15 metros na Sardenha. Mas viveu para contar a história!

Felizmente o carro era um moderno Defender monobloco, o que deve ter ajudado ele a sobreviver.  Aparentemente, Giugiaro não conseguiu fazer uma curva e caiu ribanceira abaixo até parar com o carro virado de lado, de volta à pista. O acidente ocorreu por volta das 13h, em Abbiadori, na costa norte da Sardenha. O trecho é de montanha, sinuoso.

Quando o socorro chegou, encontrou Giugiaro de pé e bem ao lado do caro, visivelmente irritado como um bom italiano. Foi levado de helicóptero ao Hospital João Paulo II, em Olbia. Sofreu traumas no rosto, nos membros inferiores e em uma vértebra. Depois de 48 horas, recebeu alta; terá que usar um colete ortopédico por cerca de 20 dias. Parece que voltou para a casa da família em Turim.

Aos 36 anos, com o Golf original

O designer tem uma casa de veraneio na região desde 1978; o acidente ocorreu não muito longe de sua villa em La Celvia. Seu filho e eterno cambono, Fabrizio, disse que o pai está bem, mas “chateado por não poder andar de moto neste verão”.

De Tomaso Mangusta

Giorgetto Giugiaro é o mais influente e prolífico designer de automóveis da história; seu currículo vai de supercarros como o Lotus Esprit e o BMW M1 até os VW Golf, Passat e Scirroco originais que definiram a VW “à água” em 1974. É também o desenhista do Uno, do DeLorean, e do Gallardo.

Iniciou a carreira aos 17 anos, na Fiat, mas foi quando aos 21 anos de idade chegou na Bertone, que seu talento apareceu de verdade. Foi lá que desenhou um cupê de proporções incríveis que a Bertone venderia 5 vezes; no meio do caminho criando o Kink que hoje é conhecido como Hoffmeister.

Depois da Bertone trabalhou na Ghia (onde fez o magnífico De Tomaso Mangusta) até fundar seu próprio estúdio, em 1968: a Italdesign. Em 2015 vendeu a empresa para Audi; ao sair fundou outro estúdio GFG Style (Giorgietto e Fabrizio Giugiaro Style) em Turim com seu filho, onde trabalha até hoje. (MAO)

O novo Honda Prelude

O lançamento do novo Honda Prelude está sendo um dos mais esticados e protelados já vistos. Já se passaram quase dois anos desde que a Honda mostrou um carro-conceito no Salão do Automóvel de Tóquio de 2023 que era basicamente o que irá para as ruas. Tá quase um desenho velho já, sem ter iniciado a produção.

Mas parece que agora, finalmente, está prestes a ser vendido no Japão. O lançamento no mercado doméstico está marcado para setembro, antes da chegada do cupê esportivo às concessionárias americanas no início de 2026. Ele também está programado para chegar à Europa no próximo ano.

Para promover seu nome renascido, a Honda criou uma “página de teaser”. Lá diz que o carro foi fruto de uma busca nobre do “carro esportivo ideal”, e não tinha inicialmente o objetivo de reviver o descontinuado Prelude; o nome apareceu depois. Como um “carro esportivo ideal” é um cupê do Civic com tração dianteira, vocês vão ter que perguntar à Honda.

Mas o carro deve ser interessante: vai usar componentes do Civic Type R, como a suspensão dianteira “dual-axis” e os freios dianteiros Brembo, além de oferecer bancos traseiros rebatíveis, compartimento de bagagem sob o assoalho e porta-malas. Mas parece que será um híbrido também, e não dois litros turbo de 320 cv como o Civic esportivo.

A Honda insiste que é mais do que apenas um Civic Hybrid cupê, promovendo “pneus de grande diâmetro e uma distância entre eixos otimizada”. Sim, mas está claro que o carro é, bem… um Civic Hybrid cupê. Vamos chamar maçã de maçã, né? Pode ser até um excelente, lindo e desejável Civic Hybrid cupê, mas ele é o que ele é.

Assim, deve vir com a mecânica do Civic Hybrid, que gera 200 cv e 32 mkgf de torque combinados com seu motor a gasolina 2.0 naturalmente aspirado, combinado com dois motores elétricos. O novo Prelude terá apenas dois pedais e um modo S+ Shift com paddle shifters para simular trocas de marcha, presumivelmente semelhante ao N Grin Shift da Hyundai, mas com um motor a gasolina de verdade.

