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Toyota mostra teasers do novo 4runner
A Toyota americana está prestes a mostrar um dos seus mais interessantes produtos, renovado: é o novo Toyota 4Runner. Originalmente, era a perua da picape Hilux, semelhante em todo lugar do mundo; a primeira tinha nos EUA meio teto removível a lá Blazer K5.
Com o tempo, houve uma divisão: nos EUA é um carro mais jovem, aventureiro, robusto, baseado na picape Tacoma; no resto do mundo é diferente, como a picape. Aqui, e na maior parte da América Latina, a SW4 é um carro de luxo. Não é à toa que mercados diferentes hoje tem carros diferentes.
Nos EUA, a Toyota começou a mostrar teasers da nova 4runner, e está lembrando de todas as versões anteriores, uma longa história de sucesso. Semana passada no Instagram lembrou das cinco gerações anteriores, antes de mostrar um detalhe da tampa traseira da nova 4runner somente.
Agora, mostrou uma coisa realmente interessante que incorporou no novo carro: um vidro da porta traseira que desce nela eletricamente. Um delicioso gosto de 1992 imediatamente desceu garganta abaixo.
A quinta geração que está sendo substituída está á venda há 15 anos. Mesmo assim, é um grande sucesso duradouro. Vendeu nada menos que 109.951 unidades ano passado, mais que no primeiro ano de vendas, algo inédito.
O boato é que a nova 4runner deve estrear em algumas semanas, para ser vendido ainda este ano como ano/modelo 2025. Deve ter as mesmas opções de mecânica da Tacoma, um quatro em linha de 2,4 litros turbo que vai de 228 cv até 326 cv na forma híbrida topo de linha. (MAO)
BYD anuncia picape média em breve
A vantagem de ser uma marca nova, sem histórico, como a BYD, é que ninguém nunca sofreu com ela, ninguém conhece de verdade, e é tudo encarado como uma alegre novidade. Empresas com mais de 100 anos, como várias nesta indústria, já tiveram tempo de sobra para decepcionar essas expectativas altas.
Mas enfim, surfando nesta onda de boa vontade, a fábrica de carros elétricos chineses BYD divulgou fotos de sua primeira picape, ainda que na forma de um protótipo camuflado. O ainda sem nome é obviamente uma picape média mirada no disputadíssimo mercado mundial das Hilux/S10/L200/Ranger/Amarok/Titano/Frontier. Deverá estrear nos mercados globais ainda este ano, inicialmente híbrida, com expectativa de que uma versão totalmente elétrica se junte à linha no futuro.
A carroceria do protótipo está completamente escondida por uma camuflagem colorida.. Os faróis LED empilhados verticalmente lembram os encontrados no Ford F-150, cercando uma grade quadrada que parece estar totalmente coberta. Além disso, há uma placa protetora no para-choque dianteiro, junto com para-lamas e lanternas traseiras de tamanho considerável que evocam o VW Amarok.
A BYD descreve o novo modelo como “de médio a grande porte’, sugerindo que ele pode ser um pouco maior do que o normal nesta categoria. O estilo de carroceria de cabine indica obviamente um interior de cinco lugares. Certamente, o interior contará com a mais recente tecnologia, como é comum na marca.
A legislação chinesa não é favorável às pickups, este sendo um produto basicamente de exportação. Já está confirmado que será oferecido na Austrália, onde picapes de médio porte dominam as vendas. Além disso, há potencial para entrar nos mercados da Ásia e da América do Sul, inclusive o Brasil, claro. A empresa promete um lançamento ainda este ano, como ano/modelo 2025. (MAO)
Mitsubishi investe para trazer nova L200
A Mitsubishi Motors brasileira é um caso interessante de uma marca que, administrada localmente, tem fama e status superior ao de seu país de origem. E agora a HPE Automotores, representante da Mitsubishi Motors no Brasil, anunciou um importante investimento no Brasil.
São nada menos que 4 bilhões de reais até 2032, que serão investidos na fábrica da empresa localizada em Catalão, Goiás. O dinheiro “será direcionado para diversas adequações na unidade industrial para a produção de novos produtos da marca”; muito provavelmente a nova picape L200.
A nova L200 é um dos carros prometidos para produção nacional. Como não poderia deixar de ser no clima político atual, a empresa ainda afirmou que parte do dinheiro será destinado ao desenvolvimento de “novas tecnologias híbridas e flex”. Talvez, a hibridização do atual Eclipse Cross. A marca também já testa a nova geração do Outlander híbrido no Brasil.
A HPE Automotores tem capital 100% nacional, e atualmente comercializa ao redor de 22 mil veículos por ano e gera cerca de dois mil empregos diretos.
A nova geração da Mitsubishi L200 Triton deve chegar às lojas somente em 2025, já nacionalizada. Deve usar o atual 2.4 litros turbodiesel; lá fora tem três versões diferentes hoje, de 149 a 204 cv, e provavelmente virá para cá em versão única. Hoje, o carro brasileiro entrega 190 cv e 43,9 mkgf, já apto a passar pelo Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025. Câmbio manual e automático, e 4×4, devem continuar parte da especificação. (MAO)
Venda de elétricos da Volvo caem nos EUA
Se as marcas que vendem em solo americano fossem 100% elétricas hoje como dizer pretender ser em breve, estariam em maus lençóis. Vejam o exemplo da Volvo, de donos chineses e nacionalidade sueca, coisas que a fazem ser dedicada á eletrificação como poucas outras. Teve um início de ano positivo, com um aumento de 17% nas vendas ano após ano; mas foram os híbridos, e não os elétricos, que motivaram esse crescimento.
Os híbridos plug-in da Volvo aumentaram 44% de suas vendas no período, totalizando 7.118 unidades. Os híbridos leves subiram 5%, liderando o faturamento geral com 8.088 veículos. As vendas de EV, no entanto, caíram drasticamente. Apenas 970 Volvos totalmente elétricos foram vendidos nos primeiros três meses de 2024, em comparação com 2.782 no ano passado; uma queda de 65%.
Embora não seja o primeiro fabricante a reportar vendas melhores de híbridos este ano, o relatório do primeiro trimestre da Volvo é talvez a visão mais clara das tendências atuais entre os compradores nos EUA.
Vale a pena notar que as coisas parecem ser diferentes na Europa. A procura de veículos elétricos pode não estar diminuindo tanto, como evidenciado pela venda de 31.237 carros totalmente eléctricos da Volvo no primeiro trimestre. É um aumento de 48% em relação a 2023, superando as vendas de híbridos plug-in, que na verdade caíram 2% no período. O futuro da eletrificação continua, na verdade, uma grande incógnita, apesar da indicação de que, com grandes investimentos por todos os lados, seja inevitável. (MAO)