A Honda também deve cobrar um valor mais alto, então o preço provavelmente excederá o do Civic Hybrid Hatchback 2026, que começa em US$ 31.645 nos EUA. Aqui no Brasil o Civic Híbrido custa R$ 265.900. (MAO)

Ram TRX de volta: é oficial

O que era forte boato, agora é oficial: a Ram 1500 TRX está de volta. O recém-nomeado CEO da Stellantis, Antonio Filosa, confirmou a retomada do modelo durante a teleconferência financeira do segundo trimestre da empresa.

Filosa disse que “o motor V8 em versões como a Ram 1500 TRX nos proporcionará volumes adicionais, mas também maior margens de lucro por unidade”. Não deu detalhes de quando o TRX volta, mas o melhor chute agora parece ser em janeiro de 2026.

Descontinuada depois do ano/modelo 2024, a TRX era uma picape Ram 1500 no idioma de desert-racer inaugurado pela Ford Raptor; mas era uma resposta bem no estilo da antiga Chrysler: vinha com um V8 Hemi supercharged de 6,2 litros, emprestado dos Dodge Hellcat, e aqui com 711 cv.

Com o CEO da Ram, Tim Kuniskis, agora também à frente da divisão SRT da Stellantis, outra marca revivida desde que o CEO Tavares foi defenestrado, o V8 supercharged deve aparecer de novo em mais lugares. Provavelmente com mais potência: agora o Ford Raptor R tem 720 cv, e a Ram não vai querer ficar atrás.

O retorno da TRX representa uma pequena parte da mudança mais ampla da Ram de volta aos motores V-8. A empresa promete 25 novos anúncios de produtos nos próximos 18 meses. A empresa antes conhecida como Chrysler, parece, finalmente, de volta. (MAO)

Tempo dos Corvettes no Nurburgring sai hoje

A Chevrolet está prestes a anunciar os tempos de volta mais aguardados do ano em Nürburgring: o do Corvette ZR1, e potencialmente, o do ZR1X. Em uma publicação no Instagram compartilhada ontem, a marca anunciou que planeja revelar vários tempos de volta em Nürburgring para a linha Corvette hoje, 31 de julho.

Embora a publicação não anuncie quais variantes do Corvette exibirão seus tempos de volta oficiais, uma imagem do vídeo mostra o que parece ser um ZR1X em amarelo, um ZR1 “básico” em vermelho e um Z06 em preto. Isso não garante que todos os três carros tenham uma volta cronometrada oficial, mas é o que deve acontecer.

O ZR1X, o não-Zora que é um ZR1 com o motor dianteiro do E-Ray, tornando-o um híbrido 4×4, parece ser a principal notícia aqui. Em comparação com um ZR1 sem X, a potência sobe 188 cv e o torque cerca de 20 mkgf. Juntando com o V8 biturbo traseiro, no total são nada menos que 1267 cv. Pode ter uma chance de bater o recorde geral de carros de produção da pista. O recorde hoje é de 6:29 estabelecido no ano passado pelo Mercedes AMG One.

A Chevrolet já havia anunciado alguns tempos de volta notáveis para o Corvette ZR1 normal sem X, incluindo recordes em Road America e Road Atlanta. Essas rápidas pistas americanas não são necessariamente representativas do desempenho no ‘Ring, mas o ZR1 básico superou o Porsche 911 GT3 RS da geração 992.1 por cinco segundos em Road America e o GT2 RS da geração 991.2 por dois segundos em Road Atlanta. Outra dica do que pode estar por vir.

Provavelmente, no mínimo o ZR1 e o ZR1X vão ultrapassar a volta de 6:52 do Ford Mustang GTD e estabelecer o recorde de carro americano mais rápido da história da pista. Esse tipo de velocidade pode estar fora de alcance para o Z06, menos potente, mas espera-se que ele também quebre a marca dos sete minutos.

Se o número foi revelado até a hora do almoço, faremos update do post; senão, amanhã falamos de novo sobre isso. (MAO)